Plano de Aula

Plano de aula: Composição com quadro numérico

Plano 1 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Composição e decomposição de números naturais

mais ações

Descrição

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Eliane Barreto Maia Santos  

Mentor: Carina do Espírito Santo

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas

Habilidade da BNCC:

(EF02MA04) Compor e decompor números naturais de até três ordens, com suporte de material manipulável, por meio de diferentes adições.

Objetivos específicos

Reconhecer a formação dos números de até três ordens por meio de diferentes formas de compor em agrupamentos de 2 em 2, de 5 em 5 e 10 em 10.

Conceito-chave

Sistema de numeração decimal,

Composição

Quadro numérico

Recursos necessários

  • Lápis, borracha;
  • Atividades impressas em folhas;

Habilidades BNCC:

Objetivos de aprendizagem

Reconhecer a formação dos números de até três ordens por meio de diferentes formas de compor em agrupamentos de 2 em 2, de 5 em 5 e 10 em 10.

Aula

Resumo da aula
Resumo da aula

Orientações: Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.

Objetivo
Objetivo

Tempo estimado: 2 minutos

Orientações para o professor:

  • Leia com a turma o objetivo da aula e para que reflitam sobre o significado, perguntando “Quem entendeu o que o objetivo quer dizer?”
  • Pergunte: “O que significa compor um número?
  • Ouça as respostas dos alunos e faça perguntas como: “É correto dizer que ao juntar 200 com 100 terei a composição de 300? Por quê?”, “Quem sabe um exemplo de composição de 500?”
  • As perguntas têm o objetivo de levá-los a concluir que compor um valor pode ser conforme as ordens dos algarismos (200 + 30 + 4 = 234) ou da forma que preferir (230 + 4, 100+100+15+15+4, 150 + 50 + 20 + 14…).
  • Assim, o(a) professor(a) já consegue coletar os conhecimentos prévios acerca do tema.

Propósito: Apresentar o objetivo da aula aos alunos.

Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma

Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos

ACESSAR AGORA