Objetivo
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Maria Elena Roman de Oliveira Toledo
Mentor: Carina do Espírito Santo
Especialista de área: Luciana Tenuta
Habilidade da BNCC
(EF02MA05) Criação de estratégias pessoais de cálculo envolvendo adição e subtração.
Objetivos específicos
Resolver adições com números de até dois algarismos, utilizando estratégias pessoais de cálculo.
Conceito-chave
Composição de números.
Adição.
Recursos necessários
- Tampinhas de garrafa de seis cores diferentes (de acordo com o que está dado na atividade principal);
- Atividades impressas;
- Datashow ( opcional ).
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Leia ou projete o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Retomada
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientação: Antes de propor a atividade com tampinhas, proponha para seus alunos algumas adições de duas parcelas, para que sejam resolvidas oralmente.
Propósito: Oportunizar a utilização dos fatos básicos da adição para a realização de cálculos com números maiores.
Atividade Principal
Tempo sugerido: 20 minutos.( slides de 4 a 9 )
Orientação: Organize, previamente, tampinhas coloridas para que sejam utilizadas pelas crianças. Faça uma campanha de arrecadação de tampinhas e pinte-as nas cores correspondentes, com a ajuda dos alunos.
- Além de ler e projetar a situação problema, procure deixar a tabela de equivalência entre as cores e valores das tampinhas em um lugar de fácil acesso, para que seja consultada, sempre que necessário.Se a projeção não for possível ou preferir, você pode imprimir o material. Durante a realização da atividade, circule entre as carteiras e faça perguntas que ajudem os alunos a tomarem consciência das aprendizagens matemáticas que estão sendo realizadas.
Propósito: Desenvolver estratégias de cálculo mental para realizar adições com parcelas de um ou dois algarismos.
Discuta com a turma:
Faça perguntas do tipo:
- Que tampinhas você escolheu para formar essa quantidade?
- Quais escolheu primeiro? Por que?
- Que tampinhas escolheu depois?
- Havia alguma outra maneira de formar essa quantidade? Qual?
Materiais Complementares:
Atividade Principal
Tempo sugerido: 20 minutos.( slides de 4 a 9 )
Orientação: Organize, previamente, tampinhas coloridas para que sejam utilizadas pelas crianças. Faça uma campanha de arrecadação de tampinhas e pinte-as nas cores correspondentes, com a ajuda dos alunos.
- Além de ler e projetar a situação problema, procure deixar a tabela de equivalência entre as cores e valores das tampinhas em um lugar de fácil acesso, para que seja consultada, sempre que necessário.Se a projeção não for possível ou preferir, você pode imprimir o material. Durante a realização da atividade, circule entre as carteiras e faça perguntas que ajudem os alunos a tomarem consciência das aprendizagens matemáticas que estão sendo realizadas.
Propósito: Desenvolver estratégias de cálculo mental para realizar adições com parcelas de um ou dois algarismos.
Discuta com a turma:
Faça perguntas do tipo:
- Que tampinhas você escolheu para formar essa quantidade?
- Quais escolheu primeiro? Por que?
- Que tampinhas escolheu depois?
- Havia alguma outra maneira de formar essa quantidade? Qual?
Atividade Principal
Tempo sugerido: 20 minutos.( slides de 4 a 9 )
Orientação: Organize, previamente, tampinhas coloridas para que sejam utilizadas pelas crianças. Faça uma campanha de arrecadação de tampinhas e pinte-as nas cores correspondentes, com a ajuda dos alunos.
- Além de ler e projetar a situação problema, procure deixar a tabela de equivalência entre as cores e valores das tampinhas em um lugar de fácil acesso, para que seja consultada, sempre que necessário.Se a projeção não for possível ou preferir, você pode imprimir o material. Durante a realização da atividade, circule entre as carteiras e faça perguntas que ajudem os alunos a tomarem consciência das aprendizagens matemáticas que estão sendo realizadas.
Propósito: Desenvolver estratégias de cálculo mental para realizar adições com parcelas de um ou dois algarismos.
Discuta com a turma:
Faça perguntas do tipo:
- Que tampinhas você escolheu para formar essa quantidade?
- Quais escolheu primeiro? Por que?
- Que tampinhas escolheu depois?
- Havia alguma outra maneira de formar essa quantidade? Qual?
Atividade Principal
Tempo sugerido: 20 minutos.( slides de 4 a 9 )
Orientação: Organize, previamente, tampinhas coloridas para que sejam utilizadas pelas crianças. Faça uma campanha de arrecadação de tampinhas e pinte-as nas cores correspondentes, com a ajuda dos alunos.
- Além de ler e projetar a situação problema, procure deixar a tabela de equivalência entre as cores e valores das tampinhas em um lugar de fácil acesso, para que seja consultada, sempre que necessário.Se a projeção não for possível ou preferir, você pode imprimir o material. Durante a realização da atividade, circule entre as carteiras e faça perguntas que ajudem os alunos a tomarem consciência das aprendizagens matemáticas que estão sendo realizadas.
Propósito: Desenvolver estratégias de cálculo mental para realizar adições com parcelas de um ou dois algarismos.
Discuta com a turma:
Faça perguntas do tipo:
- Que tampinhas você escolheu para formar essa quantidade?
- Quais escolheu primeiro? Por que?
- Que tampinhas escolheu depois?
- Havia alguma outra maneira de formar essa quantidade? Qual?
Atividade Principal
Tempo sugerido: 20 minutos.( slides de 4 a 9 )
Orientação: Organize, previamente, tampinhas coloridas para que sejam utilizadas pelas crianças. Faça uma campanha de arrecadação de tampinhas e pinte-as nas cores correspondentes, com a ajuda dos alunos.
- Além de ler e projetar a situação problema, procure deixar a tabela de equivalência entre as cores e valores das tampinhas em um lugar de fácil acesso, para que seja consultada, sempre que necessário.Se a projeção não for possível ou preferir, você pode imprimir o material. Durante a realização da atividade, circule entre as carteiras e faça perguntas que ajudem os alunos a tomarem consciência das aprendizagens matemáticas que estão sendo realizadas.
Propósito: Desenvolver estratégias de cálculo mental para realizar adições com parcelas de um ou dois algarismos.
Discuta com a turma:
Faça perguntas do tipo:
- Que tampinhas você escolheu para formar essa quantidade?
- Quais escolheu primeiro? Por que?
- Que tampinhas escolheu depois?
- Havia alguma outra maneira de formar essa quantidade? Qual?
Atividade Principal
Tempo sugerido: 20 minutos.( slides de 4 a 9 )
Orientação: Organize, previamente, tampinhas coloridas para que sejam utilizadas pelas crianças. Faça uma campanha de arrecadação de tampinhas e pinte-as nas cores correspondentes, com a ajuda dos alunos.
- Além de ler e projetar a situação problema, procure deixar a tabela de equivalência entre as cores e valores das tampinhas em um lugar de fácil acesso, para que seja consultada, sempre que necessário.Se a projeção não for possível ou preferir, você pode imprimir o material. Durante a realização da atividade, circule entre as carteiras e faça perguntas que ajudem os alunos a tomarem consciência das aprendizagens matemáticas que estão sendo realizadas.
Propósito: Desenvolver estratégias de cálculo mental para realizar adições com parcelas de um ou dois algarismos.
Discuta com a turma:
Faça perguntas do tipo:
- Que tampinhas você escolheu para formar essa quantidade?
- Quais escolheu primeiro? Por que?
- Que tampinhas escolheu depois?
- Havia alguma outra maneira de formar essa quantidade? Qual?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos.
Propósito: Socializar e discutir as diferentes estratégias utilizadas pelos alunos para a composição dos números, utilizando tampinhas.
Orientação: Durante a realização da atividade, circule entre as carteiras e identifique três formas de resolução diferentes.No momento da discussão das soluções, peça que as três crianças que criaram essas soluções, contem como e porque fizeram dessa maneira.Registre as soluções relatadas no quadro para que possam ser visualizadas e discutidas. Espera-se que os alunos percebam que, se agruparem as tampinhas que tem o mesmo valor, o cálculo fica mais fácil. No entanto, outras estratégias podem e devem ser validadas.
Discuta com a turma:
- Há uma forma única de resolver as questões propostas? Por que?
- Há uma forma de tornar mais fácil o cálculo mental das adições?
- Materiais Complementares:
Encerramento
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientação: Leia o slide para as crianças. Peça que manifestem suas impressões sobre a aula de hoje.
Propósito: Retomar o que foi feito na atividade.
Raio X
Tempo sugerido: 10 minutos.( slides 12 e 13 )
Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem, utilizando as pedrinhas ou estratégias pessoais de registro.
Propósito: Fazer com que os alunos pensem em diferentes possibilidades de composição de um determinado valor, a partir da adição de diferentes parcelas.
Discuta com a turma:
- João poderia ter pago a vaca utilizando pedrinhas de apenas uma cor? Por quê?
- Há alguma forma de realizar o pagamento utilizando apenas dois tipos de pedrinhas? Como?
- Como seria feito o pagamento de modo a utilizar o menor número de pedrinhas? E o maior?
Materiais Complementares:
Raio X
Tempo sugerido:10 minutos..( slides 12 e 13 )
Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem, utilizando as pedrinhas ou estratégias pessoais de registro.
Propósito: Fazer com que os alunos pensem em diferentes possibilidades de composição de um determinado valor, a partir da adição de diferentes parcelas.
Discuta com a turma:
- João poderia ter pago a vaca utilizando pedrinhas de apenas uma cor? Por que?
- Há alguma forma de realizar o pagamento utilizando apenas dois tipos de pedrinhas? Como?
- Como seria feito o pagamento de modo a utilizar o menor número de pedrinhas? E o maior?