17986
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Geografia > 8º ano > Conexões e escalas

Plano de aula - Associação das Economias Emergentes

Plano de aula de Geografia com atividades para 8° ano do Fundamental sobre compreender o que são os BRICS, as vantagens dessa associação de países e as principais características de cada um dos membros

Plano 01 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Fábio Luiz Mação Campos

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF08GE09 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários:

Folha de papel tamanho A3 (pode ser substituída por 2 folhas A4 ou cartolina).

Para este plano você precisará imprimir cópias dos seguintes trechos de reportagens / sites:

Material complementar:

Texto 1: BRICS – Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul (ler apenas a primeira parte do texto)

Disponível em: <http://www.itamaraty.gov.br/pt-BR/politica-externa/mecanismos-inter-regionais/3672-brics>

Acesso em 18 Mai. 2019.

Texto 2: BRICS - BRICS: o que significa e qual a importância do grupo

Disponível em: <http://www.itamaraty.gov.br/pt-BR/politica-externa/mecanismos-inter-regionais/3672-brics >

Acesso em 18 Mai. 2019.

Texto 3: O que é BRIC e qual sua importância na economia mundial?

Disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/337/o-que-e-bric-e-qual-sua-importancia-na-economia-mundial>

Acesso em 18 Mai. 2019.

Exemplo de Mapa Conceitual: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/4mnUNSWE5JrnRWygjAeGHpezr8zAcczV7RZTWD8QM8mM844HSZSkfkmyBzs5/geo8-09und01-exemplo-de-mapa-conceitual.pdf

Para cada um dos textos, imprima um número de cópias equivalente ao número de alunos da sala dividido por 3.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Apresente o tema da aula e diga aos alunos que hoje vocês irão conhecer um pouco mais sobre um grupo de países chamado BRICS. Diga aos alunos que o acrônimo é formado pelas letras iniciais de Brasil, Rússia, Índia, China e South Africa (África do Sul).

Pergunte se os alunos sabem em qual continente está localizado cada um dos países e que características ou informações eles têm sobre cada um deles. As características citadas serão possivelmente bem diferentes. A partir disso, convide-os a entender porque esses países vieram a formar um grupo.

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos

Orientações: Incentive os alunos a encontrarem agora quais são as possíveis semelhanças entre os países.

Se as respostas não fluírem naturalmente, tente fazer com que os alunos destaquem fatores ligados às economias, às situações dos países quanto ao estágio de desenvolvimento, à população residente e consequente mercado consumidor, à existência de recursos naturais, etc. Vá anotando algumas das falas pertinentes no quadro. Umas 3 ou 4 afirmações são suficientes para esta etapa.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Nesta etapa, use as perguntas do slide para provocar a reflexão dos alunos.

O intuito aqui não é que eles já tenham uma resposta, mas que fiquem curiosos para responder à essas questões.

Após lançar as perguntas e ouvir algumas opiniões, peça para que os alunos se juntem em trios e entregue uma cópia de cada um dos 3 textos selecionados para o trio. Peça que cada integrante leia 2 dos 3 textos, organizando da seguinte forma:

Aluno 1: Ler textos 1 e 2

Aluno 2: Ler textos 2 e 3

Aluno 3: Ler textos 3 e 1

Após ler os textos os estudantes certamente se sentirão mais preparados para discutir o tema. Passe então para a etapa posterior.

Ação Propositiva select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 24 minutos

Orientações: Explique aos estudantes o que é um mapa conceitual e se precisar use o exemplo citado no slide 6.

Forneça a folha de Papel A3 e peça que os alunos coloquem o termo BRICS no centro do mapa e use conectores para responder às perguntas elaboradas anteriormente.

Se você achar conveniente, acrescente outras perguntas para que os alunos possam construir o mapa, como por exemplo:

  • Como surgiu o termo BRICS ?
  • O que define esse grupo de países ?
  • Quais são as características comuns a esses países ?
  • Quais são as previsões para o futuro desses países ?
  • O que os BRICS pleiteiam ? Que ações os BRICS já tomaram ?
  • Quantas cúpulas (encontros) já foram realizados ?
  • O que esses países representam em termos de população e PIB mundial ?

Todas essas perguntas podem ser respondidas com a interpretação dos textos fornecidos.

Exemplo de Mapa Conceitual: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/4mnUNSWE5JrnRWygjAeGHpezr8zAcczV7RZTWD8QM8mM844HSZSkfkmyBzs5/geo8-09und01-exemplo-de-mapa-conceitual.pdf

Para você saber mais:

Caso você queira entender um pouco melhor o que é um mapa conceitual para explicar para os alunos, consulte os materiais abaixo:

Como Construir um Mapa Conceitual. 2016 (18min08seg). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=YvcxPEAPLSE>. Acesso em: 12 mar. 2019

O que é um Mapa conceitual? Significados. Disponível em: <https://www.significados.com.br/mapa-conceitual/>.

Acesso em 12 Mar. 2019

O que é um mapa conceitual? Lucidchart. Disponível em: <https://www.lucidchart.com/pages/pt/o-que-e-um-mapa-conceitual>.

Acesso em: 12 mar. 2019

Ação Propositiva select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Explique aos estudantes o que é um mapa conceitual e se precisar use o exemplo citado no slide 6.

Forneça a folha de Papel A3 e peça que os alunos coloquem o termo BRICS no centro do mapa e use conectores para responder às perguntas elaboradas anteriormente.

Se você achar conveniente, acrescente outras perguntas para que os alunos possam construir o mapa, como por exemplo:

  • Como surgiu o termo BRICS ?
  • O que define esse grupo de países ?
  • Quais são as características comuns a esses países ?
  • Quais são as previsões para o futuro desses países ?
  • O que os BRICS pleiteiam ? Que ações os BRICS já tomaram ?
  • Quantas cúpulas (encontros) já foram realizados ?
  • O que esses países representam em termos de população e PIB mundial ?

Todas essas perguntas podem ser respondidas com a interpretação dos textos fornecidos.

Exemplo de Mapa Conceitual: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/4mnUNSWE5JrnRWygjAeGHpezr8zAcczV7RZTWD8QM8mM844HSZSkfkmyBzs5/geo8-09und01-exemplo-de-mapa-conceitual.pdf

Para você saber mais:

Caso você queira entender um pouco melhor o que é um mapa conceitual para explicar para os alunos, consulte os materiais abaixo:

Como Construir um Mapa Conceitual. 2016 (18min08seg). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=YvcxPEAPLSE>. Acesso em: 12 mar. 2019

O que é um Mapa conceitual? Significados. Disponível em: <https://www.significados.com.br/mapa-conceitual/>.

Acesso em 12 Mar. 2019

O que é um mapa conceitual? Lucidchart. Disponível em: <https://www.lucidchart.com/pages/pt/o-que-e-um-mapa-conceitual>.

Acesso em: 12 mar. 2019

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 9 minutos

Orientações: Após os alunos elaborarem o mapa conceitual, peça para que cada grupo dê uma resposta para a questão posta no slide.

Use as respostas para demonstrar a importância de associação entre os países com economias emergentes para fazer frente às nações mais desenvolvidas e promova o debate entre os grupos que tiverem opiniões divergentes.

Aproveite para preencher as lacunas de informações importantes que eventualmente não tenham sido citadas.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF08GE09 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários:

Folha de papel tamanho A3 (pode ser substituída por 2 folhas A4 ou cartolina).

Para este plano você precisará imprimir cópias dos seguintes trechos de reportagens / sites:

Material complementar:

Texto 1: BRICS – Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul (ler apenas a primeira parte do texto)

Disponível em: <http://www.itamaraty.gov.br/pt-BR/politica-externa/mecanismos-inter-regionais/3672-brics>

Acesso em 18 Mai. 2019.

Texto 2: BRICS - BRICS: o que significa e qual a importância do grupo

Disponível em: <http://www.itamaraty.gov.br/pt-BR/politica-externa/mecanismos-inter-regionais/3672-brics >

Acesso em 18 Mai. 2019.

Texto 3: O que é BRIC e qual sua importância na economia mundial?

Disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/337/o-que-e-bric-e-qual-sua-importancia-na-economia-mundial>

Acesso em 18 Mai. 2019.

Exemplo de Mapa Conceitual: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/4mnUNSWE5JrnRWygjAeGHpezr8zAcczV7RZTWD8QM8mM844HSZSkfkmyBzs5/geo8-09und01-exemplo-de-mapa-conceitual.pdf

Para cada um dos textos, imprima um número de cópias equivalente ao número de alunos da sala dividido por 3.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Apresente o tema da aula e diga aos alunos que hoje vocês irão conhecer um pouco mais sobre um grupo de países chamado BRICS. Diga aos alunos que o acrônimo é formado pelas letras iniciais de Brasil, Rússia, Índia, China e South Africa (África do Sul).

Pergunte se os alunos sabem em qual continente está localizado cada um dos países e que características ou informações eles têm sobre cada um deles. As características citadas serão possivelmente bem diferentes. A partir disso, convide-os a entender porque esses países vieram a formar um grupo.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos

Orientações: Incentive os alunos a encontrarem agora quais são as possíveis semelhanças entre os países.

Se as respostas não fluírem naturalmente, tente fazer com que os alunos destaquem fatores ligados às economias, às situações dos países quanto ao estágio de desenvolvimento, à população residente e consequente mercado consumidor, à existência de recursos naturais, etc. Vá anotando algumas das falas pertinentes no quadro. Umas 3 ou 4 afirmações são suficientes para esta etapa.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Nesta etapa, use as perguntas do slide para provocar a reflexão dos alunos.

