Objetivo
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor/Mentor: Paulo César da Silva Rocha
Revisora pedagógica: Eliane Zanin
Especialista de área: Sandra Regina Correa Amorim
Habilidade da BNCC
EF03MA11- Compreender a ideia de igualdade para escrever diferentes sentenças de adições ou de subtrações de dois números naturais que resultem na mesma soma ou diferença.
Objetivos específicos
Identificar o sentido de igualdade em uma operação numérica de subtração.
Conceito-chave
Conceito de igualdade; sentença matemática de subtração
Recursos necessários
- Folha de papel A4 branca;
- Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não;
- Datashow(opcional).
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete o leia o objetivo para os alunos.
Propósito: Apresentar o objetivo da aula à turma.
Aquecimento
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientação: Comece a aula questionando os alunos sobre os conceitos de igualdade e diferença. Peça para que pensem sobre as sentenças 20 - 4 - 1 e 30 - 12 - 8 - 5 e se ela representa uma igualdade ou não e a devida justificativa.
Propósito: Resgatar o que os alunos já sabem sobre igualdade, equivalência e diferença, de forma que possa atingir o objetivo desta aula, além de relembrar o conceito da subtração.
Discuta com a turma:
- O que significa igualdade?
- Você consegue escrever duas sentenças envolvendo operação de subtração que tenham resultados iguais?
- De que forma podemos descobrir se uma sentença é igual a outra?
Atividade Principal
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientação: Distribua as questões impressas (ou projete), incentivando os alunos a pensarem sobre a relação da quantidade total de bolinhas de gude e a quantidade após as perdas das bolinhas de gude de ambos os meninos.
Propósito: Os alunos devem compreender o conceito de igualdade, que caracteriza-se quando duas operações ou quantidades são iguais entre si, ou de diferença, quando as quantidades são diferentes.
Discuta com a turma:
- Que sentença matemática podemos escrever para expressar a relação entre o número de bolinha de gude que cada menino tinha e as perdas ao longo dos dias?
- Que sentença matemática podemos escrever para relacionar as perdas de Pedro e as perdas de João?
- Que relações há entre as duas sentenças?
Materiais complementares:
Resolução da Atividade Principal
Discussão da solução
Tempo sugerido: 13 minutos.( slides 5 e 6)
Propósito: Compartilhar a resolução da atividade e discuti-la com a turma. Espera-se que os estudantes sejam capazes de refletir a situação-problema apresentada e identificar a relação de igualdade entre as quantidades.
Orientação: Convide os alunos a compartilharem suas conclusões e como chegaram a elas. Observe as estratégias utilizadas por eles, e pergunte se mais algum aluno fez da mesma maneira. Pergunte também se outro aluno fez de maneira diferente. É possível que os alunos tenham calculado de diferentes formas.
Discuta com a turma:
- Como podemos escrever uma sentença que representa as quantidades de bolinhas de gude de Pedro? E de João?
- Como devemos proceder para encontrar uma relação entre as duas sentenças?
- Sua abordagem foi bem-sucedida? O que você aprendeu com sua abordagem?
- Você ainda tem alguma dúvida? Caso você não tenha dúvida, escreva um problema semelhante e resolva-o.
Material Complementar:
Discussão da solução
Tempo sugerido: 13 minutos.( slides 5 e 6)
Propósito: Compartilhar a resolução da atividade e discuti-la com a turma. Espera-se que os estudantes sejam capazes de refletir a situação-problema apresentada e identificar a relação de igualdade entre as quantidades.
Orientação: Convide os alunos a compartilharem suas conclusões e como chegaram a elas. Observe as estratégias utilizadas por eles, e pergunte se mais algum aluno fez da mesma maneira. Pergunte também se outro aluno fez de maneira diferente. É possível que os alunos tenham calculado de diferentes formas.
Discuta com a turma:
- Como podemos escrever uma sentença que representa as quantidades de bolinhas de gude de Pedro? E de João?
- Como devemos proceder para encontrar uma relação entre as duas sentenças?
- Sua abordagem foi bem-sucedida? O que você aprendeu com sua abordagem?
- Você ainda tem alguma dúvida? Caso você não tenha dúvida, escreva um problema semelhante e resolva-o.
Sistematização do conceito
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientação: Encerre a atividade retomando com os estudantes a relação entre equivalência e equilíbrio. Retome os conceitos matemáticos utilizados na aula.
Propósito: Sistematizar os conceitos aprendidos nesta aula, conceitos de igualdade em operações numéricas envolvendo adição.
Discuta com a turma:
- Sobre o que foi o grande debate matemático na aula de hoje? O que você aprendeu com ele?
- O que se manteve como você pensava? O que mudou?
- O que aconteceria se você mudasse algum aspecto?
- Quais foram seus pontos fortes e fracos, nesta unidade? Qual é o seu plano para melhorar nas áreas em que teve dificuldade?
Encerramento
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Encerre a atividade retomando com os estudantes a relação entre o sentido de igualdade e diferença, assim como é este sentido aplicado à sentenças de subtração. Retome os conceitos matemáticos utilizados na aula.
Propósito: Encerrar a atividade da aula.
Raio X
Tempo sugerido: 8 minutos.
Orientações: Projete o exercício acima ou entregue folhas impressas. Peça que resolvam individualmente.
Propósito: Exercitar as aprendizagens da aula.
Materiais complementares: