19172
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Educação Empreendedora > 1º ano > Unidade

Plano de aula - Construindo combinados da turma

Plano de aula de Educação Empreendedora para Ensino Fundamental 1 sobre construir, de forma ativa, responsável e colaborativa, os combinados da turma.

Plano 01 de 1 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Aline Soares Silva

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre o plano select-down

Slide Plano Aula

Não apresente as orientações deste plano aos alunos, elas contêm detalhamento das ações e maiores subsídios para que você, professor, possa se organizar melhor para a execução da aula.

Resumo da sequência: promova a participação dos estudantes no processo de construção de combinados da turma, de modo colaborativo e autônomo, convidando a terem voz mais ativa nos processos de organização e funcionamento da escola, assim como o exercício de atitudes mais empáticas com a comunidade escolar.

Sobre este plano: É contemplada, neste plano, uma aula de 100 minutos. Nesta aula, proponha uma série de reflexões que ajudarão os estudantes na compreensão do papel de cada um dentro da instituição escolar, como na responsabilidade com tarefas e atividades, no respeito aos pares, professores e demais funcionários da escola e no uso adequado dos espaços escolares.

Os combinados podem ter relação com diversos tópicos, como: participação nas atividades; cuidados com os espaços, equipamentos, materiais individuais e coletivos; interações com os colegas, professores e outros membros da escola; apoio à aprendizagem dos colegas etc. Como o plano pode ser desenvolvido com estudantes de qualquer ano do Fundamental I e há diferenças significativas entre as crianças dos anos iniciais e finais, são propostas atividades distintas no momento da elaboração dos combinados, conforme pode ser observado nos slides 8 e 9.

Este plano de aula pode ser trabalhado com todas as séries do Ensino Fundamental I. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com as habilidades (EF01LP21) e (EF01GE04), que constam na BNCC. Como as habilidades devem ser desenvolvidas ao longo de todo o ano, observe que elas não serão contempladas na totalidade aqui e que as propostas terão continuidade em aulas subsequentes. Além disso, a sequência contempla as seguintes Competências Gerais da Educação Básica previstas na BNCC: 7. Argumentação e 9. Empatia e Cooperação.

Organização das aulas: Essa sequência pode acontecer no contexto de um único componente (Língua Portuguesa) ou se combinar encontros com outros (Geografia e História).

Ação prévia: na aula anterior, convide os alunos a circular pelo ambiente da escola e perceber os diferentes espaços, as pessoas que integram a escola, os estudantes de outras salas, o que fazem, quais atribuições de cada sujeito nessa instituição, como estão os espaços de aprendizagem e como a escola se organiza para o bom funcionamento. O objetivo desta atividade é que os estudantes percebam o ambiente escolar para além das salas de aula, as pessoas que integram esses espaços e as relações que são estabelecidas nele. Dessa forma, ao construírem os combinados, eles poderão estabelecer relações entre escola, pessoas que a fazem funcionar, importância de cada funcionário, importância do funcionamento de cada espaço, como se dá a aprendizagem, compromisso, entre outros aspectos.

Alinhamento da sequência com a Educação Empreendedora: A sequência coloca em pauta a construção dos aspectos da rotina da sala de aula, da organização do ambiente escolar, das pessoas que integram esse ambiente e fazem com que ele funcione adequadamente. Para que se desenvolvam princípios da Educação Empreendedora, os alunos são convidados a participar, de forma crítica, colaborativa e autônoma, da construção dos combinados da turma, percebendo que estes combinados abrangem o ambiente escolar como um todo. Eles também farão um importante exercício de tomada de decisão sobre as regras que valerão para a turma. A colaboração é foco dessa aula, em que cada estudante deve se perceber como corresponsável pela organização e bom funcionamento do ambiente escolar.

Materiais necessários:

  • Imagens sugeridas nos slides - Link nos materiais complementares.
  • Tiras para construção dos cartazes - para alunos dos anos finais - Link nos materiais complementares.
  • Tiras de papel para compor cartazes - para alunos dos anos iniciais.
  • Fita adesiva. Caneta hidrocor. Papel Kraft.


Para você saber mais: materiais para enriquecer seu repertório para o trabalho com combinados do grupo.

  • Livro para ser explorado com os estudantes e/ou para levantamento de ideias para outras indagações.

RAMOS, Anna Claudia; RAQUEL, Ana; A Gente Pode, a Gente Não Pode: com 7 ou 8 anos. 1. ed:DCL, 2001.

  • Acesso para degustação

Disponível em: https://books.google.com.br/books/about/A_gente_pode_a_gente_n%C3%A3o_pode_7_8_anos.html?id=bZBBDggK3jIC&printsec=frontcover&source=kp_read_button&redir_esc=y#v=onepage&q&f=false

Acesso: 20/2/2020

  • Nova escola Gestão - Orientações sobre a construção dos combinados do grupo.

Disponível em: https://gestaoescolar.org.br/conteudo/1302/como-oriento-os-professores-para-que-facam-os-combinados-com-os-alunos-no-inicio-do-ano

Acesso: 20/2/2020

  • 10 regras básicas de convivência - Regras para a boa convivência, voltadas para os anos iniciais.

Disponível em: https://br.guiainfantil.com/materias/educacao/aprendizagem/10-regras-basicas-de-convivencia-para-as-criancas/

Acesso: 20/2/2020

  • Cidadania para as crianças - Material em texto e vídeo com noções de cidadania que podem auxiliar na construção de regras do grupo.

Disponível em: https://leiturinha.com.br/blog/cidadania-para-criancas-como-ensinar-aos-pequenos/

Acesso: 20/2/2020

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (total)

 

Orientações: acolha o grupo e peça para que se organizem em círculo. Projete a questão para o grupo. Caso não possua projetor, escreva no quadro ou simplesmente explicite.

Explique aos estudantes que nesse momento será discutido um pouco do papel deles na escola, e eles devem rememorar a visita feita aos ambientes escolares na aula anterior (veja em ação prévia).

Inicie a conversa pedindo aos estudantes que apontem algumas situações que evidenciem o papel deles na escola. Em seguida, peça para que relembrem os outros sujeitos que fazem parte desse espaço e o papel de cada um. Espera-se que os alunos digam sobre a responsabilidade deles em relação aos estudos, execução de atividades e deveres, as relações com os colegas, professores e funcionários, o dever em relação ao cumprimento de horários e tarefas, a frequência e assiduidade, entre outras questões. Em relação aos demais colaboradores, espera-se que digam que a escola depende de todos para o bom funcionamento. De salas organizadas, ambientes limpos, pessoas que façam comunicação com as famílias e as que preparem os lanches, entre tantos outros.

Caso eles não identifiquem alguns dos pontos citados acima, conduza a conversa com alguns questionamentos, como:

  • Quem faz a escola funcionar?
  • Quais os deveres dos estudantes?
  • Quais os deveres dos professores?
  • O que faz a escola funcionar?
  • Quem mais trabalha nesse espaço?
  • Como o trabalho dessas pessoas reflete no seu papel de estudante?

Faça esses questionamentos para crianças de todos os anos do fundamental I. Mude o tom e insira mais questões de acordo com a faixa etária das crianças. É importante que o estudante se sinta inserido e corresponsável pelas situações e rotinas escolares. O aluno precisa compreender que ele é muito importante, tanto na construção de regras da escola quanto no cumprimento delas, além de ser corresponsável pelo que ocorre nesse ambiente.

Como adequar à sua realidade: caso não conte com projetor multimídia, escreva a questão introdutória e questões posteriores no quadro, em um cartaz ou até mesmo leia para as crianças. É importante refazer as perguntas sempre que houver desvio do foco e objetivos dessa aula.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos (tempo total)

Orientações: projete o slide e provoque os estudantes com a questão proposta. Ajude o grupo a refletir sobre a importância de serem feitos combinados para que a convivência possa ser o mais harmônica possível, que todos, independentemente da função, têm direitos e deveres no espaço escolar e que cada um deve cuidar de si e de todos!

Para as crianças dos anos iniciais - Acesse o site https://br.guiainfantil.com/materias/educacao/aprendizagem/10-regras-basicas-de-convivencia-para-as-criancas/ e leia para as crianças as 10 regras básicas de convivência. Caso não tenha projetor multimídia, leia as informações de um dispositivo móvel ou as imprima.

Questione o grupo:

  • O que vocês acham das regras que existem na sociedade?
  • Essas regras de fato ajudam?
  • O que pode acontecer caso elas não existam?
  • Todos vocês cumprem as regras escolares?

É importante que as crianças reconheçam que uma sociedade sem regras dificilmente existiria.

Para ajudá-las a pensar sobre as regras e combinados, apresente cada um dos slides que seguem (slides 4, 5 e 6) ou imprima as imagens fazendo os questionamentos propostos. É importante que as crianças construam a ideia de que uma sociedade organizada por regras, leis e combinados funciona de forma a atender a todos de modo mais harmônico e organizado.

Saliente que todos os estudantes, integrantes de determinado grupo, participam direta ou indiretamente das tomadas de decisão e da construção de regras, normas e combinados na escola. Esses combinados, por exemplo, são de fundamental importância para a boa convivência e para o funcionamento da vida em sociedade. É por meio deles que entendemos nosso papel no espaço escolar, como, por exemplo, nossos direitos e deveres.

Para os estudantes dos anos finais - É provável que as crianças de anos finais argumentem rapidamente apresentando possíveis respostas. Caso alguma criança não compreenda que precisamos de regras para melhor organização da vida em sociedade, apresente as imagens dos slides seguintes e peça que ela analise. Faça os questionamentos referentes às imagens escolhidas.

Conduza a conversa para que compreendam que as regras, normas e combinados são feitos para que a vida em sociedade se torne mais eficaz e todos nós somos responsáveis tanto pela implementação quanto pelo cumprimento dessas regras. As regras foram criadas para que a sociedade se organize conforme alguns padrões, sejam eles mais burocráticos (registros, documentos, contratações que devem obedecer a regras para serem feitos) ou mais simples (uma fila em banco ou supermercado e a ordem de espera quando muitos querem falar, entre outros).

Explicite para os estudantes que, ao longo da vida eles participarão da construção de regras em diferentes ambientes. Um desses ambientes é a escola.

Saliente que todos os estudantes, integrantes de determinado grupo, participam direta ou indiretamente das tomadas de decisão e da construção de regras, normas e combinados na escola. Esses combinados, por exemplo, são de fundamental importância para a boa convivência e para o funcionamento da vida em sociedade. É por meio deles que entendemos nosso papel no espaço escolar, como, por exemplo, nossos direitos e deveres.

Como adequar à sua realidade: caso não conte com projetor multimídia, escreva a questão introdutória e questões posteriores no quadro, em um cartaz ou até mesmo leia para as crianças. Faça as perguntas sempre que houver mudança de foco.

Caso não possua projetor multimídia, imprima as imagens nos materiais complementares.

Fontes da imagens:

1 - Disponível no Banco de Imagens Nova Escola

Acesso: 22/2/2020

2 - Disponível no Banco de Imagens Nova Escola

Acesso: 22/2/2020

3 - Disponível em: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/1/17/Avenidas_de_Johannesburg_enfeitadas_no_clima_da_Copa_%284684725066%29.jpg

Acesso: 22/2/2020

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos (tempo total)

Orientações: para ajudar as crianças a pensar sobre as regras e combinados, apresente o slide ou imprima as imagens fazendo o questionamento proposto nele. É importante que as crianças construam a ideia de que uma sociedade organizada por regras, leis e combinados funciona de modo a atender a todos de forma mais harmônica e organizada.

Questione-os:

  • No esporte há jogos sem regras?
  • Como seriam os jogos se não existissem regras?

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos (tempo total)

Orientações: para ajudar as crianças a pensarem sobre as regras e combinados, apresente o slide ou imprima as imagens fazendo o questionamento proposto nele. É importante que elas construam a ideia de que uma sociedade organizada por regras, leis e combinados funciona de modo a atender a todos de forma mais harmônica e organizada.

Questione-os:

  • Quais são as normas e regras que costumam existir em uma cidade?

Conduza as conversas para que os alunos cheguem à conclusão sobre as normas de tráfego, formas de circulação, construção de prédios públicos, modos diferentes de se comportar em espaços públicos etc.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos (tempo total)

Orientações: para ajudar as crianças a pensarem sobre as regras e combinados, apresente o slide ou imprima as imagens, fazendo o questionamento proposto nele. É importante que elas construam a ideia de que uma sociedade organizada por regras, leis e combinados funciona de modo a atender a todos de forma mais harmônica e organizada.

Questione-os:

  • O trânsito funcionaria sem placas e semáforos? E sem faixa de pedestre?
  • Como se deslocariam motoristas e pedestres se não houvesse sinalização?

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 min.

Orientações: explique aos estudantes que agora que conversaram sobre as regras e combinados dentro e fora da escola, eles devem pensar em quais combinados são importantes para o bom andamento das relações e compromissos na escola, sejam elas dentro ou fora da sala de aula.

Explique que a sala de aula é um espaço de muita diversidade, mas para que todos convivam de forma harmônica é preciso colaborar e respeitar uns aos outros. Os combinados servem para que sejam traçados combinados comuns a todos.

Para que os combinados sejam construídos, não apenas colete a opinião dos alunos, mas construa um cartaz que ficará fixado na sala. Esta atividade também tem como objetivo permitir uma mudança por parte dos estudantes, que devem se reconhecer como corresponsáveis pela construção dessas regras, assumindo, assim, responsabilidades com o coletivo. O fato de eles participarem da elaboração tende a gerar um maior compromisso com os combinados.

Para esse processo de construção coletiva e incorporação dos combinados, estabeleça uma relação afetiva com sua turma, proporcionando às crianças maior autonomia e participação nos processos diários da vivência escolar. Tenha disposição para ouvir e respeitar cada criança, conquistando a confiança do grupo, e perceba que os combinados auxiliam as crianças a entenderem os papéis de cada um como cidadãos.

Projete o slide ou convide o grupo para essa construção coletiva.

É importante que os alunos reflitam sobre o que podemos e o que não podemos fazer na escola. Neste momento, traga algumas situações-problema para serem discutidas no intuito de encontrar soluções, buscando compreender os porquês de construir combinados para uma boa convivência na escola.

Algumas situações que podem ser discutidas:

- O que fazer se muitas crianças querem beber água e ir ao banheiro ao mesmo tempo?

- Como deve estar o ambiente da sala de aula no início e ao final do dia letivo?

- Como devo tratar meu colega em uma atividade em pares?

- O que fazer durante a correção de casa quando todos os colegas querem expor as ideias ao mesmo tempo?

Após a discussão, peça para que os alunos se dividam em grupos de 4 a 5 integrantes. Faça intervenções e proponha agrupamentos caso haja necessidade.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 min. (séries iniciais)

Orientações para os alunos dos anos iniciais - explique aos alunos que eles construirão um grande quadro. Esse quadro deve ser colado em uma parede de fácil acesso das crianças. Explique que devem construir e colar frases ou desenhos que dizem respeito a tudo que é importante fazer na escola, como aquelas regras que precisam ser cumpridas para que tudo esteja organizado e harmônico. Disponibilize tiras de papel para que os alunos escrevam frases ou façam desenhos.

Para realizar este trabalho, divida a turma em pequenos grupos e deixe as crianças livres para que escolham em qual grupo querem ficar. Faça a mediação dessa escolha. Deixe que identifiquem no grupo aqueles que mostram mais habilidade para a escrita e outros que se desenvolvem melhor na oralidade. Peça para que outros integrantes ajudem nas discussões. Peça aos alunos que tracem estratégias de trabalho e que se organizem antes de registrarem. Veja se eles conseguem se organizar para propor quantas pessoas registram, quantas colaboram oralmente, quantas e quais desenham, de modo que todos participem. É importante que percebam que a organização do grupo é primordial para um bom trabalho. Oriente-os a fazerem a atividade dentro do tempo disponível. Se seus alunos ainda não se apropriaram dos códigos de leitura e escrita, solicite que façam o registro por desenho.

Enquanto os estudantes trabalham em grupos, circule pela sala e apoie o desenvolvimento da atividade. Dialogue com as crianças provocando reflexões, observando se estão colaborando entre si (ponto importante do trabalho com educação empreendedora), e se estão respeitando as opiniões e ideias umas das outras. Chame para participar aquele aluno mais tímido, faça com que se sinta integrado nesse processo de construção coletiva.

Para que os alunos se sintam provocados, providencie, se possível, o livro A Gente Pode, a Gente Não Pode” (6 e 7 anos). Anna Claudia Ramos e Ana Raquel. Editora Difusão Cultural do Livro.

Explore algumas regras expostas nele, fazendo a leitura para o grupo.

Caso não tenha acesso ao livro, você pode buscar trechos de degustação neste link: https://books.google.com.br/books/about/A_gente_pode_a_gente_n%C3%A3o_pode_7_8_anos.html?id=bZBBDggK3jIC&printsec=frontcover&source=kp_read_button&redir_esc=y#v=onepage&q&f=false

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 min. (séries finais)

Orientações para alunos dos anos finais - o slide apresenta a ideia de um diagrama que deve ser construído em parceria com os grupos da turma. Espera-se que cada palavra do diagrama, ou outras que se assemelham a elas, seja identificada como importante no processo de construção de combinados do grupo. Para realizar a atividade em grupo, divida a turma em grupos de até 5 integrantes e distribua para cada um deles uma folha kraft, uma fita adesiva e as tiras de papel que podem ser impressas nos materiais complementares.

O que fazer?

1 - Explique aos grupos que eles terão de montar um esquema de organização dos combinados da turma que se estende para fora da sala de aula.

2 - Em cada tira os estudantes devem definir as ações a serem feitas para melhor gestão da sala de aula.

3 - Há também faixas em que cada grupo deve identificar qual combinado deve ser estabelecido e como deve ser cumprido.

4 - Você pode trabalhar com todas as palavras indicadas ou retirar algumas delas.

5 - Cada grupo deve ser informado que a palavra no alto do diagrama é ESCOLA. É importante que, na sequência, os estudantes identifiquem os atores que atuam nesse espaço e, logo após, definam as responsabilidades, encaixando as palavras exemplificadas e dando a elas um significado.

Exemplo: RESPEITO - o respeito deve estar relacionado a todos os atores. Sejam os professores, colegas e demais funcionários que auxiliam na manutenção, limpeza e funcionamento da escola.

COMPROMISSO - deve estar relacionado aos deveres de casa, às atividades realizadas em sala, à limpeza e manutenção dos ambientes da escola, por exemplo.

Caso não conte com projetor, reproduza o esquema no quadro ou em folha kraft.

Enquanto os estudantes trabalham em grupos, circule pela sala e apoie o desenvolvimento da atividade, dialogando com as crianças, provocando reflexões, observando se estão colaborando entre si (ponto importante do trabalho com educação empreendedora) e se eles estão respeitando as opiniões e ideias uns dos outros. Chame a participar aquele aluno mais tímido, faça com que se sinta integrado nesse processo de construção coletiva.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos

Orientações: peça aos alunos que leiam os registros, apresentando as ideias aos colegas. Explique que cada grupo deve avaliar o documento produzido, percebendo as coerências e incoerências, caso haja.

Peça aos estudantes que, em roda, relatem se a atividade foi produtiva e qual a importância desse documento para a turma.

Para o trabalho com os estudantes menores (anos iniciais), vocês devem produzir um grande painel indicando tudo que deve ser feito pelo grupo. Faça uma leitura conjunta e deixe-o exposto no mural da sala. Ouça os estudantes sobre com quais pontos concordam e o que pode ser retirado do documento. Pergunte sobre os pontos positivos dessa construção coletiva.

Peça para que partilhem a vivência com os pais e que relatem a opinião deles em um texto a ser compartilhado na próxima aula.

Com os alunos dos anos finais, peça para que cada grupo apresente os combinados propostos e que, juntos, selecionem aqueles que mais se adaptam à realidade da turma, compondo um único documento de todo o grupo. As frases podem ser retiradas de cada cartaz e coladas no grande quadro de combinados da turma.

Pergunte aos estudantes sobre os pontos positivos dessa construção coletiva: de que forma atividades como essas podem auxiliar na melhor convivência do grupo?

Com o quadro finalizado, realize a leitura coletiva, peça para que partilhem a vivência com os pais e que relatem a opinião deles em um texto a ser compartilhado na próxima aula.

Continuidade da sequência: ao longo do ano, faça algumas paradas para refletir com os alunos sobre a funcionalidade dos combinados e reescreva aqueles que, por ventura, precisem ser reformulados. Esses momentos de parada podem acontecer ao final de cada etapa letiva ou ao final dos semestres. Recorra a esses combinados sempre que for necessário, buscando desenvolver no grupo atitudes mais autônomas e responsáveis. Essa é uma forma de valorizar e estimular a participação dos estudantes e de promover uma postura colaborativa, de modo que atuem de forma direta para a autogestão e para a gestão coletiva dos espaços e das relações.

Imagem disponível em: https://www.freepik.com/premium-vector/traffic-light-logo-symbol_1928047.htm#query=sem%C3%A1foro&position=27

Acesso: 5/3/2020

Resumo da aula

download Baixar plano

Não apresente as orientações deste plano aos alunos, elas contêm detalhamento das ações e maiores subsídios para que você, professor, possa se organizar melhor para a execução da aula.

Resumo da sequência: promova a participação dos estudantes no processo de construção de combinados da turma, de modo colaborativo e autônomo, convidando a terem voz mais ativa nos processos de organização e funcionamento da escola, assim como o exercício de atitudes mais empáticas com a comunidade escolar.

Sobre este plano: É contemplada, neste plano, uma aula de 100 minutos. Nesta aula, proponha uma série de reflexões que ajudarão os estudantes na compreensão do papel de cada um dentro da instituição escolar, como na responsabilidade com tarefas e atividades, no respeito aos pares, professores e demais funcionários da escola e no uso adequado dos espaços escolares.

Os combinados podem ter relação com diversos tópicos, como: participação nas atividades; cuidados com os espaços, equipamentos, materiais individuais e coletivos; interações com os colegas, professores e outros membros da escola; apoio à aprendizagem dos colegas etc. Como o plano pode ser desenvolvido com estudantes de qualquer ano do Fundamental I e há diferenças significativas entre as crianças dos anos iniciais e finais, são propostas atividades distintas no momento da elaboração dos combinados, conforme pode ser observado nos slides 8 e 9.

Este plano de aula pode ser trabalhado com todas as séries do Ensino Fundamental I. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com as habilidades (EF01LP21) e (EF01GE04), que constam na BNCC. Como as habilidades devem ser desenvolvidas ao longo de todo o ano, observe que elas não serão contempladas na totalidade aqui e que as propostas terão continuidade em aulas subsequentes. Além disso, a sequência contempla as seguintes Competências Gerais da Educação Básica previstas na BNCC: 7. Argumentação e 9. Empatia e Cooperação.

Organização das aulas: Essa sequência pode acontecer no contexto de um único componente (Língua Portuguesa) ou se combinar encontros com outros (Geografia e História).

Ação prévia: na aula anterior, convide os alunos a circular pelo ambiente da escola e perceber os diferentes espaços, as pessoas que integram a escola, os estudantes de outras salas, o que fazem, quais atribuições de cada sujeito nessa instituição, como estão os espaços de aprendizagem e como a escola se organiza para o bom funcionamento. O objetivo desta atividade é que os estudantes percebam o ambiente escolar para além das salas de aula, as pessoas que integram esses espaços e as relações que são estabelecidas nele. Dessa forma, ao construírem os combinados, eles poderão estabelecer relações entre escola, pessoas que a fazem funcionar, importância de cada funcionário, importância do funcionamento de cada espaço, como se dá a aprendizagem, compromisso, entre outros aspectos.

Alinhamento da sequência com a Educação Empreendedora: A sequência coloca em pauta a construção dos aspectos da rotina da sala de aula, da organização do ambiente escolar, das pessoas que integram esse ambiente e fazem com que ele funcione adequadamente. Para que se desenvolvam princípios da Educação Empreendedora, os alunos são convidados a participar, de forma crítica, colaborativa e autônoma, da construção dos combinados da turma, percebendo que estes combinados abrangem o ambiente escolar como um todo. Eles também farão um importante exercício de tomada de decisão sobre as regras que valerão para a turma. A colaboração é foco dessa aula, em que cada estudante deve se perceber como corresponsável pela organização e bom funcionamento do ambiente escolar.

Materiais necessários:

  • Imagens sugeridas nos slides - Link nos materiais complementares.
  • Tiras para construção dos cartazes - para alunos dos anos finais - Link nos materiais complementares.
  • Tiras de papel para compor cartazes - para alunos dos anos iniciais.
  • Fita adesiva. Caneta hidrocor. Papel Kraft.


Para você saber mais: materiais para enriquecer seu repertório para o trabalho com combinados do grupo.

  • Livro para ser explorado com os estudantes e/ou para levantamento de ideias para outras indagações.

RAMOS, Anna Claudia; RAQUEL, Ana; A Gente Pode, a Gente Não Pode: com 7 ou 8 anos. 1. ed:DCL, 2001.

  • Acesso para degustação

Disponível em: https://books.google.com.br/books/about/A_gente_pode_a_gente_n%C3%A3o_pode_7_8_anos.html?id=bZBBDggK3jIC&printsec=frontcover&source=kp_read_button&redir_esc=y#v=onepage&q&f=false

Acesso: 20/2/2020

  • Nova escola Gestão - Orientações sobre a construção dos combinados do grupo.

Disponível em: https://gestaoescolar.org.br/conteudo/1302/como-oriento-os-professores-para-que-facam-os-combinados-com-os-alunos-no-inicio-do-ano

Acesso: 20/2/2020

  • 10 regras básicas de convivência - Regras para a boa convivência, voltadas para os anos iniciais.

Disponível em: https://br.guiainfantil.com/materias/educacao/aprendizagem/10-regras-basicas-de-convivencia-para-as-criancas/

Acesso: 20/2/2020

  • Cidadania para as crianças - Material em texto e vídeo com noções de cidadania que podem auxiliar na construção de regras do grupo.

Disponível em: https://leiturinha.com.br/blog/cidadania-para-criancas-como-ensinar-aos-pequenos/

Acesso: 20/2/2020

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (total)

 

Orientações: acolha o grupo e peça para que se organizem em círculo. Projete a questão para o grupo. Caso não possua projetor, escreva no quadro ou simplesmente explicite.

Explique aos estudantes que nesse momento será discutido um pouco do papel deles na escola, e eles devem rememorar a visita feita aos ambientes escolares na aula anterior (veja em ação prévia).

Inicie a conversa pedindo aos estudantes que apontem algumas situações que evidenciem o papel deles na escola. Em seguida, peça para que relembrem os outros sujeitos que fazem parte desse espaço e o papel de cada um. Espera-se que os alunos digam sobre a responsabilidade deles em relação aos estudos, execução de atividades e deveres, as relações com os colegas, professores e funcionários, o dever em relação ao cumprimento de horários e tarefas, a frequência e assiduidade, entre outras questões. Em relação aos demais colaboradores, espera-se que digam que a escola depende de todos para o bom funcionamento. De salas organizadas, ambientes limpos, pessoas que façam comunicação com as famílias e as que preparem os lanches, entre tantos outros.

Caso eles não identifiquem alguns dos pontos citados acima, conduza a conversa com alguns questionamentos, como:

  • Quem faz a escola funcionar?
  • Quais os deveres dos estudantes?
  • Quais os deveres dos professores?
  • O que faz a escola funcionar?
  • Quem mais trabalha nesse espaço?
  • Como o trabalho dessas pessoas reflete no seu papel de estudante?

Faça esses questionamentos para crianças de todos os anos do fundamental I. Mude o tom e insira mais questões de acordo com a faixa etária das crianças. É importante que o estudante se sinta inserido e corresponsável pelas situações e rotinas escolares. O aluno precisa compreender que ele é muito importante, tanto na construção de regras da escola quanto no cumprimento delas, além de ser corresponsável pelo que ocorre nesse ambiente.

Como adequar à sua realidade: caso não conte com projetor multimídia, escreva a questão introdutória e questões posteriores no quadro, em um cartaz ou até mesmo leia para as crianças. É importante refazer as perguntas sempre que houver desvio do foco e objetivos dessa aula.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos (tempo total)

Orientações: projete o slide e provoque os estudantes com a questão proposta. Ajude o grupo a refletir sobre a importância de serem feitos combinados para que a convivência possa ser o mais harmônica possível, que todos, independentemente da função, têm direitos e deveres no espaço escolar e que cada um deve cuidar de si e de todos!

Para as crianças dos anos iniciais - Acesse o site https://br.guiainfantil.com/materias/educacao/aprendizagem/10-regras-basicas-de-convivencia-para-as-criancas/ e leia para as crianças as 10 regras básicas de convivência. Caso não tenha projetor multimídia, leia as informações de um dispositivo móvel ou as imprima.

Questione o grupo:

  • O que vocês acham das regras que existem na sociedade?
  • Essas regras de fato ajudam?
  • O que pode acontecer caso elas não existam?
  • Todos vocês cumprem as regras escolares?

É importante que as crianças reconheçam que uma sociedade sem regras dificilmente existiria.

Para ajudá-las a pensar sobre as regras e combinados, apresente cada um dos slides que seguem (slides 4, 5 e 6) ou imprima as imagens fazendo os questionamentos propostos. É importante que as crianças construam a ideia de que uma sociedade organizada por regras, leis e combinados funciona de forma a atender a todos de modo mais harmônico e organizado.

Saliente que todos os estudantes, integrantes de determinado grupo, participam direta ou indiretamente das tomadas de decisão e da construção de regras, normas e combinados na escola. Esses combinados, por exemplo, são de fundamental importância para a boa convivência e para o funcionamento da vida em sociedade. É por meio deles que entendemos nosso papel no espaço escolar, como, por exemplo, nossos direitos e deveres.

Para os estudantes dos anos finais - É provável que as crianças de anos finais argumentem rapidamente apresentando possíveis respostas. Caso alguma criança não compreenda que precisamos de regras para melhor organização da vida em sociedade, apresente as imagens dos slides seguintes e peça que ela analise. Faça os questionamentos referentes às imagens escolhidas.

Conduza a conversa para que compreendam que as regras, normas e combinados são feitos para que a vida em sociedade se torne mais eficaz e todos nós somos responsáveis tanto pela implementação quanto pelo cumprimento dessas regras. As regras foram criadas para que a sociedade se organize conforme alguns padrões, sejam eles mais burocráticos (registros, documentos, contratações que devem obedecer a regras para serem feitos) ou mais simples (uma fila em banco ou supermercado e a ordem de espera quando muitos querem falar, entre outros).

Explicite para os estudantes que, ao longo da vida eles participarão da construção de regras em diferentes ambientes. Um desses ambientes é a escola.

Saliente que todos os estudantes, integrantes de determinado grupo, participam direta ou indiretamente das tomadas de decisão e da construção de regras, normas e combinados na escola. Esses combinados, por exemplo, são de fundamental importância para a boa convivência e para o funcionamento da vida em sociedade. É por meio deles que entendemos nosso papel no espaço escolar, como, por exemplo, nossos direitos e deveres.

Como adequar à sua realidade: caso não conte com projetor multimídia, escreva a questão introdutória e questões posteriores no quadro, em um cartaz ou até mesmo leia para as crianças. Faça as perguntas sempre que houver mudança de foco.

Caso não possua projetor multimídia, imprima as imagens nos materiais complementares.

Fontes da imagens:

1 - Disponível no Banco de Imagens Nova Escola

Acesso: 22/2/2020

2 - Disponível no Banco de Imagens Nova Escola

Acesso: 22/2/2020

3 - Disponível em: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/1/17/Avenidas_de_Johannesburg_enfeitadas_no_clima_da_Copa_%284684725066%29.jpg

Acesso: 22/2/2020

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos (tempo total)

Orientações: para ajudar as crianças a pensar sobre as regras e combinados, apresente o slide ou imprima as imagens fazendo o questionamento proposto nele. É importante que as crianças construam a ideia de que uma sociedade organizada por regras, leis e combinados funciona de modo a atender a todos de forma mais harmônica e organizada.

Questione-os:

  • No esporte há jogos sem regras?
  • Como seriam os jogos se não existissem regras?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos (tempo total)

Orientações: para ajudar as crianças a pensarem sobre as regras e combinados, apresente o slide ou imprima as imagens fazendo o questionamento proposto nele. É importante que elas construam a ideia de que uma sociedade organizada por regras, leis e combinados funciona de modo a atender a todos de forma mais harmônica e organizada.

Questione-os:

  • Quais são as normas e regras que costumam existir em uma cidade?

Conduza as conversas para que os alunos cheguem à conclusão sobre as normas de tráfego, formas de circulação, construção de prédios públicos, modos diferentes de se comportar em espaços públicos etc.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos (tempo total)

Orientações: para ajudar as crianças a pensarem sobre as regras e combinados, apresente o slide ou imprima as imagens, fazendo o questionamento proposto nele. É importante que elas construam a ideia de que uma sociedade organizada por regras, leis e combinados funciona de modo a atender a todos de forma mais harmônica e organizada.

Questione-os:

  • O trânsito funcionaria sem placas e semáforos? E sem faixa de pedestre?
  • Como se deslocariam motoristas e pedestres se não houvesse sinalização?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 min.

Orientações: explique aos estudantes que agora que conversaram sobre as regras e combinados dentro e fora da escola, eles devem pensar em quais combinados são importantes para o bom andamento das relações e compromissos na escola, sejam elas dentro ou fora da sala de aula.

Explique que a sala de aula é um espaço de muita diversidade, mas para que todos convivam de forma harmônica é preciso colaborar e respeitar uns aos outros. Os combinados servem para que sejam traçados combinados comuns a todos.

Para que os combinados sejam construídos, não apenas colete a opinião dos alunos, mas construa um cartaz que ficará fixado na sala. Esta atividade também tem como objetivo permitir uma mudança por parte dos estudantes, que devem se reconhecer como corresponsáveis pela construção dessas regras, assumindo, assim, responsabilidades com o coletivo. O fato de eles participarem da elaboração tende a gerar um maior compromisso com os combinados.

Para esse processo de construção coletiva e incorporação dos combinados, estabeleça uma relação afetiva com sua turma, proporcionando às crianças maior autonomia e participação nos processos diários da vivência escolar. Tenha disposição para ouvir e respeitar cada criança, conquistando a confiança do grupo, e perceba que os combinados auxiliam as crianças a entenderem os papéis de cada um como cidadãos.

Projete o slide ou convide o grupo para essa construção coletiva.

É importante que os alunos reflitam sobre o que podemos e o que não podemos fazer na escola. Neste momento, traga algumas situações-problema para serem discutidas no intuito de encontrar soluções, buscando compreender os porquês de construir combinados para uma boa convivência na escola.

Algumas situações que podem ser discutidas:

- O que fazer se muitas crianças querem beber água e ir ao banheiro ao mesmo tempo?

- Como deve estar o ambiente da sala de aula no início e ao final do dia letivo?

- Como devo tratar meu colega em uma atividade em pares?

- O que fazer durante a correção de casa quando todos os colegas querem expor as ideias ao mesmo tempo?

Após a discussão, peça para que os alunos se dividam em grupos de 4 a 5 integrantes. Faça intervenções e proponha agrupamentos caso haja necessidade.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 min. (séries iniciais)

Orientações para os alunos dos anos iniciais - explique aos alunos que eles construirão um grande quadro. Esse quadro deve ser colado em uma parede de fácil acesso das crianças. Explique que devem construir e colar frases ou desenhos que dizem respeito a tudo que é importante fazer na escola, como aquelas regras que precisam ser cumpridas para que tudo esteja organizado e harmônico. Disponibilize tiras de papel para que os alunos escrevam frases ou façam desenhos.

Para realizar este trabalho, divida a turma em pequenos grupos e deixe as crianças livres para que escolham em qual grupo querem ficar. Faça a mediação dessa escolha. Deixe que identifiquem no grupo aqueles que mostram mais habilidade para a escrita e outros que se desenvolvem melhor na oralidade. Peça para que outros integrantes ajudem nas discussões. Peça aos alunos que tracem estratégias de trabalho e que se organizem antes de registrarem. Veja se eles conseguem se organizar para propor quantas pessoas registram, quantas colaboram oralmente, quantas e quais desenham, de modo que todos participem. É importante que percebam que a organização do grupo é primordial para um bom trabalho. Oriente-os a fazerem a atividade dentro do tempo disponível. Se seus alunos ainda não se apropriaram dos códigos de leitura e escrita, solicite que façam o registro por desenho.

Enquanto os estudantes trabalham em grupos, circule pela sala e apoie o desenvolvimento da atividade. Dialogue com as crianças provocando reflexões, observando se estão colaborando entre si (ponto importante do trabalho com educação empreendedora), e se estão respeitando as opiniões e ideias umas das outras. Chame para participar aquele aluno mais tímido, faça com que se sinta integrado nesse processo de construção coletiva.

Para que os alunos se sintam provocados, providencie, se possível, o livro A Gente Pode, a Gente Não Pode” (6 e 7 anos). Anna Claudia Ramos e Ana Raquel. Editora Difusão Cultural do Livro.

Explore algumas regras expostas nele, fazendo a leitura para o grupo.

Caso não tenha acesso ao livro, você pode buscar trechos de degustação neste link: https://books.google.com.br/books/about/A_gente_pode_a_gente_n%C3%A3o_pode_7_8_anos.html?id=bZBBDggK3jIC&printsec=frontcover&source=kp_read_button&redir_esc=y#v=onepage&q&f=false

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 min. (séries finais)

Orientações para alunos dos anos finais - o slide apresenta a ideia de um diagrama que deve ser construído em parceria com os grupos da turma. Espera-se que cada palavra do diagrama, ou outras que se assemelham a elas, seja identificada como importante no processo de construção de combinados do grupo. Para realizar a atividade em grupo, divida a turma em grupos de até 5 integrantes e distribua para cada um deles uma folha kraft, uma fita adesiva e as tiras de papel que podem ser impressas nos materiais complementares.

O que fazer?

1 - Explique aos grupos que eles terão de montar um esquema de organização dos combinados da turma que se estende para fora da sala de aula.

2 - Em cada tira os estudantes devem definir as ações a serem feitas para melhor gestão da sala de aula.

3 - Há também faixas em que cada grupo deve identificar qual combinado deve ser estabelecido e como deve ser cumprido.

4 - Você pode trabalhar com todas as palavras indicadas ou retirar algumas delas.

5 - Cada grupo deve ser informado que a palavra no alto do diagrama é ESCOLA. É importante que, na sequência, os estudantes identifiquem os atores que atuam nesse espaço e, logo após, definam as responsabilidades, encaixando as palavras exemplificadas e dando a elas um significado.

Exemplo: RESPEITO - o respeito deve estar relacionado a todos os atores. Sejam os professores, colegas e demais funcionários que auxiliam na manutenção, limpeza e funcionamento da escola.

COMPROMISSO - deve estar relacionado aos deveres de casa, às atividades realizadas em sala, à limpeza e manutenção dos ambientes da escola, por exemplo.

Caso não conte com projetor, reproduza o esquema no quadro ou em folha kraft.

Enquanto os estudantes trabalham em grupos, circule pela sala e apoie o desenvolvimento da atividade, dialogando com as crianças, provocando reflexões, observando se estão colaborando entre si (ponto importante do trabalho com educação empreendedora) e se eles estão respeitando as opiniões e ideias uns dos outros. Chame a participar aquele aluno mais tímido, faça com que se sinta integrado nesse processo de construção coletiva.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos

Orientações: peça aos alunos que leiam os registros, apresentando as ideias aos colegas. Explique que cada grupo deve avaliar o documento produzido, percebendo as coerências e incoerências, caso haja.

Peça aos estudantes que, em roda, relatem se a atividade foi produtiva e qual a importância desse documento para a turma.

Para o trabalho com os estudantes menores (anos iniciais), vocês devem produzir um grande painel indicando tudo que deve ser feito pelo grupo. Faça uma leitura conjunta e deixe-o exposto no mural da sala. Ouça os estudantes sobre com quais pontos concordam e o que pode ser retirado do documento. Pergunte sobre os pontos positivos dessa construção coletiva.

Peça para que partilhem a vivência com os pais e que relatem a opinião deles em um texto a ser compartilhado na próxima aula.

Com os alunos dos anos finais, peça para que cada grupo apresente os combinados propostos e que, juntos, selecionem aqueles que mais se adaptam à realidade da turma, compondo um único documento de todo o grupo. As frases podem ser retiradas de cada cartaz e coladas no grande quadro de combinados da turma.

Pergunte aos estudantes sobre os pontos positivos dessa construção coletiva: de que forma atividades como essas podem auxiliar na melhor convivência do grupo?

Com o quadro finalizado, realize a leitura coletiva, peça para que partilhem a vivência com os pais e que relatem a opinião deles em um texto a ser compartilhado na próxima aula.

Continuidade da sequência: ao longo do ano, faça algumas paradas para refletir com os alunos sobre a funcionalidade dos combinados e reescreva aqueles que, por ventura, precisem ser reformulados. Esses momentos de parada podem acontecer ao final de cada etapa letiva ou ao final dos semestres. Recorra a esses combinados sempre que for necessário, buscando desenvolver no grupo atitudes mais autônomas e responsáveis. Essa é uma forma de valorizar e estimular a participação dos estudantes e de promover uma postura colaborativa, de modo que atuem de forma direta para a autogestão e para a gestão coletiva dos espaços e das relações.

Imagem disponível em: https://www.freepik.com/premium-vector/traffic-light-logo-symbol_1928047.htm#query=sem%C3%A1foro&position=27

Acesso: 5/3/2020

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

AULAS DE Unidade do 1º ano :

MAIS AULAS DE Educação Empreendedora do 1º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF01GE04 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF01LP21 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Educação Empreendedora

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano