9526
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 4º ano > Números

Plano de aula - Formando números decimais

Plano de aula de Matemática com atividades para 4º ano do Fundamental sobre Representar as frações com denominador 100 na forma decimal utilizando o sistema monetário.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Mirian Carla Neiva Borges da Silva

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano
MAT4_12NUM_01

Recursos
USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS
- Necessários: (apenas se forem absolutamente indispensáveis; caso contrário, inserir todos como opcionais)
- Opcionais: Google Apresentações, Google Formulários, Google Documentos, Geogebra, Google Meet, YouTube.

Para este plano, foque na etapa Atividade Principal.

Aquecimento
Para que os alunos respondam às questões apresentadas nas orientações ao professor você pode organizá-las usando o Google Formulários ou em folha impressa. Solicite, em seguida, que eles pesquisem em revistas, jornais ou sites comerciais os valores identificados. No caso da pesquisa digital é possível fazer uma montagem dos preços encontrados nas propagandas usando slides via Google Apresentações. No caso de recortes de revistas, jornais ou folhetos o aluno pode fazer uma colagem em folhas de tamanho A4 ou uma única de tamanho A3 (caso tenham acesso a estes materiais).

Atividade principal
As primeiras questões propostas, referentes aos números decimais com base no sistema monetário, podem ser respondidos usando folha impressa ou via Google Documentos. No caso da malha quadriculada, organize as instruções para que os alunos utilizem o Geogebra como recurso para trabalhar a partir das instruções dadas (use as questões problematizadoras presentes nas orientações ao professor como base para os encaminhamentos individuais).
Caso os alunos não tenham acesso aos recursos digitais, você pode solicitar que eles façam o mesmo movimento usando uma folha de papel quadriculado. Caso não seja uma folha de papel quadriculado, é possível utilizar uma malha quadriculada impressa com 100 quadradinhos no mínimo (ou seja, uma malha 10x10).

Discussão das soluções
O professor pode organizar uma videoconferência via Google Meet para discussão das questões indicadas nesta etapa. Caso isso não seja possível o professor pode fazer uma curadoria sobre algumas das soluções encontradas e pedir que os alunos criem boas perguntas para a solução. Isso pode ser feito usando o Google Documentos, de maneira coletiva, ou em folha impressa individualmente.

Sistematização
Você pode organizar um vídeo pelo YouTube explicando do que se tratam as frações decimais, indicando alguns exemplos para melhor compreensão por parte dos alunos.
Caso os alunos não tenham acesso à internet, você pode apresentar as ideias em folhas impressas.

Encerramento
Pedir que os alunos façam um breve resumo sobre o que entenderam sobre frações decimais, usando como base o material recebido na etapa anterior (Sistematização), seja em vídeo ou em folha impressa.

Raio X
Proponha que os alunos resolvam no próprio caderno as questões apresentadas nesta etapa (incluindo as que estão disponíveis no arquivo de atividade complementar), com o auxílio da família, para que possam verificar junto ao gabarito (fornecido após a resolução) se fizeram corretamente ou não.

Convite às famílias
Convide a família a acompanhar o aluno na resolução das questões propostas na etapa de Raio X.

Sugestão Enviada Por: Fernando Barnabé


Código: MAT4_12NUM01

(EF04MA10) Reconhecer que as regras do sistema de numeração decimal podem ser estendidas para a representação decimal de um número racional e relacionar décimos e centésimos com a representação do sistema monetário brasileiro.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Números do 4º ano:

Com o plano de aula sobre números, os alunos aprendem representação e comparação de números naturais de até 5 ordens, decomposição com adições e multiplicações por potências de 10; operações de adição, subtração, multiplicação e divisão, incluindo cálculo mental e resolução de problemas envolvendo contagem; frações unitárias (1/2, 1/3, 1/4, 1/5, 1/0 e 1/100) e representação das frações 1/10 e 1/100 na forma decimal, na reta numerada e em valores monetários.

MAIS AULAS DE Matemática do 4º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas