10710
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 3º ano > Grandezas e Medidas

Plano de aula - Horas e minutos

Plano de aula de Matemática com atividades para 3º ano do Fundamental sobre Compreender as unidades de medidas de tempo horas e minutos; Identificar início, término ou duração de uma atividade; Realizar cálculos para obter o total da duração de um evento

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: José Ricardo Azevedo da Silva

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano
MAT3_21GRM05

Recursos

- Necessários: estojo, papel ou caderno do aluno para que faça as anotações pertinentes.
Algum meio de comunicação com alunos: Zoom, Meet, Google sala de aula, WhatsApp, e-mail ou impressão (em último caso).
Atividade principal

- Opcionais:
Celular, computador ou tablet
Relógio para montar
Relógio online
Relógios virtuais
Jogo: Aprendendo as horas
Jogo da memória das horas online

Para este plano, foque na etapa da Atividade principal

Atividade principal

O foco desta atividade principal é relação entre horas e minutos. Os alunos precisam ter acesso à atividade principal e, se for possível, um relógio analógico para montar - dessa forma, eles poderão trabalhar com um material concreto e até utilizá-lo para demonstrar o seu raciocínio. Caso esteja em uma videoconferência por alguma das ferramentas citadas acima, apresente os slides e siga as orientações da atividade com a turma. Eles podem observar os slides, copiar a situação no caderno, comentá-los e responder às questões levantando a mão, abrindo o seu microfone ou pelo bate-papo. Caso esteja utilizando outras ferramentas (por exemplo, o WhatsApp), você pode fotografar os slides ou enviar o arquivo da atividade principal para que os alunos tenham acesso. Eles podem copiar a situação em seu caderno para auxiliá-los nos cálculos. Outra opção é utilizar o relógio virtual, montado ou o do celular e utilizá-lo durante a aula para resolver a situação problema demonstrando a passagem do tempo. Os alunos podem responder aos questionamentos fotografando os relógios que mostram a passagem dos minutos, por vídeo fazendo a mesma demonstração, por áudio ou texto. O essencial é que eles consigam compartilhar as suas conclusões.

Discussão das soluções

Compartilhe os slides da discussão para que os alunos possam comparar essas soluções com as suas, concordar ou discordar através de texto ou de áudio. É importante que tenham senso crítico para fazer a sua autoavaliação e perceber se está seguindo pelo caminho certo ou se precisa melhorar em algum aspecto.

Encerramento

Retome resumidamente com a turma os conceitos explorados na aula. Os alunos devem copiar em seus cadernos para futuras consultas. Pergunte se eles gostariam de acrescentar alguma observação as anotações.

Raio X

A atividade do Raio X é bastante interessante, pois retoma a transformação da hora no relógio analógico e no digital. Ela pode ser usada para verificar se os alunos compreenderam e atingiram o objetivo da aula. Compartilhe da mesma forma que você usa para compartilhar as outras atividades. As atividades complementares também podem ser exploradas para esse fim.

Convite às famílias

Para que a família saiba como você está trabalhando e como ajudar os alunos, envie um texto ou um áudio aos responsáveis pelos alunos solicitando apoio para a realização das atividades. Explique o objetivo da aula e a importância do envolvimento dos familiares para que a tarefa seja concluída.
As famílias também podem explorar os relógios que há em casa e perguntar as horas de início e fim de atividades, a passagem do tempo, o cálculo de intervalos de tempo, entre outros. Podem também incentivar a utilizar os jogos indicados.

Sugestão Enviada Por: Elisa Vilalta


Código: MAT3_21GRM05

(EF03MA22) Ler e registrar medidas e intervalos de tempo, utilizando relógios (analógico e digital) para informar os horários de início e término de realização de uma atividade e sua duração.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Grandezas e Medidas do 3º ano:

Com o plano de aula sobre grandezas e medidas, os alunos aprendem unidades não padronizadas e padronizadas de comprimento, capacidade e massas, transformações básicas de unidades de medida de comprimento, capacidade e massa (as mais usuais), comparação entre áreas e noção de medida de área.

MAIS AULAS DE Matemática do 3º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas