Atividade principal
Plano de Aula
Plano de aula: Detetive numérico
Plano 2 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Probabilidade e espaço amostral
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Gisele Alves dos Santos
Mentor: Edicleia Xavier da Costa
Especialista de área: Rita Batista
Habilidade da BNCC
(EF03MA25) Identificar, em eventos familiares aleatórios, todos os resultados possíveis, estimando os que têm maiores ou menores chances de ocorrência.
Objetivos específicos
Elencar possibilidades para determinar o espaço amostral que contém certo número.
Conceito-chave
Espaço amostral de experimentos aleatórios.
Recursos necessários
- Retroprojetor ou projetor multimídia;
- Folhas pautadas cortadas em tiras;
- Cópias da atividades;
- Flipchart ou cartolina no quadro para anotar as diferentes soluções;
- Um cartão com um ponto de interrogação e dentro dele o número secreto 125;
- Folha pautada ou folha sulfite para registro das pistas e hipóteses dos grupos.
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
Elencar possibilidades para determinar o espaço amostral que contém certo número.
Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou escreva no quadro o objetivo da aula e, depois, leia-o para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula com as crianças.
Retomada
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientação: Antecipadamente, organize a turma em grupos produtivos com cinco ou seis alunos. Atente-se para que não haja nenhum aluno posicionado de costas para o local onde dará os comandos ou irá projetar as imagens dos slides da aula.
Diga aos alunos que hoje irão realizar um jogo e para isso terão que se transformar em bons detetives.
Converse com os alunos sobre o que eles compreendem desta palavra e desta profissão.
Escute atentamente as hipóteses dos alunos para seus questionamentos e vá anotando em uma cartolina as hipóteses sobre o significado desta palavra (os conhecimentos prévios dos alunos) e reserve este cartaz pois você o retomará durante a aula.
Propósito: Relembrar a investigação de todos os elementos para definir o espaço amostral.
Discuta com a turma:
- Quem já ouviu falar em detetive? Quem conhece um detetive?
- O que é preciso para ser um bom detetive? (Ao final dos questionamentos é importante que os alunos saibam que será necessário realizar bons questionamentos para que consigam chegar a resposta ou as possibilidades de respostas.)
Atividade principal
Tempo sugerido: 20 minutos.
Orientação: Inicialmente, distribua uma cópia da atividade principal da aula e folhas de papel pautada a todos os alunos. Peça para que leiam a situação proposta e observem o questionamento da situação. Realize a leitura do enunciado para aqueles alunos que ainda não adquiriram autonomia na leitura e questione qual o entendimento da situação com os alunos em que ainda não atingiram a fluência leitora.
Diga aos alunos para que, individualmente, respondam ao questionamento registrando no papel suas hipóteses. Neste momento os alunos irão registrar o número que lhes vier à cabeça. Talvez alguns alunos digam que não conseguem descobrir pois existem muitos números, escute-os e questione-os sobre esta afirmativa.
Escute algumas crianças e faça alguns questionamentos. Para isso, sugere-se que o número pensado seja 125.
Leia a pergunta, que está na folha entregue da atividade, e peça aos alunos que realizem a proposta individualmente e que após um determinado tempo (entre 5 e 10 minutos) eles deverão compartilhar suas perguntas com os colegas do grupo.
Enquanto os alunos realizarem a atividade, você deverá movimentar-se na sala e fazer questionamentos sobre como os alunos estão refletindo para elaborar as perguntas para tentar descobrir o número escolhido pela professora.
Ao passar entre os alunos verifique alguns deles que ainda não estão conseguindo elaborar nenhuma pergunta. É importante que o professor mapeie sua sala de aula para que consiga perceber quais alunos precisarão de intervenções pontuais, não focando somente em um determinado grupo de alunos, mas intervindo com o grupo todo mesmo que não seja nessa aula, mas sim em outras que seguirão).
Oriente os alunos a realizarem, um de cada vez, a leitura em voz alta da pergunta para o grupo. Os demais colegas do grupo conversam e analisam se a pergunta é pertinente e se ela trará mais pistas para desvendar o número secreto.
Caso necessário, um integrante do grupo ficará responsável pelo registro das alterações que forem feitas nas perguntas dos colegas do grupo.
Após cada pergunta elaborada e revisada pelo grupo, todos os integrantes do grupo, um de cada vez, irão realizar a leitura das perguntas (caso algum aluno ainda não consiga realizar a leitura e a escrita da pergunta peça a um colega para auxiliá-lo neste registro) e você, professor, irá responder aos questionamentos e anotá-los no quadro.
Os alunos, em seus grupos, deverão listar as possibilidades de números secretos a partir das perguntas respondidas.
Propósito: Listar elementos do espaço amostral analisando padrões numéricos.
Discuta com a turma:
- Quem pode me dizer que número a professora Carol pensou? Por que você acha que é esse número?
- Quem não conseguiu descobrir o número pensado pela professora? Por que você não descobriu? Faltou alguma informação?
- Como você pensou para elaborar esta pergunta? Me explique como você está pensando?
- Ao responder ao seu questionamento você conseguirá descobrir qual é o número secreto?
- Os seus colegas de grupo elaboraram perguntas semelhantes ou diferentes?
- Teve alguma pergunta que vocês modificaram? Por que fizeram esta modificação? Qual modificação foi feita?
- A cada pergunta elaborada fica mais fácil ou menos fácil de descobrir o número?
- Vocês chegaram a quantas possibilidades de resultados?
Materiais complementares:
Resolução da atividade principal
Atividade principal
Tempo sugerido: 20 minutos.
Orientação: Inicialmente, distribua uma cópia da atividade principal da aula e folhas de papel pautada a todos os alunos. Peça para que leiam a situação proposta e observem o questionamento da situação. Realize a leitura do enunciado para aqueles alunos que ainda não adquiriram autonomia na leitura e questione qual o entendimento da situação com os alunos em que ainda não atingiram a fluência leitora.
Diga aos alunos para que, individualmente, respondam ao questionamento registrando no papel suas hipóteses. Neste momento os alunos irão registrar o número que lhes vier à cabeça. Talvez alguns alunos digam que não conseguem descobrir pois existem muitos números, escute-os e questione-os sobre esta afirmativa.
Escute algumas crianças e faça alguns questionamentos. Para isso, sugere-se que o número pensado seja 125.
Leia a pergunta, que está na folha entregue da atividade, e peça aos alunos que realizem a proposta individualmente e que após um determinado tempo (entre 5 e 10 minutos) eles deverão compartilhar suas perguntas com os colegas do grupo.
Enquanto os alunos realizarem a atividade, você deverá movimentar-se na sala e fazer questionamentos sobre como os alunos estão refletindo para elaborar as perguntas para tentar descobrir o número escolhido pela professora.
Ao passar entre os alunos verifique alguns deles que ainda não estão conseguindo elaborar nenhuma pergunta. É importante que o professor mapeie sua sala de aula para que consiga perceber quais alunos precisarão de intervenções pontuais, não focando somente em um determinado grupo de alunos, mas intervindo com o grupo todo mesmo que não seja nessa aula, mas sim em outras que seguirão).
Oriente os alunos a realizarem, um de cada vez, a leitura em voz alta da pergunta para o grupo. Os demais colegas do grupo conversam e analisam se a pergunta é pertinente e se ela trará mais pistas para desvendar o número secreto.
Caso necessário, um integrante do grupo ficará responsável pelo registro das alterações que forem feitas nas perguntas dos colegas do grupo.
Após cada pergunta elaborada e revisada pelo grupo, todos os integrantes do grupo, um de cada vez, irão realizar a leitura das perguntas (caso algum aluno ainda não consiga realizar a leitura e a escrita da pergunta peça a um colega para auxiliá-lo neste registro) e você, professor, irá responder aos questionamentos e anotá-los no quadro.
Os alunos, em seus grupos, deverão listar as possibilidades de números secretos a partir das perguntas respondidas.
Propósito: Listar elementos do espaço amostral analisando padrões numéricos.
Discuta com a turma:
- Quem pode me dizer que número a professora Carol pensou? Por que você acha que é esse número?
- Quem não conseguiu descobrir o número pensado pela professora? Por que você não descobriu? Faltou alguma informação?
- Como você pensou para elaborar esta pergunta? Me explique como você está pensando?
- Ao responder ao seu questionamento você conseguirá descobrir qual é o número secreto?
- Os seus colegas de grupo elaboraram perguntas semelhantes ou diferentes?
- Teve alguma pergunta que vocês modificaram? Por que fizeram esta modificação? Qual modificação foi feita?
- A cada pergunta elaborada fica mais fácil ou menos fácil de descobrir o número?
- Vocês chegaram a quantas possibilidades de resultados?
Atividade principal
Tempo sugerido: 20 minutos.
Orientação: Inicialmente, distribua uma cópia da atividade principal da aula e folhas de papel pautada a todos os alunos. Peça para que leiam a situação proposta e observem o questionamento da situação. Realize a leitura do enunciado para aqueles alunos que ainda não adquiriram autonomia na leitura e questione qual o entendimento da situação com os alunos em que ainda não atingiram a fluência leitora.
Diga aos alunos para que, individualmente, respondam ao questionamento registrando no papel suas hipóteses. Neste momento os alunos irão registrar o número que lhes vier à cabeça. Talvez alguns alunos digam que não conseguem descobrir pois existem muitos números, escute-os e questione-os sobre esta afirmativa.
Escute algumas crianças e faça alguns questionamentos. Para isso, sugere-se que o número pensado seja 125.
Leia a pergunta, que está na folha entregue da atividade, e peça aos alunos que realizem a proposta individualmente e que após um determinado tempo (entre 5 e 10 minutos) eles deverão compartilhar suas perguntas com os colegas do grupo.
Enquanto os alunos realizarem a atividade, você deverá movimentar-se na sala e fazer questionamentos sobre como os alunos estão refletindo para elaborar as perguntas para tentar descobrir o número escolhido pela professora.
Ao passar entre os alunos verifique alguns deles que ainda não estão conseguindo elaborar nenhuma pergunta. É importante que o professor mapeie sua sala de aula para que consiga perceber quais alunos precisarão de intervenções pontuais, não focando somente em um determinado grupo de alunos, mas intervindo com o grupo todo mesmo que não seja nessa aula, mas sim em outras que seguirão).
Oriente os alunos a realizarem, um de cada vez, a leitura em voz alta da pergunta para o grupo. Os demais colegas do grupo conversam e analisam se a pergunta é pertinente e se ela trará mais pistas para desvendar o número secreto.
Caso necessário, um integrante do grupo ficará responsável pelo registro das alterações que forem feitas nas perguntas dos colegas do grupo.
Após cada pergunta elaborada e revisada pelo grupo, todos os integrantes do grupo, um de cada vez, irão realizar a leitura das perguntas (caso algum aluno ainda não consiga realizar a leitura e a escrita da pergunta peça a um colega para auxiliá-lo neste registro) e você, professor, irá responder aos questionamentos e anotá-los no quadro.
Os alunos, em seus grupos, deverão listar as possibilidades de números secretos a partir das perguntas respondidas.
Propósito: Listar elementos do espaço amostral analisando padrões numéricos.
Discuta com a turma:
- Quem pode me dizer que número a professora Carol pensou? Por que você acha que é esse número?
- Quem não conseguiu descobrir o número pensado pela professora? Por que você não descobriu? Faltou alguma informação?
- Como você pensou para elaborar esta pergunta? Me explique como você está pensando?
- Ao responder ao seu questionamento você conseguirá descobrir qual é o número secreto?
- Os seus colegas de grupo elaboraram perguntas semelhantes ou diferentes?
- Teve alguma pergunta que vocês modificaram? Por que fizeram esta modificação? Qual modificação foi feita?
- A cada pergunta elaborada fica mais fácil ou menos fácil de descobrir o número?
- Vocês chegaram a quantas possibilidades de resultados?
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientação: Escolha alguns alunos (representantes dos grupos) para dizerem quais são as possibilidades de números para algumas das primeiras respostas das perguntas que estarão registradas no quadro. Exemplo: O número que a professora Carol pensou é o 125. Os alunos perguntam se é maior que 100 e você responde que sim. Então, no quadro, registre maior que 100. Você pode questionar os alunos sobre as formas de registros utilizadas por eles.
Então, continue pedindo para que todos os representantes socializem suas possibilidades e você irá listar no quadro as possibilidades apontadas pelos alunos.
Após a socialização, pergunte aos alunos sobre as possibilidades finais de respostas que estarão registradas na lousa.
Escolha alguns alunos (representantes dos grupos) para dizerem quais são as possibilidades de números para algumas das primeiras respostas das perguntas que estarão registradas no quadro.
Exemplo: A criança então pergunta é maior que 100. Você dá a negativa e coloca o limite do número 1 000 na reta numérica para os alunos perceberem o espaço amostral e seus elementos.
Por fim, se os alunos perguntam se é 500, por exemplo, você diz que não e pode riscar este numeral da reta numerada. Então você terá na reta numerada os elementos do espaço amostral.
Propósito: Socializar as diferentes estratégias de resoluções para a situação problema.
Discuta com a turma:
- Que tipos de representações seu grupo utilizou para marcar as possibilidades (reta numérica, tabela, lista, escrita por extenso, entre outros)?
- Agora vocês conseguem descobrir qual é este número que a professora Carol pensou?
Ao registrar na lousa as possibilidades encontradas pelos grupos questione:
- Algum dos números que os amigos colocaram poderia ser o número pensado?
- Alguma criança acha que algum destes números não faz parte deste grupo de possibilidades? Por que acha que não?
- Que tipos de representações seu grupo utilizou para marcar as possibilidades (reta numérica, tabela, lista, escrita por extenso, entre outros)?
- Agora vocês conseguem descobrir qual é este número que a professora Carol pensou?
Encerramento
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientação: Realize a leitura do questionamento final e peça a alguns alunos para que digam uma frase ou uma palavra sobre o que aprenderam na aula de hoje.
Retome o objetivo com os alunos e pergunte se ele foi atingido.
Propósito: Socializar as aprendizagens utilizando linguagem própria.
Discuta com a turma:
- Algum aluno conseguiria responder com precisão o número escolhido pela professora Carol antes das pistas que elaboramos? Isso seria possível, impossível ou pouco provável?
Raio X
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientação: Reorganize sua sala em carteiras individuais para realizar esta próxima atividade.
Entregue a cópia da atividade de Raio X impressa e realize a leitura do enunciado e peça aos alunos para que acompanhem esta leitura destacando quais são as principais informações para que consigam descobrir o número secreto.
Certifique-se que todos os alunos tenham compreendido as comandas do enunciado e que tenham localizado as informações relevantes.
Deixe com que os alunos resolvam a proposta individualmente.
Recolha as folhas com a atividade e verifique se o objetivo da aula foi atingido.
Propósito: Avaliar a compreensão dos alunos e se o objetivo foi alcançado.
Discuta com a turma:
- Existe só uma possibilidade de resposta?
- As respostas são infinitas?
Materiais complementares:
Resolução das atividades complementares
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
MAT3_03PES05
Recursos
- Necessários: estojo, papel ou caderno do aluno para que faça as anotações pertinentes.
Algum meio de comunicação com alunos: Zoom, Meet, WhatsApp, e-mail ou impressão.
- Opcionais:
Celular, computador ou tablet
Para este plano, foque na etapa da Atividade principal
Atividade principal
A atividade principal é uma atividade que instiga os alunos. Todos os alunos gostam de desafios e de atividades que proporcionam esse tipo de debate. Ao invés de utilizar os slides, você pode se colocar no lugar na professora e propor a situação problema dizendo que você está pensando em um número e que os alunos devem ser detetives e tentar encontrar esse número. Se você estiver em uma aula síncrona (Zoom, Meet…), pode apresentar a situação ao vivo e deixar que os alunos a discutam. Caso seja assíncrona ou sem vídeo, você pode fazer explicar a situação por meio de um vídeo ou de um texto e compartilhar com os alunos via WhatsApp ou e-mail.
Pergunte se eles conseguiriam encontrar o número somente com essa informação. Solicite, então que eles criem perguntas que os possibilite encontrar o número. Eles podem compartilhar essas perguntas por texto ou áudio. Depois, oriente que os alunos discutam entre si e escolham entre as perguntas que foram colocadas as que são mais significativas para perguntar a professora.
Abra então a rodada de perguntas e responda às perguntas que os alunos escolheram.
Os alunos, então, devem listar as possibilidades de números secretos a partir das perguntas respondidas.
Discussão das soluções
Na discussão das soluções, envie algumas perguntas para guiá-los. Pergunte como eles pensaram para formular as perguntas, que estratégias utilizaram para tentar encontrar o númer. Disponibilize as questões para a discussão via WhatsApp e deixe que os alunos as respondam e discutam por meio de áudio ou texto.
Encerramento
Conclua a aula com o slide ou com o que está escrito no encerramento para que os alunos copiem no caderno como forma de anotação para consultas posteriores. Pergunte se os alunos gostariam de complementar o registro com alguma outra informação.
Raio X
A atividade do Raio X pode ser usada como tarefa de casa ou como avaliação da aula. Envie e faça a discussão da mesma forma que fez com a atividade principal. Lembre-se também que há atividades complementares que podem ser enviadas para os alunos como atividades de fixação ou sistematização.
Convite às famílias
É interessante que os alunos envolvam as pessoas que estão ao seu redor em suas atividades escolares, mas devemos considerar que algumas vezes essas pessoas não poderão deixar seus afazeres e trabalhos para ajudá-los. Uma forma de envolvimento da família com os alunos nesta atividade é a brincadeira de adivinhar o número que o outro pensou utilizando o menor número de perguntas possível. Pode ser uma ótima atividade para toda a família.
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Gisele Alves dos Santos
Mentor: Edicleia Xavier da Costa
Especialista de área: Rita Batista
Habilidade da BNCC
(EF03MA25) Identificar, em eventos familiares aleatórios, todos os resultados possíveis, estimando os que têm maiores ou menores chances de ocorrência.
Objetivos específicos
Elencar possibilidades para determinar o espaço amostral que contém certo número.
Conceito-chave
Espaço amostral de experimentos aleatórios.
Recursos necessários
- Retroprojetor ou projetor multimídia;
- Folhas pautadas cortadas em tiras;
- Cópias da atividades;
- Flipchart ou cartolina no quadro para anotar as diferentes soluções;
- Um cartão com um ponto de interrogação e dentro dele o número secreto 125;
- Folha pautada ou folha sulfite para registro das pistas e hipóteses dos grupos.