Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 1 minuto.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Retomada
Tempo previsto: 4 minutos.
Orientações: Faça a pergunta proposta e questione os alunos sobre suas hipóteses para a resposta. Peça que expliquem como que chegaram à resposta e o que observaram para tal. É importante pedir para que verbalizem o que observam para determinar se um número decimal é maior que o outro.
RESPOSTA DA QUESTÃO PROPOSTA: O saco com 0,5 kg é mais pesado que o outro que pesa 0,435 kg.
Propósito: Propor uma situação problema com comparação de números decimais, pois este é o objetivo desta aula.
Discuta com a turma:
? Qual o massa do primeiro saco de maçãs?
? E a massa do segundo saco?
? Qual é mais pesado?
? Como você conseguiu determinar isso? O que você observou para determinar?
Atividade principal – Jogo Corrida Decimal
Tempo sugerido: (slides 4 - 7) 25 minutos.
Orientações: Leia o enunciado acima e apresente os dados que os alunos utilizarão para o jogo. Caso ache necessário, faça um dado de cada cor para facilitar o momento da composição do número decimal. É importante, neste momento, que você como professor tenha pleno domínio de como jogar para que possa intervir em qualquer dúvida que os alunos possam ter sobre o jogo. O ideal neste jogo é que os alunos sejam dispostos em trios, mas é possível caso o número de alunos não contemplem somente trios, que seja jogado em dupla. Ressaltar para os alunos que temos dois dados, um indicando décimos e outro centésimos, e que no momento que o aluno lance os dois dados, deverá compor um número decimal, mediante o lance obtido em cada um deles, ou seja, no dado dos décimos, o “__” serve para que ao lançar o dado dos centésimos, o algarismo obtido ocupe este espaço. O “X” em ambos os dados não vale nada, ou seja, vale zero.
Utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos que apresentarem dificuldade neste momento.
Propósito: Explicar o objetivo do jogo e como os dados dos décimos e centésimos serão utilizados.
Discuta com a turma:
? Alguma dúvida nas regras?
? Como vocês formarão os números decimais?
? Como saber quem ganhou a rodada?
Materiais complementares para impressão:
Raio X
Resolução do raio x
Atividade complementar
Resolução da atividade complementar
Atividade principal – Jogo Corrida Decimal
Tempo sugerido: (slides 4 - 7) 25 minutos.
Orientações: Leia as regras para os alunos e garanta que todos tenham compreendido para que não reste nenhuma dúvida ao jogarem.
Utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos que apresentarem dificuldade neste momento.
Propósito: Explicar as regras do jogo.
Discuta com a turma:
? Alguma dúvida nas regras?
? Como vocês formarão os números decimais?
? Como saber quem ganhou a rodada?
Materiais complementares para impressão:
Raio X
Resolução do raio x
Atividade complementar
Resolução da atividade complementar
Atividade principal – Jogo Corrida Decimal
Tempo sugerido: (slides 4 - 7) 25 minutos.
Orientações: Apresente o tabuleiro do jogo, observando que cada casa equivale a um centésimo, ou seja, se obter nas jogadas dos dados, 0,11, significa que ele andará 11 casas e explique como eles procederão quando o peão cair na ponta do escorregador, no pé da escada ou em uma bomba, pois precisarão ter clareza quanto a essas informações no momento que estiverem jogando.
Utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos que apresentarem dificuldade neste momento.
Propósito: Explicar as regras do jogo e acompanhar jogadas dos grupos.
Discuta com a turma:
? Alguma dúvida nas regras?
? Como vocês formarão os números decimais?
? Como saber quem ganhou a rodada?
Materiais complementares para impressão:
Raio X
Resolução do raio x
Atividade complementar
Resolução da atividade complementar
Atividade principal – Jogo Corrida Decimal
Tempo sugerido: (slides 4 - 7) 25 minutos.
Orientações: Apresentado o jogo permita que os alunos iniciem o jogo. Circule entre os trios ou duplas e acompanhe as jogadas de todos, para que consiga observar se todos estão conseguindo compor e comparar os números decimais corretamente. Caso verifique alguma dúvida, intervenha e observe mais uma jogada para verificar se a dificuldade do aluno foi superada.
Utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos que apresentarem dificuldade neste momento.
Propósito: Possibilitar e motivar a participação dos alunos no jogo e acompanhar as jogadas dos grupos.
Discuta com a turma:
? Alguma dúvida nas regras?
? Como vocês formarão os números decimais?
? Como saber quem ganhou a rodada?
Materiais complementares para impressão:
Raio X
Resolução do raio x
Atividade complementar
Resolução da atividade complementar
Painel de soluções
Tempo sugerido: (slides 8 e 9) 15 minutos
Orientações: Este é o momento de discussão de duas possibilidades de jogadas. Projete esta jogada e discuta com os alunos como eles fariam para comparar esses números decimais atingidos. Observe com eles os algarismos destacados na coluna “total de pontos” e questione quem conseguiu a maior pontuação. Nessa jogada, George conseguiu o maior número. Destaque com eles que ele conseguiu 0,2 pontos que equivale a 0,20 por isso seu número é o maior. E questione os alunos quantas casas ele andaria (20 casas no tabuleiro).
Propósito: Realizar uma discussão sobre estratégias de comparação de números decimais usadas no jogo.
Discuta com a turma:
? Qual jogador conseguiu a menor pontuação?
? Qual atingiu a maior pontuação?
? O que é preciso observar para saber qual número decimal é maior?
? Quantas casas George vai andar no tabuleiro?
Painel de soluções
Tempo sugerido: (slides 8 e 9) 15 minutos
Orientações: Este é o segundo momento de discussão. Projete a segunda jogada e discuta novamente com os alunos como eles fariam para comparar os números decimais atingidos. Observe com eles os algarismos destacados na coluna “total de pontos” e questione quem conseguiu a maior pontuação. Nesta jogada, Monise conseguiu o maior número. Destaque com eles que ela conseguiu 0,22 pontos. E questione os alunos quantas casas ela andariam, neste caso, 22 casas no tabuleiro.
Propósito: Realizar uma discussão sobre estratégias de comparação de números decimais usadas no jogo.
Discuta com a turma:
? Qual jogador conseguiu a menor pontuação?
? Qual atingiu a maior pontuação?
? O que é preciso observar para saber qual número decimal é maior?
? Quantas casas Monise vai andar no tabuleiro?
Encerramento
Tempo sugerido: 1 minuto.
Orientações: Encerre a atividade registrando as estratégias feitas no jogo. Evidenciando aos alunos como os números decimais foram compostos e como foram feitas as comparações para definir qual deles era o maior.
Propósito: Promover uma discussão para finalizar as aprendizagens da aula.
Discuta com a turma:
- Como foram compostos os números decimais?
- Quais eram as estratégias utilizadas para definir qual era o número maior?
Raio X
Tempo sugerido: 4 minutos.
Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem. Circule pela sala observando se todos os alunos compreenderam o enunciado e sabem o que devem fazer. O raio x é um momento para avaliar se todos os estudantes conseguiram construir a aprendizagem proposta, então procure identificar e anotar os comentários de cada um. No final, reserve um tempo para um debate coletivo registrando as soluções na lousa.
Propósito: Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos numa situação semelhante e avaliar os conhecimentos de cada um a respeito de frações equivalentes.
Discuta com a turma:
- Quais são os valores do etanol nos três postos?
- Quais são os valores da gasolina dos três postos?
- O que foi observado para definir qual era o maior e o menor preço?
Raio X
Resolução do raio x
Atividade complementar
Resolução da atividade complementar