10575
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para:   

Plano de aula - Sentido da igualdade em operações de subtração

Plano de aula de Matemática com atividades para 3º ano do Fundamental sobre Identificar o sentido de igualdade em uma operação numérica de adição.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Luana Pires Barbosa

 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor/Mentor: Paulo César da Silva Rocha

Revisora pedagógica: Eliane Zanin

Especialista de área: Sandra Regina Correa Amorim

Habilidade da BNCC

EF03MA11- Compreender a ideia de igualdade para escrever diferentes sentenças de adições ou de subtrações de dois números naturais que resultem na mesma soma ou diferença.



Objetivos específicos

Identificar o sentido de igualdade em uma operação numérica de subtração.

Conceito-chave

Conceito de igualdade; sentença matemática de subtração

Recursos necessários

  • Folha de papel A4 branca;
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não;
  • Datashow(opcional).




Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete o leia o objetivo para os alunos.

Propósito: Apresentar o objetivo da aula à turma.

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Comece a aula questionando os alunos sobre os conceitos de igualdade e diferença. Peça para que pensem sobre as sentenças 20 - 4 - 1 e 30 - 12 - 8 - 5 e se ela representa uma igualdade ou não e a devida justificativa.

Propósito: Resgatar o que os alunos já sabem sobre igualdade, equivalência e diferença, de forma que possa atingir o objetivo desta aula, além de relembrar o conceito da subtração.

Discuta com a turma:

  • O que significa igualdade?
  • Você consegue escrever duas sentenças envolvendo operação de subtração que tenham resultados iguais?
  • De que forma podemos descobrir se uma sentença é igual a outra?

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientação: Distribua as questões impressas (ou projete), incentivando os alunos a pensarem sobre a relação da quantidade total de bolinhas de gude e a quantidade após as perdas das bolinhas de gude de ambos os meninos.

Propósito: Os alunos devem compreender o conceito de igualdade, que caracteriza-se quando duas operações ou quantidades são iguais entre si, ou de diferença, quando as quantidades são diferentes.

Discuta com a turma:

  • Que sentença matemática podemos escrever para expressar a relação entre o número de bolinha de gude que cada menino tinha e as perdas ao longo dos dias?
  • Que sentença matemática podemos escrever para relacionar as perdas de Pedro e as perdas de João?
  • Que relações há entre as duas sentenças?

Materiais complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos.( slides 5 e 6)

Propósito: Compartilhar a resolução da atividade e discuti-la com a turma. Espera-se que os estudantes sejam capazes de refletir a situação-problema apresentada e identificar a relação de igualdade entre as quantidades.

Orientação: Convide os alunos a compartilharem suas conclusões e como chegaram a elas. Observe as estratégias utilizadas por eles, e pergunte se mais algum aluno fez da mesma maneira. Pergunte também se outro aluno fez de maneira diferente. É possível que os alunos tenham calculado de diferentes formas.

Discuta com a turma:

  • Como podemos escrever uma sentença que representa as quantidades de bolinhas de gude de Pedro? E de João?
  • Como devemos proceder para encontrar uma relação entre as duas sentenças?
  • Sua abordagem foi bem-sucedida? O que você aprendeu com sua abordagem?
  • Você ainda tem alguma dúvida? Caso você não tenha dúvida, escreva um problema semelhante e resolva-o.

Material Complementar:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos.( slides 5 e 6)

Propósito: Compartilhar a resolução da atividade e discuti-la com a turma. Espera-se que os estudantes sejam capazes de refletir a situação-problema apresentada e identificar a relação de igualdade entre as quantidades.

Orientação: Convide os alunos a compartilharem suas conclusões e como chegaram a elas. Observe as estratégias utilizadas por eles, e pergunte se mais algum aluno fez da mesma maneira. Pergunte também se outro aluno fez de maneira diferente. É possível que os alunos tenham calculado de diferentes formas.

Discuta com a turma:

  • Como podemos escrever uma sentença que representa as quantidades de bolinhas de gude de Pedro? E de João?
  • Como devemos proceder para encontrar uma relação entre as duas sentenças?
  • Sua abordagem foi bem-sucedida? O que você aprendeu com sua abordagem?
  • Você ainda tem alguma dúvida? Caso você não tenha dúvida, escreva um problema semelhante e resolva-o.

Sistematização do conceito select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Encerre a atividade retomando com os estudantes a relação entre equivalência e equilíbrio. Retome os conceitos matemáticos utilizados na aula.

Propósito: Sistematizar os conceitos aprendidos nesta aula, conceitos de igualdade em operações numéricas envolvendo adição.

Discuta com a turma:

  • Sobre o que foi o grande debate matemático na aula de hoje? O que você aprendeu com ele?
  • O que se manteve como você pensava? O que mudou?
  • O que aconteceria se você mudasse algum aspecto?
  • Quais foram seus pontos fortes e fracos, nesta unidade? Qual é o seu plano para melhorar nas áreas em que teve dificuldade?

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Encerre a atividade retomando com os estudantes a relação entre o sentido de igualdade e diferença, assim como é este sentido aplicado à sentenças de subtração. Retome os conceitos matemáticos utilizados na aula.

Propósito: Encerrar a atividade da aula.

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações: Projete o exercício acima ou entregue folhas impressas. Peça que resolvam individualmente.

Propósito: Exercitar as aprendizagens da aula.

Materiais complementares:

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete o leia o objetivo para os alunos.

Propósito: Apresentar o objetivo da aula à turma.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor/Mentor: Paulo César da Silva Rocha

Revisora pedagógica: Eliane Zanin

Especialista de área: Sandra Regina Correa Amorim

Habilidade da BNCC

EF03MA11- Compreender a ideia de igualdade para escrever diferentes sentenças de adições ou de subtrações de dois números naturais que resultem na mesma soma ou diferença.



Objetivos específicos

Identificar o sentido de igualdade em uma operação numérica de subtração.

Conceito-chave

Conceito de igualdade; sentença matemática de subtração

Recursos necessários

  • Folha de papel A4 branca;
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não;
  • Datashow(opcional).



Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Comece a aula questionando os alunos sobre os conceitos de igualdade e diferença. Peça para que pensem sobre as sentenças 20 - 4 - 1 e 30 - 12 - 8 - 5 e se ela representa uma igualdade ou não e a devida justificativa.

Propósito: Resgatar o que os alunos já sabem sobre igualdade, equivalência e diferença, de forma que possa atingir o objetivo desta aula, além de relembrar o conceito da subtração.

Discuta com a turma:

  • O que significa igualdade?
  • Você consegue escrever duas sentenças envolvendo operação de subtração que tenham resultados iguais?
  • De que forma podemos descobrir se uma sentença é igual a outra?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientação: Distribua as questões impressas (ou projete), incentivando os alunos a pensarem sobre a relação da quantidade total de bolinhas de gude e a quantidade após as perdas das bolinhas de gude de ambos os meninos.

Propósito: Os alunos devem compreender o conceito de igualdade, que caracteriza-se quando duas operações ou quantidades são iguais entre si, ou de diferença, quando as quantidades são diferentes.

Discuta com a turma:

  • Que sentença matemática podemos escrever para expressar a relação entre o número de bolinha de gude que cada menino tinha e as perdas ao longo dos dias?
  • Que sentença matemática podemos escrever para relacionar as perdas de Pedro e as perdas de João?
  • Que relações há entre as duas sentenças?

Materiais complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos.( slides 5 e 6)

Propósito: Compartilhar a resolução da atividade e discuti-la com a turma. Espera-se que os estudantes sejam capazes de refletir a situação-problema apresentada e identificar a relação de igualdade entre as quantidades.

Orientação: Convide os alunos a compartilharem suas conclusões e como chegaram a elas. Observe as estratégias utilizadas por eles, e pergunte se mais algum aluno fez da mesma maneira. Pergunte também se outro aluno fez de maneira diferente. É possível que os alunos tenham calculado de diferentes formas.

Discuta com a turma:

  • Como podemos escrever uma sentença que representa as quantidades de bolinhas de gude de Pedro? E de João?
  • Como devemos proceder para encontrar uma relação entre as duas sentenças?
  • Sua abordagem foi bem-sucedida? O que você aprendeu com sua abordagem?
  • Você ainda tem alguma dúvida? Caso você não tenha dúvida, escreva um problema semelhante e resolva-o.

Material Complementar:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos.( slides 5 e 6)

Propósito: Compartilhar a resolução da atividade e discuti-la com a turma. Espera-se que os estudantes sejam capazes de refletir a situação-problema apresentada e identificar a relação de igualdade entre as quantidades.

Orientação: Convide os alunos a compartilharem suas conclusões e como chegaram a elas. Observe as estratégias utilizadas por eles, e pergunte se mais algum aluno fez da mesma maneira. Pergunte também se outro aluno fez de maneira diferente. É possível que os alunos tenham calculado de diferentes formas.

Discuta com a turma:

  • Como podemos escrever uma sentença que representa as quantidades de bolinhas de gude de Pedro? E de João?
  • Como devemos proceder para encontrar uma relação entre as duas sentenças?
  • Sua abordagem foi bem-sucedida? O que você aprendeu com sua abordagem?
  • Você ainda tem alguma dúvida? Caso você não tenha dúvida, escreva um problema semelhante e resolva-o.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Encerre a atividade retomando com os estudantes a relação entre equivalência e equilíbrio. Retome os conceitos matemáticos utilizados na aula.

Propósito: Sistematizar os conceitos aprendidos nesta aula, conceitos de igualdade em operações numéricas envolvendo adição.

Discuta com a turma:

  • Sobre o que foi o grande debate matemático na aula de hoje? O que você aprendeu com ele?
  • O que se manteve como você pensava? O que mudou?
  • O que aconteceria se você mudasse algum aspecto?
  • Quais foram seus pontos fortes e fracos, nesta unidade? Qual é o seu plano para melhorar nas áreas em que teve dificuldade?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Encerre a atividade retomando com os estudantes a relação entre o sentido de igualdade e diferença, assim como é este sentido aplicado à sentenças de subtração. Retome os conceitos matemáticos utilizados na aula.

Propósito: Encerrar a atividade da aula.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações: Projete o exercício acima ou entregue folhas impressas. Peça que resolvam individualmente.

Propósito: Exercitar as aprendizagens da aula.

Materiais complementares:

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Álgebra do 3º ano :

Com o plano de aula sobre álgebra, os alunos aprendem regularidade em sequências numéricas ou geométricas, ideia de igualdade e diferença em sentenças relacionadas a adição ou subtração de dois números naturais.

MAIS AULAS DE Matemática do 3º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF03MA11 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano