17998
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 8º ano > Probabilidade e Estatística

Plano de aula - Pesquisa amostral - assunto, população e questionário

Plano de aula de Matemática com atividades para 8º ano do EF sobre Pesquisa amostral - assunto, população e questionário

Plano 02 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Ellen Roberta Braga Bosso

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

OBJETIVO select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Ellen Roberta Braga Bosso

Mentor: Tatiane C Guadagnucci

Especialista de área: Rita Batista



Habilidade da BNCC

(EF08MA23) Selecionar razões, de diferentes naturezas (física, ética ou econômica), que justificam a realização de pesquisas amostrais e não censitárias, e reconhecer que a seleção da amostra pode ser feita de diferentes maneiras (amostra casual simples, sistemática e estratificada).

(EF08MA24) Planejar e executar pesquisa amostral, selecionando uma técnica de amostragem adequada, e escrever relatório que contenha os gráficos apropriados para representar os conjuntos de dados, destacando aspectos como as medidas de tendência central, a amplitude e as conclusões.

Conhecimentos Prévios

Saber o que é pesquisa amostral e suas etapas. Diferenciar censo, amostra e observação.

Objetivos específicos

Identificar as três primeiras etapas de uma pesquisa amostral. Definir o assunto a ser pesquisado, estruturar a população a ser pesquisada, censo ou amostra e elaborar questões que serão respondidas pelos entrevistados (a amostra escolhida).

Conceito-chave

Tema, população e questionário

Recursos necessários

  • Giz;
  • Lousa;
  • Caderno;
  • Lápis;
  • Borracha;
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientação:

Projete o slide na lousa e comente sobre as três primeiras etapas de uma pesquisa.

São três etapas importantes com o qual o aluno precisa definir muito bem os objetivo que ele quer atingir.

Sem um tema, que deve ser algo relevante, a pesquisa não poderá ser realizada e esse tema, deve ter um objetivo específico.

Depois, a escolha do espaço amostral, que dependerá do objetivo da pesquisa. O universo amostral não precisa, necessariamente, compor todos da população, mas deve garantir a escolha aleatória de cada elemento. Tem que ter a atenção de quantos escolher, quais escolher.

E por último, o questionário. Esse será responsável por atingir o objetivo formado no início.

Propósito: Apresentar o objetivo da aula e pensar sobre as primeiras etapas de uma pesquisa amostral.

AQUECIMENTO select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 MINUTOS

Orientação:

Projete o slide na lousa e peça a aluno para fazer a leitura em voz alta.

Toda pesquisa deve ser relevante para o pesquisador. Algumas são realizadas para responder questionamentos (como as que os cientistas fazem), para a tomada de decisões ou para manter o controle de um crescimento ou decrescimento (por exemplo o controle de natalidade e mortalidade, o número de pessoas que há em uma cidade ou em um país)

Através do objetivo a ser atingido, escolhemos a população que queremos pesquisar e o modo como faremos essa pesquisa, como observação ou um questionário.

Propósito: Refletir sobre os primeiros passos da pesquisa e pense em como elaborar.

Discuta com a turma:

  • Se pudesse escolher um assunto para a realização de uma pesquisa, qual seria? Por quê?
  • Qual a população contemplar em sua pesquisa?
  • É melhor a pesquisa por observação ou por questionário?
  • Quais perguntas fazer?

ATIVIDADE PRINCIPAL select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slide 4 e 5)

Orientação:

Organize os alunos em duplas. Se necessário, forme você mesmo. As duplas devem ser produtivas, de modo que os dois alunos pensem e reflitam sobre a problematização. Duplas em que um aluno tem muito mais facilidade que o outro não é produtivo.

Projete o slide na lousa e chame a atenção do aluno para o infográfico. Está faltando informação, como o tema, a quantidade de pessoas entrevistadas e as regiões em que a pesquisa foi realizada.

Propósito: Interpretar o infográfico a fim de observar os principais pontos dessa pesquisa.

Discuta com a turma:

  • Qual o assunto do infográfico? É possível interpretar sem essa informação?

ATIVIDADE PRINCIPAL select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slide 4 e 5)

Orientação:

Entregue às duplas a impressão das perguntas. Ao término da atividade é importante que todos os alunos tenham as respostas no caderno.

Peça que um aluno leia em voz alta e vá discutindo com a turma possíveis respostas, use o “Discuta com a turma”. Atenção! Não é para expor as respostas e sim, fazer com que os alunos pensem em possíveis respostas, fazendo-os refletir sobre as perguntas abaixo.

Comente com a turma sobre a amostra a ser escolhida. Se considerarmos os adolescentes, estamos abrangendo os adolescentes do Brasil ou do mundo? Se for do Brasil, são de todas os estados ou de uma certa região? Tudo isso interfere na pesquisa e no resultado final.

Caso necessário, use o guia de intervenção.

Caso queira dar sequência na atividade, continue na próxima aula com o plano MAT8_24PES03.

Para a solução da atividade, clique aqui.

Propósito: Pensar nas primeiras etapas da pesquisa respondendo o questionário.

Discuta com a turma:

  • O que é necessário para definir o assunto da pesquisa? Devemos pensar se será feito no mundo, no país. Se for no país, em qual região?
  • Pensando no público alvo, é possível entrevistar a população inteira? É possível envolver todas as escolas do país? Quais faixas etárias devem escolher?
  • O que pode alterar se a pesquisa for realizada em apenas um estado brasileiro? Fica errado?
  • Considerando que essa pesquisa foi realizada em alguns estados brasileiros, envolvendo todas as regiões, podemos afirmar que ela é real? Ou seja, podemos considerar essa porcentagem em todas as cidades brasileiras? Qual diferença pode haver entre uma cidade e outra?
  • O que o entrevistador deve garantir nas perguntas?
  • Devemos perguntar somente o que o infográfico mostra ou devemos ampliar?

DISCUSSÃO DA SOLUÇÃO select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientação:

Nessa parte da aula as duplas devem apresentar a resposta de cada pergunta.

Comece relembrando a primeira pergunta, peça que um aluno leia em voz alta. Após, permita que todas as duplas leiam suas respostas, caso haja necessidade, anote no canto da lousa, isso facilitará a discussão da turma. Apresentados os resultado da primeira pergunta, faça uma breve discussão para chegar a conclusão do que é o tema de uma pesquisa.

Proceda da mesma forma em todas as perguntas da atividade principal.

Lembre-se, o aluno deve sempre falar e expor seu conhecimento e o que aprendeu no decorrer da aula.

Use o discuta com a turma para facilitar a discussão.

Propósito: Expor as respostas e encontrar uma conclusão única sobre as três etapas de uma pesquisa amostral..

Discuta com a turma:

  • Por que escolheu esse Tema?
  • O que vocês entendem por tema de uma pesquisa? O que esse tema precisa garantir?
  • Alguém pensou em censo ou todos pensaram em amostra? Por quê?
  • Se fosse censo, qual a forma de pesquisar? É possível uma pessoa comum executar essa pesquisa ou precisaríamos de um órgão que trabalha com isso?
  • Os questionários precisam ser diretos, o que pode acontecer quando não se estabelece um objetivo?

ENCERRAMENTO select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientação:

Esse é o momento de alinhar conclusões e conhecimentos aprendidos durante a aula.

Cada aluno pensou em seu tema, nenhuma resposta será a mesma. Porém, o mais importante é finalizar e entender o que são e como realizar cada etapa..

Projete o slide na lousa e permita que os alunos falem, com suas próprias palavras, sobre suas próprias conclusões.

Propósito: Encontrar uma conclusão que garanta Concluir e garantir o entendimento de todos em relação às três etapas da pesquisa amostral.

RAIO X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientação: Professor, nessa atividade o aluno deverá pensar em perguntas que auxiliarão o médico a levantar a hipótese diagnóstica.

Explique para os alunos que o atendimento feito antes da consulta, chama-se triagem, que é coletado informações prévias do paciente, que auxilia o médico na consulta clínica.

Auxilie os alunos contemplando às discussões abaixo.

Para a impressão da atividade, clique aqui.

Resposta do Raio X - para demonstrar as regiões do abdômem, imprima as figuras que estão no arquivo da atividade Raio X.

As possíveis respostas que o aluno pode dar estão no arquivo de resposta. Havendo perguntas diferentes e pertinentes à atividade, compartilhe com a turma. Dessa maneira as ideias vão surgindo.

Em caso de dúvida, vá orientando com perguntas. Por exemplo: “quando você vai ao médico, quais as perguntas que ele costuma fazer pra você?”

Dessa forma, ajudará a lembrança do aluno para algo que ele já viveu.

Propósito: Colocar em prática a realização as três etapas de uma pesquisa amostral: tema (assunto), população que será entrevistada e o questionário.

Discuta com a turma:

  • Você já passou por uma triagem antes de ser consultado?
  • O que normalmente é perguntado nessa triagem?

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientação:

Projete o slide na lousa e comente sobre as três primeiras etapas de uma pesquisa.

São três etapas importantes com o qual o aluno precisa definir muito bem os objetivo que ele quer atingir.

Sem um tema, que deve ser algo relevante, a pesquisa não poderá ser realizada e esse tema, deve ter um objetivo específico.

Depois, a escolha do espaço amostral, que dependerá do objetivo da pesquisa. O universo amostral não precisa, necessariamente, compor todos da população, mas deve garantir a escolha aleatória de cada elemento. Tem que ter a atenção de quantos escolher, quais escolher.

E por último, o questionário. Esse será responsável por atingir o objetivo formado no início.

Propósito: Apresentar o objetivo da aula e pensar sobre as primeiras etapas de uma pesquisa amostral.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Ellen Roberta Braga Bosso

Mentor: Tatiane C Guadagnucci

Especialista de área: Rita Batista



Habilidade da BNCC

(EF08MA23) Selecionar razões, de diferentes naturezas (física, ética ou econômica), que justificam a realização de pesquisas amostrais e não censitárias, e reconhecer que a seleção da amostra pode ser feita de diferentes maneiras (amostra casual simples, sistemática e estratificada).

(EF08MA24) Planejar e executar pesquisa amostral, selecionando uma técnica de amostragem adequada, e escrever relatório que contenha os gráficos apropriados para representar os conjuntos de dados, destacando aspectos como as medidas de tendência central, a amplitude e as conclusões.

Conhecimentos Prévios

Saber o que é pesquisa amostral e suas etapas. Diferenciar censo, amostra e observação.

Objetivos específicos

Identificar as três primeiras etapas de uma pesquisa amostral. Definir o assunto a ser pesquisado, estruturar a população a ser pesquisada, censo ou amostra e elaborar questões que serão respondidas pelos entrevistados (a amostra escolhida).

Conceito-chave

Tema, população e questionário

Recursos necessários

  • Giz;
  • Lousa;
  • Caderno;
  • Lápis;
  • Borracha;
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 MINUTOS

Orientação:

Projete o slide na lousa e peça a aluno para fazer a leitura em voz alta.

Toda pesquisa deve ser relevante para o pesquisador. Algumas são realizadas para responder questionamentos (como as que os cientistas fazem), para a tomada de decisões ou para manter o controle de um crescimento ou decrescimento (por exemplo o controle de natalidade e mortalidade, o número de pessoas que há em uma cidade ou em um país)

Através do objetivo a ser atingido, escolhemos a população que queremos pesquisar e o modo como faremos essa pesquisa, como observação ou um questionário.

Propósito: Refletir sobre os primeiros passos da pesquisa e pense em como elaborar.

Discuta com a turma:

  • Se pudesse escolher um assunto para a realização de uma pesquisa, qual seria? Por quê?
  • Qual a população contemplar em sua pesquisa?
  • É melhor a pesquisa por observação ou por questionário?
  • Quais perguntas fazer?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slide 4 e 5)

Orientação:

Organize os alunos em duplas. Se necessário, forme você mesmo. As duplas devem ser produtivas, de modo que os dois alunos pensem e reflitam sobre a problematização. Duplas em que um aluno tem muito mais facilidade que o outro não é produtivo.

Projete o slide na lousa e chame a atenção do aluno para o infográfico. Está faltando informação, como o tema, a quantidade de pessoas entrevistadas e as regiões em que a pesquisa foi realizada.

Propósito: Interpretar o infográfico a fim de observar os principais pontos dessa pesquisa.

Discuta com a turma:

  • Qual o assunto do infográfico? É possível interpretar sem essa informação?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slide 4 e 5)

Orientação:

Entregue às duplas a impressão das perguntas. Ao término da atividade é importante que todos os alunos tenham as respostas no caderno.

Peça que um aluno leia em voz alta e vá discutindo com a turma possíveis respostas, use o “Discuta com a turma”. Atenção! Não é para expor as respostas e sim, fazer com que os alunos pensem em possíveis respostas, fazendo-os refletir sobre as perguntas abaixo.

Comente com a turma sobre a amostra a ser escolhida. Se considerarmos os adolescentes, estamos abrangendo os adolescentes do Brasil ou do mundo? Se for do Brasil, são de todas os estados ou de uma certa região? Tudo isso interfere na pesquisa e no resultado final.

Caso necessário, use o guia de intervenção.

Caso queira dar sequência na atividade, continue na próxima aula com o plano MAT8_24PES03.

Para a solução da atividade, clique aqui.

Propósito: Pensar nas primeiras etapas da pesquisa respondendo o questionário.

Discuta com a turma:

  • O que é necessário para definir o assunto da pesquisa? Devemos pensar se será feito no mundo, no país. Se for no país, em qual região?
  • Pensando no público alvo, é possível entrevistar a população inteira? É possível envolver todas as escolas do país? Quais faixas etárias devem escolher?
  • O que pode alterar se a pesquisa for realizada em apenas um estado brasileiro? Fica errado?
  • Considerando que essa pesquisa foi realizada em alguns estados brasileiros, envolvendo todas as regiões, podemos afirmar que ela é real? Ou seja, podemos considerar essa porcentagem em todas as cidades brasileiras? Qual diferença pode haver entre uma cidade e outra?
  • O que o entrevistador deve garantir nas perguntas?
  • Devemos perguntar somente o que o infográfico mostra ou devemos ampliar?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientação:

Nessa parte da aula as duplas devem apresentar a resposta de cada pergunta.

Comece relembrando a primeira pergunta, peça que um aluno leia em voz alta. Após, permita que todas as duplas leiam suas respostas, caso haja necessidade, anote no canto da lousa, isso facilitará a discussão da turma. Apresentados os resultado da primeira pergunta, faça uma breve discussão para chegar a conclusão do que é o tema de uma pesquisa.

Proceda da mesma forma em todas as perguntas da atividade principal.

Lembre-se, o aluno deve sempre falar e expor seu conhecimento e o que aprendeu no decorrer da aula.

Use o discuta com a turma para facilitar a discussão.

Propósito: Expor as respostas e encontrar uma conclusão única sobre as três etapas de uma pesquisa amostral..

Discuta com a turma:

  • Por que escolheu esse Tema?
  • O que vocês entendem por tema de uma pesquisa? O que esse tema precisa garantir?
  • Alguém pensou em censo ou todos pensaram em amostra? Por quê?
  • Se fosse censo, qual a forma de pesquisar? É possível uma pessoa comum executar essa pesquisa ou precisaríamos de um órgão que trabalha com isso?
  • Os questionários precisam ser diretos, o que pode acontecer quando não se estabelece um objetivo?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientação:

Esse é o momento de alinhar conclusões e conhecimentos aprendidos durante a aula.

Cada aluno pensou em seu tema, nenhuma resposta será a mesma. Porém, o mais importante é finalizar e entender o que são e como realizar cada etapa..

Projete o slide na lousa e permita que os alunos falem, com suas próprias palavras, sobre suas próprias conclusões.

Propósito: Encontrar uma conclusão que garanta Concluir e garantir o entendimento de todos em relação às três etapas da pesquisa amostral.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientação: Professor, nessa atividade o aluno deverá pensar em perguntas que auxiliarão o médico a levantar a hipótese diagnóstica.

Explique para os alunos que o atendimento feito antes da consulta, chama-se triagem, que é coletado informações prévias do paciente, que auxilia o médico na consulta clínica.

Auxilie os alunos contemplando às discussões abaixo.

Para a impressão da atividade, clique aqui.

Resposta do Raio X - para demonstrar as regiões do abdômem, imprima as figuras que estão no arquivo da atividade Raio X.

As possíveis respostas que o aluno pode dar estão no arquivo de resposta. Havendo perguntas diferentes e pertinentes à atividade, compartilhe com a turma. Dessa maneira as ideias vão surgindo.

Em caso de dúvida, vá orientando com perguntas. Por exemplo: “quando você vai ao médico, quais as perguntas que ele costuma fazer pra você?”

Dessa forma, ajudará a lembrança do aluno para algo que ele já viveu.

Propósito: Colocar em prática a realização as três etapas de uma pesquisa amostral: tema (assunto), população que será entrevistada e o questionário.

Discuta com a turma:

  • Você já passou por uma triagem antes de ser consultado?
  • O que normalmente é perguntado nessa triagem?

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Probabilidade e Estatística do 8º ano :

Com o plano de aula sobre probabilidade e estatística os alunos aprendem cálculo de probabilidade em eventos aleatórios e espaços amostrais equiprováveis, representação gráfica de espaços amostrais, pesquisa e processos de coleta de dados e medidas de tendência central.

MAIS AULAS DE Matemática do 8º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF08MA26 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF08MA27 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano