10641
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Plano de aula - Localizando ruas e endereços

POR: Sonia Antunes Caregnato 17/07/2018
Código: MAT2_14GEO04

2º ano / Matemática / Geometria

Plano de aula alinhado à BNCC:

(EF02MA13) Esboçar roteiros a ser seguidos ou plantas de ambientes familiares, assinalando entradas, saídas e alguns pontos de referência.

Plano de aula de Matemática com atividades para 2ºano do Fundamental sobre Mapas/planta baixa.

 

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete e/ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Sonia Antunes Caregnato

Mentor: Cibele Diogo Kimura

Especialista de área: Pricilla Cristina Mendes Cerqueira

Habilidade da BNCC

(EF02MA13) Esboçar roteiros a ser seguidos ou plantas de ambientes familiares, assinalando entradas, saídas e alguns pontos de referência.

Objetivos específicos

Ler e entender mapas para localizar-se em espaços conhecidos e/ou desconhecidos.

Conceito-chave

Mapas/planta baixa.

Recursos necessários

  • Computador (preferencialmente com acesso a internet) e projetor multimídia;
  • Mapa local;
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.




 

 

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientação: Introduza a atividade com a cantiga “Se essa rua fosse minha”. Converse sobre como é a rua da cantiga e compare com o que tem na rua em que mora ou da própria escola.

Propósito: Reconhecer as ruas como importante espaço de localização.

Discuta com a turma:

  • Como é a rua da cantiga?
  • É igual à rua em que mora?
  • E como é a rua da escola?

Referência:

Cantiga popular “Se essa rua fosse minha” de Mário Lago e Roberto Martins feita em meados dos anos 30.

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientação: Converse sobre as ruas de sua cidade, a rua da escola e sobre a rua em que mora. Destaque alguns pontos de referência, e, se for possível, utilize o Google Maps para projetar a localização da escola ou do município, mostrando aos alunos em forma de planta baixa. Ou, se tiver disponível um mapa da cidade com a localização dos bairros e ruas também poderá ser muito útil para exploração e discussão de alguns pontos.

Propósito: Compreender que os mapas auxiliam na localização de um espaço conhecido ou desconhecido.

Discuta com a turma:

  • Você já precisou chegar num lugar que não sabia o endereço? Como fez?
  • Já viu como é o mapa da sua cidade?
  • Quais são as formas representadas?

Tempo sugerido: 22 minutos.

Orientações: O professor deve ler o convite e promover a interpretação.

Materiais complementares:

Atividade principal

Resolução atividade principal

Guia de intervenção

Tempo sugerido: 22 minutos.

Orientações: O professor deve ler o convite e promover a interpretação. Analisando o mapa a seguir os alunos devem responder as questões individualmente. Circule para verificar se os alunos estão compreendendo os enunciados relacionando ao desenho da planta baixa.

Propósito: Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos numa situação de leitura e interpretação de planta baixa.

Discuta com a turma:

  • Conseguiu localizar o local do evento? Mostre para mim.

Tempo sugerido: 22 minutos.

Orientações: O professor deve ler o convite e promover a interpretação. Analisando o mapa os alunos devem responder as questões individualmente. Circule para verificar se os alunos estão compreendendo os enunciados relacionando ao desenho da planta baixa. Depois, peça que confiram a solução encontrada com um colega. Procure acompanhar todos os alunos para observar se conseguiram compreender o mapa e realizar a atividade. No final, reserve um tempo para um debate coletivo, pois podem ocorrer mais de uma resposta e seria interessante ouvir a explicação das decisões tomadas para chegar ao mesmo local.

Propósito: Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos numa situação de leitura e interpretação de planta baixa.

Discuta com a turma:

  • Conseguiu localizar o local do evento? Mostre para mim.
  • Você compreendeu quais são os pontos de referência e identificou-os na planta? Explique.
  • É possível identificar mais de um caminho para chegar ao local da festa? Qual foi a sua escolha? Por quê?

Materiais Complementares:

Utilize o guia de intervenções para analisar dificuldades e realizar intervenções.

Você pode fazer o download desta atividade para imprimir para os seus alunos aqui.

Outros materiais que auxiliam muito o trabalho com Geometria, especialmente o conteúdo sobre plantas baixas, são o “Caderno PNAIC - Geometria” e o livro “Primeiros Mapas - como entender e construir”.

Referências:

Brasil. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Geometria / Ministério da Educação. – Brasília: MEC/SEB, 2014.

SIMIELLl, Maria Elena. Primeiros mapas. São Paulo: Anglo, 2011.

Tempo sugerido: 7 minutos.

Orientação: Observe as discutas entre os pares e anote o que for relevante para conversar com a turma. Confronte as respostas do caminho escolhido, como também a leitura do nome das ruas e a representação de outros elementos na planta.

Propósito: Envolver os alunos no processo de leitura, análise e compreensão de mapa, criando autonomia na tomada de decisão, refletindo e discutindo os resultados.

Discuta com a turma:

  • Explique o mapa para mim?
  • Qual informação do convite é necessária para resolver o problema?
  • Qual foi o trajeto marcado? É o mesmo do seu colega?

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientação: Feche a atividade lendo ou deixando que os alunos leiam a aprendizagem da aula sobre a importância de ler e entender mapas vendo-os de cima.

Propósito: Ler e entender mapas localizando endereços de elementos e espaços diversos, reconhecendo as formas de representação.

Tempo sugerido: 6 minutos.

Orientação: Entregue a atividade impressa, solicite que leiam e a realizem individualmente, analisando e interpretando informações e desenhos. Circule para verificar se os alunos estão compreendendo os enunciados relacionando ao desenho da planta baixa. O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar os comentários de cada um.

Propósito: Verificar se os estudantes avançaram na leitura de mapas, localizando desenhos e pontos de referência.

Discuta com a turma:

  • O que está representado nestas ruas?
  • Conseguiu localizar a casa indicada?
  • O que ajudou a localizar ela?

Materiais Complementares:

Atividade raio x

Atividade complementar

Resolução raio x

Resolução atividade complementar

Tempo sugerido: 6 minutos.

Orientação: Entregue a atividade impressa, solicite que leiam e a realizem individualmente, analisando e interpretando informações e desenhos. Circule para verificar se os alunos estão compreendendo os enunciados relacionando ao desenho da planta baixa. O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar os comentários de cada um.

Propósito: Verificar se os estudantes avançaram na leitura de mapas, localizando desenhos e pontos de referência.

Discuta com a turma:

  • O que está representado nestas ruas?
  • Conseguiu localizar a casa indicada?
  • O que ajudou a localizá-la?

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Sonia Antunes Caregnato

Mentor: Cibele Diogo Kimura

Especialista de área: Pricilla Cristina Mendes Cerqueira

Habilidade da BNCC

(EF02MA13) Esboçar roteiros a ser seguidos ou plantas de ambientes familiares, assinalando entradas, saídas e alguns pontos de referência.

Objetivos específicos

Ler e entender mapas para localizar-se em espaços conhecidos e/ou desconhecidos.

Conceito-chave

Mapas/planta baixa.

Recursos necessários

  • Computador (preferencialmente com acesso a internet) e projetor multimídia;
  • Mapa local;
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.




 

 


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

AULAS DESSA UNIDADE:

AULA 04

Localizando ruas e endereços

VOCÊ ESTÁ AQUI

AULAS DESSA DISCIPLINA:

AULAS RELACIONADAS:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes