Objetivo
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Simone de Oliveira da Silva
Mentor: Maria Lydia Mello
Especialista de área: Luciana Tenuta
Habilidade da BNCC
(EF01MA01) Utilizar números naturais como indicador de quantidade ou de ordem em diferentes situações cotidianas e reconhecer situações em que os números não indicam contagem ou ordem, mas sim código de identificação.
Objetivos específicos
- Saber utilizar uma estratégia para justificar a ordem da fila;
- Sistematizar as aprendizagens do dia;
- Avaliar a aprendizagem do aluno, buscando saber se alcançou o objetivo proposto.
Conceito-chave
Ordem
Recursos necessários
- Papel ou caderno;
- Lápis e borracha;
- Projetor.
Conhecimentos que a turma deve dominar
- Saber contar até 20;
- Diferenciar algarismos de outros símbolos.
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Retomada
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientação: Retome com os alunos sobre o que já estudaram, sobre a representação e o registro de números. Exponha que na aula do dia, será explorado sobre os números numa ordem. Nesse momento é hora de você saber o que seus alunos sabem sobre ordem e relacionar com que será estudado nesta aula.
Propósito: Informar o que será estudado na aula.
Discuta com a turma:
- O que é uma ordem?
- Onde encontramos?
- Os números fazem parte da ordem? Por que?
Atividade principal
Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 4 e 5)
Orientação: Organize a turma em dupla ou trio, pré determinada por você. Projete ou entregue a atividade. Leia para todos e informe que as palavras que aparecem no quadro juntamente com os números são os nomes dos números ordinais que eles usarão para resolver a situação.
Propósito: Utilizar os nomes ordinais na ordem correta.
Atividade principal
Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 4 e 5)
Orientação: Após a apresentação do slide anterior, entregue a atividade impressa ou realize oralmente lendo para os alunos os questionamentos. Na primeira parte da atividade, eles poderão registrar ou ligar o nome ordinal até a criança. Tente fazer com que toda a turma esteja envolvida na discussão, caso necessário solicite a participação daquele aluno que está mais disperso. O slide onde mostra a fila poderá ser impresso ou projetado para que as crianças possam visualizar na durante a resolução.
Propósito: Saber a importância da ordem.
Materiais complementares:
Resolução da atividade principal
Discussão de soluções
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientação: Projete o slide da fila da atividade e peça que lhe digam como organizaram a fila. É importante nesse momento enfatizar a respeito dos números ordinais, no caso, o 1 se refere ao primeiro, o 2 se refere ao segundo, o 3, ao terceiro e assim por diante. Após realizarem a discussão a respeito da organização da fila, siga para a segunda parte da atividade. Relembre com os alunos como a fila é organizada todos os dias. Peça que eles falem a ordem. Socialize com toda a turma as representações dos amigos, expondo quem escreveu ou quem enumerou, ou quem fez das duas formas.
Propósito: Conhecer como os amigos realizaram a atividade.
Discuta com a turma:
- Os números estão presentes na fila? Explique:
- A fila é uma ordem? Por que?
Encerramento
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientação: Leia o slide, retomando os números ordinais. Nesse caso, nesta aula usamos somente até o sétimo. Pergunte aos alunos: “Onde encontramos uma ordem?”. A partir dessa pergunta, liste as respostas dos alunos para que fique registrado para eventuais consultas futuras. Você poderá fazê-lo em um cartaz para deixar exposto na sala. Ao final, leia a lista para os alunos. Você também poderá escrever juntamente com os alunos o nome dos números ordinais ao lado de cada algarismo em uma tabela para afixar na parede da sala e ir aumentando o registro aos poucos para que os alunos identifiquem os ordinais. É importante que você chame a atenção dos alunos sobre a escrita dos algarismos que aparecem nos números ordinais.
Propósito: Registrar a aprendizagem da aula do dia.
Raio X
Tempo sugerido: 8 minutos.
Orientações: Apresente a nova situação ao alunos e solicite que realizem a atividade proposta conforme descrito nos slides. Essa atividade será impressa e os alunos poderão responder registrando na folha, oralmente ou recortando para comparar os tamanhos. Se for oralmente, é importante que o professor anote as respostas dos alunos para identificar se houve avanços na aprendizagem.
Propósito: Saber se os alunos alcançaram o objetivo proposto.
Discuta com a turma:
- Como vocês organizaram essa fila?
- Quais estratégias utilizaram?
Materiais complementares:
Resolução da atividade complementar