Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano (MAT9_14GEO08)
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: Alguma rede social (Whatsapp, Facebook, etc.) e papel para anotações.
- Optativas: Calculadora.
Atividade principal
Pela rede social escolhida ofereça a seguinte situação para posterior discussão de soluções:
“Na construção de um telhado com duas quedas d’água é preciso comprar madeiras com as medidas já determinadas. O cume tem 1 m de altura e a distância entre a projeção desse cume e o fim do telhado, de um lado, é de 10 m e do outro 3 m. Sabe-se que o arquiteto quer que as quedas d’água façam 90º.” Calcule as vigas que vão do cume até o final de cada queda d’água.
Discussão das soluções, sistematização e encerramento
- Na discussão das soluções, mostre a relevância de se transformar o problema em desenhos geométricos para resolvê-los.
Convite às famílias
Peça para que seus alunos envolvam seus familiares, próximos neste momento, e relatem suas explorações sobre arquitetura e pesquisem qual o nome comumente usado para cada pedaço de telhado.
Sugestão Enviada Por: Fabio Menezes
Código: MAT9_14GEO08
(EF09MA13) Demonstrar relações métricas do triângulo retângulo, entre elas o teorema de Pitágoras, utilizando, inclusive, a semelhança de triângulos.
AULA 04
Com o plano de aula sobre geometria os alunos aprendem a reconhecer as relações entre os ângulos formados por retas paralelas cortadas por uma transversal; diferenciar ângulo inscrito de ângulo central; identificar transformações geométricas no plano; identificar as relações de semelhança entre figuras geométricas; identificar e reconhecer as relações métricas e trigonométricas no triângulo retângulo; utilizar os teoremas de Tales e de Pitágoras; reconhecer e identificar vistas ortogonais de figuras não planas.
Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.
Ver mais detalhes