Resumo da aula

Orientações: Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete e/ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Aquecimento
Tempo sugerido: 4 minutos.
Orientação: O livro “Não é uma caixa” é uma estratégia muito interessante para abordar de forma simples a observação de um objeto, além de aguçar a imaginação e a criatividade. Partindo deste pressuposto, a sugestão é que o professor traga para a sala quatro caixas de papelão com tamanhos diferentes. Para o primeiro momento da aula, solicite que olhem para as caixas, analisem os tamanhos e posições que ocupam. Explique que nesta aula de geometria vão aprender a representar objetos por meio de diferentes pontos de vista, a qual chamamos de planta baixa.
Propósito: Levar o aluno a fazer comparações percebendo sentidos, posições e tamanhos de objetos.
Discuta com a turma:
- As caixas possuem tamanhos iguais?
- Quais as diferenças ou semelhanças entre elas?
- É possível representá-las numa folha de sulfite? Como?
Materiais Complementares:
A sugestão do livro “Não é uma caixa” é para que a ludicidade seja aproveitada nesta faixa etária, na qual o personagem embarca em gostosas aventuras utilizando uma simples caixa de papelão. Caso não seja possível apresentar o livro, o professor pode conhecer a obra para que possa trabalhar com seus alunos.
Referências:
PORTIS, Antoinette. Não é uma caixa. Título original: Not a Box. Tradução: MACHADO, Cassiano Elek. 2ed. São Paulo: Cosac Naify, 2013.
Atividade principal (slides 4 e 5)
Tempo sugerido: 26 minutos.
Orientação: Solicite que façam individualmente os desenhos das caixas numa folha de sulfite. Oriente que os desenhos serão expostos para que apreciem as produções dos colegas e façam comparações. É muito importante que o professor circule pela sala observando os desenhos para analisar como cada um interpreta e faz a extração de vistas de uma figura geométrica espacial. Concluída esta etapa, o trabalho seguinte será de analisar juntamente com os alunos como eles reproduziram os desenhos. Ou seja, será que usaram perspectivas diferentes, considerando a localização de cada um na sala, ou utilizaram o mesmo ponto de vista?
Propósito: Utilizar noções de escala e de vistas na representação de objetos.
Discuta com a turma:
- Conseguiu desenhar as quatro caixas? Compare o seu desenho com as caixas? Como ficou?
- Olhem para os desenhos dos colegas, o que mudou?
- Conseguiu ver as caixa da mesma forma que as desenhou? Será que o lugar que cada um ocupa pode mudar a visão dos objetos para fazer o desenho?
Materiais Complementares:
Guia de intervenção
Resolução da atividade
Outros materiais que auxiliam muito o trabalho com Geometria, especialmente ao introduzir o conteúdo sobre plantas baixas, são o “Caderno PNAIC - Geometria” e o livro “Primeiros Mapas - como entender e construir”.
Referências:
Brasil. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Geometria / Ministério da Educação. – Brasília: MEC/SEB, 2014.
SIMIELLl, Maria Elena. Primeiros mapas. São Paulo: Anglo, 2011.
Atividade principal (slides 4 e 5)
Tempo sugerido: 26 minutos.
Orientação: Divida a sala em 4 grupos e explique que cada um deles deverá observar bem as caixas e desenhar apenas conforme a orientação:
- Grupo 1: de frente
- Grupo 2: de cima
- Grupo 3: do lado direito
- Grupo 4: do lado esquerdo
Entregue apenas uma folha de sulfite a cada grupo e acompanhe as discussões, interferindo e até mesmo indagando-os se perceber a necessidade de mediação. Solicite que escrevam no verso da folha qual foi a orientação dada ao grupo. Ao final, recolha as folhas e converse com a turma sobre o objetivo da atividade. Desta forma, o professor mostra para a turma folha por folha, para que identifiquem qual é a visão do desenho, ou melhor, qual é vista dos objetos (cima, frente, lado direito ou lado esquerdo). Depois de conversar sobre as representações, explique que podemos representar um objeto sob diferentes vistas, mas para fazer uma planta baixa, a visão é sempre de cima. Por fim, faça a exposição dos desenhos intitulando cada uma das folhas para que analisem e comparem cada uma das formas representadas.
(Caso tenha tempo ou consiga aplicar, sugere-se entregar uma caixa de papelão a cada grupo para que utilizem a criatividade para transformá-la, assim como na história citada “Não é uma caixa”, podendo usar apenas a imaginação ou acrescentando materiais alternativos, apresentando aos demais a sua criação. Depois, pode fazer uma produção de texto envolvendo a geometria na história.)
Propósito: Desenvolver a observação na representação de objetos sob diferentes pontos de vista.
Discuta com a turma:
- O que mudou da primeira representação que fez comparando com esta?
- Consegue perceber as diferentes vistas de um objeto e sua representação?
- Compreendeu a importância de um desenho visto de cima? Lembra de algum desenho já feito desta forma? Comente.
Discussão da solução
Tempo sugerido: 6 minutos.
Orientação: Este momento é de muito aprendizado, onde os alunos demonstram as observações feitas e conseguem aprimorar as noções geométricas. Assim, o professor aproveita as dúvidas ou questionamentos para ampliar o conteúdo sobre mapas, especificamente plantas baixas. Se ainda não perceberam, deve ressaltar que embora não temos o hábito de olhar de cima, é assim que as representações são feitas em mapas ou plantas de casas, apartamentos, ruas, entre outros. Faça-os comparar os desenhos com as caixas, mostre a necessidade do uso de escala nestas representações.
Propósito: Apresentar desenhos que representem diferentes vistas de objetos associando à planta baixa.
Discuta com a turma:
- O que mudou da vista dos lados direito e esquerdo?
- Como ficou a vista de frente comparando com o seu primeiro desenho?
- O que achou da vista de cima? Costuma desenhar objetos assim?
- Compreendeu a expressão “planta baixa”? Já viu alguns desenhos assim?
Materiais Complementares:
Sistematização do conceito
Tempo sugerido: 4 minutos.
Orientação: Encerre a atividade fazendo-os perceber que quando representamos objetos em forma de planta baixa é preciso fazê-los como se estivesse vendo-os de cima.
Propósito: Reconhecer a vista vertical como representação em planta baixa.
Encerramento
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientação: Feche a atividade lendo ou deixando que os alunos leiam a aprendizagem da aula e a importância em perceber que quando representamos objetos em forma de planta baixa é preciso fazê-los como se estivesse vendo-os de cima.
Propósito: Desenvolver a noção geométrica, aprimorando a percepção de objetos em diferentes modos de representação e reconhecer a vista vertical como importante forma de representação em planta baixa.
Raio X
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientação: Nesta atividade, os alunos devem ler e procurar resolver individualmente as questões. O professor circula pela sala observando se apresentam dificuldades em resolver, anotando comentários ou auxiliando, caso necessário. O raio x é um momento para avaliar se os alunos compreenderam o conteúdo proposto, conseguindo êxito na resolução deste plano conceitual, representando os objetos de forma vertical, para poder ampliar e avançar nos conceitos sobre plantas baixas.
Propósito: Interpretar desenhos de plantas baixas simples.
Discuta com a turma:
- O que mudou de um desenho para outro?
- Conseguiu identificar o esboço da caixa vista de cima? Mostre a sua resposta.
- Você acha que precisa ir até o lixeiro para observá-lo. Acha mais fácil ou consegue representá-lo sem precisar se deslocar na sala?
Materiais Complementares:
Raio X para impressão
Resolução do Raio X
Atividade complementar
Resolução da Atividade complementar