10570
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Plano de aula - Os números na ordem

POR: Simone de Oliveira da Silva 17/07/2018
Código: MAT1_01NUM08

1º ano / Matemática / Números

Plano de aula alinhado à BNCC:

(EF01MA01) Utilizar números naturais como indicador de quantidade ou de ordem em diferentes situações cotidianas e reconhecer situações em que os números não indicam contagem nem ordem, mas sim código de identificação.

Plano de aula de Matemática com atividades para 1º ano do Fundamental sobre Ordem

 

Objetivo select-down

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Simone de Oliveira da Silva

Mentor: Maria Lydia Mello

Especialista de área: Luciana Tenuta

Habilidade da BNCC

(EF01MA01) Utilizar números naturais como indicador de quantidade ou de ordem em diferentes situações cotidianas e reconhecer situações em que os números não indicam contagem ou ordem, mas sim código de identificação.

Objetivos específicos

  • Saber utilizar uma estratégia para justificar a ordem da fila;
  • Sistematizar as aprendizagens do dia;
  • Avaliar a aprendizagem do aluno, buscando saber se alcançou o objetivo proposto.

Conceito-chave

Ordem

Recursos necessários

  • Papel ou caderno;
  • Lápis e borracha;
  • Projetor.

Conhecimentos que a turma deve dominar

  • Saber contar até 20;
  • Diferenciar algarismos de outros símbolos.

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Retomada select-down

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Retome com os alunos sobre o que já estudaram, sobre a representação e o registro de números. Exponha que na aula do dia, será explorado sobre os números numa ordem. Nesse momento é hora de você saber o que seus alunos sabem sobre ordem e relacionar com que será estudado nesta aula.

Propósito: Informar o que será estudado na aula.

Discuta com a turma:

  • O que é uma ordem?
  • Onde encontramos?
  • Os números fazem parte da ordem? Por que?

Atividade principal select-down

Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 4 e 5)

Orientação: Após a apresentação do slide anterior, entregue a atividade impressa ou realize oralmente lendo para os alunos os questionamentos. Na primeira parte da atividade, eles poderão registrar ou ligar o nome ordinal até a criança. Tente fazer com que toda a turma esteja envolvida na discussão, caso necessário solicite a participação daquele aluno que está mais disperso. O slide onde mostra a fila poderá ser impresso ou projetado para que as crianças possam visualizar na durante a resolução.

Propósito: Saber a importância da ordem.

Materiais complementares:

Atividade principal

Resolução da atividade principal

Guia de intervenções

Atividade principal select-down

Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 4 e 5)

Orientação: Organize a turma em dupla ou trio, pré determinada por você. Projete ou entregue a atividade. Leia para todos e informe que as palavras que aparecem no quadro juntamente com os números são os nomes dos números ordinais que eles usarão para resolver a situação.

Propósito: Utilizar os nomes ordinais na ordem correta.

Discussão de soluções select-down

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Projete o slide da fila da atividade e peça que lhe digam como organizaram a fila. É importante nesse momento enfatizar a respeito dos números ordinais, no caso, o 1 se refere ao primeiro, o 2 se refere ao segundo, o 3, ao terceiro e assim por diante. Após realizarem a discussão a respeito da organização da fila, siga para a segunda parte da atividade. Relembre com os alunos como a fila é organizada todos os dias. Peça que eles falem a ordem. Socialize com toda a turma as representações dos amigos, expondo quem escreveu ou quem enumerou, ou quem fez das duas formas.

Propósito: Conhecer como os amigos realizaram a atividade.

Discuta com a turma:

  • Os números estão presentes na fila? Explique:
  • A fila é uma ordem? Por que?

Encerramento select-down

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientação: Leia o slide, retomando os números ordinais. Nesse caso, nesta aula usamos somente até o sétimo. Pergunte aos alunos: “Onde encontramos uma ordem?”. A partir dessa pergunta, liste as respostas dos alunos para que fique registrado para eventuais consultas futuras. Você poderá fazê-lo em um cartaz para deixar exposto na sala. Ao final, leia a lista para os alunos. Você também poderá escrever juntamente com os alunos o nome dos números ordinais ao lado de cada algarismo em uma tabela para afixar na parede da sala e ir aumentando o registro aos poucos para que os alunos identifiquem os ordinais. É importante que você chame a atenção dos alunos sobre a escrita dos algarismos que aparecem nos números ordinais.

Propósito: Registrar a aprendizagem da aula do dia.

Raio X select-down

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações: Apresente a nova situação ao alunos e solicite que realizem a atividade proposta conforme descrito nos slides. Essa atividade será impressa e os alunos poderão responder registrando na folha, oralmente ou recortando para comparar os tamanhos. Se for oralmente, é importante que o professor anote as respostas dos alunos para identificar se houve avanços na aprendizagem.

Propósito: Saber se os alunos alcançaram o objetivo proposto.

Discuta com a turma:

  • Como vocês organizaram essa fila?
  • Quais estratégias utilizaram?

Materiais complementares:

Atividade complementar

Atividade Raio X

Resolução da atividade complementar

Resolução do Raio X

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Simone de Oliveira da Silva

Mentor: Maria Lydia Mello

Especialista de área: Luciana Tenuta

Habilidade da BNCC

(EF01MA01) Utilizar números naturais como indicador de quantidade ou de ordem em diferentes situações cotidianas e reconhecer situações em que os números não indicam contagem ou ordem, mas sim código de identificação.

Objetivos específicos

  • Saber utilizar uma estratégia para justificar a ordem da fila;
  • Sistematizar as aprendizagens do dia;
  • Avaliar a aprendizagem do aluno, buscando saber se alcançou o objetivo proposto.

Conceito-chave

Ordem

Recursos necessários

  • Papel ou caderno;
  • Lápis e borracha;
  • Projetor.

Conhecimentos que a turma deve dominar

  • Saber contar até 20;
  • Diferenciar algarismos de outros símbolos.

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Retome com os alunos sobre o que já estudaram, sobre a representação e o registro de números. Exponha que na aula do dia, será explorado sobre os números numa ordem. Nesse momento é hora de você saber o que seus alunos sabem sobre ordem e relacionar com que será estudado nesta aula.

Propósito: Informar o que será estudado na aula.

Discuta com a turma:

  • O que é uma ordem?
  • Onde encontramos?
  • Os números fazem parte da ordem? Por que?

Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 4 e 5)

Orientação: Após a apresentação do slide anterior, entregue a atividade impressa ou realize oralmente lendo para os alunos os questionamentos. Na primeira parte da atividade, eles poderão registrar ou ligar o nome ordinal até a criança. Tente fazer com que toda a turma esteja envolvida na discussão, caso necessário solicite a participação daquele aluno que está mais disperso. O slide onde mostra a fila poderá ser impresso ou projetado para que as crianças possam visualizar na durante a resolução.

Propósito: Saber a importância da ordem.

Materiais complementares:

Atividade principal

Resolução da atividade principal

Guia de intervenções

Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 4 e 5)

Orientação: Organize a turma em dupla ou trio, pré determinada por você. Projete ou entregue a atividade. Leia para todos e informe que as palavras que aparecem no quadro juntamente com os números são os nomes dos números ordinais que eles usarão para resolver a situação.

Propósito: Utilizar os nomes ordinais na ordem correta.

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Projete o slide da fila da atividade e peça que lhe digam como organizaram a fila. É importante nesse momento enfatizar a respeito dos números ordinais, no caso, o 1 se refere ao primeiro, o 2 se refere ao segundo, o 3, ao terceiro e assim por diante. Após realizarem a discussão a respeito da organização da fila, siga para a segunda parte da atividade. Relembre com os alunos como a fila é organizada todos os dias. Peça que eles falem a ordem. Socialize com toda a turma as representações dos amigos, expondo quem escreveu ou quem enumerou, ou quem fez das duas formas.

Propósito: Conhecer como os amigos realizaram a atividade.

Discuta com a turma:

  • Os números estão presentes na fila? Explique:
  • A fila é uma ordem? Por que?

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientação: Leia o slide, retomando os números ordinais. Nesse caso, nesta aula usamos somente até o sétimo. Pergunte aos alunos: “Onde encontramos uma ordem?”. A partir dessa pergunta, liste as respostas dos alunos para que fique registrado para eventuais consultas futuras. Você poderá fazê-lo em um cartaz para deixar exposto na sala. Ao final, leia a lista para os alunos. Você também poderá escrever juntamente com os alunos o nome dos números ordinais ao lado de cada algarismo em uma tabela para afixar na parede da sala e ir aumentando o registro aos poucos para que os alunos identifiquem os ordinais. É importante que você chame a atenção dos alunos sobre a escrita dos algarismos que aparecem nos números ordinais.

Propósito: Registrar a aprendizagem da aula do dia.

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações: Apresente a nova situação ao alunos e solicite que realizem a atividade proposta conforme descrito nos slides. Essa atividade será impressa e os alunos poderão responder registrando na folha, oralmente ou recortando para comparar os tamanhos. Se for oralmente, é importante que o professor anote as respostas dos alunos para identificar se houve avanços na aprendizagem.

Propósito: Saber se os alunos alcançaram o objetivo proposto.

Discuta com a turma:

  • Como vocês organizaram essa fila?
  • Quais estratégias utilizaram?

Materiais complementares:

Atividade complementar

Atividade Raio X

Resolução da atividade complementar

Resolução do Raio X

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Simone de Oliveira da Silva

Mentor: Maria Lydia Mello

Especialista de área: Luciana Tenuta

Habilidade da BNCC

(EF01MA01) Utilizar números naturais como indicador de quantidade ou de ordem em diferentes situações cotidianas e reconhecer situações em que os números não indicam contagem ou ordem, mas sim código de identificação.

Objetivos específicos

  • Saber utilizar uma estratégia para justificar a ordem da fila;
  • Sistematizar as aprendizagens do dia;
  • Avaliar a aprendizagem do aluno, buscando saber se alcançou o objetivo proposto.

Conceito-chave

Ordem

Recursos necessários

  • Papel ou caderno;
  • Lápis e borracha;
  • Projetor.

Conhecimentos que a turma deve dominar

  • Saber contar até 20;
  • Diferenciar algarismos de outros símbolos.

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

OUTRAS AULAS DESSA UNIDADE:

AULAS DESSA DISCIPLINA:

AULAS RELACIONADAS:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes