Objetivo
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autora: Graziela Ferreira de Souza
Mentora: Eunice Maria Figueira Cajango
Especialista de Área: Rita de Cássia Batista da Silva
Habilidade da BNCC
(EF05MA25) Realizar pesquisa envolvendo variáveis categóricas e numéricas, organizar dados coletados por meio de tabelas, gráficos de colunas, pictóricos e de linhas, com e sem uso de tecnologias digitais, e apresentar texto escrito sobre a finalidade da pesquisa e a síntese dos resultados.
Objetivos específicos
- Realizar coleta de dados e tratamento da informação por meio de representação gráfica e tabela de dupla entrada.
Conceito-chave
Pesquisa estatística e tratamento dos dados.
Recursos necessários
Lápis, papel e projetor de slides.
Conhecimentos que a turma deve dominar
Noções de pesquisa estatística.
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Apresente o objetivo para a turma, projetando-o, escrevendo no quadro ou lendo.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Aquecimento
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientações: Discuta com a turma quais os procedimentos que devem ser feitos após o levantamento de dados de uma pesquisa e quais as ideias da turma em relação a organização dos dados obtidos. Faça questionamentos sobre situações de pesquisa já vivenciadas pelos alunos e as formas de registro e síntese das informações realizadas. Você pode registrar as ideias levantadas pela turma na lousa, de modo que possam ser utilizadas como sugestões para o desenvolvimento da aula.
Propósito: Identificar diferentes formas de tratar dados de pesquisas estatísticas.
Discuta com a turma:
- De que forma podemos agrupar as respostas?
- Quais as formas de representação de dados de pesquisa que você conhece?
- Por que devemos sintetizar as informações de uma pesquisa?
Atividade principal
Tempo sugerido: 15 minutos (slide 4 a 6).
Orientações: Leia a pesquisa sobre o número de leitores brasileiros e discuta com a turma a importância da leitura. Você pode projetá-lo ou imprimir aqui essa proposta de atividade. Apresente a proposta de atividade de pesquisa sobre esse tema, que poderá ser registrada no caderno ou na versão impressa disponível para download. Essa é uma sugestão de temática a ser investigada, mas você poderá optar por outro tema com significância para a turma. Neste link você encontra informações sobre a resolução desta atividade. Para dúvidas que surgirem durante o desenvolvimento desta aula consulte o Guia de Intervenção.
Propósito: Coletar dados sobre leitura por meio da aplicação de um questionário.
Discuta com a turma:
- Essa pode ser uma temática de investigação para a nossa turma?
- Quais as variáveis de pesquisa presentes nesse questionário?
- Esse tema apresenta relevância para o contexto da nossa turma?
- Materiais complementares:
Atividade principal
Tempo sugerido: 15 minutos (slide 4 a 6).
Orientações: Leia a pesquisa sobre o número de leitores brasileiros e discuta com a turma a importância da leitura. Você pode projetá-lo ou imprimir aqui essa proposta de atividade. Apresente a proposta de atividade de pesquisa sobre esse tema, que poderá ser registrada no caderno ou na versão impressa disponível para download. Essa é uma sugestão de temática a ser investigada, mas você poderá optar por outro tema com significância para a turma. Neste link você encontra informações sobre a resolução desta atividade. Para dúvidas que surgirem durante o desenvolvimento desta aula consulte o Guia de Intervenção.
Propósito: Coletar dados sobre leitura por meio da aplicação de um questionário.
Discuta com a turma:
- Essa pode ser uma temática de investigação para a nossa turma?
- Quais as variáveis de pesquisa presentes nesse questionário?
- Esse tema apresenta relevância para o contexto da nossa turma?
Atividade principal
Tempo sugerido: 15 minutos (slide 4 a 6).
Orientações: Leia a pesquisa sobre o número de leitores brasileiros e discuta com a turma a importância da leitura. Você pode projetá-lo ou imprimir aqui essa proposta de atividade. Apresente a proposta de atividade de pesquisa sobre esse tema, que poderá ser registrada no caderno ou na versão impressa disponível para download. Essa é uma sugestão de temática a ser investigada, mas você poderá optar por outro tema com significância para a turma. Neste link você encontra informações sobre a resolução desta atividade. Para dúvidas que surgirem durante o desenvolvimento desta aula consulte o Guia de Intervenção.
Propósito: Coletar dados sobre leitura por meio da aplicação de um questionário.
Discuta com a turma:
- Essa pode ser uma temática de investigação para a nossa turma?
- Quais as variáveis de pesquisa presentes nesse questionário?
- Esse tema apresenta relevância para o contexto da nossa turma?
Painel de soluções
Tempo sugerido: 18 minutos (slide 7 a 11).
Orientações: Professor, esta é uma sugestão de tratamento dos dados obtidos nos questionários aplicados na turma. Você pode compor com seus alunos outras formas de representação desses resultados para cada questão. Uma forma de organizar os dados dessa pesquisa é em tabelas e gráficos. Para cada questão poderão ser elaborados vários tipos de gráficos e/ou tabelas de modo a sintetizar e apresentar os dados de pesquisa de maneira quantitativa. Na sequência desta resolução, apresentaremos algumas ideias de representação pictórica, tabela de frequência, gráfico de barras e tabela de dupla entrada, consulte o documento de resolução para verificar o detalhamento de cada uma das representações apresentadas. Você também poderá explorar outras representações de domínio da turma. No Guia de Intervenção há materiais complementares referentes a estas formas de representação, consulte-os se necessário.
Propósito: Realizar um tratamento para os dados obtidos em pesquisa.
Discuta com a turma:
- Que formas de representação essa questão possibilita?
- Há dados que podem ser agrupados? De acordo com quais critérios?
- Esse tema apresenta relevância para o contexto da nossa turma?
- A que conclusões podemos chegar com a síntese desses dados?
Painel de soluções
Tempo sugerido: 18 minutos (slide 7 a 11).
Orientações: Professor, esta é uma sugestão de tratamento dos dados obtidos nos questionários aplicados na turma. Você pode compor com seus alunos outras formas de representação desses resultados para cada questão. Uma forma de organizar os dados dessa pesquisa é em tabelas e gráficos. Para cada questão poderão ser elaborados vários tipos de gráficos e/ou tabelas de modo a sintetizar e apresentar os dados de pesquisa de maneira quantitativa. Na sequência desta resolução, apresentaremos algumas ideias de representação pictórica, tabela de frequência, gráfico de barras e tabela de dupla entrada, consulte o documento de resolução para verificar o detalhamento de cada uma das representações apresentadas. Você também poderá explorar outras representações de domínio da turma. No Guia de Intervenção há materiais complementares referentes a estas formas de representação, consulte-os se necessário.
Propósito: Realizar um tratamento para os dados obtidos em pesquisa.
Discuta com a turma:
- Que formas de representação essa questão possibilita?
- Há dados que podem ser agrupados? De acordo com quais critérios?
- Esse tema apresenta relevância para o contexto da nossa turma?
- A que conclusões podemos chegar com a síntese desses dados?
Painel de soluções
Tempo sugerido: 18 minutos (slide 7 a 11).
Orientações: Professor, esta é uma sugestão de tratamento dos dados obtidos nos questionários aplicados na turma. Você pode compor com seus alunos outras formas de representação desses resultados para cada questão. Uma forma de organizar os dados dessa pesquisa é em tabelas e gráficos. Para cada questão poderão ser elaborados vários tipos de gráficos e/ou tabelas de modo a sintetizar e apresentar os dados de pesquisa de maneira quantitativa. Na sequência desta resolução, apresentaremos algumas ideias de representação pictórica, tabela de frequência, gráfico de barras e tabela de dupla entrada, consulte o documento de resolução para verificar o detalhamento de cada uma das representações apresentadas. Você também poderá explorar outras representações de domínio da turma. No Guia de Intervenção há materiais complementares referentes a estas formas de representação, consulte-os se necessário.
Propósito: Realizar um tratamento para os dados obtidos em pesquisa.
Discuta com a turma:
- Que formas de representação essa questão possibilita?
- Há dados que podem ser agrupados? De acordo com quais critérios?
- Esse tema apresenta relevância para o contexto da nossa turma?
- A que conclusões podemos chegar com a síntese desses dados?
Painel de soluções
Tempo sugerido: 18 minutos (slide 7 a 11).
Orientações: Professor, esta é uma sugestão de tratamento dos dados obtidos nos questionários aplicados na turma. Você pode compor com seus alunos outras formas de representação desses resultados para cada questão. Uma forma de organizar os dados dessa pesquisa é em tabelas e gráficos. Para cada questão poderão ser elaborados vários tipos de gráficos e/ou tabelas de modo a sintetizar e apresentar os dados de pesquisa de maneira quantitativa. Na sequência desta resolução, apresentaremos algumas ideias de representação pictórica, tabela de frequência, gráfico de barras e tabela de dupla entrada, consulte o documento de resolução para verificar o detalhamento de cada uma das representações apresentadas. Você também poderá explorar outras representações de domínio da turma. No Guia de Intervenção há materiais complementares referentes a estas formas de representação, consulte-os se necessário.
Propósito: Realizar um tratamento para os dados obtidos em pesquisa.
Discuta com a turma:
- Que formas de representação essa questão possibilita?
- Há dados que podem ser agrupados? De acordo com quais critérios?
- Esse tema apresenta relevância para o contexto da nossa turma?
- A que conclusões podemos chegar com a síntese desses dados?
Painel de soluções
Tempo sugerido: 18 minutos (slide 7 a 11).
Orientações: Professor, esta é uma sugestão de tratamento dos dados obtidos nos questionários aplicados na turma. Você pode compor com seus alunos outras formas de representação desses resultados para cada questão. Uma forma de organizar os dados dessa pesquisa é em tabelas e gráficos. Para cada questão poderão ser elaborados vários tipos de gráficos e/ou tabelas de modo a sintetizar e apresentar os dados de pesquisa de maneira quantitativa. Na sequência desta resolução, apresentaremos algumas ideias de representação pictórica, tabela de frequência, gráfico de barras e tabela de dupla entrada, consulte o documento de resolução para verificar o detalhamento de cada uma das representações apresentadas. Você também poderá explorar outras representações de domínio da turma. No Guia de Intervenção há materiais complementares referentes a estas formas de representação, consulte-os se necessário.
Propósito: Realizar um tratamento para os dados obtidos em pesquisa.
Discuta com a turma:
- Que formas de representação essa questão possibilita?
- Há dados que podem ser agrupados? De acordo com quais critérios?
- Esse tema apresenta relevância para o contexto da nossa turma?
- A que conclusões podemos chegar com a síntese desses dados?
Sistematização do conceito
Tempo sugerido: 4 minutos.
Orientações: Professor, retome com as representações utilizadas para tratar os dados coletados em pesquisa. Você poderá complementar esse momento perguntando aos alunos sobre outras formas de representação que já observaram e utilizaram.
Propósito: Retomar os conceitos e etapas de pesquisa abordados na aula.
Encerramento
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientações: Apresente para a turma a ideia central da aula, ressaltando a importância do tratamento dos dados e suas formas de representação ao realizar uma pesquisa estatística.
Propósito: Retomar os conceitos abordados na aula.
Raio x
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Apresente a situação e peça que os estudantes pensem nas possibilidades de resposta a esta questão. Você pode projetar, passar no quadro ou fazer cópia para os alunos (disponível aqui). O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar os comentários de cada um. Aqui você encontra uma das possíveis soluções para o problema. Se achar oportuno poderá chamar atenção da turma para a grafia da palavra muçarela. Nessa aula você também conta com atividades complementares que podem ser utilizadas como exercícios de fixação ou dever de casa, imprima-as aqui e consulte sua resolução neste link.
Propósito: Representar graficamente os dados da tabela de frequência.
Discuta com a turma:
- A escala no eixo da frequência necessita de uma contagem unitária?
- Como pode ser classificada variável desta pesquisa?
- Para elencar estes sabores de pizzas, que perguntas possivelmente foram feitas aos clientes desta pizzaria?
- Materiais complementares:
Resolução atividade complementar