10407
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 2º ano > Números

Plano de aula - Adicionando com tampinhas

Plano de aula de Matemática com atividades para 2º ano do Fundamental sobre Resolver adições com números de até dois algarismos, utilizando estratégias pessoais de cálculo.

Plano 05 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Maria Elena Roman de Oliveira Toledo

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Maria Elena Roman de Oliveira Toledo

Mentor: Carina do Espírito Santo

Especialista de área: Luciana Tenuta



Habilidade da BNCC

(EF02MA05) Criação de estratégias pessoais de cálculo envolvendo adição e subtração.

Objetivos específicos

Resolver adições com números de até dois algarismos, utilizando estratégias pessoais de cálculo.

Conceito-chave

Composição de números.

Adição.

Recursos necessários

  • Tampinhas de garrafa de seis cores diferentes (de acordo com o que está dado na atividade principal);
  • Atividades impressas;
  • Datashow ( opcional ).


Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Leia ou projete o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Antes de propor a atividade com tampinhas, proponha para seus alunos algumas adições de duas parcelas, para que sejam resolvidas oralmente.

Propósito: Oportunizar a utilização dos fatos básicos da adição para a realização de cálculos com números maiores.

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.( slides de 4 a 9 )

Orientação: Organize, previamente, tampinhas coloridas para que sejam utilizadas pelas crianças. Faça uma campanha de arrecadação de tampinhas e pinte-as nas cores correspondentes, com a ajuda dos alunos.

- Além de ler e projetar a situação problema, procure deixar a tabela de equivalência entre as cores e valores das tampinhas em um lugar de fácil acesso, para que seja consultada, sempre que necessário.Se a projeção não for possível ou preferir, você pode imprimir o material. Durante a realização da atividade, circule entre as carteiras e faça perguntas que ajudem os alunos a tomarem consciência das aprendizagens matemáticas que estão sendo realizadas.

Propósito: Desenvolver estratégias de cálculo mental para realizar adições com parcelas de um ou dois algarismos.

Discuta com a turma:

Faça perguntas do tipo:

  • Que tampinhas você escolheu para formar essa quantidade?
  • Quais escolheu primeiro? Por que?
  • Que tampinhas escolheu depois?
  • Havia alguma outra maneira de formar essa quantidade? Qual?

Materiais Complementares:

Atividade Principal

Resolução da atividade

Guia de intervenção

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.( slides de 4 a 9 )

Orientação: Organize, previamente, tampinhas coloridas para que sejam utilizadas pelas crianças. Faça uma campanha de arrecadação de tampinhas e pinte-as nas cores correspondentes, com a ajuda dos alunos.

- Além de ler e projetar a situação problema, procure deixar a tabela de equivalência entre as cores e valores das tampinhas em um lugar de fácil acesso, para que seja consultada, sempre que necessário.Se a projeção não for possível ou preferir, você pode imprimir o material. Durante a realização da atividade, circule entre as carteiras e faça perguntas que ajudem os alunos a tomarem consciência das aprendizagens matemáticas que estão sendo realizadas.

Propósito: Desenvolver estratégias de cálculo mental para realizar adições com parcelas de um ou dois algarismos.

Discuta com a turma:

Faça perguntas do tipo:

  • Que tampinhas você escolheu para formar essa quantidade?
  • Quais escolheu primeiro? Por que?
  • Que tampinhas escolheu depois?
  • Havia alguma outra maneira de formar essa quantidade? Qual?

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.( slides de 4 a 9 )

Orientação: Organize, previamente, tampinhas coloridas para que sejam utilizadas pelas crianças. Faça uma campanha de arrecadação de tampinhas e pinte-as nas cores correspondentes, com a ajuda dos alunos.

- Além de ler e projetar a situação problema, procure deixar a tabela de equivalência entre as cores e valores das tampinhas em um lugar de fácil acesso, para que seja consultada, sempre que necessário.Se a projeção não for possível ou preferir, você pode imprimir o material. Durante a realização da atividade, circule entre as carteiras e faça perguntas que ajudem os alunos a tomarem consciência das aprendizagens matemáticas que estão sendo realizadas.

Propósito: Desenvolver estratégias de cálculo mental para realizar adições com parcelas de um ou dois algarismos.

Discuta com a turma:

Faça perguntas do tipo:

  • Que tampinhas você escolheu para formar essa quantidade?
  • Quais escolheu primeiro? Por que?
  • Que tampinhas escolheu depois?
  • Havia alguma outra maneira de formar essa quantidade? Qual?

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.( slides de 4 a 9 )

Orientação: Organize, previamente, tampinhas coloridas para que sejam utilizadas pelas crianças. Faça uma campanha de arrecadação de tampinhas e pinte-as nas cores correspondentes, com a ajuda dos alunos.

- Além de ler e projetar a situação problema, procure deixar a tabela de equivalência entre as cores e valores das tampinhas em um lugar de fácil acesso, para que seja consultada, sempre que necessário.Se a projeção não for possível ou preferir, você pode imprimir o material. Durante a realização da atividade, circule entre as carteiras e faça perguntas que ajudem os alunos a tomarem consciência das aprendizagens matemáticas que estão sendo realizadas.

Propósito: Desenvolver estratégias de cálculo mental para realizar adições com parcelas de um ou dois algarismos.

Discuta com a turma:

Faça perguntas do tipo:

  • Que tampinhas você escolheu para formar essa quantidade?
  • Quais escolheu primeiro? Por que?
  • Que tampinhas escolheu depois?
  • Havia alguma outra maneira de formar essa quantidade? Qual?

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.( slides de 4 a 9 )

Orientação: Organize, previamente, tampinhas coloridas para que sejam utilizadas pelas crianças. Faça uma campanha de arrecadação de tampinhas e pinte-as nas cores correspondentes, com a ajuda dos alunos.

- Além de ler e projetar a situação problema, procure deixar a tabela de equivalência entre as cores e valores das tampinhas em um lugar de fácil acesso, para que seja consultada, sempre que necessário.Se a projeção não for possível ou preferir, você pode imprimir o material. Durante a realização da atividade, circule entre as carteiras e faça perguntas que ajudem os alunos a tomarem consciência das aprendizagens matemáticas que estão sendo realizadas.

Propósito: Desenvolver estratégias de cálculo mental para realizar adições com parcelas de um ou dois algarismos.

Discuta com a turma:

Faça perguntas do tipo:

  • Que tampinhas você escolheu para formar essa quantidade?
  • Quais escolheu primeiro? Por que?
  • Que tampinhas escolheu depois?
  • Havia alguma outra maneira de formar essa quantidade? Qual?

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.( slides de 4 a 9 )

Orientação: Organize, previamente, tampinhas coloridas para que sejam utilizadas pelas crianças. Faça uma campanha de arrecadação de tampinhas e pinte-as nas cores correspondentes, com a ajuda dos alunos.

- Além de ler e projetar a situação problema, procure deixar a tabela de equivalência entre as cores e valores das tampinhas em um lugar de fácil acesso, para que seja consultada, sempre que necessário.Se a projeção não for possível ou preferir, você pode imprimir o material. Durante a realização da atividade, circule entre as carteiras e faça perguntas que ajudem os alunos a tomarem consciência das aprendizagens matemáticas que estão sendo realizadas.

Propósito: Desenvolver estratégias de cálculo mental para realizar adições com parcelas de um ou dois algarismos.

Discuta com a turma:

Faça perguntas do tipo:

  • Que tampinhas você escolheu para formar essa quantidade?
  • Quais escolheu primeiro? Por que?
  • Que tampinhas escolheu depois?
  • Havia alguma outra maneira de formar essa quantidade? Qual?

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Propósito: Socializar e discutir as diferentes estratégias utilizadas pelos alunos para a composição dos números, utilizando tampinhas.

Orientação: Durante a realização da atividade, circule entre as carteiras e identifique três formas de resolução diferentes.No momento da discussão das soluções, peça que as três crianças que criaram essas soluções, contem como e porque fizeram dessa maneira.Registre as soluções relatadas no quadro para que possam ser visualizadas e discutidas. Espera-se que os alunos percebam que, se agruparem as tampinhas que tem o mesmo valor, o cálculo fica mais fácil. No entanto, outras estratégias podem e devem ser validadas.

Discuta com a turma:

  • Há uma forma única de resolver as questões propostas? Por que?
  • Há uma forma de tornar mais fácil o cálculo mental das adições?
  • Materiais Complementares:

Atividade Principal

Resolução da atividade

Guia de intervenção

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Leia o slide para as crianças. Peça que manifestem suas impressões sobre a aula de hoje.

Propósito: Retomar o que foi feito na atividade.

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.( slides 12 e 13 )

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem, utilizando as pedrinhas ou estratégias pessoais de registro.

Propósito: Fazer com que os alunos pensem em diferentes possibilidades de composição de um determinado valor, a partir da adição de diferentes parcelas.

Discuta com a turma:

  • João poderia ter pago a vaca utilizando pedrinhas de apenas uma cor? Por quê?
  • Há alguma forma de realizar o pagamento utilizando apenas dois tipos de pedrinhas? Como?
  • Como seria feito o pagamento de modo a utilizar o menor número de pedrinhas? E o maior?

Materiais Complementares:

Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido:10 minutos..( slides 12 e 13 )

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem, utilizando as pedrinhas ou estratégias pessoais de registro.

Propósito: Fazer com que os alunos pensem em diferentes possibilidades de composição de um determinado valor, a partir da adição de diferentes parcelas.

Discuta com a turma:

  • João poderia ter pago a vaca utilizando pedrinhas de apenas uma cor? Por que?
  • Há alguma forma de realizar o pagamento utilizando apenas dois tipos de pedrinhas? Como?
  • Como seria feito o pagamento de modo a utilizar o menor número de pedrinhas? E o maior?

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Leia ou projete o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Maria Elena Roman de Oliveira Toledo

Mentor: Carina do Espírito Santo

Especialista de área: Luciana Tenuta



Habilidade da BNCC

(EF02MA05) Criação de estratégias pessoais de cálculo envolvendo adição e subtração.

Objetivos específicos

Resolver adições com números de até dois algarismos, utilizando estratégias pessoais de cálculo.

Conceito-chave

Composição de números.

Adição.

Recursos necessários

  • Tampinhas de garrafa de seis cores diferentes (de acordo com o que está dado na atividade principal);
  • Atividades impressas;
  • Datashow ( opcional ).

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Antes de propor a atividade com tampinhas, proponha para seus alunos algumas adições de duas parcelas, para que sejam resolvidas oralmente.

Propósito: Oportunizar a utilização dos fatos básicos da adição para a realização de cálculos com números maiores.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.( slides de 4 a 9 )

Orientação: Organize, previamente, tampinhas coloridas para que sejam utilizadas pelas crianças. Faça uma campanha de arrecadação de tampinhas e pinte-as nas cores correspondentes, com a ajuda dos alunos.

- Além de ler e projetar a situação problema, procure deixar a tabela de equivalência entre as cores e valores das tampinhas em um lugar de fácil acesso, para que seja consultada, sempre que necessário.Se a projeção não for possível ou preferir, você pode imprimir o material. Durante a realização da atividade, circule entre as carteiras e faça perguntas que ajudem os alunos a tomarem consciência das aprendizagens matemáticas que estão sendo realizadas.

Propósito: Desenvolver estratégias de cálculo mental para realizar adições com parcelas de um ou dois algarismos.

Discuta com a turma:

Faça perguntas do tipo:

  • Que tampinhas você escolheu para formar essa quantidade?
  • Quais escolheu primeiro? Por que?
  • Que tampinhas escolheu depois?
  • Havia alguma outra maneira de formar essa quantidade? Qual?

Materiais Complementares:

Atividade Principal

Resolução da atividade

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.( slides de 4 a 9 )

Orientação: Organize, previamente, tampinhas coloridas para que sejam utilizadas pelas crianças. Faça uma campanha de arrecadação de tampinhas e pinte-as nas cores correspondentes, com a ajuda dos alunos.

- Além de ler e projetar a situação problema, procure deixar a tabela de equivalência entre as cores e valores das tampinhas em um lugar de fácil acesso, para que seja consultada, sempre que necessário.Se a projeção não for possível ou preferir, você pode imprimir o material. Durante a realização da atividade, circule entre as carteiras e faça perguntas que ajudem os alunos a tomarem consciência das aprendizagens matemáticas que estão sendo realizadas.

Propósito: Desenvolver estratégias de cálculo mental para realizar adições com parcelas de um ou dois algarismos.

Discuta com a turma:

Faça perguntas do tipo:

  • Que tampinhas você escolheu para formar essa quantidade?
  • Quais escolheu primeiro? Por que?
  • Que tampinhas escolheu depois?
  • Havia alguma outra maneira de formar essa quantidade? Qual?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.( slides de 4 a 9 )

Orientação: Organize, previamente, tampinhas coloridas para que sejam utilizadas pelas crianças. Faça uma campanha de arrecadação de tampinhas e pinte-as nas cores correspondentes, com a ajuda dos alunos.

- Além de ler e projetar a situação problema, procure deixar a tabela de equivalência entre as cores e valores das tampinhas em um lugar de fácil acesso, para que seja consultada, sempre que necessário.Se a projeção não for possível ou preferir, você pode imprimir o material. Durante a realização da atividade, circule entre as carteiras e faça perguntas que ajudem os alunos a tomarem consciência das aprendizagens matemáticas que estão sendo realizadas.

Propósito: Desenvolver estratégias de cálculo mental para realizar adições com parcelas de um ou dois algarismos.

Discuta com a turma:

Faça perguntas do tipo:

  • Que tampinhas você escolheu para formar essa quantidade?
  • Quais escolheu primeiro? Por que?
  • Que tampinhas escolheu depois?
  • Havia alguma outra maneira de formar essa quantidade? Qual?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.( slides de 4 a 9 )

Orientação: Organize, previamente, tampinhas coloridas para que sejam utilizadas pelas crianças. Faça uma campanha de arrecadação de tampinhas e pinte-as nas cores correspondentes, com a ajuda dos alunos.

- Além de ler e projetar a situação problema, procure deixar a tabela de equivalência entre as cores e valores das tampinhas em um lugar de fácil acesso, para que seja consultada, sempre que necessário.Se a projeção não for possível ou preferir, você pode imprimir o material. Durante a realização da atividade, circule entre as carteiras e faça perguntas que ajudem os alunos a tomarem consciência das aprendizagens matemáticas que estão sendo realizadas.

Propósito: Desenvolver estratégias de cálculo mental para realizar adições com parcelas de um ou dois algarismos.

Discuta com a turma:

Faça perguntas do tipo:

  • Que tampinhas você escolheu para formar essa quantidade?
  • Quais escolheu primeiro? Por que?
  • Que tampinhas escolheu depois?
  • Havia alguma outra maneira de formar essa quantidade? Qual?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.( slides de 4 a 9 )

Orientação: Organize, previamente, tampinhas coloridas para que sejam utilizadas pelas crianças. Faça uma campanha de arrecadação de tampinhas e pinte-as nas cores correspondentes, com a ajuda dos alunos.

- Além de ler e projetar a situação problema, procure deixar a tabela de equivalência entre as cores e valores das tampinhas em um lugar de fácil acesso, para que seja consultada, sempre que necessário.Se a projeção não for possível ou preferir, você pode imprimir o material. Durante a realização da atividade, circule entre as carteiras e faça perguntas que ajudem os alunos a tomarem consciência das aprendizagens matemáticas que estão sendo realizadas.

Propósito: Desenvolver estratégias de cálculo mental para realizar adições com parcelas de um ou dois algarismos.

Discuta com a turma:

Faça perguntas do tipo:

  • Que tampinhas você escolheu para formar essa quantidade?
  • Quais escolheu primeiro? Por que?
  • Que tampinhas escolheu depois?
  • Havia alguma outra maneira de formar essa quantidade? Qual?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.( slides de 4 a 9 )

Orientação: Organize, previamente, tampinhas coloridas para que sejam utilizadas pelas crianças. Faça uma campanha de arrecadação de tampinhas e pinte-as nas cores correspondentes, com a ajuda dos alunos.

- Além de ler e projetar a situação problema, procure deixar a tabela de equivalência entre as cores e valores das tampinhas em um lugar de fácil acesso, para que seja consultada, sempre que necessário.Se a projeção não for possível ou preferir, você pode imprimir o material. Durante a realização da atividade, circule entre as carteiras e faça perguntas que ajudem os alunos a tomarem consciência das aprendizagens matemáticas que estão sendo realizadas.

Propósito: Desenvolver estratégias de cálculo mental para realizar adições com parcelas de um ou dois algarismos.

Discuta com a turma:

Faça perguntas do tipo:

  • Que tampinhas você escolheu para formar essa quantidade?
  • Quais escolheu primeiro? Por que?
  • Que tampinhas escolheu depois?
  • Havia alguma outra maneira de formar essa quantidade? Qual?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Propósito: Socializar e discutir as diferentes estratégias utilizadas pelos alunos para a composição dos números, utilizando tampinhas.

Orientação: Durante a realização da atividade, circule entre as carteiras e identifique três formas de resolução diferentes.No momento da discussão das soluções, peça que as três crianças que criaram essas soluções, contem como e porque fizeram dessa maneira.Registre as soluções relatadas no quadro para que possam ser visualizadas e discutidas. Espera-se que os alunos percebam que, se agruparem as tampinhas que tem o mesmo valor, o cálculo fica mais fácil. No entanto, outras estratégias podem e devem ser validadas.

Discuta com a turma:

  • Há uma forma única de resolver as questões propostas? Por que?
  • Há uma forma de tornar mais fácil o cálculo mental das adições?
  • Materiais Complementares:

Atividade Principal

Resolução da atividade

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Leia o slide para as crianças. Peça que manifestem suas impressões sobre a aula de hoje.

Propósito: Retomar o que foi feito na atividade.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.( slides 12 e 13 )

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem, utilizando as pedrinhas ou estratégias pessoais de registro.

Propósito: Fazer com que os alunos pensem em diferentes possibilidades de composição de um determinado valor, a partir da adição de diferentes parcelas.

Discuta com a turma:

  • João poderia ter pago a vaca utilizando pedrinhas de apenas uma cor? Por quê?
  • Há alguma forma de realizar o pagamento utilizando apenas dois tipos de pedrinhas? Como?
  • Como seria feito o pagamento de modo a utilizar o menor número de pedrinhas? E o maior?

Materiais Complementares:

Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Slide Plano Aula

Tempo sugerido:10 minutos..( slides 12 e 13 )

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem, utilizando as pedrinhas ou estratégias pessoais de registro.

Propósito: Fazer com que os alunos pensem em diferentes possibilidades de composição de um determinado valor, a partir da adição de diferentes parcelas.

Discuta com a turma:

  • João poderia ter pago a vaca utilizando pedrinhas de apenas uma cor? Por que?
  • Há alguma forma de realizar o pagamento utilizando apenas dois tipos de pedrinhas? Como?
  • Como seria feito o pagamento de modo a utilizar o menor número de pedrinhas? E o maior?

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Números do 2º ano :

Com o plano de aula sobre números, os alunos aprendem leitura, escrita e comparação de números de até três algarismos, utilização de contagens de 2 em 2, 5 em 5 e 10 em 10 no cálculo mental de adição e subtração, criação de estratégias pessoais e uso de algoritmos para cálculo e resolução de problemas envolvendo adição, subtração e multiplicação por 2 e 3, dobro e triplo, metade, terça parte e representação na reta numerada.

MAIS AULAS DE Matemática do 2º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF02MA05 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano