10478
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para:   

Plano de aula - Diferentes pontos de vista

Plano de aula de Matemática com atividades para 3º ano do Fundamental sobre Diferentes pontos de vista.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Ana Carla Thomaz Meira

ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Ana Carla Thomaz Meira

Mentor: Daniela Pannuti

Especialista de área: Pricilla Cerqueira

Habilidade da BNCC

(EF03MA12 ) Descrever e representar esboços de trajetos, croquis e maquetes a movimentação de pessoas ou de objetos no espaço, incluindo direção e sentido com base em vários pontos de referência.

Objetivos específicos

Retomar os conhecimentos dos alunos sobre a representação dos objetos  e sua localização.

Representar um objeto utilizando diferentes pontos de vista.

Conceito-chave

Diferentes pontos de vista.

Recursos necessários

  • Folha de papel A4 branca;
  • Folhas de papel quadriculado;
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Leia, copie no quadro ou projete o slide para turma, explicando o objetivo da aula. Inicie uma rápida discussão perguntando aos alunos se eles se lembram de como podemos representar os objetos. O professor poderá usar como exemplos os objetos que eles possuem em cima das carteiras.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Discuta com a turma:

  • Quem se lembra dos modos ou maneiras que temos de desenhar objetos a partir de diferentes pontos de vista posições?

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações: Leia ou projete o slide para a turma. Nessa atividade, retome oralmente o trabalho com vistas e relembre com as crianças como eles exploraram em aulas anteriores os diferentes pontos de vistas: de frente, de frente e do alto e de cima para baixo. (Frontal, oblíqua e vertical).

Inicie resgatando os conhecimentos prévios dos alunos a respeito dos conceitos de ponto de vista.

Se houver necessidade retome os diferentes pontos de vistas: de frente (vista frontal),do alto (vista oblíqua) e de cima para baixo (vista vertical).

É importante que o professor realize várias atividades com a turma envolvendo as noções de vista frontal e vista oblíqua, pois são os pontos de vista que os alunos têm da realidade. Durante a retomada com a turma amplie o vocabulário matemático. Exemplo: Vista vertical / Vista oblíqua. O professor encontrará detalhes no guia de intervenções.

Promova a discussão coletiva da situação problema. Proponha para o grupo um pequeno exercício para relembrar os diferentes pontos de vista. Essa reflexão é fundamental para perceber as dúvidas que alunos ainda possuem.

Propósito: Retomar os diferentes pontos de vistas.

Discuta com a turma:

  • Quem aqui se lembra de ter desenhado objetos em posições diferentes?
  • Que objetos vocês observaram ou desenharam?
  • Quais eram os seus pontos de vista ao desenhar esses objetos?

  • Você já sabe que podemos ver um mesmo objeto de diferentes maneiras,quais são algumas delas?

  • Vocês lembram de como nós podemos representar o tampo da mesa visto do alto e de cima para baixo?
  • Como seria essa representação da vista vertical?

  • Na atividade dos livros qual é a resposta correta?
  • O caderno verde pode ser representado de outra forma? E o caderno azul?

  • Quem aqui já fez o desenho de uma paisagem, um lugar ou um objeto visto de cima? Qual objeto você desenharam?

Materiais Complementares:

Atividade de retomada

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações: Leia ou projete o slide para a turma. Nessa atividade, retome oralmente o trabalho com vistas e relembre com as crianças como eles exploraram em aulas anteriores os diferentes pontos de vistas: de frente, de frente e do alto e de cima para baixo. (Frontal, oblíqua e vertical).

Inicie resgatando os conhecimentos prévios dos alunos a respeito dos conceitos de ponto de vista.

Se houver necessidade retome os diferentes pontos de vistas: de frente (vista frontal),do alto (vista oblíqua) e de cima para baixo (vista vertical).

É importante que o professor realize várias atividades com a turma envolvendo as noções de vista frontal e vista oblíqua, pois são os pontos de vista que os alunos têm da realidade. Durante a retomada com a turma amplie o vocabulário matemático. Exemplo: Vista vertical / Vista oblíqua. O professor encontrará detalhes no guia de intervenções.

Promova a discussão coletiva da situação problema. Proponha para o grupo um pequeno exercício para relembrar os diferentes pontos de vista. Essa reflexão é fundamental para perceber as dúvidas que alunos ainda possuem.

Propósito: Retomar os diferentes pontos de vistas.

Discuta com a turma:

  • Quem aqui se lembra de ter desenhado objetos em posições diferentes?
  • Que objetos vocês observaram ou desenharam?
  • Quais eram os seus pontos de vista ao desenhar esses objetos?

  • Você já sabe que podemos ver um mesmo objeto de diferentes maneiras,quais são algumas delas?

  • Vocês lembram de como nós podemos representar o tampo da mesa visto do alto e de cima para baixo?
  • Como seria essa representação da vista vertical?

  • Na atividade dos livros qual é a resposta correta?
  • O caderno verde pode ser representado de outra forma? E o caderno azul?

  • Quem aqui já fez o desenho de uma paisagem, um lugar ou um objeto visto de cima? Qual objeto você desenharam?

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: Leia ou projete o slide para a turma. Lembramos que para essa atividade você usará um molde para montar o cubos, usaremos três cubos para cada trio; após a atividade, guarde os cubos, eles poderão ser úteis em exercícios similares. Uma outra opção é colocar uma mesa no centro da sala com os três cubos delimitando as opções de pontos de vista. Neste caso, os alunos irão circular ao redor da mesa. Nessa atividade você só precisará de três cubos, não há necessidade de imprimir para todos os trios.

Organize a turma em trios e introduza a proposta da atividade, explique que Mariana irá propor um desafio e que os trios deverão discutir como realizar da melhor maneira a atividade.

Explique que os trios poderão usar os cubos para observar os diferentes pontos de vista propostos na atividade. Peça que os trios representem a montagem no papel quadriculado ou folha de sulfite, ou seja, o trio deverá registrar a montagem feita em diferentes perspectivas (de cima, de frente e de lado).

Propósito: Registrar diferentes vistas de um mesmo objeto.

Discuta com a turma:

  • Como vocês vão pensar para descobrir a resposta desse desafio?
  • Será que tem algum cubo escondido que não estamos vendo nesta imagem?

Materiais complementares:

Atividade principal

Resolução da atividade principal

Guia de intervenções

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Leia ou projete o slide. Nesta atividade vamos verificar como os alunos enxergaram os cubos por meio de suas diferentes perspectivas.

Professor ao término da atividade e antes da discussão você deverá expor as representações feitas pelos alunos,fixando-os no quadro, na parede ou em um varal. Compare as representações e discuta os resultados obtidos com a turma.

Propósito: Analisar e discutir os resultados obtidos.

Discuta com a turma:

  • Quem utilizou os cubos para verificar a resposta do desafio?
  • Quem conseguiu representar os cubos na malha quadriculada sem utilizar o material manipulativo?

  • Vocês tiveram mais dificuldade em qual representação?
  • Vamos observar as representações afixadas no quadro. Que trio representou o objeto de maneiras diferentes da que está no painel de soluções? Explique para a turma como foi que vocês pensaram para representar dessa maneira.

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Leia ou projete o slide. Nesta atividade vamos verificar como os alunos enxergaram os cubos por meio de suas diferentes perspectivas.

Professor ao término da atividade e antes da discussão você deverá expor as representações feitas pelos alunos,fixando-os no quadro, na parede ou em um varal. Compare as representações e discuta os resultados obtidos com a turma.

Propósito: Analisar e discutir os resultados obtidos.

Discuta com a turma:

  • Quem utilizou os cubos para verificar a resposta do desafio?
  • Quem conseguiu representar os cubos na malha quadriculada sem utilizar o material manipulativo?

  • Vocês tiveram mais dificuldade em qual representação?
  • Vamos observar as representações afixadas no quadro. Que trio representou o objeto de maneiras diferentes da que está no painel de soluções? Explique para a turma como foi que vocês pensaram para representar dessa maneira.

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos.

Orientações:Nessa atividade visualizamos o objeto em diferentes perspectivas, processamos a informação e registramos; tudo isso é de grande importância ao desenvolvimento geométrico dos alunos.

Propósito: Sintetiza o que foi explorado na aula.

Discuta com a turma:

  • Pensando nas diversas maneiras de se observar um objeto, qual é o ponto de vista cotidiano das pessoas?

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações: Projete o slide ou imprima. Entregue o desenho impresso. Peça que os alunos observem com atenção o quarto de Ana.

Projete o slide, copie no quadro ou imprima. Explique a comanda da atividade, oriente os alunos a completarem os quadradinhos lembrando dos pontos de vista apreendidos na aula; o número de quadradinhos corresponde ao número de letras.

Propósito: Avaliar se o aluno desenvolveu as vistas de um mesmo objeto.

Discuta com a turma:

  • Que objetos a Ana representou em seu desenho?

  • Ana representou o seu quarto por meio de um desenho,hoje vocês conheceram algumas dessas representações.
  • Quem pode me dizer quais foram os diferentes pontos de vista que trabalhamos hoje?

  • Como será que ficaria o cesto de lixo,um tubo de cola ou a quadro de giz na vista superior?Professor instigue os alunos a refletirem resgatando os pontos de vista apreendidos em aula.

Materiais complementares:

Atividade complementar

Atividade Raio X

Resolução da atividade de complementação

Resolução do Raio X

Referências bibliográficas:

Diseño Curricular para la Educación Primaria. Primer Ciclo Volúmen 1 /.Dirección General de Cultura y Educación - 1a ed. - La Plata: Dir. General de Cultura y Educación de la Provincia de Buenos Aires, 2008. Disponível em:

http://abc.gov.ar/lainstitucion/organismos/consejogeneral/diseniocurriculares/default.cfm Acesso em:10/12/2017.

Guerreiro, Ana Lúcia Araújo. Alfabetização e letramento cartográfico na geografia escolar. São Paulo: Edições SM, 2012.- (Somos Mestres)

Brasil. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Geometria / Ministério da Educação. – Brasília: MEC/SEB, 2014.

SMOLE, Kátia Stocco, DINIZ, Maria Ignez e CÂNDIDO, Patrícia. Cadernos do Mathema – Jogos Matemáticos – de 1º a 5º ano. Porto Alegre: Artmed, 2000.

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações: Projete o slide ou imprima. Entregue o desenho impresso. Peça que os alunos observem com atenção o quarto de Ana.

Projete o slide, copie no quadro ou imprima. Explique a comanda da atividade, oriente os alunos a completarem os quadradinhos lembrando dos pontos de vista apreendidos na aula; o número de quadradinhos corresponde ao número de letras.

Propósito: Avaliar se o aluno desenvolveu as vistas de um mesmo objeto.

Discuta com a turma:

  • Que objetos a Ana representou em seu desenho?

  • Ana representou o seu quarto por meio de um desenho,hoje vocês conheceram algumas dessas representações.
  • Quem pode me dizer quais foram os diferentes pontos de vista que trabalhamos hoje?

  • Como será que ficaria o cesto de lixo,um tubo de cola ou a quadro de giz na vista superior?Professor instigue os alunos a refletirem resgatando os pontos de vista apreendidos em aula.

Referências bibliográficas:

Diseño Curricular para la Educación Primaria. Primer Ciclo Volúmen 1 /.Dirección General de Cultura y Educación - 1a ed. - La Plata: Dir. General de Cultura y Educación de la Provincia de Buenos Aires, 2008. Disponível em:

http://abc.gov.ar/lainstitucion/organismos/consejogeneral/diseniocurriculares/default.cfm Acesso em:10/12/2017.

Guerreiro, Ana Lúcia Araújo. Alfabetização e letramento cartográfico na geografia escolar. São Paulo: Edições SM, 2012.- (Somos Mestres)

Brasil. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Geometria / Ministério da Educação. – Brasília: MEC/SEB, 2014.

SMOLE, Kátia Stocco, DINIZ, Maria Ignez e CÂNDIDO, Patrícia. Cadernos do Mathema – Jogos Matemáticos – de 1º a 5º ano. Porto Alegre: Artmed, 2000.

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Leia, copie no quadro ou projete o slide para turma, explicando o objetivo da aula. Inicie uma rápida discussão perguntando aos alunos se eles se lembram de como podemos representar os objetos. O professor poderá usar como exemplos os objetos que eles possuem em cima das carteiras.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Discuta com a turma:

  • Quem se lembra dos modos ou maneiras que temos de desenhar objetos a partir de diferentes pontos de vista posições?

  • Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

    Autor: Ana Carla Thomaz Meira

    Mentor: Daniela Pannuti

    Especialista de área: Pricilla Cerqueira

    Habilidade da BNCC

    (EF03MA12 ) Descrever e representar esboços de trajetos, croquis e maquetes a movimentação de pessoas ou de objetos no espaço, incluindo direção e sentido com base em vários pontos de referência.

    Objetivos específicos

    Retomar os conhecimentos dos alunos sobre a representação dos objetos  e sua localização.

    Representar um objeto utilizando diferentes pontos de vista.

    Conceito-chave

    Diferentes pontos de vista.

    Recursos necessários

    • Folha de papel A4 branca;
    • Folhas de papel quadriculado;
    • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações: Leia ou projete o slide para a turma. Nessa atividade, retome oralmente o trabalho com vistas e relembre com as crianças como eles exploraram em aulas anteriores os diferentes pontos de vistas: de frente, de frente e do alto e de cima para baixo. (Frontal, oblíqua e vertical).

Inicie resgatando os conhecimentos prévios dos alunos a respeito dos conceitos de ponto de vista.

Se houver necessidade retome os diferentes pontos de vistas: de frente (vista frontal),do alto (vista oblíqua) e de cima para baixo (vista vertical).

É importante que o professor realize várias atividades com a turma envolvendo as noções de vista frontal e vista oblíqua, pois são os pontos de vista que os alunos têm da realidade. Durante a retomada com a turma amplie o vocabulário matemático. Exemplo: Vista vertical / Vista oblíqua. O professor encontrará detalhes no guia de intervenções.

Promova a discussão coletiva da situação problema. Proponha para o grupo um pequeno exercício para relembrar os diferentes pontos de vista. Essa reflexão é fundamental para perceber as dúvidas que alunos ainda possuem.

Propósito: Retomar os diferentes pontos de vistas.

Discuta com a turma:

  • Quem aqui se lembra de ter desenhado objetos em posições diferentes?
  • Que objetos vocês observaram ou desenharam?
  • Quais eram os seus pontos de vista ao desenhar esses objetos?

  • Você já sabe que podemos ver um mesmo objeto de diferentes maneiras,quais são algumas delas?

  • Vocês lembram de como nós podemos representar o tampo da mesa visto do alto e de cima para baixo?
  • Como seria essa representação da vista vertical?

  • Na atividade dos livros qual é a resposta correta?
  • O caderno verde pode ser representado de outra forma? E o caderno azul?

  • Quem aqui já fez o desenho de uma paisagem, um lugar ou um objeto visto de cima? Qual objeto você desenharam?

Materiais Complementares:

Atividade de retomada

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações: Leia ou projete o slide para a turma. Nessa atividade, retome oralmente o trabalho com vistas e relembre com as crianças como eles exploraram em aulas anteriores os diferentes pontos de vistas: de frente, de frente e do alto e de cima para baixo. (Frontal, oblíqua e vertical).

Inicie resgatando os conhecimentos prévios dos alunos a respeito dos conceitos de ponto de vista.

Se houver necessidade retome os diferentes pontos de vistas: de frente (vista frontal),do alto (vista oblíqua) e de cima para baixo (vista vertical).

É importante que o professor realize várias atividades com a turma envolvendo as noções de vista frontal e vista oblíqua, pois são os pontos de vista que os alunos têm da realidade. Durante a retomada com a turma amplie o vocabulário matemático. Exemplo: Vista vertical / Vista oblíqua. O professor encontrará detalhes no guia de intervenções.

Promova a discussão coletiva da situação problema. Proponha para o grupo um pequeno exercício para relembrar os diferentes pontos de vista. Essa reflexão é fundamental para perceber as dúvidas que alunos ainda possuem.

Propósito: Retomar os diferentes pontos de vistas.

Discuta com a turma:

  • Quem aqui se lembra de ter desenhado objetos em posições diferentes?
  • Que objetos vocês observaram ou desenharam?
  • Quais eram os seus pontos de vista ao desenhar esses objetos?

  • Você já sabe que podemos ver um mesmo objeto de diferentes maneiras,quais são algumas delas?

  • Vocês lembram de como nós podemos representar o tampo da mesa visto do alto e de cima para baixo?
  • Como seria essa representação da vista vertical?

  • Na atividade dos livros qual é a resposta correta?
  • O caderno verde pode ser representado de outra forma? E o caderno azul?

  • Quem aqui já fez o desenho de uma paisagem, um lugar ou um objeto visto de cima? Qual objeto você desenharam?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: Leia ou projete o slide para a turma. Lembramos que para essa atividade você usará um molde para montar o cubos, usaremos três cubos para cada trio; após a atividade, guarde os cubos, eles poderão ser úteis em exercícios similares. Uma outra opção é colocar uma mesa no centro da sala com os três cubos delimitando as opções de pontos de vista. Neste caso, os alunos irão circular ao redor da mesa. Nessa atividade você só precisará de três cubos, não há necessidade de imprimir para todos os trios.

Organize a turma em trios e introduza a proposta da atividade, explique que Mariana irá propor um desafio e que os trios deverão discutir como realizar da melhor maneira a atividade.

Explique que os trios poderão usar os cubos para observar os diferentes pontos de vista propostos na atividade. Peça que os trios representem a montagem no papel quadriculado ou folha de sulfite, ou seja, o trio deverá registrar a montagem feita em diferentes perspectivas (de cima, de frente e de lado).

Propósito: Registrar diferentes vistas de um mesmo objeto.

Discuta com a turma:

  • Como vocês vão pensar para descobrir a resposta desse desafio?
  • Será que tem algum cubo escondido que não estamos vendo nesta imagem?

Materiais complementares:

Atividade principal

Resolução da atividade principal

Guia de intervenções

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Leia ou projete o slide. Nesta atividade vamos verificar como os alunos enxergaram os cubos por meio de suas diferentes perspectivas.

Professor ao término da atividade e antes da discussão você deverá expor as representações feitas pelos alunos,fixando-os no quadro, na parede ou em um varal. Compare as representações e discuta os resultados obtidos com a turma.

Propósito: Analisar e discutir os resultados obtidos.

Discuta com a turma:

  • Quem utilizou os cubos para verificar a resposta do desafio?
  • Quem conseguiu representar os cubos na malha quadriculada sem utilizar o material manipulativo?

  • Vocês tiveram mais dificuldade em qual representação?
  • Vamos observar as representações afixadas no quadro. Que trio representou o objeto de maneiras diferentes da que está no painel de soluções? Explique para a turma como foi que vocês pensaram para representar dessa maneira.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Leia ou projete o slide. Nesta atividade vamos verificar como os alunos enxergaram os cubos por meio de suas diferentes perspectivas.

Professor ao término da atividade e antes da discussão você deverá expor as representações feitas pelos alunos,fixando-os no quadro, na parede ou em um varal. Compare as representações e discuta os resultados obtidos com a turma.

Propósito: Analisar e discutir os resultados obtidos.

Discuta com a turma:

  • Quem utilizou os cubos para verificar a resposta do desafio?
  • Quem conseguiu representar os cubos na malha quadriculada sem utilizar o material manipulativo?

  • Vocês tiveram mais dificuldade em qual representação?
  • Vamos observar as representações afixadas no quadro. Que trio representou o objeto de maneiras diferentes da que está no painel de soluções? Explique para a turma como foi que vocês pensaram para representar dessa maneira.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos.

Orientações:Nessa atividade visualizamos o objeto em diferentes perspectivas, processamos a informação e registramos; tudo isso é de grande importância ao desenvolvimento geométrico dos alunos.

Propósito: Sintetiza o que foi explorado na aula.

Discuta com a turma:

  • Pensando nas diversas maneiras de se observar um objeto, qual é o ponto de vista cotidiano das pessoas?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações: Projete o slide ou imprima. Entregue o desenho impresso. Peça que os alunos observem com atenção o quarto de Ana.

Projete o slide, copie no quadro ou imprima. Explique a comanda da atividade, oriente os alunos a completarem os quadradinhos lembrando dos pontos de vista apreendidos na aula; o número de quadradinhos corresponde ao número de letras.

Propósito: Avaliar se o aluno desenvolveu as vistas de um mesmo objeto.

Discuta com a turma:

  • Que objetos a Ana representou em seu desenho?

  • Ana representou o seu quarto por meio de um desenho,hoje vocês conheceram algumas dessas representações.
  • Quem pode me dizer quais foram os diferentes pontos de vista que trabalhamos hoje?

  • Como será que ficaria o cesto de lixo,um tubo de cola ou a quadro de giz na vista superior?Professor instigue os alunos a refletirem resgatando os pontos de vista apreendidos em aula.

Materiais complementares:

Atividade complementar

Atividade Raio X

Resolução da atividade de complementação

Resolução do Raio X

Referências bibliográficas:

Diseño Curricular para la Educación Primaria. Primer Ciclo Volúmen 1 /.Dirección General de Cultura y Educación - 1a ed. - La Plata: Dir. General de Cultura y Educación de la Provincia de Buenos Aires, 2008. Disponível em:

http://abc.gov.ar/lainstitucion/organismos/consejogeneral/diseniocurriculares/default.cfm Acesso em:10/12/2017.

Guerreiro, Ana Lúcia Araújo. Alfabetização e letramento cartográfico na geografia escolar. São Paulo: Edições SM, 2012.- (Somos Mestres)

Brasil. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Geometria / Ministério da Educação. – Brasília: MEC/SEB, 2014.

SMOLE, Kátia Stocco, DINIZ, Maria Ignez e CÂNDIDO, Patrícia. Cadernos do Mathema – Jogos Matemáticos – de 1º a 5º ano. Porto Alegre: Artmed, 2000.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações: Projete o slide ou imprima. Entregue o desenho impresso. Peça que os alunos observem com atenção o quarto de Ana.

Projete o slide, copie no quadro ou imprima. Explique a comanda da atividade, oriente os alunos a completarem os quadradinhos lembrando dos pontos de vista apreendidos na aula; o número de quadradinhos corresponde ao número de letras.

Propósito: Avaliar se o aluno desenvolveu as vistas de um mesmo objeto.

Discuta com a turma:

  • Que objetos a Ana representou em seu desenho?

  • Ana representou o seu quarto por meio de um desenho,hoje vocês conheceram algumas dessas representações.
  • Quem pode me dizer quais foram os diferentes pontos de vista que trabalhamos hoje?

  • Como será que ficaria o cesto de lixo,um tubo de cola ou a quadro de giz na vista superior?Professor instigue os alunos a refletirem resgatando os pontos de vista apreendidos em aula.

Referências bibliográficas:

Diseño Curricular para la Educación Primaria. Primer Ciclo Volúmen 1 /.Dirección General de Cultura y Educación - 1a ed. - La Plata: Dir. General de Cultura y Educación de la Provincia de Buenos Aires, 2008. Disponível em:

http://abc.gov.ar/lainstitucion/organismos/consejogeneral/diseniocurriculares/default.cfm Acesso em:10/12/2017.

Guerreiro, Ana Lúcia Araújo. Alfabetização e letramento cartográfico na geografia escolar. São Paulo: Edições SM, 2012.- (Somos Mestres)

Brasil. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Geometria / Ministério da Educação. – Brasília: MEC/SEB, 2014.

SMOLE, Kátia Stocco, DINIZ, Maria Ignez e CÂNDIDO, Patrícia. Cadernos do Mathema – Jogos Matemáticos – de 1º a 5º ano. Porto Alegre: Artmed, 2000.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Geometria do 3º ano :

Com o plano de aula sobre geometria, os alunos aprendem a descrever e localizar a movimentação de pessoas ou objetos no espaço e representá-los através de desenhos, croquis e maquetes; compor e decompor triângulos e quadriláteros associando-os a figuras planas de três e quatro lados; construir e identificar figuras simétricas; reconhecer elementos de prismas e pirâmides em perspectivas ou planificações.

MAIS AULAS DE Matemática do 3º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF03MA12 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano