10570
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para:   

Plano de aula - Os números na ordem

Plano de aula de Matemática com atividades para 1º ano do Fundamental sobre Ordem

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Simone de Oliveira da Silva

ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Simone de Oliveira da Silva

Mentor: Maria Lydia Mello

Especialista de área: Luciana Tenuta

Habilidade da BNCC

(EF01MA01) Utilizar números naturais como indicador de quantidade ou de ordem em diferentes situações cotidianas e reconhecer situações em que os números não indicam contagem ou ordem, mas sim código de identificação.

Objetivos específicos

  • Saber utilizar uma estratégia para justificar a ordem da fila;
  • Sistematizar as aprendizagens do dia;
  • Avaliar a aprendizagem do aluno, buscando saber se alcançou o objetivo proposto.

Conceito-chave

Ordem

Recursos necessários

  • Papel ou caderno;
  • Lápis e borracha;
  • Projetor.

Conhecimentos que a turma deve dominar

  • Saber contar até 20;
  • Diferenciar algarismos de outros símbolos.

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Retome com os alunos sobre o que já estudaram, sobre a representação e o registro de números. Exponha que na aula do dia, será explorado sobre os números numa ordem. Nesse momento é hora de você saber o que seus alunos sabem sobre ordem e relacionar com que será estudado nesta aula.

Propósito: Informar o que será estudado na aula.

Discuta com a turma:

  • O que é uma ordem?
  • Onde encontramos?
  • Os números fazem parte da ordem? Por que?

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 4 e 5)

Orientação: Após a apresentação do slide anterior, entregue a atividade impressa ou realize oralmente lendo para os alunos os questionamentos. Na primeira parte da atividade, eles poderão registrar ou ligar o nome ordinal até a criança. Tente fazer com que toda a turma esteja envolvida na discussão, caso necessário solicite a participação daquele aluno que está mais disperso. O slide onde mostra a fila poderá ser impresso ou projetado para que as crianças possam visualizar na durante a resolução.

Propósito: Saber a importância da ordem.

Materiais complementares:

Atividade principal

Resolução da atividade principal

Guia de intervenções

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 4 e 5)

Orientação: Organize a turma em dupla ou trio, pré determinada por você. Projete ou entregue a atividade. Leia para todos e informe que as palavras que aparecem no quadro juntamente com os números são os nomes dos números ordinais que eles usarão para resolver a situação.

Propósito: Utilizar os nomes ordinais na ordem correta.

Discussão de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Projete o slide da fila da atividade e peça que lhe digam como organizaram a fila. É importante nesse momento enfatizar a respeito dos números ordinais, no caso, o 1 se refere ao primeiro, o 2 se refere ao segundo, o 3, ao terceiro e assim por diante. Após realizarem a discussão a respeito da organização da fila, siga para a segunda parte da atividade. Relembre com os alunos como a fila é organizada todos os dias. Peça que eles falem a ordem. Socialize com toda a turma as representações dos amigos, expondo quem escreveu ou quem enumerou, ou quem fez das duas formas.

Propósito: Conhecer como os amigos realizaram a atividade.

Discuta com a turma:

  • Os números estão presentes na fila? Explique:
  • A fila é uma ordem? Por que?

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientação: Leia o slide, retomando os números ordinais. Nesse caso, nesta aula usamos somente até o sétimo. Pergunte aos alunos: “Onde encontramos uma ordem?”. A partir dessa pergunta, liste as respostas dos alunos para que fique registrado para eventuais consultas futuras. Você poderá fazê-lo em um cartaz para deixar exposto na sala. Ao final, leia a lista para os alunos. Você também poderá escrever juntamente com os alunos o nome dos números ordinais ao lado de cada algarismo em uma tabela para afixar na parede da sala e ir aumentando o registro aos poucos para que os alunos identifiquem os ordinais. É importante que você chame a atenção dos alunos sobre a escrita dos algarismos que aparecem nos números ordinais.

Propósito: Registrar a aprendizagem da aula do dia.

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações: Apresente a nova situação ao alunos e solicite que realizem a atividade proposta conforme descrito nos slides. Essa atividade será impressa e os alunos poderão responder registrando na folha, oralmente ou recortando para comparar os tamanhos. Se for oralmente, é importante que o professor anote as respostas dos alunos para identificar se houve avanços na aprendizagem.

Propósito: Saber se os alunos alcançaram o objetivo proposto.

Discuta com a turma:

  • Como vocês organizaram essa fila?
  • Quais estratégias utilizaram?

Materiais complementares:

Atividade complementar

Atividade Raio X

Resolução da atividade complementar

Resolução do Raio X

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Simone de Oliveira da Silva

Mentor: Maria Lydia Mello

Especialista de área: Luciana Tenuta

Habilidade da BNCC

(EF01MA01) Utilizar números naturais como indicador de quantidade ou de ordem em diferentes situações cotidianas e reconhecer situações em que os números não indicam contagem ou ordem, mas sim código de identificação.

Objetivos específicos

  • Saber utilizar uma estratégia para justificar a ordem da fila;
  • Sistematizar as aprendizagens do dia;
  • Avaliar a aprendizagem do aluno, buscando saber se alcançou o objetivo proposto.

Conceito-chave

Ordem

Recursos necessários

  • Papel ou caderno;
  • Lápis e borracha;
  • Projetor.

Conhecimentos que a turma deve dominar

  • Saber contar até 20;
  • Diferenciar algarismos de outros símbolos.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Retome com os alunos sobre o que já estudaram, sobre a representação e o registro de números. Exponha que na aula do dia, será explorado sobre os números numa ordem. Nesse momento é hora de você saber o que seus alunos sabem sobre ordem e relacionar com que será estudado nesta aula.

Propósito: Informar o que será estudado na aula.

Discuta com a turma:

  • O que é uma ordem?
  • Onde encontramos?
  • Os números fazem parte da ordem? Por que?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 4 e 5)

Orientação: Após a apresentação do slide anterior, entregue a atividade impressa ou realize oralmente lendo para os alunos os questionamentos. Na primeira parte da atividade, eles poderão registrar ou ligar o nome ordinal até a criança. Tente fazer com que toda a turma esteja envolvida na discussão, caso necessário solicite a participação daquele aluno que está mais disperso. O slide onde mostra a fila poderá ser impresso ou projetado para que as crianças possam visualizar na durante a resolução.

Propósito: Saber a importância da ordem.

Materiais complementares:

Atividade principal

Resolução da atividade principal

Guia de intervenções

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 4 e 5)

Orientação: Organize a turma em dupla ou trio, pré determinada por você. Projete ou entregue a atividade. Leia para todos e informe que as palavras que aparecem no quadro juntamente com os números são os nomes dos números ordinais que eles usarão para resolver a situação.

Propósito: Utilizar os nomes ordinais na ordem correta.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Projete o slide da fila da atividade e peça que lhe digam como organizaram a fila. É importante nesse momento enfatizar a respeito dos números ordinais, no caso, o 1 se refere ao primeiro, o 2 se refere ao segundo, o 3, ao terceiro e assim por diante. Após realizarem a discussão a respeito da organização da fila, siga para a segunda parte da atividade. Relembre com os alunos como a fila é organizada todos os dias. Peça que eles falem a ordem. Socialize com toda a turma as representações dos amigos, expondo quem escreveu ou quem enumerou, ou quem fez das duas formas.

Propósito: Conhecer como os amigos realizaram a atividade.

Discuta com a turma:

  • Os números estão presentes na fila? Explique:
  • A fila é uma ordem? Por que?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientação: Leia o slide, retomando os números ordinais. Nesse caso, nesta aula usamos somente até o sétimo. Pergunte aos alunos: “Onde encontramos uma ordem?”. A partir dessa pergunta, liste as respostas dos alunos para que fique registrado para eventuais consultas futuras. Você poderá fazê-lo em um cartaz para deixar exposto na sala. Ao final, leia a lista para os alunos. Você também poderá escrever juntamente com os alunos o nome dos números ordinais ao lado de cada algarismo em uma tabela para afixar na parede da sala e ir aumentando o registro aos poucos para que os alunos identifiquem os ordinais. É importante que você chame a atenção dos alunos sobre a escrita dos algarismos que aparecem nos números ordinais.

Propósito: Registrar a aprendizagem da aula do dia.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações: Apresente a nova situação ao alunos e solicite que realizem a atividade proposta conforme descrito nos slides. Essa atividade será impressa e os alunos poderão responder registrando na folha, oralmente ou recortando para comparar os tamanhos. Se for oralmente, é importante que o professor anote as respostas dos alunos para identificar se houve avanços na aprendizagem.

Propósito: Saber se os alunos alcançaram o objetivo proposto.

Discuta com a turma:

  • Como vocês organizaram essa fila?
  • Quais estratégias utilizaram?

Materiais complementares:

Atividade complementar

Atividade Raio X

Resolução da atividade complementar

Resolução do Raio X

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Números do 1º ano :

Com o plano de aula sobre números, os alunos aprendem a percepção sobre a contagem e a ordem das quantidades, atividades de adição, sequências numéricas, identificação de diferenças e semelhanças entre os objetos de contagem, e demais conteúdos relacionados.

MAIS AULAS DE Matemática do 1º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF01MA01 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano