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Plano de aula - Jogo “Corrida Decimal”

POR: Marcos Vinicius Zanutto 17/07/2018
Código: MAT5_06NUM05

5º ano / Matemática / Números

Plano de aula alinhado à BNCC:

(EF05MA05) Comparar e ordenar números racionais positivos (representações fracionária e decimal), relacionando-os a pontos na reta numérica.

Plano de aula de Matemática com atividades para 5º ano do Fundamental sobre Compor números racionais na formas de decimais; Comparar números decimais.

 

Resumo da aula

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Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Marcos Vinicius Zanutto

Mentora: Sônia Maria dos Santos Campos Neves

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas




Habilidade da BNCC

(EF05MA05) Comparar e ordenar números racionais positivos (representações fracionária e decimal), relacionando-os a pontos na reta numérica.



Objetivos específicos

  • Compor números racionais na formas de decimais;
  • Comparar números decimais;

Conceito-chave

Números decimais

Conhecimentos prévios:

Números decimais, comparação de números decimais, composição de números decimais.



Recursos necessários

  • Lousa
  • Cópia do tabuleiro para cada trio
  • Cópias dos 2 dados para cada trio
  • Tampinhas de garrafa ou outro objeto para ser utilizado como peões
  • Cópias do raio x (opcional)
  • Cópias das atividades complementares (opcional)
  • Lápis e borracha

Tempo previsto: 4 minutos.

Orientações: Faça a pergunta proposta e questione os alunos sobre suas hipóteses para a resposta. Peça que expliquem como que chegaram à resposta e o que observaram para tal. É importante pedir para que verbalizem o que observam para determinar se um número decimal é maior que o outro.

RESPOSTA DA QUESTÃO PROPOSTA: O saco com 0,5 kg é mais pesado que o outro que pesa 0,435 kg.

Propósito: Propor uma situação problema com comparação de números decimais, pois este é o objetivo desta aula.

Discuta com a turma:

? Qual o massa do primeiro saco de maçãs?

? E a massa do segundo saco?

? Qual é mais pesado?

? Como você conseguiu determinar isso? O que você observou para determinar?

Tempo sugerido: (slides 4 - 7) 25 minutos.

Orientações: Leia o enunciado acima e apresente os dados que os alunos utilizarão para o jogo. Caso ache necessário, faça um dado de cada cor para facilitar o momento da composição do número decimal. É importante, neste momento, que você como professor tenha pleno domínio de como jogar para que possa intervir em qualquer dúvida que os alunos possam ter sobre o jogo. O ideal neste jogo é que os alunos sejam dispostos em trios, mas é possível caso o número de alunos não contemplem somente trios, que seja jogado em dupla. Ressaltar para os alunos que temos dois dados, um indicando décimos e outro centésimos, e que no momento que o aluno lance os dois dados, deverá compor um número decimal, mediante o lance obtido em cada um deles, ou seja, no dado dos décimos, o “__” serve para que ao lançar o dado dos centésimos, o algarismo obtido ocupe este espaço. O “X” em ambos os dados não vale nada, ou seja, vale zero.

Utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos que apresentarem dificuldade neste momento.

Propósito: Explicar o objetivo do jogo e como os dados dos décimos e centésimos serão utilizados.

Discuta com a turma:

? Alguma dúvida nas regras?

? Como vocês formarão os números decimais?

? Como saber quem ganhou a rodada?

Materiais complementares para impressão:

Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Tempo sugerido: (slides 4 - 7) 25 minutos.

Orientações: Leia as regras para os alunos e garanta que todos tenham compreendido para que não reste nenhuma dúvida ao jogarem.

Utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos que apresentarem dificuldade neste momento.

Propósito: Explicar as regras do jogo.

Discuta com a turma:

? Alguma dúvida nas regras?

? Como vocês formarão os números decimais?

? Como saber quem ganhou a rodada?

Materiais complementares para impressão:

Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Tempo sugerido: (slides 4 - 7) 25 minutos.

Orientações: Apresente o tabuleiro do jogo, observando que cada casa equivale a um centésimo, ou seja, se obter nas jogadas dos dados, 0,11, significa que ele andará 11 casas e explique como eles procederão quando o peão cair na ponta do escorregador, no pé da escada ou em uma bomba, pois precisarão ter clareza quanto a essas informações no momento que estiverem jogando.

Utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos que apresentarem dificuldade neste momento.

Propósito: Explicar as regras do jogo e acompanhar jogadas dos grupos.

Discuta com a turma:

? Alguma dúvida nas regras?

? Como vocês formarão os números decimais?

? Como saber quem ganhou a rodada?

Materiais complementares para impressão:

Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Tempo sugerido: (slides 4 - 7) 25 minutos.

Orientações: Apresentado o jogo permita que os alunos iniciem o jogo. Circule entre os trios ou duplas e acompanhe as jogadas de todos, para que consiga observar se todos estão conseguindo compor e comparar os números decimais corretamente. Caso verifique alguma dúvida, intervenha e observe mais uma jogada para verificar se a dificuldade do aluno foi superada.

Utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos que apresentarem dificuldade neste momento.

Propósito: Possibilitar e motivar a participação dos alunos no jogo e acompanhar as jogadas dos grupos.

Discuta com a turma:

? Alguma dúvida nas regras?

? Como vocês formarão os números decimais?

? Como saber quem ganhou a rodada?

Materiais complementares para impressão:

Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Tempo sugerido: (slides 8 e 9) 15 minutos

Orientações: Este é o momento de discussão de duas possibilidades de jogadas. Projete esta jogada e discuta com os alunos como eles fariam para comparar esses números decimais atingidos. Observe com eles os algarismos destacados na coluna “total de pontos” e questione quem conseguiu a maior pontuação. Nessa jogada, George conseguiu o maior número. Destaque com eles que ele conseguiu 0,2 pontos que equivale a 0,20 por isso seu número é o maior. E questione os alunos quantas casas ele andaria (20 casas no tabuleiro).

Propósito: Realizar uma discussão sobre estratégias de comparação de números decimais usadas no jogo.

Discuta com a turma:

? Qual jogador conseguiu a menor pontuação?

? Qual atingiu a maior pontuação?

? O que é preciso observar para saber qual número decimal é maior?

? Quantas casas George vai andar no tabuleiro?

Tempo sugerido: (slides 8 e 9) 15 minutos

Orientações: Este é o segundo momento de discussão. Projete a segunda jogada e discuta novamente com os alunos como eles fariam para comparar os números decimais atingidos. Observe com eles os algarismos destacados na coluna “total de pontos” e questione quem conseguiu a maior pontuação. Nesta jogada, Monise conseguiu o maior número. Destaque com eles que ela conseguiu 0,22 pontos. E questione os alunos quantas casas ela andariam, neste caso, 22 casas no tabuleiro.

Propósito: Realizar uma discussão sobre estratégias de comparação de números decimais usadas no jogo.

Discuta com a turma:

? Qual jogador conseguiu a menor pontuação?

? Qual atingiu a maior pontuação?

? O que é preciso observar para saber qual número decimal é maior?

? Quantas casas Monise vai andar no tabuleiro?

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientações: Encerre a atividade registrando as estratégias feitas no jogo. Evidenciando aos alunos como os números decimais foram compostos e como foram feitas as comparações para definir qual deles era o maior.

Propósito: Promover uma discussão para finalizar as aprendizagens da aula.

Discuta com a turma:

  • Como foram compostos os números decimais?
  • Quais eram as estratégias utilizadas para definir qual era o número maior?

Tempo sugerido: 4 minutos.

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem. Circule pela sala observando se todos os alunos compreenderam o enunciado e sabem o que devem fazer. O raio x é um momento para avaliar se todos os estudantes conseguiram construir a aprendizagem proposta, então procure identificar e anotar os comentários de cada um. No final, reserve um tempo para um debate coletivo registrando as soluções na lousa.

Propósito: Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos numa situação semelhante e avaliar os conhecimentos de cada um a respeito de frações equivalentes.

Discuta com a turma:

  • Quais são os valores do etanol nos três postos?
  • Quais são os valores da gasolina dos três postos?
  • O que foi observado para definir qual era o maior e o menor preço?

Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Marcos Vinicius Zanutto

Mentora: Sônia Maria dos Santos Campos Neves

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas




Habilidade da BNCC

(EF05MA05) Comparar e ordenar números racionais positivos (representações fracionária e decimal), relacionando-os a pontos na reta numérica.



Objetivos específicos

  • Compor números racionais na formas de decimais;
  • Comparar números decimais;

Conceito-chave

Números decimais

Conhecimentos prévios:

Números decimais, comparação de números decimais, composição de números decimais.



Recursos necessários

  • Lousa
  • Cópia do tabuleiro para cada trio
  • Cópias dos 2 dados para cada trio
  • Tampinhas de garrafa ou outro objeto para ser utilizado como peões
  • Cópias do raio x (opcional)
  • Cópias das atividades complementares (opcional)
  • Lápis e borracha

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