O intuito aqui não é que eles já tenham uma resposta, mas que fiquem curiosos para responder à essas questões.

Após lançar as perguntas e ouvir algumas opiniões, peça para que os alunos se juntem em trios e entregue uma cópia de cada um dos 3 textos selecionados para o trio. Peça que cada integrante leia 2 dos 3 textos, organizando da seguinte forma:

Aluno 1: Ler textos 1 e 2

Aluno 2: Ler textos 2 e 3

Aluno 3: Ler textos 3 e 1

Após ler os textos os estudantes certamente se sentirão mais preparados para discutir o tema. Passe então para a etapa posterior.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 24 minutos

Orientações: Explique aos estudantes o que é um mapa conceitual e se precisar use o exemplo citado no slide 6.

Forneça a folha de Papel A3 e peça que os alunos coloquem o termo BRICS no centro do mapa e use conectores para responder às perguntas elaboradas anteriormente.

Se você achar conveniente, acrescente outras perguntas para que os alunos possam construir o mapa, como por exemplo:

  • Como surgiu o termo BRICS ?
  • O que define esse grupo de países ?
  • Quais são as características comuns a esses países ?
  • Quais são as previsões para o futuro desses países ?
  • O que os BRICS pleiteiam ? Que ações os BRICS já tomaram ?
  • Quantas cúpulas (encontros) já foram realizados ?
  • O que esses países representam em termos de população e PIB mundial ?

Todas essas perguntas podem ser respondidas com a interpretação dos textos fornecidos.

Exemplo de Mapa Conceitual: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/4mnUNSWE5JrnRWygjAeGHpezr8zAcczV7RZTWD8QM8mM844HSZSkfkmyBzs5/geo8-09und01-exemplo-de-mapa-conceitual.pdf

Para você saber mais:

Caso você queira entender um pouco melhor o que é um mapa conceitual para explicar para os alunos, consulte os materiais abaixo:

Como Construir um Mapa Conceitual. 2016 (18min08seg). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=YvcxPEAPLSE>. Acesso em: 12 mar. 2019

O que é um Mapa conceitual? Significados. Disponível em: <https://www.significados.com.br/mapa-conceitual/>.

Acesso em 12 Mar. 2019

O que é um mapa conceitual? Lucidchart. Disponível em: <https://www.lucidchart.com/pages/pt/o-que-e-um-mapa-conceitual>.

Acesso em: 12 mar. 2019

Slide Plano Aula

Orientações: Explique aos estudantes o que é um mapa conceitual e se precisar use o exemplo citado no slide 6.

Forneça a folha de Papel A3 e peça que os alunos coloquem o termo BRICS no centro do mapa e use conectores para responder às perguntas elaboradas anteriormente.

Se você achar conveniente, acrescente outras perguntas para que os alunos possam construir o mapa, como por exemplo:

  • Como surgiu o termo BRICS ?
  • O que define esse grupo de países ?
  • Quais são as características comuns a esses países ?
  • Quais são as previsões para o futuro desses países ?
  • O que os BRICS pleiteiam ? Que ações os BRICS já tomaram ?
  • Quantas cúpulas (encontros) já foram realizados ?
  • O que esses países representam em termos de população e PIB mundial ?

Todas essas perguntas podem ser respondidas com a interpretação dos textos fornecidos.

Exemplo de Mapa Conceitual: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/4mnUNSWE5JrnRWygjAeGHpezr8zAcczV7RZTWD8QM8mM844HSZSkfkmyBzs5/geo8-09und01-exemplo-de-mapa-conceitual.pdf

Para você saber mais:

Caso você queira entender um pouco melhor o que é um mapa conceitual para explicar para os alunos, consulte os materiais abaixo:

Como Construir um Mapa Conceitual. 2016 (18min08seg). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=YvcxPEAPLSE>. Acesso em: 12 mar. 2019

O que é um Mapa conceitual? Significados. Disponível em: <https://www.significados.com.br/mapa-conceitual/>.

Acesso em 12 Mar. 2019

O que é um mapa conceitual? Lucidchart. Disponível em: <https://www.lucidchart.com/pages/pt/o-que-e-um-mapa-conceitual>.

Acesso em: 12 mar. 2019

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 9 minutos

Orientações: Após os alunos elaborarem o mapa conceitual, peça para que cada grupo dê uma resposta para a questão posta no slide.

Use as respostas para demonstrar a importância de associação entre os países com economias emergentes para fazer frente às nações mais desenvolvidas e promova o debate entre os grupos que tiverem opiniões divergentes.

Aproveite para preencher as lacunas de informações importantes que eventualmente não tenham sido citadas.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Conexões e escalas do 8º ano :

MAIS AULAS DE Geografia do 8º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF08GE09 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano