Objetivo
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Mirian Carla Neiva Borges da Silva
Mentor: Elisa Greenhalgh Vilalta
Especialista de área: Luciana Tenuta
Habilidades da BNCC
(EF04MA09) Reconhecer as frações unitárias mais usuais (1/2, 1/3, 1/4, 1/5, 1/10 e 1/100) como unidades de medida menores do que uma unidade, utilizando a reta numérica como recurso.
Objetivo específico
Dividir o inteiro em partes iguais, representando as frações unitárias com denominador 10 na reta numerada.
Conceito-chave
Dividir um inteiro em partes iguais, representando as frações unitárias com denominador 10 na reta numerada.
Recursos necessários
- Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não;
- Giz para escrever no chão ou folha (papel pardo);
- lápis e borracha;
- régua.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Retomada
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientação: Projete ou leia as perguntas para a turma.
Propósito: Retomar a ideia de representação de frações unitárias menores que um na reta numerada.
Discuta com a turma:
- Em quantas partes essa reta foi dividida?
- Entre o 0 e o 1 existem números?
- Quais?
- Como representamos esses números?
- Por que escrevemos esses números dessa forma?
Resolução: Os alunos deverão dizer que os números que podemos colocar na reta numerada são números fracionários, pois estão entre o 0 e o 1 e são: 1/4, 2/4, 3/4, respectivamente. Os alunos também poderão fazer a correspondência 2/4 = 1/2
Atividade Principal
Tempo sugerido: 20 minutos .
Orientações: Divida os alunos em grupos de 5, no mínimo, depois peça para que os alunos pensem individualmente nas questões, depois desafiem os colegas pensando em uma fração, dizendo essa fração para o colega e ele deve colocar essa fração na reta numerada e dizer se ela está mais próxima do zero ou do 1.
Propósito: Escrever e Identificar frações unitárias na reta numerada.
Discuta com a turma:
- Em quantas partes a reta numerada foi dividida?
- Quais denominadores escreveremos nas frações? Por quê?
- Qual é a função do denominador na fração? E do numerador?
- Das frações que vocês utilizaram para desafiar os colegas, qual fração se aproxima mais do 1? Por quê?
- Qual se aproxima mais do zero?
- Alguém pensou diferente?
- Pode explicar como pensou?
- Houve discordância no grupo? Como foi resolvido?
- Alguém encontrou uma fração que está mais próxima do 6/10, mas não maior que 6/10?
- E de 3/10?
- E de 8/10, mas não menor que 8/10?
- Materiais complementare:
Atividade Principal
Tempo sugerido: 20 minutos .
Orientações: Cada grupo irá sortear 5 frações das que foram trabalhadas na primeira parte da atividade. Peça para que os alunos separem em grupos as frações mais próximas do 0 e as mais próximas do 1. Depois, peça para que eles tracem uma reta no chão, dividida em 10 partes iguais e escolham uma fração para cada aluno representar. Após, explique que o objetivo do grupo será representar na reta numerada, traçada no chão, as frações sorteadas utilizando os próprios colegas como pontos da reta. Depois, peça para que registrem no caderno.
Discuta com a turma:
- Quais frações vocês elegeram as mais próximas do 0?
- E do 1?
- Por quê?
- Houve opiniões contrárias? Como resolveram?
- Quais argumentos utilizaram para convencer o colega?
- Quais estratégias utilizaram para representar as frações utilizando o próprio corpo?
Discussão de solução
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientação: Projete ou leia a pergunta para a turma. Propicie oportunidades dos alunos exporem suas ideias, a forma com que pensaram, quais estratégias utilizaram e a qual conclusão chegaram.
Propósito: Discutir com a turma as possibilidades de frações mais próximas ao 0.
Discuta com a turma:
- A fração 3/10 está próxima ao 0?
- Existe outra fração mais próxima ao 0?
- Como encontraram as frações próximas ao 0?
- Alguém pensou diferente?
- Pode explicar como pensou?
Discussão de solução
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientação: Projete ou leia a pergunta para a turma. Propicie oportunidades dos alunos exporem suas ideias, a forma com que pensaram, quais estratégias utilizaram e a qual conclusão chegaram.
Propósito: Discutir com a turma as possibilidades de frações mais próximas ao 1.
Discuta com a turma:
- A fração 8/10 está próxima ao 1?
- Existe outra fração mais próxima ao 1?
- Como encontraram as frações próximas ao 1?
- Alguém pensou diferente?
- Pode explicar como pensou?
- Quais dificuldades encontraram para separar as frações em grupos próximos ao 0 e ao 1?
- Alguém pode compartilhar como superou a dificuldade?
Discussão de solução
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientação: Projete ou leia a pergunta para a turma. Propicie oportunidades dos alunos exporem suas ideias, a forma com que pensaram, quais estratégias utilizaram e a qual conclusão chegaram.
Propósito: Discutir com a turma as possibilidades de frações mais próximas ao 1.
Discuta com a turma:
- Alguém pode explicar como fez para representar a fração com o próprio corpo?
- O grupo concordou?
- Quais dificuldades encontraram para representar as frações com o próprio corpo?
- Alguém pode compartilhar como superou a dificuldade?
Encerramento
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Encerre a atividade retomando com os estudantes os conceitos estudados nessa aula.
Propósito: Revisar o conceito estudado.
Raio X
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem. Circule pela sala, observando como cada criança realiza a atividade e procure não dar respostas prontas, mas sim fazê-los encontrar as respostas pela reflexão. O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar os comentários de cada um. No final, reserve um tempo para um debate coletivo registrando as soluções na lousa.
Propósito: Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos numa situação semelhante.
Discuta com a turma:
- De que maneira você chegou às respostas?
- Quais foram seus pontos fortes e fracos nessa aula?
- Qual é o seu plano para melhorar onde teve mais dificuldade?
Materiais complementares:
Resolução atividade complementar