Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano MAT2_13GEO03
Recursos:
- Necessários: Um meio de comunicação com os alunos (WhatsApp, Google ClassRoom, ou envio das tarefas impressas pelos responsáveis); material do aluno.
Para este plano, foque nas etapas da Atividade principal e Discussão das soluções
Atividade principal
Realize uma conversa inicial pelo WhatsApp sobre o caminho que fazem para chegar até a escola, por onde passam, ruas e avenidas, estabelecimentos comerciais, praças, etc. Explique que com esta aula aprenderão a localizar-se e deslocar-se reconhecendo as direções: direita/esquerda. Pergunte se sabem como ficam posicionados em relação à casa dos vizinhos, por exemplo. Este momento serve para levantar os conhecimentos prévios e perceber seus diferentes pontos de vista. Utilize os termos perto, longe, frente, atrás, centro, direita, esquerda, etc.
- O que tem no lado direito da sua casa? E no esquerdo?
- Na rua há vários elementos e objetos. O que tem na frente de sua casa? E atrás? Do outro lado da rua?
- Quais os pontos de destaque da sua rua?
- Como é o trajeto que você faz para chegar até a escola?
Você pode enviar estas questões junto com a atividade principal, entregue impressas aos responsáveis, ou poste na sua sala no Google Classroom. A sugestão original é que você conte a história “Se eu fosse muito magrinho” (autor António Mota, ilustrador Rui Castro). O propósito é falar numa linguagem que se aproxime do universo literário da criança com o intuito de desenvolver a percepção espacial de forma lúdica. Mas se preferir, pode partir direto para a atividade principal. Neste caso adapte o enunciado da questão. Você também pode fotografar a imagem do slide 5 e enviar no grupo para os alunos. Encaminhe as imagens e os questionamentos junto com as consignas da tarefa. Os alunos podem fazer o registro por escrito ou usando o Google Documentos e compartilhar com você.
Discussão das soluções
Permita que os alunos descrevam os trajetos socializando com a turma no grupo de whatsApp. Há várias possibilidades de comparação por meio da análise das respostas deles, considerando os pontos de referência e os deslocamentos. Você pode enviar as perguntas para eles no grupo por mensagem ou gravar áudio, e eles podem responder da mesma forma. Pode acontecer de responderem “vai, daí vira e vai” ou “vai reto até encontrar a vaca no caminho daí vira” sem utilizar o vocabulário adequado ao deslocamento e posicionamento dos elementos de referência. Neste sentido faça referência ao uso dos termos à direita, à esquerda, em frente, acima, abaixo, por meio de questionamentos como “Explique para nós: antes de chegar na vaquinha, você precisa mudar de direção e vai escolher à direita ou à esquerda?” ou “A árvore é um obstáculo ou é uma referência?”
Instigue-os na comparação dos caminhos descritos pelos colegas e estimule as explicações de cada aluno para que se sintam à vontade em expor seus pensamentos:
- Ao escolher o caminho 1, acha que há muitos obstáculos? É um caminho fácil ou difícil de seguir? O que dificultou ou facilitou?
- Ao descrever os caminhos 2 e 3, vocês acham que conseguiriam chegar facilmente na escola prestando atenção nas direções que os colegas explicaram?
Se você não tiver acesso ao WhatsApp, você pode devolver a tarefa com as descrições que eles fizeram, inserindo as diferentes respostas e algumas perguntas comparativas que os façam pensar sobre a situação. Se estiver usando o Google Documentos, faça os comentários com estas questões.
Encerramento
Encerre a atividade fazendo-os refletir que dependendo da posição que ocupam em relação aos desenhos, o sentido e direção também mudam. Retome que os termos "frente/atrás", "direita/esquerda" alteram de acordo com a mudança do ponto de referência. Pode enviar este encerramento junto com a devolutiva da tarefa, ou escrevê-lo nos comentários.
Raio X
Esta atividade serve para avaliar a aprendizagem da aula. Encaminhe o documento impresso ou use o slide 8 apresentando a situação aos alunos e solicitando que a realizem, e depois que devolvam para você.
Convite às famílias
Convide a família a participar junto com os alunos da etapa da Atividade Principal. Você pode enviar um texto junto com a atividade ou um áudio no grupo da turma, solicitando o apoio dos responsáveis.