10497
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para:   

Plano de aula - Composição com quadro numérico

Plano de aula de Matemática com atividades para 2º do Fundamental sobreSistema de numeração decimal

Plano 01 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Eliane Barreto Maia Santos

ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Eliane Barreto Maia Santos  

Mentor: Carina do Espírito Santo

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas

Habilidade da BNCC:

(EF02MA04) Compor e decompor números naturais de até três ordens, com suporte de material manipulável, por meio de diferentes adições.

Objetivos específicos

Reconhecer a formação dos números de até três ordens por meio de diferentes formas de compor em agrupamentos de 2 em 2, de 5 em 5 e 10 em 10.

Conceito-chave

Sistema de numeração decimal,

Composição

Quadro numérico

Recursos necessários

  • Lápis, borracha;
  • Atividades impressas em folhas;


Tempo estimado: 2 minutos

Orientações para o professor:

  • Leia com a turma o objetivo da aula e para que reflitam sobre o significado, perguntando “Quem entendeu o que o objetivo quer dizer?”
  • Pergunte: “O que significa compor um número?
  • Ouça as respostas dos alunos e faça perguntas como: “É correto dizer que ao juntar 200 com 100 terei a composição de 300? Por quê?”, “Quem sabe um exemplo de composição de 500?”
  • As perguntas têm o objetivo de levá-los a concluir que compor um valor pode ser conforme as ordens dos algarismos (200 + 30 + 4 = 234) ou da forma que preferir (230 + 4, 100+100+15+15+4, 150 + 50 + 20 + 14…).
  • Assim, o(a) professor(a) já consegue coletar os conhecimentos prévios acerca do tema.

Propósito: Apresentar o objetivo da aula aos alunos.

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos (slides 3 e 4)

Orientação:

Os alunos devem estar organizados em duplas.

Distribua um quadro numérico para cada aluno(a).

Propósito: Perceber as regularidades do sistema de numeração decimal no quadro númerico.

Materiais Complementares:

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos (slides 3 e 4)

Orientação:

Os alunos devem estar organizados em duplas.

Distribua um quadro numérico para cada aluno(a).

Peça que observem os números impressos no quadro, depois perguntar: “O que é possível perceber ao ler a tabela?”

Deixe que falem sobre suas impressões.

Leia o quadro em destaque e pergunte quem sabe a resposta “O que é possível perceber em relação aos números de cada linha?” E os números de cada coluna, como estão organizados?” Levá-los a concluir que cada linha tem uma dezena de números, que estão na sequência +1. Ao descer pelas colunas vemos que os números aumentam sempre 10 (1 dezena).

Discuta com a turma:

  • O que acontece com um número de uma linha quando deslocamos o dedo para a esquerda?
  • E se escolher um número, como 83 por exemplo e subir 4 linhas, o que encontraremos? Qual a relação entre o 80 e o número encontrado?

Propósito: Perceber as regularidades do sistema de numeração decimal no quadro númerico.

Materiais Complementares:

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 22 minutos (slides 5, 6 e 7)

Orientação:

Os alunos devem estar organizados em duplas.

Distribua uma folha com quadro numérico e as questões para cada aluno(a).

Leia o quadro menor do slide e peça que observem os números impressos no quadro maior, depois pergunte: “O que é possível perceber ao ler as linhas e colunas do quadro?”

Deixe que falem sobre suas impressões.

Pergunte: “E os números de cada coluna, como estão organizados?” Deixe que manifestem suas percepções e conduza a conversa para levá-los a concluir que cada linha tem uma centena de números, que estão na sequência +10. Ao descer pelas colunas vemos que os números aumentam sempre 100 (1 centena).

Discuta com a turma:

  • O que acontece com um número de uma linha quando deslocamos o dedo para a esquerda?
  • E se escolher um número, como 830 por exemplo e subir 4 linhas, o que encontraremos? Qual a relação entre o 830 e o número encontrado?

Propósito: Perceber as regularidades do sistema de numeração decimal no quadro númerico.

Materiais Complementares:

Atividade principal

Resolução da atividade

Guia de intervenção

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 22 minutos (slides 5, 6 e 7)

Orientação:

  • Com os alunos ainda organizados em duplas, peça que realizem a atividade individualmente, antes de conversar com a dupla sobre como resolveu a situação proposta.
  • Circule entre as carteiras para perceber se há necessidade de fazer intervenções. Caso seja necessário faça perguntas que levem a criança à resposta.
  • Explique que na questão 1, temos apenas fragmentos da tabela grande, deverão se localizar nela, mas sem consultar.
  • Pergunte: “O que aconteceu com cada linha quando trabalhamos com o quadro numérico inteiro? Aqui é uma região da tabela. Assim como na tabela grande, a linha abaixo aumenta ___ em relação a anterior…”

Propósito: Perceber as regularidades do sistema de numeração decimal no quadro númerico.

Materiais Complementares:

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 22 minutos (slides 5, 6 e 7)

Orientação:

  • Com os alunos ainda organizados em duplas, peça que realizem a atividade individualmente, antes de conversar com a dupla sobre como resolveu a situação proposta: esta atividade pode ter controle de tempo, assim teriam 2 minutos para resolver a questão 1 e em seguida 1 minuto para conversar com sua dupla. Proceda da mesma forma nas questões seguintes.
  • Circule entre as carteiras para perceber se há necessidade de fazer intervenções. Caso seja necessário faça perguntas que levem a criança à resposta.
  • Oriente-os a fazer as reflexões antes de completar a tabela, para perceber as regras.

Propósito: Perceber as regularidades do sistema de numeração decimal no quadro númerico.

Materiais Complementares:

Painel de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos

Orientação:

Este é o momento de socialização das respostas e estratégias, deixe que os(as) alunos(as) se manifestem, explicando suas estratégias. Incentive que outras crianças também apresentem suas reflexões.

Discuta com a turma:

  • Como fez para escolher os números para compor um valor? Por que a escolha?
  • E quando seu colega escolheu outros números, a composição ficou errada? O que isso significa?
  • Quais números viriam na próxima linha da tabela?

Materiais Complementares:

Sistematização do conceito select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientação:

Leia com as crianças o texto da sistematização e refletir sobre ela.

Pergunte se alguém quer complementar o texto, neste caso, registre no quadro o complemento, depois peça que registrem o texto completo no caderno.

Discuta com a turma:

  • O quadro numérico é importante para organizar as reflexões sobre a formação dos números. Existe outra forma de organização que seja eficiente?

Propósito: Refletir sobre o que aprendeu e o que não ficou claro.

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo Previsto: 2 Minutos

Orientação: Peça que os alunos leiam a texto e pergunte se concordam com ele, se aprenderam, compreenderam algo além do que o texto expõe.

Discuta com a turma:

  • O que mais foi possível aprender com esta aula?

Pedir que exponham suas percepções e conversem sobre.

Propósito: Refletir sobre o que aprendeu e o que não ficou claro.

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações:

Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem. Em seguida, deixe que discutam com um colega suas soluções.

Circule entre as carteiras para perceber as dificuldades e fazer as intervenções a seguir,

Materiais Complementares:

Raio X para impressão

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo estimado: 2 minutos

Orientações para o professor:

  • Leia com a turma o objetivo da aula e para que reflitam sobre o significado, perguntando “Quem entendeu o que o objetivo quer dizer?”
  • Pergunte: “O que significa compor um número?
  • Ouça as respostas dos alunos e faça perguntas como: “É correto dizer que ao juntar 200 com 100 terei a composição de 300? Por quê?”, “Quem sabe um exemplo de composição de 500?”
  • As perguntas têm o objetivo de levá-los a concluir que compor um valor pode ser conforme as ordens dos algarismos (200 + 30 + 4 = 234) ou da forma que preferir (230 + 4, 100+100+15+15+4, 150 + 50 + 20 + 14…).
  • Assim, o(a) professor(a) já consegue coletar os conhecimentos prévios acerca do tema.

Propósito: Apresentar o objetivo da aula aos alunos.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Eliane Barreto Maia Santos  

Mentor: Carina do Espírito Santo

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas

Habilidade da BNCC:

(EF02MA04) Compor e decompor números naturais de até três ordens, com suporte de material manipulável, por meio de diferentes adições.

Objetivos específicos

Reconhecer a formação dos números de até três ordens por meio de diferentes formas de compor em agrupamentos de 2 em 2, de 5 em 5 e 10 em 10.

Conceito-chave

Sistema de numeração decimal,

Composição

Quadro numérico

Recursos necessários

  • Lápis, borracha;
  • Atividades impressas em folhas;

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos (slides 3 e 4)

Orientação:

Os alunos devem estar organizados em duplas.

Distribua um quadro numérico para cada aluno(a).

Propósito: Perceber as regularidades do sistema de numeração decimal no quadro númerico.

Materiais Complementares:

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos (slides 3 e 4)

Orientação:

Os alunos devem estar organizados em duplas.

Distribua um quadro numérico para cada aluno(a).

Peça que observem os números impressos no quadro, depois perguntar: “O que é possível perceber ao ler a tabela?”

Deixe que falem sobre suas impressões.

Leia o quadro em destaque e pergunte quem sabe a resposta “O que é possível perceber em relação aos números de cada linha?” E os números de cada coluna, como estão organizados?” Levá-los a concluir que cada linha tem uma dezena de números, que estão na sequência +1. Ao descer pelas colunas vemos que os números aumentam sempre 10 (1 dezena).

Discuta com a turma:

  • O que acontece com um número de uma linha quando deslocamos o dedo para a esquerda?
  • E se escolher um número, como 83 por exemplo e subir 4 linhas, o que encontraremos? Qual a relação entre o 80 e o número encontrado?

Propósito: Perceber as regularidades do sistema de numeração decimal no quadro númerico.

Materiais Complementares:

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 22 minutos (slides 5, 6 e 7)

Orientação:

Os alunos devem estar organizados em duplas.

Distribua uma folha com quadro numérico e as questões para cada aluno(a).

Leia o quadro menor do slide e peça que observem os números impressos no quadro maior, depois pergunte: “O que é possível perceber ao ler as linhas e colunas do quadro?”

Deixe que falem sobre suas impressões.

Pergunte: “E os números de cada coluna, como estão organizados?” Deixe que manifestem suas percepções e conduza a conversa para levá-los a concluir que cada linha tem uma centena de números, que estão na sequência +10. Ao descer pelas colunas vemos que os números aumentam sempre 100 (1 centena).

Discuta com a turma:

  • O que acontece com um número de uma linha quando deslocamos o dedo para a esquerda?
  • E se escolher um número, como 830 por exemplo e subir 4 linhas, o que encontraremos? Qual a relação entre o 830 e o número encontrado?

Propósito: Perceber as regularidades do sistema de numeração decimal no quadro númerico.

Materiais Complementares:

Atividade principal

Resolução da atividade

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 22 minutos (slides 5, 6 e 7)

Orientação:

  • Com os alunos ainda organizados em duplas, peça que realizem a atividade individualmente, antes de conversar com a dupla sobre como resolveu a situação proposta.
  • Circule entre as carteiras para perceber se há necessidade de fazer intervenções. Caso seja necessário faça perguntas que levem a criança à resposta.
  • Explique que na questão 1, temos apenas fragmentos da tabela grande, deverão se localizar nela, mas sem consultar.
  • Pergunte: “O que aconteceu com cada linha quando trabalhamos com o quadro numérico inteiro? Aqui é uma região da tabela. Assim como na tabela grande, a linha abaixo aumenta ___ em relação a anterior…”

Propósito: Perceber as regularidades do sistema de numeração decimal no quadro númerico.

Materiais Complementares:

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 22 minutos (slides 5, 6 e 7)

Orientação:

  • Com os alunos ainda organizados em duplas, peça que realizem a atividade individualmente, antes de conversar com a dupla sobre como resolveu a situação proposta: esta atividade pode ter controle de tempo, assim teriam 2 minutos para resolver a questão 1 e em seguida 1 minuto para conversar com sua dupla. Proceda da mesma forma nas questões seguintes.
  • Circule entre as carteiras para perceber se há necessidade de fazer intervenções. Caso seja necessário faça perguntas que levem a criança à resposta.
  • Oriente-os a fazer as reflexões antes de completar a tabela, para perceber as regras.

Propósito: Perceber as regularidades do sistema de numeração decimal no quadro númerico.

Materiais Complementares:

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos

Orientação:

Este é o momento de socialização das respostas e estratégias, deixe que os(as) alunos(as) se manifestem, explicando suas estratégias. Incentive que outras crianças também apresentem suas reflexões.

Discuta com a turma:

  • Como fez para escolher os números para compor um valor? Por que a escolha?
  • E quando seu colega escolheu outros números, a composição ficou errada? O que isso significa?
  • Quais números viriam na próxima linha da tabela?

Materiais Complementares:

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientação:

Leia com as crianças o texto da sistematização e refletir sobre ela.

Pergunte se alguém quer complementar o texto, neste caso, registre no quadro o complemento, depois peça que registrem o texto completo no caderno.

Discuta com a turma:

  • O quadro numérico é importante para organizar as reflexões sobre a formação dos números. Existe outra forma de organização que seja eficiente?

Propósito: Refletir sobre o que aprendeu e o que não ficou claro.

Slide Plano Aula

Tempo Previsto: 2 Minutos

Orientação: Peça que os alunos leiam a texto e pergunte se concordam com ele, se aprenderam, compreenderam algo além do que o texto expõe.

Discuta com a turma:

  • O que mais foi possível aprender com esta aula?

Pedir que exponham suas percepções e conversem sobre.

Propósito: Refletir sobre o que aprendeu e o que não ficou claro.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações:

Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem. Em seguida, deixe que discutam com um colega suas soluções.

Circule entre as carteiras para perceber as dificuldades e fazer as intervenções a seguir,

Materiais Complementares:

Raio X para impressão

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade complementar

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Números do 2º ano :

Com o plano de aula sobre números, os alunos aprendem leitura, escrita e comparação de números de até três algarismos, utilização de contagens de 2 em 2, 5 em 5 e 10 em 10 no cálculo mental de adição e subtração, criação de estratégias pessoais e uso de algoritmos para cálculo e resolução de problemas envolvendo adição, subtração e multiplicação por 2 e 3, dobro e triplo, metade, terça parte e representação na reta numerada.

MAIS AULAS DE Matemática do 2º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF02MA04 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano