OBJETIVO DA AULA
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autora: Raquel de Fatima Nocente Patini
Mentora: Sônia Maria dos Santos Campos Neves
Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas
Habilidade da BNCC
EF05MA07 - Resolver e elaborar problemas de adição e subtração com números naturais e com números racionais, cuja representação decimal seja finita, utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos.
EF05MA08 - Resolver e elaborar problemas de multiplicação e divisão com números naturais e com números racionais cuja representação decimal é finita (com multiplicador natural e divisor natural e diferente de zero), utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos.
Objetivos específicos
- Interpretar e resolver situações-problema envolvendo a divisão e multiplicação de números naturais.
- Compreender a relação das operações de divisão e multiplicação que caracterizam o campo multiplicativo.
- Elaborar estratégias para a resolução de problemas envolvendo divisão e multiplicação de números naturais.
Conceito-chave
Resolução de problemas envolvendo divisão e multiplicação de números naturais.
Conhecimentos prévios
Calcular o resultado de uma multiplicação ou divisão de números naturais.
Recursos necessários
Caderno, lápis, borracha.
Tempo sugerido: 2 MINUTOS
Orientações: EXPLICAR O OBJETIVO DA AULA PARA OS ALUNOS.
Retomada
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Estimular os alunos a responderem as perguntas, para observarem a relação entre a divisão e multiplicação como operações interligadas que caracterizam o campo multiplicativo, observando e compreendendo a aplicabilidade das mesmas como estratégias na resolução de situações problemas.
Propósito: Solucionar situação problema usando operações do campo multiplicativo.
Discuta com a turma:
- Vocês compreenderam os problemas? Quais estratégias vocês utilizarão para resolvê-los?
- Existe alguma relação entre as perguntas? Quais?
- Podemos utilizar as mesmas estratégias para resolver as duas situações? Por que?
- O que podemos concluir após a resolução deste problema?
Atividade Principal
Tempo sugerido: 20 minutos (slides 4 a 6)
Orientações: Propor a situação problema aos alunos, estimulando-os para que analisem os dados do problema para decidirem a melhor estratégia a ser utilizada para a resolução. Professor, é importante sondar se os alunos interpretaram corretamente o enunciado, se identificam as operações necessárias, bem como se estabelecem estratégias para resolver o problema. Sugira que destaquem os números (dados) e a pergunta do problema e em seguida, organizem os dados para a melhor compreensão e interpretação do que o problema “quer saber”.
Propósito: Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos das operações de divisão e multiplicação como possíveis estratégias na resolução da situação-problema.
Discuta com a turma:
- Vocês compreenderam o problema?
- Quais estratégias vocês utilizarão para resolver a questão?
- Para ela colocar um livro a mais em cada prateleira, quantos livros deveria ter?
- Materiais complementares:
Atividade Principal
Tempo sugerido: 20 minutos (slides 4 a 6)
Orientações: Propor a situação problema aos alunos, estimulando-os para que analisem os dados do problema para decidirem a melhor estratégia a ser utilizada para a resolução. Professor, é importante sondar se os alunos interpretaram corretamente o enunciado, se identificam as operações necessárias bem como se estabelecem estratégias para resolver o problema. Sugira que destaquem os números (dados) e a pergunta do problema e em seguida, organizem os dados para a melhor compreensão e interpretação do que o problema “quer saber”.
Propósito: Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos de multiplicação como procedimento para a construção de estratégias na resolução da situação problema.
Discuta com a turma:
- Vocês compreenderam o problema?
- Quais estratégias vocês utilizarão para resolver a questão?
Atividade Principal
Tempo sugerido: 20 minutos (slides 4 a 6)
Orientações: Propor a situação problema aos alunos, estimulando-os para que analisem os dados do problema e assim, decidirem a melhor estratégia a ser utilizada para a resolução. Professor, é importante sondar se os alunos interpretaram corretamente o enunciado, se identificam as operações necessárias bem como se estabelecem estratégias para resolver o problema. Sugira que destaquem os números (dados) e a pergunta do problema e em seguida, organizem os dados para a melhor compreensão e interpretação do que o problema “quer saber”.
Propósito: Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos das operações de divisão e multiplicação como procedimentos para a construção de estratégias na resolução da situação problema.
Discuta com a turma:
- Vocês compreenderam o problema?
- Qual(is) operação(ões) vocês podem aplicar para responder a pergunta?
DISCUSSÃO DA SOLUÇÃO
Tempo sugerido: 10 MINUTOS (slides 7 a 9)
Orientações: Exemplificar as principais estratégias e procedimentos para a resolução da situação problema e os caminhos pensados e construídos para chegar a resposta. Professor, deve socializar com todos os alunos e solicitar que demonstrem as estratégias adotadas por eles para a resolução, valorizando todos os movimentos cognitivos utilizados. Orientar que as operações que podem ser utilizadas são a divisão e a multiplicação. Porém, poderão haver outras estratégias de resolução elaboradas pelos alunos, procure valorizá-las e socializar com a turma.
Professor, você pode encontrar informações sobre Campo Multiplicativo nos materiais complementares.
Propósito: Demonstrar algumas estratégias de resolução do problema para que os alunos reflitam e compreendam.
Discuta com a turma:
- Vocês compreenderam a estratégia utilizada?
- Quais procedimentos diferentes poderiam ser aplicados para resolver esse problema?
- Alguém resolveu o problema de maneira diferente? Como?
- Quais operações foram utilizadas para resolver?
DISCUSSÃO DA SOLUÇÃO
Tempo sugerido: 10 MINUTOS (slides 7 a 9)
Orientações: Exemplificar as principais estratégias e procedimentos para a resolução da situação problema e os caminhos pensados e construídos para chegar a resposta. Professor, deve socializar com todos os alunos e solicitar que demonstrem as estratégias adotadas por eles para a resolução, valorizando todos os movimentos cognitivos utilizados. Orientar que as operações a serem utilizadas são a multiplicação e a divisão. Porém, poderão haver outras estratégias de resolução elaboradas pelos alunos, procure valorizá-las e socializar com a turma.
Professor, você pode encontrar informações sobre Campo Multiplicativo nos materiais complementares.
Propósito: Demonstrar algumas estratégias de resolução do problema para que os alunos reflitam e compreendam.
Discuta com a turma:
- Vocês compreenderam a estratégia utilizada?
- Quais procedimentos diferentes poderiam ser aplicados para resolver esse problema?
- Alguém resolveu o problema de maneira diferente? Como?
- Quais operações foram utilizadas para resolver?
DISCUSSÃO DA SOLUÇÃO
Tempo sugerido: 10 MINUTOS (slides 7 a 9)
Orientações: Exemplificar as principais estratégias e procedimentos para a resolução da situação problema e os caminhos pensados e construídos para chegar a resposta. Professor, deve socializar com todos os alunos e solicitar que demonstrem as estratégias adotadas por eles para a resolução, valorizando todos os movimentos cognitivos utilizados. Orientar que as operações que podem ser utilizadas para solucionar o problema são a multiplicação e a divisão. Porém, poderão haver outras estratégias de resolução elaboradas pelos alunos, procure valorizá-las e socializar com a turma.
Professor, você pode encontrar informações sobre Campo Multiplicativo nos materiais complementares.
Propósito: Demonstrar algumas estratégias de resolução do problema para que os alunos reflitam e compreendam.
Discuta com a turma:
- Vocês compreenderam a estratégia utilizada?
- Quais procedimentos diferentes poderiam ser aplicados para resolver esse problema?
- Alguém resolveu o problema de maneira diferente? Como?
- Quais operações foram utilizadas para resolver?
ENCERRAMENTO
Tempo sugerido: 7 minutos.
Orientações: Encerre relembrando que há uma relação entre a divisão e a multiplicação, ou seja, ambas compõem o campo multiplicativo, sendo portanto, operações que se relacionam conceitualmente. Aproveite para demonstrar que a multiplicação pode ser utilizada para tirar a prova real da divisão e vice-versa. E esta estratégia pode ser utilizada na resolução de problemas.
Propósito: Compreender a relação entre a multiplicação e a divisão.
Discuta com a turma:
- Como podemos concluir que podemos utilizar a divisão ou a multiplicação para resolver o problema?
- Vocês compreenderam a relação entre a divisão e a multiplicação?
Raio X
Tempo sugerido: 6 minutos
Orientações: Para finalizar a aula, apresente a atividade em que terão que resolver o problema.
Propósito: Avaliar se os alunos resolvem um problema com as operações de divisão e multiplicação.
Discuta com a turma:
- Qual a informação principal você deve observar inicialmente para a resolução do problema?
- Quais operações deverão ser utilizadas para resolver a atividade?
Materiais complementares: