10728
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 5º ano > Números

Plano de aula - Resolvendo problemas envolvendo divisão e multiplicação de números naturais.

Plano de aula de Matemática com atividades para 5ºano do Fundamental sobre Resolução de problemas envolvendo divisão e multiplicação de números naturais.

Plano 03 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Raquel de Fatima Nocente Patini

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

OBJETIVO DA AULA select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autora:  Raquel de Fatima Nocente Patini

Mentora: Sônia Maria dos Santos Campos Neves

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas

Habilidade da BNCC

EF05MA07 - Resolver e elaborar problemas de adição e subtração com números naturais e com números  racionais, cuja representação decimal seja finita, utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos.

EF05MA08 - Resolver e elaborar problemas de multiplicação e divisão com números naturais e com números racionais cuja representação decimal é finita (com multiplicador natural e divisor natural e diferente de zero), utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos.

Objetivos específicos

  1. Interpretar e resolver situações-problema envolvendo a divisão e multiplicação de números naturais.
  2. Compreender a relação das operações de divisão e multiplicação que caracterizam o campo multiplicativo.
  3. Elaborar estratégias para a resolução de problemas envolvendo divisão e multiplicação de números naturais.

Conceito-chave

Resolução de problemas envolvendo divisão e multiplicação de números naturais.

Conhecimentos prévios

Calcular o resultado de uma multiplicação ou divisão de números naturais.

Recursos necessários

Caderno, lápis, borracha.


Tempo sugerido: 2 MINUTOS

Orientações: EXPLICAR O OBJETIVO DA AULA PARA OS ALUNOS.

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Estimular os alunos a responderem as perguntas, para observarem a relação entre a divisão e multiplicação como operações interligadas que caracterizam o campo multiplicativo, observando e compreendendo a aplicabilidade das mesmas como estratégias na resolução de situações problemas.

Propósito: Solucionar situação problema usando operações do campo multiplicativo.

Discuta com a turma:

  • Vocês compreenderam os problemas? Quais estratégias vocês utilizarão para resolvê-los?
  • Existe alguma relação entre as perguntas? Quais?
  • Podemos utilizar as mesmas estratégias para resolver as duas situações? Por que?
  • O que podemos concluir após a resolução deste problema?

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos (slides 4 a 6)

Orientações: Propor a situação problema aos alunos, estimulando-os para que analisem os dados do problema para decidirem a melhor estratégia a ser utilizada para a resolução. Professor, é importante sondar se os alunos interpretaram corretamente o enunciado, se identificam as operações necessárias, bem como se estabelecem estratégias para resolver o problema. Sugira que destaquem os números (dados) e a pergunta do problema e em seguida, organizem os dados para a melhor compreensão e interpretação do que o problema “quer saber”.

Propósito: Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos das operações de divisão e multiplicação como possíveis estratégias na resolução da situação-problema.

Discuta com a turma:

  • Vocês compreenderam o problema?
  • Quais estratégias vocês utilizarão para resolver a questão?
  • Para ela colocar um livro a mais em cada prateleira, quantos livros deveria ter?
  • Materiais complementares:

Atividade principal

Resolução atividade principal

Guia de intervenção

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos (slides 4 a 6)

Orientações: Propor a situação problema aos alunos, estimulando-os para que analisem os dados do problema para decidirem a melhor estratégia a ser utilizada para a resolução. Professor, é importante sondar se os alunos interpretaram corretamente o enunciado, se identificam as operações necessárias bem como se estabelecem estratégias para resolver o problema. Sugira que destaquem os números (dados) e a pergunta do problema e em seguida, organizem os dados para a melhor compreensão e interpretação do que o problema “quer saber”.

Propósito: Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos de multiplicação como procedimento para a construção de estratégias na resolução da situação problema.

Discuta com a turma:

  • Vocês compreenderam o problema?
  • Quais estratégias vocês utilizarão para resolver a questão?

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos (slides 4 a 6)

Orientações: Propor a situação problema aos alunos, estimulando-os para que analisem os dados do problema e assim, decidirem a melhor estratégia a ser utilizada para a resolução. Professor, é importante sondar se os alunos interpretaram corretamente o enunciado, se identificam as operações necessárias bem como se estabelecem estratégias para resolver o problema. Sugira que destaquem os números (dados) e a pergunta do problema e em seguida, organizem os dados para a melhor compreensão e interpretação do que o problema “quer saber”.

Propósito: Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos das operações de divisão e multiplicação como procedimentos para a construção de estratégias na resolução da situação problema.

Discuta com a turma:

  • Vocês compreenderam o problema?
  • Qual(is) operação(ões) vocês podem aplicar para responder a pergunta?

DISCUSSÃO DA SOLUÇÃO select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 MINUTOS (slides 7 a 9)

Orientações: Exemplificar as principais estratégias e procedimentos para a resolução da situação problema e os caminhos pensados e construídos para chegar a resposta. Professor, deve socializar com todos os alunos e solicitar que demonstrem as estratégias adotadas por eles para a resolução, valorizando todos os movimentos cognitivos utilizados. Orientar que as operações que podem ser utilizadas são a divisão e a multiplicação. Porém, poderão haver outras estratégias de resolução elaboradas pelos alunos, procure valorizá-las e socializar com a turma.

Professor, você pode encontrar informações sobre Campo Multiplicativo nos materiais complementares.

Propósito: Demonstrar algumas estratégias de resolução do problema para que os alunos reflitam e compreendam.

Discuta com a turma:

  • Vocês compreenderam a estratégia utilizada?
  • Quais procedimentos diferentes poderiam ser aplicados para resolver esse problema?
  • Alguém resolveu o problema de maneira diferente? Como?
  • Quais operações foram utilizadas para resolver?

DISCUSSÃO DA SOLUÇÃO select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 MINUTOS (slides 7 a 9)

Orientações: Exemplificar as principais estratégias e procedimentos para a resolução da situação problema e os caminhos pensados e construídos para chegar a resposta. Professor, deve socializar com todos os alunos e solicitar que demonstrem as estratégias adotadas por eles para a resolução, valorizando todos os movimentos cognitivos utilizados. Orientar que as operações a serem utilizadas são a multiplicação e a divisão. Porém, poderão haver outras estratégias de resolução elaboradas pelos alunos, procure valorizá-las e socializar com a turma.

Professor, você pode encontrar informações sobre Campo Multiplicativo nos materiais complementares.

Propósito: Demonstrar algumas estratégias de resolução do problema para que os alunos reflitam e compreendam.

Discuta com a turma:

  • Vocês compreenderam a estratégia utilizada?
  • Quais procedimentos diferentes poderiam ser aplicados para resolver esse problema?
  • Alguém resolveu o problema de maneira diferente? Como?
  • Quais operações foram utilizadas para resolver?

DISCUSSÃO DA SOLUÇÃO select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 MINUTOS (slides 7 a 9)

Orientações: Exemplificar as principais estratégias e procedimentos para a resolução da situação problema e os caminhos pensados e construídos para chegar a resposta. Professor, deve socializar com todos os alunos e solicitar que demonstrem as estratégias adotadas por eles para a resolução, valorizando todos os movimentos cognitivos utilizados. Orientar que as operações que podem ser utilizadas para solucionar o problema são a multiplicação e a divisão. Porém, poderão haver outras estratégias de resolução elaboradas pelos alunos, procure valorizá-las e socializar com a turma.

Professor, você pode encontrar informações sobre Campo Multiplicativo nos materiais complementares.

Propósito: Demonstrar algumas estratégias de resolução do problema para que os alunos reflitam e compreendam.

Discuta com a turma:

  • Vocês compreenderam a estratégia utilizada?
  • Quais procedimentos diferentes poderiam ser aplicados para resolver esse problema?
  • Alguém resolveu o problema de maneira diferente? Como?
  • Quais operações foram utilizadas para resolver?

ENCERRAMENTO select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos.

Orientações: Encerre relembrando que há uma relação entre a divisão e a multiplicação, ou seja, ambas compõem o campo multiplicativo, sendo portanto, operações que se relacionam conceitualmente. Aproveite para demonstrar que a multiplicação pode ser utilizada para tirar a prova real da divisão e vice-versa. E esta estratégia pode ser utilizada na resolução de problemas.

Propósito: Compreender a relação entre a multiplicação e a divisão.

Discuta com a turma:

  • Como podemos concluir que podemos utilizar a divisão ou a multiplicação para resolver o problema?
  • Vocês compreenderam a relação entre a divisão e a multiplicação?

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos

Orientações: Para finalizar a aula, apresente a atividade em que terão que resolver o problema.

Propósito: Avaliar se os alunos resolvem um problema com as operações de divisão e multiplicação.

Discuta com a turma:

  • Qual a informação principal você deve observar inicialmente para a resolução do problema?
  • Quais operações deverão ser utilizadas para resolver a atividade?

Materiais complementares:

Atividade raio x

Atividade complementar

Resolução raio x

Resolução atividade complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 MINUTOS

Orientações: EXPLICAR O OBJETIVO DA AULA PARA OS ALUNOS.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autora:  Raquel de Fatima Nocente Patini

Mentora: Sônia Maria dos Santos Campos Neves

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas

Habilidade da BNCC

EF05MA07 - Resolver e elaborar problemas de adição e subtração com números naturais e com números  racionais, cuja representação decimal seja finita, utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos.

EF05MA08 - Resolver e elaborar problemas de multiplicação e divisão com números naturais e com números racionais cuja representação decimal é finita (com multiplicador natural e divisor natural e diferente de zero), utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos.

Objetivos específicos

  1. Interpretar e resolver situações-problema envolvendo a divisão e multiplicação de números naturais.
  2. Compreender a relação das operações de divisão e multiplicação que caracterizam o campo multiplicativo.
  3. Elaborar estratégias para a resolução de problemas envolvendo divisão e multiplicação de números naturais.

Conceito-chave

Resolução de problemas envolvendo divisão e multiplicação de números naturais.

Conhecimentos prévios

Calcular o resultado de uma multiplicação ou divisão de números naturais.

Recursos necessários

Caderno, lápis, borracha.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Estimular os alunos a responderem as perguntas, para observarem a relação entre a divisão e multiplicação como operações interligadas que caracterizam o campo multiplicativo, observando e compreendendo a aplicabilidade das mesmas como estratégias na resolução de situações problemas.

Propósito: Solucionar situação problema usando operações do campo multiplicativo.

Discuta com a turma:

  • Vocês compreenderam os problemas? Quais estratégias vocês utilizarão para resolvê-los?
  • Existe alguma relação entre as perguntas? Quais?
  • Podemos utilizar as mesmas estratégias para resolver as duas situações? Por que?
  • O que podemos concluir após a resolução deste problema?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos (slides 4 a 6)

Orientações: Propor a situação problema aos alunos, estimulando-os para que analisem os dados do problema para decidirem a melhor estratégia a ser utilizada para a resolução. Professor, é importante sondar se os alunos interpretaram corretamente o enunciado, se identificam as operações necessárias, bem como se estabelecem estratégias para resolver o problema. Sugira que destaquem os números (dados) e a pergunta do problema e em seguida, organizem os dados para a melhor compreensão e interpretação do que o problema “quer saber”.

Propósito: Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos das operações de divisão e multiplicação como possíveis estratégias na resolução da situação-problema.

Discuta com a turma:

  • Vocês compreenderam o problema?
  • Quais estratégias vocês utilizarão para resolver a questão?
  • Para ela colocar um livro a mais em cada prateleira, quantos livros deveria ter?
  • Materiais complementares:

Atividade principal

Resolução atividade principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos (slides 4 a 6)

Orientações: Propor a situação problema aos alunos, estimulando-os para que analisem os dados do problema para decidirem a melhor estratégia a ser utilizada para a resolução. Professor, é importante sondar se os alunos interpretaram corretamente o enunciado, se identificam as operações necessárias bem como se estabelecem estratégias para resolver o problema. Sugira que destaquem os números (dados) e a pergunta do problema e em seguida, organizem os dados para a melhor compreensão e interpretação do que o problema “quer saber”.

Propósito: Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos de multiplicação como procedimento para a construção de estratégias na resolução da situação problema.

Discuta com a turma:

  • Vocês compreenderam o problema?
  • Quais estratégias vocês utilizarão para resolver a questão?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos (slides 4 a 6)

Orientações: Propor a situação problema aos alunos, estimulando-os para que analisem os dados do problema e assim, decidirem a melhor estratégia a ser utilizada para a resolução. Professor, é importante sondar se os alunos interpretaram corretamente o enunciado, se identificam as operações necessárias bem como se estabelecem estratégias para resolver o problema. Sugira que destaquem os números (dados) e a pergunta do problema e em seguida, organizem os dados para a melhor compreensão e interpretação do que o problema “quer saber”.

Propósito: Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos das operações de divisão e multiplicação como procedimentos para a construção de estratégias na resolução da situação problema.

Discuta com a turma:

  • Vocês compreenderam o problema?
  • Qual(is) operação(ões) vocês podem aplicar para responder a pergunta?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 MINUTOS (slides 7 a 9)

Orientações: Exemplificar as principais estratégias e procedimentos para a resolução da situação problema e os caminhos pensados e construídos para chegar a resposta. Professor, deve socializar com todos os alunos e solicitar que demonstrem as estratégias adotadas por eles para a resolução, valorizando todos os movimentos cognitivos utilizados. Orientar que as operações que podem ser utilizadas são a divisão e a multiplicação. Porém, poderão haver outras estratégias de resolução elaboradas pelos alunos, procure valorizá-las e socializar com a turma.

Professor, você pode encontrar informações sobre Campo Multiplicativo nos materiais complementares.

Propósito: Demonstrar algumas estratégias de resolução do problema para que os alunos reflitam e compreendam.

Discuta com a turma:

  • Vocês compreenderam a estratégia utilizada?
  • Quais procedimentos diferentes poderiam ser aplicados para resolver esse problema?
  • Alguém resolveu o problema de maneira diferente? Como?
  • Quais operações foram utilizadas para resolver?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 MINUTOS (slides 7 a 9)

Orientações: Exemplificar as principais estratégias e procedimentos para a resolução da situação problema e os caminhos pensados e construídos para chegar a resposta. Professor, deve socializar com todos os alunos e solicitar que demonstrem as estratégias adotadas por eles para a resolução, valorizando todos os movimentos cognitivos utilizados. Orientar que as operações a serem utilizadas são a multiplicação e a divisão. Porém, poderão haver outras estratégias de resolução elaboradas pelos alunos, procure valorizá-las e socializar com a turma.

Professor, você pode encontrar informações sobre Campo Multiplicativo nos materiais complementares.

Propósito: Demonstrar algumas estratégias de resolução do problema para que os alunos reflitam e compreendam.

Discuta com a turma:

  • Vocês compreenderam a estratégia utilizada?
  • Quais procedimentos diferentes poderiam ser aplicados para resolver esse problema?
  • Alguém resolveu o problema de maneira diferente? Como?
  • Quais operações foram utilizadas para resolver?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 MINUTOS (slides 7 a 9)

Orientações: Exemplificar as principais estratégias e procedimentos para a resolução da situação problema e os caminhos pensados e construídos para chegar a resposta. Professor, deve socializar com todos os alunos e solicitar que demonstrem as estratégias adotadas por eles para a resolução, valorizando todos os movimentos cognitivos utilizados. Orientar que as operações que podem ser utilizadas para solucionar o problema são a multiplicação e a divisão. Porém, poderão haver outras estratégias de resolução elaboradas pelos alunos, procure valorizá-las e socializar com a turma.

Professor, você pode encontrar informações sobre Campo Multiplicativo nos materiais complementares.

Propósito: Demonstrar algumas estratégias de resolução do problema para que os alunos reflitam e compreendam.

Discuta com a turma:

  • Vocês compreenderam a estratégia utilizada?
  • Quais procedimentos diferentes poderiam ser aplicados para resolver esse problema?
  • Alguém resolveu o problema de maneira diferente? Como?
  • Quais operações foram utilizadas para resolver?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos.

Orientações: Encerre relembrando que há uma relação entre a divisão e a multiplicação, ou seja, ambas compõem o campo multiplicativo, sendo portanto, operações que se relacionam conceitualmente. Aproveite para demonstrar que a multiplicação pode ser utilizada para tirar a prova real da divisão e vice-versa. E esta estratégia pode ser utilizada na resolução de problemas.

Propósito: Compreender a relação entre a multiplicação e a divisão.

Discuta com a turma:

  • Como podemos concluir que podemos utilizar a divisão ou a multiplicação para resolver o problema?
  • Vocês compreenderam a relação entre a divisão e a multiplicação?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos

Orientações: Para finalizar a aula, apresente a atividade em que terão que resolver o problema.

Propósito: Avaliar se os alunos resolvem um problema com as operações de divisão e multiplicação.

Discuta com a turma:

  • Qual a informação principal você deve observar inicialmente para a resolução do problema?
  • Quais operações deverão ser utilizadas para resolver a atividade?

Materiais complementares:

Atividade raio x

Atividade complementar

Resolução raio x

Resolução atividade complementar

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Números do 5º ano :

Com o plano de aula sobre números, os alunos aprendem expressão e comparação de números de até seis algarismos, fluência em cálculo mental e resolução de problemas com as quatro operações entre naturais e racionais positivos, reconhecimento de números racionais na forma fracionária e decimal, investigação de estratégias de cálculo de porcentagem por procedimentos não convencionais, resolução de problemas de contagem com uso de tabelas, diagramas e árvores de possibilidades.

MAIS AULAS DE Matemática do 5º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF05MA07 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano