19206
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Educação Empreendedora > 1º ano > Unidade

Plano de aula - Da matéria-prima ao descarte

Plano de aula de Educação Empreendedora para Ensino Fundamental 1 sobre Investigar o ciclo de um produto, propor formas para seu consumo consciente e para o descarte adequado de sua embalagem.

Plano 02 de 3 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Samuel Andrade

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Esse slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Resumo da sequência: essa sequência é composta de 3 planos de aula interdependentes, com duração de 3 aulas cada (150 minutos). Ela propõe que a turma de estudantes investigue o ciclo de um produto e produza materiais sobre consumo e descarte consciente, para compartilhar com os familiares. No primeiro plano de aula, os estudantes devem levar, de casa, embalagens de produtos de consumo doméstico para simular o contexto de venda desses produtos. Nele, os alunos são desafiados a calcular o consumo de uma família. No segundo plano, escolhem um desses produtos e investigam todo o ciclo de produção. No terceiro, colocam em pauta o descarte e a reciclagem, construindo uma produção textual sobre o assunto.

Sobre esse plano: previsto para ser realizado no decorrer de 3 aulas (totalizando 150 minutos), esse plano dá continuidade ao anterior, intitulado “O que consumimos em casa?” Nas primeiras aulas da sequência, a turma vivenciou uma simulação de compra, venda e/ou troca de produtos de consumo cotidiano e escolheu um único produto para conhecer mais a fundo. É isso que os alunos farão a partir das orientações desse plano de aula, que propõe que a turma, organizada em grupos, investigue o ciclo desse produto e proponha formas para o consumo consciente e para o descarte adequado da embalagem - conhecimentos que serão sistematizados com apoio do professor.

Esse plano de aula faz parte de uma sequência mais ampla, em que serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com as habilidades EF03MA06, EF03MA24, EF03MA07, EF03GE05, EF03GE08, EF04GE08 e EF05CI05, de Geografia, Matemática e Ciências, que constam na BNCC. Como as habilidades devem ser desenvolvidas ao longo de todo o ano, você observará que elas não serão contempladas na totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Além disso, a sequência contempla as seguintes Competências Gerais da Educação Básica previstas na BNCC: 1, 2, 4, 7 e 10.

Organização das aulas: essa sequência pode acontecer no contexto de um único componente (Geografia, Matemática ou Ciências) ou combinar encontros de dois ou três deles. Sugerimos que cada plano de aula seja realizado em aulas sequenciadas, no mesmo dia, por exemplo, casando um horário de Geografia com outros de Matemática ou Ciências. Se não for possível, os professores podem organizar as aulas de outra forma, tendo em conta os objetivos e as especificidades da sequência.

Ação prévia: decida com a turma de estudantes, com antecedência, qual será o produto que conhecerão mais a fundo nessa aula. Por isso, foi solicitado no plano de aula anterior que fizessem essa escolha a partir de alguns questionamentos, como:

  • Qual desses produtos que entraram nas listas é mais essencial para o nosso dia a dia?
  • Sobre qual deles vocês gostariam de saber mais, como são produzidos, consumidos e como são descartadas as embalagens?

De acordo com a escolha da turma quanto ao produto a ser estudado, será necessário formular perguntas para um roteiro de investigação guiada (algumas questões que ajudem a turma a problematizar o ciclo do produto) e selecionar um conjunto de textos, vídeos e reportagens que versem sobre o assunto em pauta e que sirvam de subsídio para os grupos (ver exemplo sobre o ciclo do arroz, mais adiante).

Alinhamento da sequência com a Educação Empreendedora: a sequência coloca em pauta sustentabilidade, responsabilidade e ética nas relações de consumo. A autonomia e o protagonismo são trabalhados na medida em que os estudantes têm um forte papel na escolha do produto em foco no plano de aula 2 e na formulação da sensibilização prevista no plano de aula 3. Também incentiva o desenvolvimento da iniciativa e do pensamento crítico no trabalho por busca de informações na investigação guiada. Por fim, o último plano de aula trabalha competências, tais como criatividade e imaginação, para que a turma construa um modo de sensibilizar os familiares.

Materiais necessários: conjunto de materiais selecionados pelo professor para a investigação guiada. Eles podem ser impressos, xerocados e, se forem digitais, é importante que o laboratório de informática da escola seja reservado para que a turma possa acessá-los. Papel, canetas hidrocor e lápis de cor para que cada grupo ilustre uma das fases do ciclo do produto escolhido.

Material complementar: exemplo de Roteiro de Investigação Guiada, disponível nos materiais complementares.

Para você saber mais:

Planos de aula que podem ser utilizados como referência ou complementar a este:

- Planos de aula sobre Aprofundamento de aprendizagens sobre integração campo/cidade no ciclo de produção. Fonte: Nova Escola. Disponível em: https://novaescola.org.br/plano-de-aula/sequencia/aprofundamento-de-aprendizagens-sobre-integracao-campocidade-no-ciclo-de-producao/936. Acesso em: 12 dez. 2019.

- Planos de aula sobre Reciclagem. Fonte: Nova Escola. Disponível em: https://novaescola.org.br/plano-de-aula/sequencia/reciclagem/316. Acesso em: 12 dez. 2019.

- Planos de aula sobre Cuidados com os lugares de vivência. Fonte: Nova Escola. Disponível em: https://novaescola.org.br/plano-de-aula/sequencia/cuidados-com-os-lugares-de-vivencia/925. Acesso em: 12 dez. 2019.

Materiais para leitura sobre ciclo do arroz, que pode ser utilizado pelo professor como exemplo do ciclo de um produto.

- Da lavoura ao supermercado, como é fabricado o arroz Urbano. Fonte: Exame. Disponível em: https://exame.abril.com.br/negocios/da-lavoura-ao-supermercado-como-e-fabricado-o-arroz-urbano/. Acesso em: 11 dez. 2019.

- Como o Arroz Sepé chega até sua mesa? Fonte: Sepé. Disponível em: https://www.arrozsepe.com.br/blog/como-o-arroz-sepe-chega-ate-sua-mesa/. Acesso em: 11 dez. 2019.

- Processo de beneficiamento do arroz! Fonte: Aline Leonhardt. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=1uodMa0Ovic. Acesso em: 11 dez. 2019.

- Caminhos do Arroz: Colheita do grão chega com desafios para produtores. Fonte: RBS Notícias. Disponível em: http://g1.globo.com/rs/rio-grande-do-sul/rbs-noticias/videos/t/edicoes/v/caminhos-do-arroz-colheita-do-grao-chega-com-desafios-para-produtores/6534329/. Acesso em: 11 dez. 2019.

- Arroz Tio João - Processo de produção do arroz | Legendado. Fonte: JosaparOficial. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=OXFRj1EjVQc. Acesso em: 11 dez. 2019.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

 

Orientações: acolha a turma e relembre qual foi o produto escolhido anteriormente para a continuação da sequência. Explique que nas próximas aulas a turma estará organizada em grupos para realizar uma investigação guiada sobre o ciclo desse produto e propor formas de consumo e descarte consciente das embalagens.

Explique que nessa aula eles vão desenvolver habilidades importantes. Além de experimentar aspectos da investigação científica, discutirão sobre:

- Como animais, minerais, vegetais e demais recursos da natureza (ou seja, as matérias-primas) podem ser transformados em produtos que nós consumimos.

- A importância de cuidarmos do lixo e dos resíduos que produzimos, além de reciclar embalagens.

- Como processos amplos, como os agrícolas (plantação e colheita) e industriais (transformação das matérias-primas) dizem respeito a uma relação entre campo e cidade.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

 

Orientações: apresente à turma, de forma breve, o ciclo de um produto. Para essa apresentação, selecione um item que tenha sido levado pela turma na aula anterior, mas que não seja aquele escolhido como objeto de investigação. Esse momento tem como objetivo, tanto servir de exemplo para os estudantes sobre o que é o ciclo de um produto quanto estabelecer um parâmetro de comparação. A turma poderá, mais adiante, refletir sobre algumas semelhanças e diferenças entre o ciclo do produto apresentado aqui e o ciclo do produto escolhido pela turma.

Após escolher o produto que vai apresentar para a turma, pesquise por materiais de referência que ajudem você a responder às perguntas do Roteiro de Investigação Guiada. Indicamos, aqui, algumas referências sobre o ciclo do arroz, caso seja esse o item escolhido por você (se optar por outro, adapte as imagens da apresentação).

Material complementar: exemplo de Roteiro de Investigação Guiada, disponível nos materiais complementares.

Materiais para leitura sobre o ciclo do arroz, que pode ser utilizado pelo professor como exemplo do ciclo de um produto.

- Da lavoura ao supermercado, como é fabricado o arroz Urbano. Fonte: Exame. Disponível em: https://exame.abril.com.br/negocios/da-lavoura-ao-supermercado-como-e-fabricado-o-arroz-urbano/. Acesso em: 11 dez. 2019.

- Como o Arroz Sepé chega até sua mesa? Fonte: Sepé. Disponível em: https://www.arrozsepe.com.br/blog/como-o-arroz-sepe-chega-ate-sua-mesa/. Acesso em: 11 dez. 2019.

- Processo de beneficiamento do arroz! Fonte: Aline Leonhardt. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=1uodMa0Ovic. Acesso em: 11 dez. 2019.

- Caminhos do Arroz: Colheita do grão chega com desafios para produtores. Fonte: RBS Notícias. Disponível em: http://g1.globo.com/rs/rio-grande-do-sul/rbs-noticias/videos/t/edicoes/v/caminhos-do-arroz-colheita-do-grao-chega-com-desafios-para-produtores/6534329/. Acesso em: 11 dez. 2019.

- Arroz Tio João - Processo de produção do arroz | Legendado. Fonte: JosaparOficial. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=OXFRj1EjVQc. Acesso em: 11 dez. 2019.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos

Orientações: para levantar o conhecimento prévio dos estudantes sobre o produto escolhido, pergunte o que já sabem sobre o ciclo dele:

- Como vocês acham que esse produto é fabricado?

- Conseguem imaginar as etapas pelas quais a matéria-prima passou até chegar à moradia de vocês?

A partir das falas, crie um gancho para perguntar aos estudantes o que gostariam de aprender sobre o ciclo do produto escolhido e, tendo em vista aquilo que já sabem, quais conhecimentos gostariam de aprofundar. Acolha as proposições da turma, registrando-as no quadro em forma de perguntas e problematizando aquelas que não estiverem alinhadas ao contexto da aula. As questões levantadas pela turma devem ser contempladas na próxima fase, em que será proposta uma investigação guiada. Se a turma não sugerir questões de forma espontânea, apoie os estudantes na construção de algumas delas.

Algumas questões que a turma pode levantar sobre o ciclo do produto são:

- Como ele é produzido?

- Como ele é embalado?

- Qual o caminho que percorre até chegar à nossa moradia?

Se a turma não formular nenhuma questão, estimule que os estudantes façam isso questionando-os a partir de formulações similares à apresentada a seguir:

- Vocês sabem onde ele é produzido?

- Acham que essas são perguntas interessantes para responder nesta aula?

Para você saber mais:

Recomenda-se a leitura de alguns planos de aula e referências neles apresentadas para qualificar a conversa com a turma:

 

- Planos de aula sobre Aprofundamento de aprendizagens sobre integração campo/cidade no ciclo de produção. Fonte: Nova Escola. Disponível em: https://novaescola.org.br/plano-de-aula/sequencia/aprofundamento-de-aprendizagens-sobre-integracao-campocidade-no-ciclo-de-producao/936. Acesso em: 12 dez. 2019.

- Planos de aula sobre Reciclagem. Fonte: Nova Escola. Disponível em: https://novaescola.org.br/plano-de-aula/sequencia/reciclagem/316. Acesso em: 12 dez. 2019.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 50 minutos

Orientações: explique à turma que essa é a etapa em que vão investigar mais a fundo o ciclo do produto escolhido. Para isso, construirão um roteiro de perguntas que irá guiá-los pela leitura de diversos materiais previamente selecionados por você. Indique também que, para sistematizar os conhecimentos construídos na investigação, a turma construirá um quadro com as informações mais relevantes que encontrarem.

Peça que a turma se organize nos grupos da aula anterior. Construa com eles um roteiro de investigação guiada a partir das perguntas levantadas anteriormente. Formule previamente algumas questões, caso a turma não consiga elaborá-las. Além disso, apresente outro desafio: cada grupo deverá produzir uma ilustração para uma das perguntas do Roteiro, ou seja, um desenho que represente uma etapa daquele ciclo. Disponibilize os materiais de leitura (impressos ou digitais) e aqueles para produção dos desenhos (papel, canetas hidrocor e lápis de cor). Fale para os grupos escolherem livremente qual etapa do ciclo vão ilustrar. Durante o processo, auxilie-os na investigação e na elaboração dos desenhos.

Como destacado no plano de aula anterior, a colaboração é elemento central da Educação Empreendedora. Por isso, nos momentos de trabalho em grupo, destaque para a turma a relevância de que todos os estudantes se empenhem na atividade, apoiem os colegas de grupo na construção das aprendizagens, se corresponsabilizem pelo trabalho e deem o melhor de si para que, juntos, desenvolvam um bom trabalho. Durante a atividade, circule pelos grupos, apoie aqueles que tiverem dúvidas ou dificuldades, avalie como estão evoluindo e cuide do tempo para que todos consigam confeccionar o cartaz.

Exemplo de Roteiro de Investigação Guiada disponível nos materiais complementares.

Para você saber mais:

Planos de aulas

Os Planos de Aulas “Produção do papel”, “Produção do pão”, “Benefícios da reciclagem do papel”, “Consumo consciente” e “Problemas ambientais com o plástico”, presentes nas sequências indicada a seguir, podem servir como exemplos e referência para abordagem sobre o ciclo de produtos específicos (papel e pão), sobre conscientização ambiental e descarte/reciclagem.

- Planos de aula sobre Aprofundamento de aprendizagens sobre integração campo/cidade no ciclo de produção. Fonte: Nova Escola. Disponível em: https://novaescola.org.br/plano-de-aula/sequencia/aprofundamento-de-aprendizagens-sobre-integracao-campocidade-no-ciclo-de-producao/936. Acesso em: 12 dez. 2019.

- Planos de aula sobre Cuidados com os lugares de vivência. Fonte: Nova Escola. Disponível em: https://novaescola.org.br/plano-de-aula/sequencia/cuidados-com-os-lugares-de-vivencia/925. Acesso em: 12 dez. 2019.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: faça uma breve conversa avaliativa, focando, sobretudo, no trabalho colaborativo dos grupos. Faça algumas questões nesse momento:

- Como foi trabalhar em grupo?

- O que foi mais desafiador e mais positivo nesse processo?

Acolha as respostas dos estudantes e, se considerar necessário, destaque as que exemplificam como a colaboração pode ser proveitosa para potencializar o trabalho do grupo.

Para encerrar a aula, faça uma breve devolutiva sobre as produções dos grupos e o exercício de compartilhamento, indicando avanços conquistados pelos grupos e os pontos que poderiam ser aperfeiçoados. Leve em conta aspectos como: a qualidade das informações apuradas, a criatividade das ilustrações e a colaboração dos grupos. Se tiver percebido que alguns estudantes não colaboraram, converse com eles para entender por que não se engajaram e busque motivá-los para as aulas seguintes.

Continuidade da sequência: caso o terceiro plano de aula dessa sequência seja realizado, realize algumas ações e combinados prévios com a turma. Proponha que os grupos construam uma forma de sensibilizar os familiares para o consumo e descarte consciente do produto estudado. Não há um gênero predefinido para essas produções e caberá à turma, portanto, definir qual será ele. Uma boa alternativa é pautar a escolha da turma a partir dos gêneros textuais que estão sendo trabalhados neste ano, ou semestre, em Língua Portuguesa, e que sejam adequados à faixa etária da turma. Sugira a produção de cartas, ilustrações, imagens, cartazes ou outro formato que a turma escolher, de modo colaborativo.

Tome essa decisão com antecedência, para que você possa selecionar exemplos de produções e tutoriais para apoiar os grupos nas produções. Por isso, apresente brevemente a proposta de continuação da sequência para a turma e peça que escolham com qual gênero textual gostariam de trabalhar.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 35 minutos

Orientações: finalizado o processo de investigação dos grupos, retome as perguntas do Roteiro de Investigação Guiada. Leia a primeira e pergunte quais grupos ilustraram a fase do ciclo relacionada a tal pergunta. Peça para os grupos colarem as ilustrações no quadro e explicarem à turma o que ela representa, respondendo à pergunta. Na mediação dessas apresentações, faça perguntas que possibilitem a participação de estudantes de outros grupos, proporcionando um aprofundamento avaliativo em relação ao conteúdo pesquisado e permitindo a comparação com o ciclo do produto, apresentado no início do plano de aula:

- O que há de comum entre as informações que os grupos pesquisaram? E de diferente?

- Será que alguma das informações está incorreta ou elas são complementares? Por quê?

- Alguma informação surpreendeu vocês? Por quê?

- O que o ciclo desse produto tem em comum com o ciclo do produto apresentado anteriormente? E de diferente?

Nesse processo, apoie os alunos na filtragem das informações que são mais apuradas e alinhadas ao que foi de fato abordado nos materiais de referência. Se houver informações incorretas, problematize-as e explique para a turma por que estão erradas. Busque garantir destaque especial para a temática do descarte, da reutilização e reciclagem das embalagens e produtos. É importante que essas informações estejam bem consolidadas na turma, caso seja dado prosseguimento à sequência de aulas.

Durante esse processo, registre no quadro ao lado das ilustrações os aspectos mais importantes das respostas dos grupos, para que todos da turma tenham o registro nos cadernos. Siga esse processo para todas as perguntas do Roteiro de Investigação Guiada.

Resumo da aula

download Baixar plano

Esse slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Resumo da sequência: essa sequência é composta de 3 planos de aula interdependentes, com duração de 3 aulas cada (150 minutos). Ela propõe que a turma de estudantes investigue o ciclo de um produto e produza materiais sobre consumo e descarte consciente, para compartilhar com os familiares. No primeiro plano de aula, os estudantes devem levar, de casa, embalagens de produtos de consumo doméstico para simular o contexto de venda desses produtos. Nele, os alunos são desafiados a calcular o consumo de uma família. No segundo plano, escolhem um desses produtos e investigam todo o ciclo de produção. No terceiro, colocam em pauta o descarte e a reciclagem, construindo uma produção textual sobre o assunto.

Sobre esse plano: previsto para ser realizado no decorrer de 3 aulas (totalizando 150 minutos), esse plano dá continuidade ao anterior, intitulado “O que consumimos em casa?” Nas primeiras aulas da sequência, a turma vivenciou uma simulação de compra, venda e/ou troca de produtos de consumo cotidiano e escolheu um único produto para conhecer mais a fundo. É isso que os alunos farão a partir das orientações desse plano de aula, que propõe que a turma, organizada em grupos, investigue o ciclo desse produto e proponha formas para o consumo consciente e para o descarte adequado da embalagem - conhecimentos que serão sistematizados com apoio do professor.

Esse plano de aula faz parte de uma sequência mais ampla, em que serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com as habilidades EF03MA06, EF03MA24, EF03MA07, EF03GE05, EF03GE08, EF04GE08 e EF05CI05, de Geografia, Matemática e Ciências, que constam na BNCC. Como as habilidades devem ser desenvolvidas ao longo de todo o ano, você observará que elas não serão contempladas na totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Além disso, a sequência contempla as seguintes Competências Gerais da Educação Básica previstas na BNCC: 1, 2, 4, 7 e 10.

Organização das aulas: essa sequência pode acontecer no contexto de um único componente (Geografia, Matemática ou Ciências) ou combinar encontros de dois ou três deles. Sugerimos que cada plano de aula seja realizado em aulas sequenciadas, no mesmo dia, por exemplo, casando um horário de Geografia com outros de Matemática ou Ciências. Se não for possível, os professores podem organizar as aulas de outra forma, tendo em conta os objetivos e as especificidades da sequência.

Ação prévia: decida com a turma de estudantes, com antecedência, qual será o produto que conhecerão mais a fundo nessa aula. Por isso, foi solicitado no plano de aula anterior que fizessem essa escolha a partir de alguns questionamentos, como:

  • Qual desses produtos que entraram nas listas é mais essencial para o nosso dia a dia?
  • Sobre qual deles vocês gostariam de saber mais, como são produzidos, consumidos e como são descartadas as embalagens?

De acordo com a escolha da turma quanto ao produto a ser estudado, será necessário formular perguntas para um roteiro de investigação guiada (algumas questões que ajudem a turma a problematizar o ciclo do produto) e selecionar um conjunto de textos, vídeos e reportagens que versem sobre o assunto em pauta e que sirvam de subsídio para os grupos (ver exemplo sobre o ciclo do arroz, mais adiante).

Alinhamento da sequência com a Educação Empreendedora: a sequência coloca em pauta sustentabilidade, responsabilidade e ética nas relações de consumo. A autonomia e o protagonismo são trabalhados na medida em que os estudantes têm um forte papel na escolha do produto em foco no plano de aula 2 e na formulação da sensibilização prevista no plano de aula 3. Também incentiva o desenvolvimento da iniciativa e do pensamento crítico no trabalho por busca de informações na investigação guiada. Por fim, o último plano de aula trabalha competências, tais como criatividade e imaginação, para que a turma construa um modo de sensibilizar os familiares.

Materiais necessários: conjunto de materiais selecionados pelo professor para a investigação guiada. Eles podem ser impressos, xerocados e, se forem digitais, é importante que o laboratório de informática da escola seja reservado para que a turma possa acessá-los. Papel, canetas hidrocor e lápis de cor para que cada grupo ilustre uma das fases do ciclo do produto escolhido.

Material complementar: exemplo de Roteiro de Investigação Guiada, disponível nos materiais complementares.

Para você saber mais:

Planos de aula que podem ser utilizados como referência ou complementar a este:

- Planos de aula sobre Aprofundamento de aprendizagens sobre integração campo/cidade no ciclo de produção. Fonte: Nova Escola. Disponível em: https://novaescola.org.br/plano-de-aula/sequencia/aprofundamento-de-aprendizagens-sobre-integracao-campocidade-no-ciclo-de-producao/936. Acesso em: 12 dez. 2019.

- Planos de aula sobre Reciclagem. Fonte: Nova Escola. Disponível em: https://novaescola.org.br/plano-de-aula/sequencia/reciclagem/316. Acesso em: 12 dez. 2019.

- Planos de aula sobre Cuidados com os lugares de vivência. Fonte: Nova Escola. Disponível em: https://novaescola.org.br/plano-de-aula/sequencia/cuidados-com-os-lugares-de-vivencia/925. Acesso em: 12 dez. 2019.

Materiais para leitura sobre ciclo do arroz, que pode ser utilizado pelo professor como exemplo do ciclo de um produto.

- Da lavoura ao supermercado, como é fabricado o arroz Urbano. Fonte: Exame. Disponível em: https://exame.abril.com.br/negocios/da-lavoura-ao-supermercado-como-e-fabricado-o-arroz-urbano/. Acesso em: 11 dez. 2019.

- Como o Arroz Sepé chega até sua mesa? Fonte: Sepé. Disponível em: https://www.arrozsepe.com.br/blog/como-o-arroz-sepe-chega-ate-sua-mesa/. Acesso em: 11 dez. 2019.

- Processo de beneficiamento do arroz! Fonte: Aline Leonhardt. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=1uodMa0Ovic. Acesso em: 11 dez. 2019.

- Caminhos do Arroz: Colheita do grão chega com desafios para produtores. Fonte: RBS Notícias. Disponível em: http://g1.globo.com/rs/rio-grande-do-sul/rbs-noticias/videos/t/edicoes/v/caminhos-do-arroz-colheita-do-grao-chega-com-desafios-para-produtores/6534329/. Acesso em: 11 dez. 2019.

- Arroz Tio João - Processo de produção do arroz | Legendado. Fonte: JosaparOficial. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=OXFRj1EjVQc. Acesso em: 11 dez. 2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

 

Orientações: acolha a turma e relembre qual foi o produto escolhido anteriormente para a continuação da sequência. Explique que nas próximas aulas a turma estará organizada em grupos para realizar uma investigação guiada sobre o ciclo desse produto e propor formas de consumo e descarte consciente das embalagens.

Explique que nessa aula eles vão desenvolver habilidades importantes. Além de experimentar aspectos da investigação científica, discutirão sobre:

- Como animais, minerais, vegetais e demais recursos da natureza (ou seja, as matérias-primas) podem ser transformados em produtos que nós consumimos.

- A importância de cuidarmos do lixo e dos resíduos que produzimos, além de reciclar embalagens.

- Como processos amplos, como os agrícolas (plantação e colheita) e industriais (transformação das matérias-primas) dizem respeito a uma relação entre campo e cidade.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

 

Orientações: apresente à turma, de forma breve, o ciclo de um produto. Para essa apresentação, selecione um item que tenha sido levado pela turma na aula anterior, mas que não seja aquele escolhido como objeto de investigação. Esse momento tem como objetivo, tanto servir de exemplo para os estudantes sobre o que é o ciclo de um produto quanto estabelecer um parâmetro de comparação. A turma poderá, mais adiante, refletir sobre algumas semelhanças e diferenças entre o ciclo do produto apresentado aqui e o ciclo do produto escolhido pela turma.

Após escolher o produto que vai apresentar para a turma, pesquise por materiais de referência que ajudem você a responder às perguntas do Roteiro de Investigação Guiada. Indicamos, aqui, algumas referências sobre o ciclo do arroz, caso seja esse o item escolhido por você (se optar por outro, adapte as imagens da apresentação).

Material complementar: exemplo de Roteiro de Investigação Guiada, disponível nos materiais complementares.

Materiais para leitura sobre o ciclo do arroz, que pode ser utilizado pelo professor como exemplo do ciclo de um produto.

- Da lavoura ao supermercado, como é fabricado o arroz Urbano. Fonte: Exame. Disponível em: https://exame.abril.com.br/negocios/da-lavoura-ao-supermercado-como-e-fabricado-o-arroz-urbano/. Acesso em: 11 dez. 2019.

- Como o Arroz Sepé chega até sua mesa? Fonte: Sepé. Disponível em: https://www.arrozsepe.com.br/blog/como-o-arroz-sepe-chega-ate-sua-mesa/. Acesso em: 11 dez. 2019.

- Processo de beneficiamento do arroz! Fonte: Aline Leonhardt. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=1uodMa0Ovic. Acesso em: 11 dez. 2019.

- Caminhos do Arroz: Colheita do grão chega com desafios para produtores. Fonte: RBS Notícias. Disponível em: http://g1.globo.com/rs/rio-grande-do-sul/rbs-noticias/videos/t/edicoes/v/caminhos-do-arroz-colheita-do-grao-chega-com-desafios-para-produtores/6534329/. Acesso em: 11 dez. 2019.

- Arroz Tio João - Processo de produção do arroz | Legendado. Fonte: JosaparOficial. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=OXFRj1EjVQc. Acesso em: 11 dez. 2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos

Orientações: para levantar o conhecimento prévio dos estudantes sobre o produto escolhido, pergunte o que já sabem sobre o ciclo dele:

- Como vocês acham que esse produto é fabricado?

- Conseguem imaginar as etapas pelas quais a matéria-prima passou até chegar à moradia de vocês?

A partir das falas, crie um gancho para perguntar aos estudantes o que gostariam de aprender sobre o ciclo do produto escolhido e, tendo em vista aquilo que já sabem, quais conhecimentos gostariam de aprofundar. Acolha as proposições da turma, registrando-as no quadro em forma de perguntas e problematizando aquelas que não estiverem alinhadas ao contexto da aula. As questões levantadas pela turma devem ser contempladas na próxima fase, em que será proposta uma investigação guiada. Se a turma não sugerir questões de forma espontânea, apoie os estudantes na construção de algumas delas.

Algumas questões que a turma pode levantar sobre o ciclo do produto são:

- Como ele é produzido?

- Como ele é embalado?

- Qual o caminho que percorre até chegar à nossa moradia?

Se a turma não formular nenhuma questão, estimule que os estudantes façam isso questionando-os a partir de formulações similares à apresentada a seguir:

- Vocês sabem onde ele é produzido?

- Acham que essas são perguntas interessantes para responder nesta aula?

Para você saber mais:

Recomenda-se a leitura de alguns planos de aula e referências neles apresentadas para qualificar a conversa com a turma:

 

- Planos de aula sobre Aprofundamento de aprendizagens sobre integração campo/cidade no ciclo de produção. Fonte: Nova Escola. Disponível em: https://novaescola.org.br/plano-de-aula/sequencia/aprofundamento-de-aprendizagens-sobre-integracao-campocidade-no-ciclo-de-producao/936. Acesso em: 12 dez. 2019.

- Planos de aula sobre Reciclagem. Fonte: Nova Escola. Disponível em: https://novaescola.org.br/plano-de-aula/sequencia/reciclagem/316. Acesso em: 12 dez. 2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 50 minutos

Orientações: explique à turma que essa é a etapa em que vão investigar mais a fundo o ciclo do produto escolhido. Para isso, construirão um roteiro de perguntas que irá guiá-los pela leitura de diversos materiais previamente selecionados por você. Indique também que, para sistematizar os conhecimentos construídos na investigação, a turma construirá um quadro com as informações mais relevantes que encontrarem.

Peça que a turma se organize nos grupos da aula anterior. Construa com eles um roteiro de investigação guiada a partir das perguntas levantadas anteriormente. Formule previamente algumas questões, caso a turma não consiga elaborá-las. Além disso, apresente outro desafio: cada grupo deverá produzir uma ilustração para uma das perguntas do Roteiro, ou seja, um desenho que represente uma etapa daquele ciclo. Disponibilize os materiais de leitura (impressos ou digitais) e aqueles para produção dos desenhos (papel, canetas hidrocor e lápis de cor). Fale para os grupos escolherem livremente qual etapa do ciclo vão ilustrar. Durante o processo, auxilie-os na investigação e na elaboração dos desenhos.

Como destacado no plano de aula anterior, a colaboração é elemento central da Educação Empreendedora. Por isso, nos momentos de trabalho em grupo, destaque para a turma a relevância de que todos os estudantes se empenhem na atividade, apoiem os colegas de grupo na construção das aprendizagens, se corresponsabilizem pelo trabalho e deem o melhor de si para que, juntos, desenvolvam um bom trabalho. Durante a atividade, circule pelos grupos, apoie aqueles que tiverem dúvidas ou dificuldades, avalie como estão evoluindo e cuide do tempo para que todos consigam confeccionar o cartaz.

Exemplo de Roteiro de Investigação Guiada disponível nos materiais complementares.

Para você saber mais:

Planos de aulas

Os Planos de Aulas “Produção do papel”, “Produção do pão”, “Benefícios da reciclagem do papel”, “Consumo consciente” e “Problemas ambientais com o plástico”, presentes nas sequências indicada a seguir, podem servir como exemplos e referência para abordagem sobre o ciclo de produtos específicos (papel e pão), sobre conscientização ambiental e descarte/reciclagem.

- Planos de aula sobre Aprofundamento de aprendizagens sobre integração campo/cidade no ciclo de produção. Fonte: Nova Escola. Disponível em: https://novaescola.org.br/plano-de-aula/sequencia/aprofundamento-de-aprendizagens-sobre-integracao-campocidade-no-ciclo-de-producao/936. Acesso em: 12 dez. 2019.

- Planos de aula sobre Cuidados com os lugares de vivência. Fonte: Nova Escola. Disponível em: https://novaescola.org.br/plano-de-aula/sequencia/cuidados-com-os-lugares-de-vivencia/925. Acesso em: 12 dez. 2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: faça uma breve conversa avaliativa, focando, sobretudo, no trabalho colaborativo dos grupos. Faça algumas questões nesse momento:

- Como foi trabalhar em grupo?

- O que foi mais desafiador e mais positivo nesse processo?

Acolha as respostas dos estudantes e, se considerar necessário, destaque as que exemplificam como a colaboração pode ser proveitosa para potencializar o trabalho do grupo.

Para encerrar a aula, faça uma breve devolutiva sobre as produções dos grupos e o exercício de compartilhamento, indicando avanços conquistados pelos grupos e os pontos que poderiam ser aperfeiçoados. Leve em conta aspectos como: a qualidade das informações apuradas, a criatividade das ilustrações e a colaboração dos grupos. Se tiver percebido que alguns estudantes não colaboraram, converse com eles para entender por que não se engajaram e busque motivá-los para as aulas seguintes.

Continuidade da sequência: caso o terceiro plano de aula dessa sequência seja realizado, realize algumas ações e combinados prévios com a turma. Proponha que os grupos construam uma forma de sensibilizar os familiares para o consumo e descarte consciente do produto estudado. Não há um gênero predefinido para essas produções e caberá à turma, portanto, definir qual será ele. Uma boa alternativa é pautar a escolha da turma a partir dos gêneros textuais que estão sendo trabalhados neste ano, ou semestre, em Língua Portuguesa, e que sejam adequados à faixa etária da turma. Sugira a produção de cartas, ilustrações, imagens, cartazes ou outro formato que a turma escolher, de modo colaborativo.

Tome essa decisão com antecedência, para que você possa selecionar exemplos de produções e tutoriais para apoiar os grupos nas produções. Por isso, apresente brevemente a proposta de continuação da sequência para a turma e peça que escolham com qual gênero textual gostariam de trabalhar.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 35 minutos

Orientações: finalizado o processo de investigação dos grupos, retome as perguntas do Roteiro de Investigação Guiada. Leia a primeira e pergunte quais grupos ilustraram a fase do ciclo relacionada a tal pergunta. Peça para os grupos colarem as ilustrações no quadro e explicarem à turma o que ela representa, respondendo à pergunta. Na mediação dessas apresentações, faça perguntas que possibilitem a participação de estudantes de outros grupos, proporcionando um aprofundamento avaliativo em relação ao conteúdo pesquisado e permitindo a comparação com o ciclo do produto, apresentado no início do plano de aula:

- O que há de comum entre as informações que os grupos pesquisaram? E de diferente?

- Será que alguma das informações está incorreta ou elas são complementares? Por quê?

- Alguma informação surpreendeu vocês? Por quê?

- O que o ciclo desse produto tem em comum com o ciclo do produto apresentado anteriormente? E de diferente?

Nesse processo, apoie os alunos na filtragem das informações que são mais apuradas e alinhadas ao que foi de fato abordado nos materiais de referência. Se houver informações incorretas, problematize-as e explique para a turma por que estão erradas. Busque garantir destaque especial para a temática do descarte, da reutilização e reciclagem das embalagens e produtos. É importante que essas informações estejam bem consolidadas na turma, caso seja dado prosseguimento à sequência de aulas.

Durante esse processo, registre no quadro ao lado das ilustrações os aspectos mais importantes das respostas dos grupos, para que todos da turma tenham o registro nos cadernos. Siga esse processo para todas as perguntas do Roteiro de Investigação Guiada.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Unidade do 1º ano :

MAIS AULAS DE Educação Empreendedora do 1º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF05CI05 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF03GE08 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF03MA06 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF03MA07 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF03MA24 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF04GE08 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF03GE05 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Educação Empreendedora

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano