Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Planos de aula sobre Editorial

Material para trabalhar as habilidades:

EF69LP13 : Engajar-se e contribuir com a busca de conclusões comuns relativas a problemas, temas ou questões polêmicas de interesse da turma e/ou de relevância social.

EF69LP14 : Formular perguntas e decompor, com a ajuda dos colegas e dos professores, tema/questão polêmica, explicações e ou argumentos relativos ao objeto de discussão para análise mais minuciosa e buscar em fontes diversas informações ou dados que permitam analisar partes da questão e compartilhá-los com a turma.

EF69LP15 : Apresentar argumentos e contra-argumentos coerentes, respeitando os turnos de fala, na participação em discussões sobre temas controversos e/ou polêmicos.

EF69LP16 : Analisar e utilizar as formas de composição dos gêneros jornalísticos da ordem do relatar, tais como notícias (pirâmide invertida no impresso X blocos noticiosos hipertextuais e hipermidiáticos no digital, que também pode contar com imagens de vários tipos, vídeos, gravações de áudio etc.), da ordem do argumentar, tais como artigos de opinião e editorial (contextualização, defesa de tese/opinião e uso de argumentos) e das entrevistas: apresentação e contextualização do entrevistado e do tema, estrutura pergunta e resposta etc.

EF69LP18 : Utilizar, na escrita/reescrita de textos argumentativos, recursos linguísticos que marquem as relações de sentido entre parágrafos e enunciados do texto e operadores de conexão adequados aos tipos de argumento e à forma de composição de textos argumentativos, de maneira a garantir a coesão, a coerência e a progressão temática nesses textos (“primeiramente, mas, no entanto, em primeiro/segundo/terceiro lugar, finalmente, em conclusão” etc.).

EF89LP01 : Analisar os interesses que movem o campo jornalístico, os efeitos das novas tecnologias no campo e as condições que fazem da informação uma mercadoria, de forma a poder desenvolver uma atitude crítica frente aos textos jornalísticos.

EF89LP03 : Analisar textos de opinião (artigos de opinião, editoriais, cartas de leitores, comentários, posts de blog e de redes sociais, charges, memes, gifs etc.) e posicionar-se de forma crítica e fundamentada, ética e respeitosa frente a fatos e opiniões relacionados a esses textos.

EF09LP03 : Produzir artigos de opinião, tendo em vista o contexto de produção dado, assumindo posição diante de tema polêmico, argumentando de acordo com a estrutura própria desse tipo de texto e utilizando diferentes tipos de argumentos – de autoridade, comprovação, exemplificação princípio etc.

EF09LP04 : Escrever textos corretamente, de acordo com a norma-padrão, com estruturas sintáticas complexas no nível da oração e do período.

EF89LP10 : Planejar artigos de opinião, tendo em vista as condições de produção do texto – objetivo, leitores/espectadores, veículos e mídia de circulação etc. –, a partir da escolha do tema ou questão a ser discutido(a), da relevância para a turma, escola ou comunidade, do levantamento de dados e informações sobre a questão, de argumentos relacionados a diferentes posicionamentos em jogo, da definição – o que pode envolver consultas a fontes diversas, entrevistas com especialistas, análise de textos, organização esquemática das informações e argumentos – dos (tipos de) argumentos e estratégias que pretende utilizar para convencer os leitores.

EF89LP12 : Planejar coletivamente a realização de um debate sobre tema previamente definido, de interesse coletivo, com regras acordadas e planejar, em grupo, participação em debate a partir do levantamento de informações e argumentos que possam sustentar o posicionamento a ser defendido (o que pode envolver entrevistas com especialistas, consultas a fontes diversas, o registro das informações e dados obtidos etc.), tendo em vista as condições de produção do debate – perfil dos ouvintes e demais participantes, objetivos do debate, motivações para sua realização, argumentos e estratégias de convencimento mais eficazes etc. e participar de debates regrados, na condição de membro de uma equipe de debatedor, apresentador/mediador, espectador (com ou sem direito a perguntas), e/ou de juiz/avaliador, como forma de compreender o funcionamento do debate, e poder participar de forma convincente, ética, respeitosa e crítica e desenvolver uma atitude de respeito e diálogo para com as ideias divergentes.

EF89LP14 : Analisar, em textos argumentativos e propositivos, os movimentos argumentativos de sustentação, refutação e negociação e os tipos de argumentos, avaliando a força/tipo dos argumentos utilizados.

EF89LP15 : Utilizar, nos debates, operadores argumentativos que marcam a defesa de ideia e de diálogo com a tese do outro: concordo, discordo, concordo parcialmente, do meu ponto de vista, na perspectiva aqui assumida etc.

EF69LP08 : Revisar/editar o texto produzido – notícia, reportagem, resenha, artigo de opinião, dentre outros –, tendo em vista sua adequação ao contexto de produção, a mídia em questão, características do gênero, aspectos relativos à textualidade, a relação entre as diferentes semioses, a formatação e uso adequado das ferramentas de edição (de texto, foto, áudio e vídeo, dependendo do caso) e adequação à norma culta.

Plano 01 de 15

Editorial: contexto de produção e de circulação

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA Professor-autor: Ilcilene Silva Mentor: Cristiani Fernandes Especialista: Isabel Fernandes Título da aula: Editorial: contexto de produção e de circulação Finalidade da aula:&nbs...

9º ano

Língua Portuguesa

Leitura/Escuta

alinhado à bncc

EF89LP01

Plano 02 de 15

Leitura de editorial: a relação entre o escrito e o contexto...

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Ilcilene SilvaMentor: Cristiani FernandesEspecialista: Isabel Fernandes Título da aula: Leitura de editorial: a relação entre o escrito e o contexto de produção. Finalidade...

9º ano

Língua Portuguesa

Leitura/Escuta

alinhado à bncc

EF89LP03

Plano 03 de 15

Leitura de editorial: a apreensão dos sentidos

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Ilcilene SilvaMentor: Cristiani FernandesEspecialista: Isabel Fernandes   Título da aula: Leitura de editorial: a apreensão dos sentidos Finalidade da aula: Identificar o tema de um ed...

9º ano

Língua Portuguesa

Leitura/Escuta

alinhado à bncc

EF89LP03

Plano 04 de 15

A construção textual do editorial

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA Professor-autor: Ilcilene Silva Mentor: Cristiani Fernandes Especialista: Isabel Fernandes Título da aula: A construção textual do editorial Finalidade da aula: Identificar a tese e os ar...

9º ano

Língua Portuguesa

Análise linguística/Semiótica

alinhado à bncc

EF69LP16

EF89LP14

Plano 05 de 15

Editorial: a argumentação na tessitura textual

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA Professor-autor: Ilcilene Silva Mentor: Cristiani Fernandes Especialista: Isabel Fernandes Título da aula: Editorial: a argumentação na tessitura textual Finalidade da aula: Identificar o...

9º ano

Língua Portuguesa

Análise linguística/Semiótica

alinhado à bncc

EF69LP16

EF89LP14

Plano 06 de 15

Percurso argumentativo

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA Professor-autor: Ilcilene Silva Mentor: Cristiani Fernandes Especialista: Isabel Fernandes Título da aula: Percurso argumentativoFinalidade da aula:Produzir um parágrafo argumentativo considerando a ...

9º ano

Língua Portuguesa

Análise linguística/Semiótica

alinhado à bncc

EF69LP16

EF89LP14

Plano 07 de 15

A função dos operadores argumentativos

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Ilcilene SilvaMentor: Cristiani FernandesEspecialista: Isabel Fernandes Título da aula: A função dos operadores argumentativos Finalidade da aula: Identificar os elementos lingu&iac...

9º ano

Língua Portuguesa

Análise linguística/Semiótica

alinhado à bncc

EF69LP18

EF89LP15

Plano 08 de 15

Fatores de coesão textual: os operadores argumentativos em e...

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Ilcilene SilvaMentor: Cristiani FernandesEspecialista: Isabel Fernandes Título da aula: Fatores de coesão textual: os operadores argumentativos em editoriais Finalidade da aula: Recon...

9º ano

Língua Portuguesa

Análise linguística/Semiótica

alinhado à bncc

EF69LP18

EF89LP15

Plano 09 de 15

Operadores argumentativos em uso

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Ilcilene SilvaMentor: Cristiani FernandesEspecialista: Isabel Fernandes Título da aula: Operadores argumentativos em uso Finalidade da aula: Produzir textos argumentativos curtos para c...

9º ano

Língua Portuguesa

Análise linguística/Semiótica

alinhado à bncc

EF69LP18

EF89LP15

Plano 10 de 15

Debate regrado: aspectos do gênero

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Ilcilene SilvaMentor: Cristiani FernandesEspecialista: Isabel Fernandes Título da aula: Debate regrado: aspectos do gênero Finalidade da aula: Fazer levantamento de aspectos do gênero...

9º ano

Língua Portuguesa

Oralidade

alinhado à bncc

EF69LP13

EF69LP14

EF69LP15

EF89LP12

Plano 11 de 15

Debate regrado: o planejamento

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Ilcilene SilvaMentor: Cristiani FernandesEspecialista: Isabel Fernandes Título da aula: Debate regrado: o planejamento Finalidade da aula: Fazer levantamento de aspectos do gênero debate e ...

9º ano

Língua Portuguesa

Oralidade

alinhado à bncc

EF69LP13

EF69LP14

EF69LP15

EF89LP12

Plano 12 de 15

Debate regrado: a produção

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Ilcilene SilvaMentor: Cristiani FernandesEspecialista: Isabel Fernandes Título da aula: Debate regrado: a produção Finalidade da aula: Fazer levantamento de aspectos do gênero...

9º ano

Língua Portuguesa

Oralidade

alinhado à bncc

EF69LP13

EF69LP14

EF69LP15

EF89LP12

Plano 13 de 15

Revisão de escrita argumentativa: o editorial

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Ilcilene SilvaMentor: Cristiani FernandesEspecialista: Isabel Fernandes Título da aula: Revisão de escrita argumentativa: o editorial Finalidade da aula: Elaborar um plano de escrita e esc...

9º ano

Língua Portuguesa

Produção de textos

alinhado à bncc

EF89LP10

Plano 14 de 15

Produção de texto argumentativo: o editorial em foco

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Ilcilene SilvaMentor: Cristiani FernandesEspecialista: Isabel Fernandes Título da aula: Produção de texto argumentativo: o editorial em foco Finalidade da aula: Escrever um editoria...

9º ano

Língua Portuguesa

Produção de textos

alinhado à bncc

EF09LP03

Plano 15 de 15

Texto argumentativo: o planejamento da escrita de editorial

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Ilcilene SilvaMentor: Cristiani FernandesEspecialista: Isabel Fernandes Título da aula: Texto argumentativo: o planejamento da escrita de editorial Finalidade da aula: Revisar colaborativamente a...

9º ano

Língua Portuguesa

Produção de textos

alinhado à bncc

EF09LP04

EF69LP08