Resumo da aula

Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete e/ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Retomada
Tempo sugerido: 7 minutos.
Orientação: Prepare com antecedência as figuras geométricas espaciais a serem utilizadas, preferencialmente cubo, pirâmide de base quadrada, bloco retangular, cilindro e cone. Caso não tenha disponíveis estas figuras, os materiais podem ser caixas recicláveis, rolinho de papel higiênico, dado ou se preferir pode imprimir alguns modelos para montar. Separe-os em grupos de até quatro alunos, distribua as figuras, peça que manuseiem os materiais e questione sobre a forma que cada objeto pode ser representado em planta baixa, retomando a vista de cima. Entregue uma folha de sulfite a cada grupo e questione sobre como podem representar no papel a planta baixa de cada forma. Auxilie, caso necessário, orientando que devem contornar cada uma das formas.
Propósito: Manipular objetos para descrever a representação de planta baixa de cada forma, percebendo as diferenças e observando a vista de cima.
Discuta com a turma:
- Percebem diferenças entre as figuras geométricas espaciais? Como elas são? Quais os nomes de cada uma?
- Como será a planta baixa do cilindro? Será que tem outra figura com a mesma representação da planta baixa?
- O cubo tem a mesma forma da pirâmide? E como será a planta baixa?
- Compare todas as formas e as plantas baixas, o que observou?
Materiais complementares:
Atividade de retomada
Atividade principal (slides 4, 5 e 6)
Tempo sugerido: 26 minutos.
Orientação: Converse com a turma sobre as diferentes moradias e as características da casa de cada um, deixando-os expor sobre a casa onde moram, as figuras que se parecem com ela e como elas são vistas de fora e de cima, qual a forma podem ter. Peça que falem como são as divisões internas das casas, preparando-os para representar em planta baixa. Você pode projetar ou imprimir as imagens das casas, se achar necessário, ou apenas dialogar.
Propósito: Propor uma reflexão sobre as diferentes moradias e a casa em que vivem, comparando diferentes representações.
Discuta com a turma:
- Como é sua casa, grande ou pequena?
- O que tem em frente ou atrás dela?
- Quais as formas que ela possui?
- Ela se parece com alguma figura geométrica espacial?
- Como ela é vista de cima? E como ela é por dentro?
Materiais Complementares:
Utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos as formas de representação, algumas dificuldades e intervenções.
Para ampliar o conteúdo sobre moradias de forma interdisciplinar o professor pode utilizar o livro literário “Cada casa casa com cada um” que retrata diferentes moradias dos animais, mas que também faz refletir sobre a sua própria casa. E ainda como sugestão, há o poema “A casa e seu dono” de Elias José e a música “A casa” de Vinicius de Moraes.
Referência:
PESTILI, Ellen. Cada casa casa com cada um. 1ed. São Paulo: Editora do Brasil, 2013.
Materiais complementares:
Atividade principal
Resolução da atividade principal
Guia de intervenções
Atividade principal (slides 4, 5 e 6)
Tempo sugerido: 26 minutos.
Orientação: Apresente uma lista de cômodos que deve conter numa casa e converse sobre as divisões internas desta casa. Entregue uma folha de sulfite e peça para, em duplas, fazer a planta baixa dela. Nesta atividade, o professor deve circular entre a turma para acompanhar as discussões e realizar intervenções, fazendo anotações ou questionando-os. Depois de pronto, fazer uma exposição das plantas baixas para que observem e analisem as diferentes formas de representação.
Propósito: Discutir sobre a organização interna de uma casa, fazendo a representação em planta baixa.
Discuta com a turma:
- Quantos cômodos têm esta casa?
- E sua casa é igual a essa?
- O que tem de diferente?
- Como ela está dividida?
- A sala ficou perto de qual cômodo?
- Onde vocês pensaram em representar os quartos?
- Eles são grandes ou pequenos?
Atividade principal (slides 4, 5 e 6)
Tempo sugerido: 26 minutos.
Orientação: Entregue a folha impressa com a atividade para que façam primeiro uma lista dos cômodos e a quantidade de cada um que há na casa. Oriente que após elencar os cômodos, devem fazer a planta baixa, procurando desenhar em escala e com vista de cima, podendo nomear cada um dos cômodos. Usando como referência o quarto do aluno, solicite que destaque-o, pintando, depois de pronta a planta.
Propósito: Fazer a planta baixa da casa em que mora.
Discuta com a turma:
- Quantos cômodos têm a sua casa?
- Ela se parece com a casa de algum colega?
- O que tem de semelhante ou diferente?
Materiais Complementares:
Encontre aqui a atividade para impressão.
Discussão da solução
Tempo sugerido: 6 minutos.
Orientação: Levar a turma para observar os desenhos analisando as plantas baixas resultará em questionamentos e troca de saberes. Será possível confrontar as diferenças entre as plantas baixas e para isso, chame-os até o painel das produções para explicar como está organizada a planta baixa da sua casa.
Propósito: Fazer com que os alunos observem as diferentes representações, fazendo comparações e apresentando argumentos sobre a forma representada.
Discuta com a turma:
- Onde fica a entrada da casa?
- Conseguiram desenhar na planta todos os cômodos listados?
- Vocês acham que alguma representação está diferente? Explique.
Materiais Complementares:
Encontre aqui o documento com resoluções para a atividade.
Encerramento (slides 8 e 9)
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientação: Encerre a atividade retomando a questão de vistas ao representar uma planta baixa. Se desejar, anote no quadro ou apresente o slide.
Propósito: Levar o aluno a compreender a vista de cima para representar em forma de planta baixa.
Encerramento (slides 8 e 9)
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientação: Encerre a atividade retomando a questão de vistas ao representar uma planta baixa. Se desejar, anote no quadro ou apresente o slide.
Propósito: Levar o aluno a compreender a vista de cima para representar em forma de planta baixa.
Raio X
Tempo sugerido: 6 minutos.
Orientação: O trecho que fala sobre a “casa do Zé” é de uma música conhecida por muitos que visa desenvolver a atenção e a concentração. Este “Zé” pode ser identificado como um tio, avô, amigo ou vizinho que mora numa casa com algumas particularidades diferentes das outras. Após a exploração verbal pelo professor da parte inicial que remete à música, é importante que os alunos leiam silenciosamente o enunciado com atenção, observando bem os detalhes que estão à direita, esquerda ou em frente, bem como a dimensão de cada casa para desenhar adequadamente os tamanhos e as representações. Você pode projetar, passar no quadro ou fazer cópia para os alunos.
Propósito: Ler e interpretar o enunciado fazendo a representação de casas de tamanhos diferentes em forma de planta baixa.
Discuta com a turma:
- As casas são iguais? O que tem de diferente entre elas?
- Você percebeu o tamanho de cada casa? Fazendo a planta baixa delas, o que muda?
- Qual a forma mais adequada para representar a casa do Zé?
Materiais Complementares:
Encontre aqui a resolução desta atividade.
Faça o download das atividades complementares e a resolução.
Referência: BEDRAN, Bia. “A casa do Zé.” Disponível no CD: Jogos e brincadeiras na Educação Física – Prof. Bahiaiv
Materiais complementares:
Atividade complementar
Atividade Raio X
Resolução da Atividade complementar
Resolução do Raio X