10746
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 4º ano > Números

Plano de aula - Representando as frações com denominador 10 na reta numerada, utilizando o corpo.

Plano de aula de Matemática com atividades para 4ºano do Fundamental sobre Dividir um inteiro em partes iguais, representando as frações unitárias com denominador 10 na reta numerada.

Plano 03 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Mirian Carla Neiva Borges da Silva

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Mirian Carla Neiva Borges da Silva

Mentor: Elisa Greenhalgh Vilalta

Especialista de área: Luciana Tenuta

Habilidades da BNCC

(EF04MA09) Reconhecer as frações unitárias mais usuais (1/2, 1/3, 1/4, 1/5, 1/10 e 1/100) como unidades de medida menores do que uma unidade, utilizando a reta numérica como recurso.

Objetivo específico

Dividir o inteiro em partes iguais, representando as frações unitárias com denominador 10 na reta numerada.

Conceito-chave

Dividir um inteiro em partes iguais, representando as frações unitárias com denominador 10 na reta numerada.

Recursos necessários

  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não;
  • Giz para escrever no chão ou folha (papel pardo);
  • lápis e borracha;
  • régua.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Projete ou leia as perguntas para a turma.

Propósito: Retomar a ideia de representação de frações unitárias menores que um na reta numerada.

Discuta com a turma:

  • Em quantas partes essa reta foi dividida?
  • Entre o 0 e o 1 existem números?
  • Quais?
  • Como representamos esses números?
  • Por que escrevemos esses números dessa forma?

Resolução: Os alunos deverão dizer que os números que podemos colocar na reta numerada são números fracionários, pois estão entre o 0 e o 1 e são: 1/4, 2/4, 3/4, respectivamente. Os alunos também poderão fazer a correspondência 2/4 = 1/2

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos .

Orientações: Divida os alunos em grupos de 5, no mínimo, depois peça para que os alunos pensem individualmente nas questões, depois desafiem os colegas pensando em uma fração, dizendo essa fração para o colega e ele deve colocar essa fração na reta numerada e dizer se ela está mais próxima do zero ou do 1.

Propósito: Escrever e Identificar frações unitárias na reta numerada.

Discuta com a turma:

  • Em quantas partes a reta numerada foi dividida?
  • Quais denominadores escreveremos nas frações? Por quê?
  • Qual é a função do denominador na fração? E do numerador?
  • Das frações que vocês utilizaram para desafiar os colegas, qual fração se aproxima mais do 1? Por quê?
  • Qual se aproxima mais do zero?
  • Alguém pensou diferente?
  • Pode explicar como pensou?
  • Houve discordância no grupo? Como foi resolvido?
  • Alguém encontrou uma fração que está mais próxima do 6/10, mas não maior que 6/10?
  • E de 3/10?
  • E de 8/10, mas não menor que 8/10?
  • Materiais complementare:

Atividade principal

Resolução atividade principal

Guia de intervenção

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos .

Orientações: Cada grupo irá sortear 5 frações das que foram trabalhadas na primeira parte da atividade. Peça para que os alunos separem em grupos as frações mais próximas do 0 e as mais próximas do 1. Depois, peça para que eles tracem uma reta no chão, dividida em 10 partes iguais e escolham uma fração para cada aluno representar. Após, explique que o objetivo do grupo será representar na reta numerada, traçada no chão, as frações sorteadas utilizando os próprios colegas como pontos da reta. Depois, peça para que registrem no caderno.

Discuta com a turma:

  • Quais frações vocês elegeram as mais próximas do 0?
  • E do 1?
  • Por quê?
  • Houve opiniões contrárias? Como resolveram?
  • Quais argumentos utilizaram para convencer o colega?
  • Quais estratégias utilizaram para representar as frações utilizando o próprio corpo?

Discussão de solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Projete ou leia a pergunta para a turma. Propicie oportunidades dos alunos exporem suas ideias, a forma com que pensaram, quais estratégias utilizaram e a qual conclusão chegaram.

Propósito: Discutir com a turma as possibilidades de frações mais próximas ao 0.

Discuta com a turma:

  • A fração 3/10 está próxima ao 0?
  • Existe outra fração mais próxima ao 0?
  • Como encontraram as frações próximas ao 0?
  • Alguém pensou diferente?
  • Pode explicar como pensou?

Discussão de solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Projete ou leia a pergunta para a turma. Propicie oportunidades dos alunos exporem suas ideias, a forma com que pensaram, quais estratégias utilizaram e a qual conclusão chegaram.

Propósito: Discutir com a turma as possibilidades de frações mais próximas ao 1.

Discuta com a turma:

  • A fração 8/10 está próxima ao 1?
  • Existe outra fração mais próxima ao 1?
  • Como encontraram as frações próximas ao 1?
  • Alguém pensou diferente?
  • Pode explicar como pensou?
  • Quais dificuldades encontraram para separar as frações em grupos próximos ao 0 e ao 1?
  • Alguém pode compartilhar como superou a dificuldade?

Discussão de solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Projete ou leia a pergunta para a turma. Propicie oportunidades dos alunos exporem suas ideias, a forma com que pensaram, quais estratégias utilizaram e a qual conclusão chegaram.

Propósito: Discutir com a turma as possibilidades de frações mais próximas ao 1.

Discuta com a turma:

  • Alguém pode explicar como fez para representar a fração com o próprio corpo?
  • O grupo concordou?
  • Quais dificuldades encontraram para representar as frações com o próprio corpo?
  • Alguém pode compartilhar como superou a dificuldade?

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Encerre a atividade retomando com os estudantes os conceitos estudados nessa aula.

Propósito: Revisar o conceito estudado.

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem. Circule pela sala, observando como cada criança realiza a atividade e procure não dar respostas prontas, mas sim fazê-los encontrar as respostas pela reflexão. O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar os comentários de cada um. No final, reserve um tempo para um debate coletivo registrando as soluções na lousa.

Propósito: Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos numa situação semelhante.

Discuta com a turma:

  • De que maneira você chegou às respostas?
  • Quais foram seus pontos fortes e fracos nessa aula?
  • Qual é o seu plano para melhorar onde teve mais dificuldade?

Materiais complementares:

Atividade raio x

Atividade complementar

Resolução atividade raio x

Resolução atividade complementar


Resumo da aula

download Baixar plano

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Mirian Carla Neiva Borges da Silva

Mentor: Elisa Greenhalgh Vilalta

Especialista de área: Luciana Tenuta

Habilidades da BNCC

(EF04MA09) Reconhecer as frações unitárias mais usuais (1/2, 1/3, 1/4, 1/5, 1/10 e 1/100) como unidades de medida menores do que uma unidade, utilizando a reta numérica como recurso.

Objetivo específico

Dividir o inteiro em partes iguais, representando as frações unitárias com denominador 10 na reta numerada.

Conceito-chave

Dividir um inteiro em partes iguais, representando as frações unitárias com denominador 10 na reta numerada.

Recursos necessários

  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não;
  • Giz para escrever no chão ou folha (papel pardo);
  • lápis e borracha;
  • régua.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Projete ou leia as perguntas para a turma.

Propósito: Retomar a ideia de representação de frações unitárias menores que um na reta numerada.

Discuta com a turma:

  • Em quantas partes essa reta foi dividida?
  • Entre o 0 e o 1 existem números?
  • Quais?
  • Como representamos esses números?
  • Por que escrevemos esses números dessa forma?

Resolução: Os alunos deverão dizer que os números que podemos colocar na reta numerada são números fracionários, pois estão entre o 0 e o 1 e são: 1/4, 2/4, 3/4, respectivamente. Os alunos também poderão fazer a correspondência 2/4 = 1/2

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos .

Orientações: Divida os alunos em grupos de 5, no mínimo, depois peça para que os alunos pensem individualmente nas questões, depois desafiem os colegas pensando em uma fração, dizendo essa fração para o colega e ele deve colocar essa fração na reta numerada e dizer se ela está mais próxima do zero ou do 1.

Propósito: Escrever e Identificar frações unitárias na reta numerada.

Discuta com a turma:

  • Em quantas partes a reta numerada foi dividida?
  • Quais denominadores escreveremos nas frações? Por quê?
  • Qual é a função do denominador na fração? E do numerador?
  • Das frações que vocês utilizaram para desafiar os colegas, qual fração se aproxima mais do 1? Por quê?
  • Qual se aproxima mais do zero?
  • Alguém pensou diferente?
  • Pode explicar como pensou?
  • Houve discordância no grupo? Como foi resolvido?
  • Alguém encontrou uma fração que está mais próxima do 6/10, mas não maior que 6/10?
  • E de 3/10?
  • E de 8/10, mas não menor que 8/10?
  • Materiais complementare:

Atividade principal

Resolução atividade principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos .

Orientações: Cada grupo irá sortear 5 frações das que foram trabalhadas na primeira parte da atividade. Peça para que os alunos separem em grupos as frações mais próximas do 0 e as mais próximas do 1. Depois, peça para que eles tracem uma reta no chão, dividida em 10 partes iguais e escolham uma fração para cada aluno representar. Após, explique que o objetivo do grupo será representar na reta numerada, traçada no chão, as frações sorteadas utilizando os próprios colegas como pontos da reta. Depois, peça para que registrem no caderno.

Discuta com a turma:

  • Quais frações vocês elegeram as mais próximas do 0?
  • E do 1?
  • Por quê?
  • Houve opiniões contrárias? Como resolveram?
  • Quais argumentos utilizaram para convencer o colega?
  • Quais estratégias utilizaram para representar as frações utilizando o próprio corpo?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Projete ou leia a pergunta para a turma. Propicie oportunidades dos alunos exporem suas ideias, a forma com que pensaram, quais estratégias utilizaram e a qual conclusão chegaram.

Propósito: Discutir com a turma as possibilidades de frações mais próximas ao 0.

Discuta com a turma:

  • A fração 3/10 está próxima ao 0?
  • Existe outra fração mais próxima ao 0?
  • Como encontraram as frações próximas ao 0?
  • Alguém pensou diferente?
  • Pode explicar como pensou?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Projete ou leia a pergunta para a turma. Propicie oportunidades dos alunos exporem suas ideias, a forma com que pensaram, quais estratégias utilizaram e a qual conclusão chegaram.

Propósito: Discutir com a turma as possibilidades de frações mais próximas ao 1.

Discuta com a turma:

  • A fração 8/10 está próxima ao 1?
  • Existe outra fração mais próxima ao 1?
  • Como encontraram as frações próximas ao 1?
  • Alguém pensou diferente?
  • Pode explicar como pensou?
  • Quais dificuldades encontraram para separar as frações em grupos próximos ao 0 e ao 1?
  • Alguém pode compartilhar como superou a dificuldade?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Projete ou leia a pergunta para a turma. Propicie oportunidades dos alunos exporem suas ideias, a forma com que pensaram, quais estratégias utilizaram e a qual conclusão chegaram.

Propósito: Discutir com a turma as possibilidades de frações mais próximas ao 1.

Discuta com a turma:

  • Alguém pode explicar como fez para representar a fração com o próprio corpo?
  • O grupo concordou?
  • Quais dificuldades encontraram para representar as frações com o próprio corpo?
  • Alguém pode compartilhar como superou a dificuldade?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Encerre a atividade retomando com os estudantes os conceitos estudados nessa aula.

Propósito: Revisar o conceito estudado.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem. Circule pela sala, observando como cada criança realiza a atividade e procure não dar respostas prontas, mas sim fazê-los encontrar as respostas pela reflexão. O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar os comentários de cada um. No final, reserve um tempo para um debate coletivo registrando as soluções na lousa.

Propósito: Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos numa situação semelhante.

Discuta com a turma:

  • De que maneira você chegou às respostas?
  • Quais foram seus pontos fortes e fracos nessa aula?
  • Qual é o seu plano para melhorar onde teve mais dificuldade?

Materiais complementares:

Atividade raio x

Atividade complementar

Resolução atividade raio x

Resolução atividade complementar


Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Números do 4º ano :

Com o plano de aula sobre números, os alunos aprendem representação e comparação de números naturais de até 5 ordens, decomposição com adições e multiplicações por potências de 10; operações de adição, subtração, multiplicação e divisão, incluindo cálculo mental e resolução de problemas envolvendo contagem; frações unitárias (1/2, 1/3, 1/4, 1/5, 1/0 e 1/100) e representação das frações 1/10 e 1/100 na forma decimal, na reta numerada e em valores monetários.

MAIS AULAS DE Matemática do 4º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF04MA09 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano