10412
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 2º ano > Números

Plano de aula - Identificando números de três ordens

Plano de aula de Matemática com atividades para 2º ano do Fundamental sobre Identificar números de até três ordens.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Adriane Regina Bravo Mendes

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos
- Necessários: atividades impressas, imagem via Whatsapp ou em forma de documentos via e-mail.
- Opcionais: áudio com as comandas, Zoom ou Meet.

Para este plano, foque nas etapas da Atividade Principal e do Raio X.
Este plano pode ser usado em duas aulas. As atividades (atividade principal e raio x) foram adaptadas e não seguem a mesma ordem do plano original.

Atividade principal e Raio X
As atividades podem ser enviadas para os alunos impressas, por imagem via Whatsapp ou em forma de documentos, via e-mail. Caso possa usar ferramenta síncrona, as atividades podem ser projetadas e discutidas com todos os alunos ao mesmo tempo.
Para a primeira aula, a sugestão é usar a atividade abaixo. Oriente que façam o desenho de um quadro de ordens com unidade, dezena e centena em uma folha qualquer. Os alunos devem ler a atividade, registrar os números no quadro de ordens e depois circular no caça números (se tiverem ele impresso) ou simplesmente enviar para você os números formados. Explique que no caça números, os números estarão na horizontal ou vertical.

 

Em uma segunda aula, você pode usar os desafios abaixo. Eles podem ser enviados impressos, por imagem ou documentos, via Whatsapp ou e-mail. Ou ainda, você pode gravar um áudio com o desafio e pedir para os alunos enviarem a resposta por mensagem. Oriente que façam o desenho do quadro de ordens para ajudar a localização dos algarismos enquanto ouvem sua fala ou lêem as comandas.

SIGA AS DICAS E DESCUBRA QUAIS OS NÚMEROS SECRETOS:

 

Discussão das soluções
Se puder socializar com os alunos, promova uma conversa via Whatsapp. Você pode formar grupos de 4 ou 5 alunos para que eles discutam ou usar outra ferramenta online. Peça para falarem qual estratégia utilizaram para compor números de três ordens e como fizeram para resolver os desafios.

Sistematização
Apresente as respostas do caça números e desafios, e retome a composição numérica para a ordenação de números de três ordens. Dê devolutivas individuais aos alunos de acordo com os acertos e erros ou coletivamente, via mensagem em grupo de Whatsapp.

Convite às famílias
Convide as famílias para ajudarem, se possível, com a leitura das atividades e desafios enviados.

 

Sugestão Enviada Por: Eliane Zanin


Código: MAT2_01NUM05

(EF02MA01) Comparar e ordenar números naturais (até a ordem de centenas) pela compreensão de características do sistema de numeração decimal (valor posicional e função do zero).


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Números do 2º ano:

Com o plano de aula sobre números, os alunos aprendem leitura, escrita e comparação de números de até três algarismos, utilização de contagens de 2 em 2, 5 em 5 e 10 em 10 no cálculo mental de adição e subtração, criação de estratégias pessoais e uso de algoritmos para cálculo e resolução de problemas envolvendo adição, subtração e multiplicação por 2 e 3, dobro e triplo, metade, terça parte e representação na reta numerada.

MAIS AULAS DE Matemática do 2º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas