10477
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 6º ano > Números

Plano de aula - Estudando os Múltiplos de 100 e 1000

Plano de aula de Matemática com atividades para 6º ano do Fundamental sobre Números compostos. Divisibilidade.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Allan Costa Jardim

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano: MAT6_03NUM04

Recursos
- Necessários: Caderno, lápis, borracha, régua, tesoura, grupo de whatsapp
- Opcionais:

Para este plano, foque na etapa Aquecimento, Retomada, Atividade Principal e Raio X.

Aquecimento

Professor, nessa proposta sugerimos o recurso da aula invertida. Para isso, os alunos precisam ter acesso ao problema proposto, que está no anexo da Retomada. Tire uma foto das fichas numeradas e das orientações da atividade e disponibilize a imagem no grupo de whatsapp para que os alunos possam pensar sobre a atividade. Explique para os alunos que as fichas podem ser feitas com folha de caderno. Peça a eles que registrem suas resoluções e estratégias no caderno para que possam consultá-las durante a aula. Avise-os que as fichas também serão utilizadas durante a aula.

Retomada

Professor, antes de iniciar a Retomada, organize um fórum para que os alunos possam compartilhar suas respostas para a atividade de Aquecimento feita antes da aula, até por que essas respostas serão utilizadas em seguida. Por isso é fundamental que você explore bem esse fórum fazendo boas perguntas aos alunos, garantindo que eles consigam compreender a escrita dos números em forma de multiplicação. Logo após o fórum, compartilhe o slide da Retomada e convide os alunos a realizarem essa atividade em quartetos. Essa organização poderá ser feita por chamada de vídeo pelo whatsapp. Dê a eles cerca de 10 minutos para que se organizem e façam a atividade proposta. Combine com eles o horário de retorno ao grande grupo, para que possam compartilhar suas conclusões.

Atividade Principal

Ao retornarem para o grande grupo, garanta que cada grupo compartilhe suas conclusões e, assim como no fórum, explore bem esse momento. A sequência das atividades depende das respostas que os alunos irão compartilhar. Em seguida, envie um áudio para os alunos com a proposta da Atividade Principal, que é transformar os números que eles encontraram em múltiplos de 100, usando as fichas. Ao reforçar que eles precisam usar as fichas, você estará garantindo que eles não irão usar o fator 10, mas terão que pensar em como conseguir o fator 10 com as fichas. Faça uma nova rodada de compartilhamento de respostas e pergunte como eles chegaram a essas conclusões. Ainda sem discutir as respostas, proponha que transformem esses novos números em múltiplos de 1000, também usando as fichas.

Discussão das soluções

Algumas discussões já foram feitas anteriormente, mas esse momento é uma etapa importantíssima da aula. É o momento de justificar as estratégias e respostas usadas para a resolução do problema proposto na atividade principal. Compartilhe com os alunos o slide da Discussão das soluções peça que comparem com as suas soluções. Estimule os alunos a falar (usando a ferramenta de áudio ou vídeo) como pensaram para atender o que foi solicitado. Pergunte se eles pensaram da mesma forma e, caso contrário, peça que compartilhem suas estratégias. Estimule os alunos a perceberem que podemos seguir por diversos caminhos para chegar a uma solução e que o erro faz parte do processo de aprendizagem. Assim, você estará combatendo a valorização excessiva da resposta certa. Lembre-se que o objetivo da aula é que os alunos identifiquem que os múltiplos de 100 são divisíveis por 4 e que os múltiplos de 1 000 são divisíveis por 8. Sendo assim, explore essa atividade para que eles possam perceber que ao dividir por 2 duas vezes e por 4 duas vezes as condições anteriores estão garantidas. Garanta que o encerramento seja feito nessa etapa.

Convite às famílias

A participação das famílias no processo de aprendizagem é de grande importância para o aluno. Porém ressaltamos que os pais não são professores de matemática e muitos podem estar ocupados com outras funções em casa ou mesmo trabalhando. Portanto indicamos a participação das famílias no compartilhamento e discussão de possíveis soluções para os problemas propostos ou interagindo com o aluno em alguma atividade específica. Compartilhe com os alunos o slide do Raio X e sugira que façam a atividade proposta com seus familiares. É uma atividade bem interessante e curiosa.

Sugestão Enviada Por: Pricilla Cerqueira


Código: MAT6_03NUM04

(EF06MA05) Classificar números naturais em primos e compostos, estabelecer relações entre números, expressas pelos termos “é múltiplo de”, “é divisor de”, “é fator de”, e estabelecer, por meio de investigações, critérios de divisibilidade por 2, 3, 4, 5, 6, 8, 9, 10, 100 e 1000.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Números do 6º ano:

Com o plano de aula sobre números os alunos aprendem a comparar diferentes sistemas de numeração, identificar múltiplos e divisores de um número natural, números primos, compostos e quadrados perfeitos; resolver problemas e desenvolver fluência com as quatro operações com números naturais; conceituar frações (razão, quantidade e multiplicador), ordenar, adicionar e subtrair frações com denominadores diferentes, calcular porcentagens.

MAIS AULAS DE Matemática do 6º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas