19207
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Educação Empreendedora > 1º ano > Unidade

Plano de aula - Sensibilização para consumo e descarte consciente

Plano de aula de Educação Empreendedora para Ensino Fundamental 1 sobre Construir, de forma colaborativa, produções para sensibilizar os familiares dos estudantes para o consumo e descarte consciente do produto estudado.

Plano 03 de 3 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Samuel Andrade

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Resumo da sequência: essa sequência é composta de 3 planos de aula interdependentes, com duração de 3 aulas cada (150 minutos). Ela propõe que a turma de estudantes investigue o ciclo de um produto e produza materiais sobre consumo e descarte consciente, para compartilhar com os familiares. No primeiro plano de aula, os estudantes devem levar, de casa, embalagens de produtos de consumo doméstico para simular o contexto de venda desses produtos. Nele, os alunos são desafiados a calcular o consumo de uma família. No segundo plano, escolhem um desses produtos e investigam todo o ciclo de produção. No terceiro, colocam em pauta o descarte e a reciclagem, construindo uma produção textual sobre o assunto.

Sobre esse plano: previsto para ser realizado no decorrer de 3 aulas (totalizando 150 minutos), esse plano de aula dá continuidade aos dois anteriores, em que a turma vivenciou uma simulação de compra, venda e/ou troca de produtos de consumo cotidiano e escolheu um único produto para investigar o ciclo, da produção ao descarte da embalagem. Esse plano propõe que os estudantes, organizados em grupos, se apropriem dos conhecimentos construídos anteriormente e elaborem uma produção criativa para sensibilizar e conscientizar os familiares para o consumo e o descarte consciente do produto estudado pela turma.

Esse plano de aula faz parte de uma sequência mais ampla, em que serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com as habilidades EF03MA06, EF03MA24, EF03MA07, EF03GE05, EF03GE08, EF04GE08 e EF05CI05 de Geografia, Matemática e Ciências, que constam na BNCC. Como as habilidades devem ser desenvolvidas ao longo de todo o ano, você observará que elas não serão contempladas na totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Além disso, a sequência contempla as seguintes Competências Gerais da Educação Básica previstas na BNCC: 1, 2, 4, 7 e 10.

Organização das aulas: essa sequência pode acontecer no contexto de um único componente (Geografia, Matemática ou Ciências) ou combinar encontros de dois ou três deles. Sugerimos que cada plano de aula seja realizado em aulas sequenciadas, no mesmo dia, por exemplo, casando um horário de Geografia com outros de Matemática ou Ciências. Se não for possível, os professores podem organizar as aulas de outra forma, tendo em conta os objetivos e as especificidades da sequência.

Ação prévia: decida com a turma, coletivamente, como vai mobilizar os familiares dos estudantes para o consumo e descarte do produto estudado. Essa decisão deve ser tomada com antecedência, para que você possa selecionar exemplos de produções e tutoriais para apoiar os grupos nas produções. Por isso, em uma aula anterior a esta, apresente brevemente a proposta de continuação da sequência para a turma e peça que escolham com qual gênero textual gostariam de trabalhar. Podem ser produzidos cartas, ilustrações, imagens, cartazes ou outro formato que a turma escolher. Uma boa opção é pautar a escolha da turma a partir dos gêneros textuais que estão sendo trabalhados neste ano, ou semestre, em Língua Portuguesa.

Tomada a decisão, selecione exemplos de produções e tutoriais relacionados ao gênero textual escolhido pela turma nas aulas anteriores, para apoiar os grupos nas produções.

Alinhamento da sequência com a Educação Empreendedora: a sequência coloca em pauta sustentabilidade, responsabilidade e ética nas relações de consumo. A autonomia e o protagonismo são trabalhados na medida em que os estudantes têm forte papel na escolha do produto em foco no plano de aula 2 e na formulação da sensibilização prevista no plano de aula 3. Também incentiva o desenvolvimento da iniciativa e pensamento crítico no trabalho por busca de informações na investigação guiada. Por fim, o último plano de aula trabalha competências como criatividade e imaginação, para que a turma construa um modo de sensibilizar os familiares.

Materiais necessários: filipetas de papel. Conjunto de materiais de referência sobre o gênero textual definido pela turma na aula anterior. Esses exemplos e tutoriais servirão de inspiração e subsidiarão os estudantes com técnicas e procedimentos para que as produções tenham mais qualidade e complexidade. Esses materiais podem ser impressos, xerocados e, se forem digitais, é importante que o laboratório de informática da escola seja reservado para que a turma possa acessá-los. Cartolina, canetinhas, cola, tesoura e outros materiais para que os grupos construam as produções.

Material complementar: Planejamento de produção. Disponível nos materiais complementares.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

 

Orientações: inicie a aula acolhendo a turma e apresentando a trajetória do plano de aula. Relembre que nas aulas anteriores dessa sequência eles decidiram como gostariam de transformar os conhecimentos relacionados ao consumo e descarte consciente em uma produção para ser compartilhada com as famílias. Essa aula começará com a retomada dessa discussão. Em seguida, faça uma breve exploração do gênero textual escolhido pela turma, a partir de exemplos e tutoriais. Destine um tempo ao trabalho colaborativo mão na massa e, por fim, realize um momento de compartilhamento das produções e avaliação do processo.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

 

Orientações: no plano de aula anterior, foi proposto que a turma investigasse todo o ciclo de um produto, incluindo o processo de descarte consciente e reciclagem das embalagens. Para relembrar esses conhecimentos e mobilizar a turma para as próximas etapas, faça a leitura coletiva das imagens que mostram, à esquerda, lixo descartado de maneira indevida e pouco sustentável e, do outro lado, o símbolo da reciclagem. Em seguida, proponha um desafio relâmpago:

- A turma deve dividir-se em quartetos.

- Cada quarteto receberá duas filipetas de papel.

- Os quartetos terão três minutos para escrever duas formas de descarte e reciclagem da embalagem. Cada uma dessas formas deve ser escrita em uma filipeta.

Após os três minutos, solicite que os quartetos apresentem o que escreveram nas filipetas e falem brevemente sobre essa forma de descarte ou reciclagem. A cada resposta, peça que os demais quartetos que escreveram formas semelhantes se manifestem, de modo que as falas não se repitam.

Cole no quadro filipetas que representem todas as formas de descarte ou reciclagem apresentadas pela turma, para que possam servir de referência para os próximos passos da atividade.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos

 

Orientações: é comum que os estudantes produzam variados textos, ilustrações e imagens no cotidiano escolar. Uma forma de tornar essas criações mais construtivas e complexas é abordando os gêneros textuais com alguma profundidade. Não se trata de propor, aqui, uma abordagem exaustiva dos gêneros, apenas apresentar referências que sirvam de inspiração para o processo que os estudantes vão vivenciar.

Por isso, escolha com antecedência alguns materiais, sobretudo exemplos e tutoriais, para apresentar aos estudantes. Se a turma optou por construir história em quadrinhos, por exemplo, uma forma de trabalhar esse momento da aula é a seguinte:

 

1. Levante com a turma histórias em quadrinhos que já conhecem e gostam de ler.

2. Circule pela turma alguns exemplos de publicações para que sejam manuseados e explorados durante a conversa.

3. Apresente algumas características básicas das histórias em quadrinhos (têm personagens, uma narrativa, balões de fala etc.).

4. Apresente um tutorial sobre como produzir uma história em quadrinhos. Para isso, escolha um com grau de complexidade adequado à faixa etária da turma.

 

Esse percurso pode ser adaptado para qualquer outro gênero textual escolhido.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 55 minutos

 

Orientações: agora que os estudantes estão por dentro do conteúdo das produções e já têm subsídios para construí-las, é o momento de exercitar a criatividade e colocar a mão na massa. Peça que se organizem nos grupos e distribua os materiais de trabalho. A seguir, apresentamos algumas dicas para essa etapa:

 

1. Peça que cada grupo construa um planejamento do que vão fazer, com atenção, sobretudo ao tempo que terão disponível. Avise que não será possível produzir textos extensos ou que demandem muito tempo de elaboração. O planejamento ajuda o grupo a manter o foco, a alinhar as expectativas de todos os integrantes, a antever erros e também é uma habilidade trabalhada na Educação Empreendedora. Para isso, forneça um modelo de referência, como o documento “Planejamento de produção”. Ele foi produzido apenas para exemplificar tópicos que podem constar no planejamento, mas é recomendado que você construa uma versão específica para a turma, contemplando os aspectos trabalhados no tutorial apresentado na etapa anterior.

Continuando com o exemplo da história em quadrinhos, se esse for o gênero textual escolhido pela turma, alguns tópicos do planejamento podem ser:

- Qual história queremos contar?

- Quais são os nossos personagens?

- Quantas páginas terá nossa publicação?

- Quem se responsabilizará pelos desenhos? E pela escrita?

- Quais materiais serão necessários?

Nessa etapa de planejamento, não deixe de indicar como será feito o compartilhamento das produções com os familiares dos estudantes. Há variadas formas de fazer isso e é possível avaliar qual é a mais adequada para a turma: se forem histórias em quadrinhos, por exemplo, podem ser feitas cópias impressas, uma para cada estudante. Outra possibilidade é que o grupo construa uma versão “original” e cada um, posteriormente, em casa faça a própria versão da história. É possível que a turma construa uma pequena mostra de publicações que os familiares possam visitar nos horários de entrada e saída da escola.

2. Com o planejamento pronto, peça para os grupos separarem os materiais necessários e porem a mão na massa.

3. Dê espaço para que os grupos construam as produções de maneira autônoma, mas também, se mostre disponível para ajudá-los caso tenham alguma dúvida ou dificuldade. Nesses momentos, em vez de entregar a resposta ou solução para os desafios enfrentados pelos times, encaminhe a conversa de maneira a ajudar os próprios estudantes a encontrarem as soluções de modo colaborativo.

Material complementar: planejamento de produção. Disponível nos materiais complementares.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 45 minutos

 

Orientações: peça que os estudantes se reúnam em uma roda de conversa e solicite que cada grupo apresente brevemente a produção feita. Estimule que a turma faça comentários sobre os trabalhos dos colegas, destacando o que consideram mais interessante e feito com qualidade. Apresente, você também, uma devolutiva aos grupos, destacando os pontos fortes dos trabalhos e, se houver, aspectos que podem ser ajustados e melhorados. Lembre-se de que os desafios são oportunidades de construir novas aprendizagens, e, por isso, indicar pontos de aprimoramento é essencial.

Para encerrar, promova uma conversa avaliativa, colocando em pauta o processo vivenciado pela turma ao longo da sequência e alguns aspectos da educação empreendedora. Algumas perguntas podem orientar essa conversa, tais como:

- O que vocês aprenderam de mais importante nessas aulas em relação à sustentabilidade e ao consumo?

- O que acharam mais interessante no processo de escolha do produto sobre o qual iriam estudar e a forma como construíram o texto de sensibilização? E o que foi mais desafiador nesse processo?

- Como foi o trabalho em grupo? Todos ajudaram e contribuíram para que as atividades fossem realizadas?

Parabenize a todos pelo trabalho e lembre-os de compartilhar com as famílias as produções realizadas nessa sequência de aulas.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Resumo da sequência: essa sequência é composta de 3 planos de aula interdependentes, com duração de 3 aulas cada (150 minutos). Ela propõe que a turma de estudantes investigue o ciclo de um produto e produza materiais sobre consumo e descarte consciente, para compartilhar com os familiares. No primeiro plano de aula, os estudantes devem levar, de casa, embalagens de produtos de consumo doméstico para simular o contexto de venda desses produtos. Nele, os alunos são desafiados a calcular o consumo de uma família. No segundo plano, escolhem um desses produtos e investigam todo o ciclo de produção. No terceiro, colocam em pauta o descarte e a reciclagem, construindo uma produção textual sobre o assunto.

Sobre esse plano: previsto para ser realizado no decorrer de 3 aulas (totalizando 150 minutos), esse plano de aula dá continuidade aos dois anteriores, em que a turma vivenciou uma simulação de compra, venda e/ou troca de produtos de consumo cotidiano e escolheu um único produto para investigar o ciclo, da produção ao descarte da embalagem. Esse plano propõe que os estudantes, organizados em grupos, se apropriem dos conhecimentos construídos anteriormente e elaborem uma produção criativa para sensibilizar e conscientizar os familiares para o consumo e o descarte consciente do produto estudado pela turma.

Esse plano de aula faz parte de uma sequência mais ampla, em que serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com as habilidades EF03MA06, EF03MA24, EF03MA07, EF03GE05, EF03GE08, EF04GE08 e EF05CI05 de Geografia, Matemática e Ciências, que constam na BNCC. Como as habilidades devem ser desenvolvidas ao longo de todo o ano, você observará que elas não serão contempladas na totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Além disso, a sequência contempla as seguintes Competências Gerais da Educação Básica previstas na BNCC: 1, 2, 4, 7 e 10.

Organização das aulas: essa sequência pode acontecer no contexto de um único componente (Geografia, Matemática ou Ciências) ou combinar encontros de dois ou três deles. Sugerimos que cada plano de aula seja realizado em aulas sequenciadas, no mesmo dia, por exemplo, casando um horário de Geografia com outros de Matemática ou Ciências. Se não for possível, os professores podem organizar as aulas de outra forma, tendo em conta os objetivos e as especificidades da sequência.

Ação prévia: decida com a turma, coletivamente, como vai mobilizar os familiares dos estudantes para o consumo e descarte do produto estudado. Essa decisão deve ser tomada com antecedência, para que você possa selecionar exemplos de produções e tutoriais para apoiar os grupos nas produções. Por isso, em uma aula anterior a esta, apresente brevemente a proposta de continuação da sequência para a turma e peça que escolham com qual gênero textual gostariam de trabalhar. Podem ser produzidos cartas, ilustrações, imagens, cartazes ou outro formato que a turma escolher. Uma boa opção é pautar a escolha da turma a partir dos gêneros textuais que estão sendo trabalhados neste ano, ou semestre, em Língua Portuguesa.

Tomada a decisão, selecione exemplos de produções e tutoriais relacionados ao gênero textual escolhido pela turma nas aulas anteriores, para apoiar os grupos nas produções.

Alinhamento da sequência com a Educação Empreendedora: a sequência coloca em pauta sustentabilidade, responsabilidade e ética nas relações de consumo. A autonomia e o protagonismo são trabalhados na medida em que os estudantes têm forte papel na escolha do produto em foco no plano de aula 2 e na formulação da sensibilização prevista no plano de aula 3. Também incentiva o desenvolvimento da iniciativa e pensamento crítico no trabalho por busca de informações na investigação guiada. Por fim, o último plano de aula trabalha competências como criatividade e imaginação, para que a turma construa um modo de sensibilizar os familiares.

Materiais necessários: filipetas de papel. Conjunto de materiais de referência sobre o gênero textual definido pela turma na aula anterior. Esses exemplos e tutoriais servirão de inspiração e subsidiarão os estudantes com técnicas e procedimentos para que as produções tenham mais qualidade e complexidade. Esses materiais podem ser impressos, xerocados e, se forem digitais, é importante que o laboratório de informática da escola seja reservado para que a turma possa acessá-los. Cartolina, canetinhas, cola, tesoura e outros materiais para que os grupos construam as produções.

Material complementar: Planejamento de produção. Disponível nos materiais complementares.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

 

Orientações: inicie a aula acolhendo a turma e apresentando a trajetória do plano de aula. Relembre que nas aulas anteriores dessa sequência eles decidiram como gostariam de transformar os conhecimentos relacionados ao consumo e descarte consciente em uma produção para ser compartilhada com as famílias. Essa aula começará com a retomada dessa discussão. Em seguida, faça uma breve exploração do gênero textual escolhido pela turma, a partir de exemplos e tutoriais. Destine um tempo ao trabalho colaborativo mão na massa e, por fim, realize um momento de compartilhamento das produções e avaliação do processo.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

 

Orientações: no plano de aula anterior, foi proposto que a turma investigasse todo o ciclo de um produto, incluindo o processo de descarte consciente e reciclagem das embalagens. Para relembrar esses conhecimentos e mobilizar a turma para as próximas etapas, faça a leitura coletiva das imagens que mostram, à esquerda, lixo descartado de maneira indevida e pouco sustentável e, do outro lado, o símbolo da reciclagem. Em seguida, proponha um desafio relâmpago:

- A turma deve dividir-se em quartetos.

- Cada quarteto receberá duas filipetas de papel.

- Os quartetos terão três minutos para escrever duas formas de descarte e reciclagem da embalagem. Cada uma dessas formas deve ser escrita em uma filipeta.

Após os três minutos, solicite que os quartetos apresentem o que escreveram nas filipetas e falem brevemente sobre essa forma de descarte ou reciclagem. A cada resposta, peça que os demais quartetos que escreveram formas semelhantes se manifestem, de modo que as falas não se repitam.

Cole no quadro filipetas que representem todas as formas de descarte ou reciclagem apresentadas pela turma, para que possam servir de referência para os próximos passos da atividade.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos

 

Orientações: é comum que os estudantes produzam variados textos, ilustrações e imagens no cotidiano escolar. Uma forma de tornar essas criações mais construtivas e complexas é abordando os gêneros textuais com alguma profundidade. Não se trata de propor, aqui, uma abordagem exaustiva dos gêneros, apenas apresentar referências que sirvam de inspiração para o processo que os estudantes vão vivenciar.

Por isso, escolha com antecedência alguns materiais, sobretudo exemplos e tutoriais, para apresentar aos estudantes. Se a turma optou por construir história em quadrinhos, por exemplo, uma forma de trabalhar esse momento da aula é a seguinte:

 

1. Levante com a turma histórias em quadrinhos que já conhecem e gostam de ler.

2. Circule pela turma alguns exemplos de publicações para que sejam manuseados e explorados durante a conversa.

3. Apresente algumas características básicas das histórias em quadrinhos (têm personagens, uma narrativa, balões de fala etc.).

4. Apresente um tutorial sobre como produzir uma história em quadrinhos. Para isso, escolha um com grau de complexidade adequado à faixa etária da turma.

 

Esse percurso pode ser adaptado para qualquer outro gênero textual escolhido.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 55 minutos

 

Orientações: agora que os estudantes estão por dentro do conteúdo das produções e já têm subsídios para construí-las, é o momento de exercitar a criatividade e colocar a mão na massa. Peça que se organizem nos grupos e distribua os materiais de trabalho. A seguir, apresentamos algumas dicas para essa etapa:

 

1. Peça que cada grupo construa um planejamento do que vão fazer, com atenção, sobretudo ao tempo que terão disponível. Avise que não será possível produzir textos extensos ou que demandem muito tempo de elaboração. O planejamento ajuda o grupo a manter o foco, a alinhar as expectativas de todos os integrantes, a antever erros e também é uma habilidade trabalhada na Educação Empreendedora. Para isso, forneça um modelo de referência, como o documento “Planejamento de produção”. Ele foi produzido apenas para exemplificar tópicos que podem constar no planejamento, mas é recomendado que você construa uma versão específica para a turma, contemplando os aspectos trabalhados no tutorial apresentado na etapa anterior.

Continuando com o exemplo da história em quadrinhos, se esse for o gênero textual escolhido pela turma, alguns tópicos do planejamento podem ser:

- Qual história queremos contar?

- Quais são os nossos personagens?

- Quantas páginas terá nossa publicação?

- Quem se responsabilizará pelos desenhos? E pela escrita?

- Quais materiais serão necessários?

Nessa etapa de planejamento, não deixe de indicar como será feito o compartilhamento das produções com os familiares dos estudantes. Há variadas formas de fazer isso e é possível avaliar qual é a mais adequada para a turma: se forem histórias em quadrinhos, por exemplo, podem ser feitas cópias impressas, uma para cada estudante. Outra possibilidade é que o grupo construa uma versão “original” e cada um, posteriormente, em casa faça a própria versão da história. É possível que a turma construa uma pequena mostra de publicações que os familiares possam visitar nos horários de entrada e saída da escola.

2. Com o planejamento pronto, peça para os grupos separarem os materiais necessários e porem a mão na massa.

3. Dê espaço para que os grupos construam as produções de maneira autônoma, mas também, se mostre disponível para ajudá-los caso tenham alguma dúvida ou dificuldade. Nesses momentos, em vez de entregar a resposta ou solução para os desafios enfrentados pelos times, encaminhe a conversa de maneira a ajudar os próprios estudantes a encontrarem as soluções de modo colaborativo.

Material complementar: planejamento de produção. Disponível nos materiais complementares.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 45 minutos

 

Orientações: peça que os estudantes se reúnam em uma roda de conversa e solicite que cada grupo apresente brevemente a produção feita. Estimule que a turma faça comentários sobre os trabalhos dos colegas, destacando o que consideram mais interessante e feito com qualidade. Apresente, você também, uma devolutiva aos grupos, destacando os pontos fortes dos trabalhos e, se houver, aspectos que podem ser ajustados e melhorados. Lembre-se de que os desafios são oportunidades de construir novas aprendizagens, e, por isso, indicar pontos de aprimoramento é essencial.

Para encerrar, promova uma conversa avaliativa, colocando em pauta o processo vivenciado pela turma ao longo da sequência e alguns aspectos da educação empreendedora. Algumas perguntas podem orientar essa conversa, tais como:

- O que vocês aprenderam de mais importante nessas aulas em relação à sustentabilidade e ao consumo?

- O que acharam mais interessante no processo de escolha do produto sobre o qual iriam estudar e a forma como construíram o texto de sensibilização? E o que foi mais desafiador nesse processo?

- Como foi o trabalho em grupo? Todos ajudaram e contribuíram para que as atividades fossem realizadas?

Parabenize a todos pelo trabalho e lembre-os de compartilhar com as famílias as produções realizadas nessa sequência de aulas.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Unidade do 1º ano :

MAIS AULAS DE Educação Empreendedora do 1º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF05CI05 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF03GE08 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF03MA06 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF03MA07 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF03MA24 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF04GE08 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF03GE05 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Educação Empreendedora

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano