Resumo da aula

Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete, escreva na lousa ou leia o objetivo para os alunos.
Aquecimento
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientações: Discuta com a turma sobre a forma de representação utilizada para tratar os dados da pesquisa. Faça questionamentos de modo a observar se os alunos compreendem as informações apresentadas graficamente se os alunos já têm conhecimento sobre gráficos de linhas.
Propósito: Identificar gráficos de linhas como forma de registro de pesquisa.
Discuta com a turma:
- Você já viu outros gráficos como este?
- A leitura das informações do gráfico ficou clara para você?
- Você sabe como são feitos gráficos deste tipo?
- Que tipo de informações quantitativas este gráfico apresenta?
- Dezembro possui o menor índice representado no gráfico, isso significa que o custo da cesta básica nesse mês foi igual zero?
- O que podemos observar em relação a escala de valores?
Atividade Principal
Tempo sugerido: 12 min
Orientação: Apresente à turma a proposta de atividade, você encontra versão impressa da mesma aqui. Discuta com a turma o entendimento da pesquisa de expectativa de vida e os dados apresentados na tabela. Com auxílio das ferramentas de planilha eletrônica para construção de gráficos, proponha para os alunos a elaboração de um gráfico de linhas para representar as informações. Caso sua turma não possua familiaridade com esse recurso, você pode construir coletivamente o gráfico, projetando a planilha eletrônica ou ainda, adaptar a proposta para o registro do gráfico no material do aluno. Aqui você encontra um exemplo de resolução desta atividade. Para dúvidas que possam surgir durante a aula consulte o Guia de Intervenção.
Propósito: Representar a variação de dados no período por meio de gráfico de linhas.
Discuta com a turma:
- Você sabe o que é “expectativa de vida”?
- O que significam as idades apresentadas na tabela?
- O que se pode concluir por meio da leitura dos dados?
Materiais complementares para impressão:
Atividade Principal
Resolução da Atividade Principal
Guia de intervenção
Atividade principal
Tempo sugerido: 18 min (slide 5 a 9).
Orientação: A partir desses slides propomos a construção do gráfico com o uso de planilhas eletrônicas. Caso sua turma não possua familiaridade com esse recurso, você pode construir coletivamente o gráfico, projetando a planilha eletrônica ou ainda, adaptar a proposta para o registro do gráfico no material do aluno. Para dúvidas e dificuldades apresentadas pelos alunos, consulte o Guia de Intervenção.
Propósito: Apresentar as etapas de construção de um gráfico de linhas com o uso de recursos tecnológicos.
Discuta com a turma:
- Quais são as etapas de construção de um gráfico utilizando planilhas eletrônicas?
- Como poderíamos transpor os dados para o programa?
- Poderíamos representar esses dados por meio de outras representações gráficas?
- De que forma o gráfico de linhas contribui para a visualização dos dados dessa pesquisa?
Atividade principal
Tempo sugerido: 18 min (slide 5 a 9).
Orientação: A partir desses slides propomos a construção do gráfico com o uso de planilhas eletrônicas. Caso sua turma não possua familiaridade com esse recurso, você pode construir coletivamente o gráfico, projetando a planilha eletrônica ou ainda, adaptar a proposta para o registro do gráfico no material do aluno. Para dúvidas e dificuldades apresentadas pelos alunos, consulte o Guia de Intervenção.
Propósito: Apresentar as etapas de construção de um gráfico de linhas com o uso de recursos tecnológicos.
Discuta com a turma:
- Quais são as etapas de construção de um gráfico utilizando planilhas eletrônicas?
- Como poderíamos transpor os dados para o programa?
- Poderíamos representar esses dados por meio de outras representações gráficas?
- De que forma o gráfico de linhas contribui para a visualização dos dados dessa pesquisa?
Atividade principal
Tempo sugerido: 18 min (slide 5 a 9).
Orientação: A partir desses slides propomos a construção do gráfico com o uso de planilhas eletrônicas. Caso sua turma não possua familiaridade com esse recurso, você pode construir coletivamente o gráfico, projetando a planilha eletrônica ou ainda, adaptar a proposta para o registro do gráfico no material do aluno. Para dúvidas e dificuldades apresentadas pelos alunos, consulte o Guia de Intervenção.
Propósito: Apresentar as etapas de construção de um gráfico de linhas com o uso de recursos tecnológicos.
Discuta com a turma:
- Quais são as etapas de construção de um gráfico utilizando planilhas eletrônicas?
- Como poderíamos transpor os dados para o programa?
- Poderíamos representar esses dados por meio de outras representações gráficas?
- De que forma o gráfico de linhas contribui para a visualização dos dados dessa pesquisa?
Atividade principal
Tempo sugerido: 18 min (slide 5 a 9).
Orientação: A partir desses slides propomos a construção do gráfico com o uso de planilhas eletrônicas. Caso sua turma não possua familiaridade com esse recurso, você pode construir coletivamente o gráfico, projetando a planilha eletrônica ou ainda, adaptar a proposta para o registro do gráfico no material do aluno. Para dúvidas e dificuldades apresentadas pelos alunos, consulte o Guia de Intervenção.
Propósito: Apresentar as etapas de construção de um gráfico de linhas com o uso de recursos tecnológicos.
Discuta com a turma:
- Quais são as etapas de construção de um gráfico utilizando planilhas eletrônicas?
- Como poderíamos transpor os dados para o programa?
- Poderíamos representar esses dados por meio de outras representações gráficas?
- De que forma o gráfico de linhas contribui para a visualização dos dados dessa pesquisa?
Atividade principal
Tempo sugerido: 18 min (slide 5 a 9).
Orientação: A partir desses slides propomos a construção do gráfico com o uso de planilhas eletrônicas. Caso sua turma não possua familiaridade com esse recurso, você pode construir coletivamente o gráfico, projetando a planilha eletrônica ou ainda, adaptar a proposta para o registro do gráfico no material do aluno. Para dúvidas e dificuldades apresentadas pelos alunos, consulte o Guia de Intervenção.
Propósito: Apresentar as etapas de construção de um gráfico de linhas com o uso de recursos tecnológicos.
Discuta com a turma:
- Quais são as etapas de construção de um gráfico utilizando planilhas eletrônicas?
- Como poderíamos transpor os dados para o programa?
- Poderíamos representar esses dados por meio de outras representações gráficas?
- De que forma o gráfico de linhas contribui para a visualização dos dados dessa pesquisa?
Sistematização do conceito
Tempo sugerido: 4 minutos.
Orientações: Retome com a turma as representações construídas durante a aula, destacando os gráficos de linhas como uma forma de representação de um conjunto de valores unidos por uma linha, que expressam a evolução de dados em determinado intervalo de tempo. Nesse slide você encontra uma definição para esse modelo de gráfico, que poderá ser apresentada por meio de projeção e também registrada no material do aluno para eventuais consultas.
Propósito: Apresentar o conceito de gráfico de linhas e sua finalidade.
Encerramento
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientação: Encerre a atividade e resuma o conceito trabalhado na aula de hoje.
Propósito: Fazer uma breve retomada do que foi visto na aula.
Raio x
Tempo sugerido: 8 minutos.
Orientações: Apresente a nova situação e peça que os estudantes pensem nas possibilidades de resposta a esta questão. Você pode projetar ou fazer cópia para que os alunos possam visualizar a situação. O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram compreender a forma de construção e representação dos dados de uma pesquisa por meio gráfico. Veja uma das soluções possíveis. Professor, em um momento oportuno você poderá abordar a temática dessa atividade, apresentando sintomas, contágio e formas de prevenção da febre amarela. Você também poderá problematizar com índices do seu estado ou região. Aproveite este momento para sinalizar a importância da vacinação tanto de adultos como crianças, abordando interdisciplinarmente as questões de cuidado com a saúde. Como fixação dos conceitos abordados ou dever de casa sugerimos a seguinte atividade complementar.
Propósito: Conhecer as possibilidades de representação de dados de uma pesquisa e refletir sobre as diferenças entre dados apresentados em tabelas e gráficos.
Discuta com a turma:
- O que se pode concluir a partir da observação dos dados da tabela?
- O número de casos apresenta um parâmetro de crescimento ou diminuição?
- Com base nos dados é possível fazer uma projeção para o ano de 2018? Por quê?
Materiais complementares para impressão:
Raio X
Resolução do raio x
Atividade complementar
Resolução da atividade complementar