9506
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 2º ano > Números

Plano de aula - Aprendendo a adicionar e subtrair na reta numerada

Plano de aula de Matemática com atividades para 2º ano do Fundamental sobre Compreender o funcionamento da reta numerada associando os deslocamentos (à direita e à esquerda) aos conceitos de adição e subtração, respectivamente.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Rejane Bianchini

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano MAT2_07NUM01
Recursos
- Necessários: Régua, papel ou caderno do aluno, Regras do jogo e tabela para anotação das jogadas e dados enviados para confecção; meio de comunicação com alunos: Zoom, Meet, WhatsApp, e-mail ou impressão.
Opcionais: Papel quadriculado; link de vídeo: Somar e subtrair: Somar usando a reta numérica; convite aos pais.

Para este plano, foque na etapa da Atividade principal.

Atividade principal

O jogo Andando para frente, andando para trás, proposto na atividade principal deste plano foi adaptado para que os alunos consigam jogar sozinhos de suas casas. A ideia é que resolvam de forma lúdica adições e subtrações associando os deslocamentos para frente e para trás na reta numerada.
Para aplicar este jogo aos alunos, eles precisam ter:
     - Cinco retas numeradas, identificadas com o início e o último ponto delas, usando 0 e 25, respectivamente. Você pode enviar a imagem de uma reta (está no slide 2) para que possam reproduzir cinco iguais;
     - Um dado de bolinhas e um colorido (ou para colorir se não tiver impressão colorida) estão disponíveis na aba de materiais e atividades;
     - As regras do jogo e tabela (estão neste documento).

Se você estiver em uma aula síncrona (Zoom, Meet…), pode apresentar o slide 2 para os alunos e deixar que eles desenhem as retas numeradas no caderno usando uma régua e, se preferir, papel quadriculado. O papel quadriculado facilita os intervalos entre os números, mas eles podem ser marcados usando os centímetros da régua. Eles devem desenhar cinco retas, uma para cada jogada. Mesmo que o jogo seja realizado individualmente, agrupe o nome dos alunos de quatro em quatro, para que ao final das jogadas possa haver comparação e estabelecer os vencedores de cada grupo. Garanta que todos tenham o material para o início do jogo. Os dados confeccionados, as retas reproduzidas, tabela impressa, lápis e régua. Leia as regras do jogo para os alunos e se certifique que todos tenham entendido. Sinalize o jogo e dê um tempo para que todos possam terminar as cinco jogadas.
Se não estiver com todos ao mesmo tempo, você pode tirar um print da tela do slide da reta numerada, fotografar as regras do jogo, as tabelas e os dados e compartilhar com os alunos via WhatsApp, e pedir que reproduzam o material antes de iniciarem o jogo. Chame atenção para o uso da régua para a construção da reta numerada. Você também pode gravar um áudio com as regras do jogo e outras orientações para a confecção do material. Ou ainda, se for possível, encaminhar o material por e-mail para que eles possam fazer a impressão. Peça que fotografem sua tabela e a reta usada para cada jogada e enviem para você por WhatsApp. Caso não tenha Internet, você pode imprimir todo o material e combinar com os pais para buscar e devolver na escola. Neste caso, explique que saberão o nome dos vencedores do jogo quando receberem devolutivas de suas tarefas.

JOGO ANDANDO PARA FRENTE, ANDANDO PARA TRÁS
REGRAS:
     - GRUPOS DE QUATRO JOGADORES. CADA JOGADOR RECEBERÁ NÚMEROS DIFERENTES DE INÍCIO DE JOGADA.
     - PARA CADA JOGADA SERÁ USADO UMA RETA NUMERADA COM INTERVALO NUMÉRICO DE ZERO A 25.
     - MARQUE OS NÚMEROS DO INÍCIO DE CADA JOGADA EM CADA UMA DAS RETAS.
     - JOGUE O DADO COLORIDO E ESCREVA O SINAL DA OPERAÇÃO NA TABELA. SE CAIR A FACE AZUL, SINAL DE ADIÇÃO; SE CAIR A FACE VERMELHA, SINAL DE SUBTRAÇÃO.
     - JOGUE O DADO DAS BOLINHAS. O NÚMERO QUE CAIR DEVE SER ESCRITO NA TABELA.
     - SE O SINAL DA JOGADA FOR DE SUBTRAÇÃO, USE UMA SETA E VOLTE NA RETA NUMERADA TANTOS INTERVALOS IGUAIS AO NÚMERO QUE SAIU NO DADO ANTERIOR.
     - SE O SINAL DA SUA JOGADA FOR DE ADIÇÃO USE UMA SETA E VÁ PARA FRENTE NA RETA NUMERADA TANTOS INTERVALOS IGUAIS AO NÚMERO QUE SAIU NO DADO ANTERIOR.
     - OBSERVE NA RETA NUMERADA EM QUE NÚMERO PAROU E ANOTE ESTE RESULTADO NA TABELA.
     - VOCÊ DEVE FAZER CINCO JOGADAS.
     - O VENCEDOR DO JOGO SERÁ AQUELE QUE O RESULTADO DA ÚLTIMA JOGADA FOR UM NÚMERO MAIOR, DESDE QUE NÃO TENHA ERRADO NENHUM RESULTADO. EM CASO DE ERRO, OUTRO PARTICIPANTE QUE TIVER O MAIOR NÚMERO NA ÚLTIMA JOGADA VENCE.

Nome do jogador:
Cada participante do grupo deve receber a tabela com os números de início de jogada diferentes uns dos outros. Por isso, ao enviar o material, mude os números na coluna do “Número do início da jogada” de acordo com as opções abaixo. Eles devem estar necessariamente no intervalo de 6 a 19.

Opções: (7 - 13 - 9- 16 - 6); (6- 12 - 7- 17- 9); (8 - 14 - 16 - 19 - 10)

Discussão das soluções

No caso de atividade com jogo, a riqueza maior está na discussão pós jogadas. Assim, proporcione meios de compartilhar as respostas e faça questionamentos. Você pode fazer isto de forma síncrona, se for possível, facilitando a interação. Mas pode ser também por WhatsApp através de bate-papo e gravação de áudios ou envio de mensagens de textos. No caso das tarefas serem físicas, você pode inserir algumas questões junto com as atividades enviadas. O importante é dar espaço para todos fazerem suas reflexões. Pergunte:
- O que aconteceu quando caiu a face azul do dado das cores? E a vermelha?
Explore exemplos de alunos que começaram com o valor maior e venceram o jogo e de alunos que começaram com valor menor e venceram o jogo. Pergunte:
Quem ganhou o jogo foi quem tirou o maior número na tabela inicialmente? Por que isso ocorre?

Sistematização

Valide todas as respostas dando devolutivas aos alunos. Sistematize o conceito retomando a relação das movimentações na reta numerada com as operações de adição e subtração. No caso das tarefas físicas, reúna as respostas com as conclusões, o nome dos vencedores e envie a sistematização junto com a correção das tarefas.

Raio X

Aplique a tarefa do Raio X, que pode ser em uma outra aula, para verificar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos numa situação semelhante, e avaliar os conhecimentos de cada um deles a respeito dos deslocamentos (para frente e para trás) na reta numerada associados aos conceitos de adição e subtração, respectivamente.

Convite às famílias

Fale aos pais da importância dos jogos para a aprendizagem, especialmente nas aulas de matemática. Para que eles incentivem seus filhos na realização da tarefa, é importante que valorizem as atividades propostas. Assim, vale a pena gravar um áudio aos familiares, falando um pouco sobre a aprendizagem e o seu objetivo com a aplicação do jogo. Você também pode escrever um pequeno texto e enviar junto com o material impresso. Envie também o link do vídeo sobre a reta numérica para que disponibilizem o acesso aos seus filhos, se for possível.

Sugestão Enviada Por: Eliane Zanin


Código: MAT2_07NUM01

(EF02MA04) Compor e decompor números naturais de até três ordens, com suporte de material manipulável, por meio de diferentes adições.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Números do 2º ano:

Com o plano de aula sobre números, os alunos aprendem leitura, escrita e comparação de números de até três algarismos, utilização de contagens de 2 em 2, 5 em 5 e 10 em 10 no cálculo mental de adição e subtração, criação de estratégias pessoais e uso de algoritmos para cálculo e resolução de problemas envolvendo adição, subtração e multiplicação por 2 e 3, dobro e triplo, metade, terça parte e representação na reta numerada.

MAIS AULAS DE Matemática do 2º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas