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Plano de aula > Geografia > 9º ano > O sujeito e seu lugar no mundo

Plano de aula - Geopolítica: situações de conflito decorrentes da colonização européia na África

Plano de aula de Geografia com atividades para 9° ano do Fundamental sobre Analisar situações de conflitos de quatro países africanos em decorrência do processo de imperialismo europeu

Plano 03 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Cibele Oliveira

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Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF09GE01 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Esta habilidade visa analisar criticamente a hegemonia europeia exercida no planeta. Em relação a esta aula especificamente, com enfoque na geopolítica, o objetivo é analisar situações de conflitos de quatro países africanos em decorrência do processo de imperialismo europeu iniciado no século XIX e que perduram até os dias atuais.

Esta habilidade pode ser associada a outra, como a EF09GE06 que aborda o critério de divisão do mundo em Ocidente e Oriente com o Sistema Colonial implantado pelas potências europeias, incluindo, portanto, a divisão do mundo entre essas potências.

Materiais necessários:

Esta aula foi preparada para ser projetada, caso sua unidade escolar não possua equipamento você deve providenciar cópia do material. Será necessário também:

- régua;

- lápis;

- lápis de cor;

- borracha;

- uma cópia do mapa mudo da África para cada grupo (poder ser obtido pelo link do IBGE);

- uma cópia do quadro com as questões norteadoras para cada grupo;

- uma cópia do material sobre cada país para cada grupo;

- uma cópia do mapa da África Colonial de 1913 para cada grupo - para responder a questão norteadora (país colonizador e colonizado);

- atlas - ou material de consulta para localização os países;

- fita adesiva para colagem do mapa no quadro.

Material complementar:

Contextualização

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/SWGjRjpjZ6Amwbf3vufBuScvzkYqcvMgGgDBT9GP73EfwxbnpDMYdBvHZAys/contextualizacao-geo9-01und3.pdf

Problematização

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/kTEYuudaQRbsn3XH8WSkQ39AZmkhvgTN2V626B9vwsgVDebDjzVZ6XxaJAWv/problematizacao-geo9-01und03.pdf

Ação propositiva

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/fVyD2c4EqS2szhyXKtVyAUyVRQ5M442zWFjEatUqtpRnZtzWQHjNp6p9ENvV/geo9-01und03-acao-propositiva-atividade.pdf

Sistematização

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ZWM658abv4J58D59hBFXZyAcBaZKtxcMC5UA8SC87ywQNf7GXE4uE2G3779U/sistematizacao-geo9-01und03.pdf

Link para o mapa:

https://mapas.ibge.gov.br/escolares/mapas-mudos.html

Para você saber mais:

A partilha ocorrida na África a partir do século XIX idealizada e implementada por países europeus, deixou marcas profundas no continente, seja pelos conflitos ainda existentes, seja pela forte influência cultural que é evidenciada de inúmeras formas, seja ainda pelo desejo/necessidade da população migrar em busca de melhores condições de trabalho e de vida, tendo como destino países da Europa. Para se inteirar sobre esse contexto deixamos como sugestão o material a seguir. Inserimos também um link atrelado à atividade que será desenvolvida na etapa da ação propositiva que é a sala de aula de quebra-cabeças.

“Acabassem as guerras no continente africano” de Renata de Gáspari Valdejão. Disponível em: https://super.abril.com.br/historia/acabassem-as-guerras-no-continente-africano/. Acesso em: 02 abr. 2019.

“A sala de aula Jigsaw” de Jigsaw Classroom. Disponível em: https://www.jigsaw.org/. Acesso em: 30 mar. 2019.

“Conflitos na África” de Rafaela Sousa. Disponível em: https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/os-conflitos-na-africa.htm. Acesso em: 28 mar. 2019.

“Neocolonialismo na África e a Conferência de Berlim” de Daniel Neves Silva. Disponível em: https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/historiageral/neocolonialismo-na-africa-e-a-conferencia-berlim.htm. Acesso em: 30 mar. 2019.

“O início da colonização na África” de Eduardo de Freitas. Disponível em: https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/o-inicio-colonizacao-na-africa.htm. Acesso em: 30 mar. 2019.

Contextos prévios:

Características gerais da importância, atuação e influência de impérios, civilizações e países europeus no decorrer da história no continente africano.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações: Fale para a turma que nesta aula eles trabalharão em grupos. A temática é sobre os conflitos em quatro países da África: Sudão, Ruanda, Nigéria, e República Democrática do Congo.

Como atividade os alunos preencherão um quadro com questões norteadoras a partir do material de consulta, farão a localização do país no mapa-mudo da África e ao final realizarão uma apresentação. Como cada grupo irá apresentar um país nos inspiramos na técnica da “sala de aula de quebra-cabeças” para compreender que as contextualização relatadas de desentendimentos, conflitos e forte influência europeia na verdade possuem uma origem em comum que é principalmente a colonização realizada a partir do século XIX quando aconteceu a Conferência de Berlim. Essa técnica visa também desenvolver uma atividade na qual cada aluno se utiliza de uma habilidade própria, sendo assim, o trabalho cooperativo entre os membros do grupo é essencial.

Caso sua escola possua acesso à internet deixamos a seguir sugestões de sites para pesquisa dos alunos que podem complementar a realização da atividade.

Sugestão de sites para pesquisa dos alunos:

CIA Países. Disponível em: https://www.cia.gov/library/publications/the-world-factbook/geos/xx.html. Acesso em: 06 abr. 2019.

“Conflitos na África” de Rafaela Sousa. Disponível em: https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/os-conflitos-na-africa.htm. Acesso em: 28 mar. 2019.

IBGE países. Disponível em: https://paises.ibge.gov.br/. Acesso em: 31 mar. 2019.

Este site apresenta de forma sucinta dados de várias fontes oficiais sobre os países do mundo.

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos

Orientações: Projete ou faça uma cópia deste slide, não sendo possível leia o conteúdo para os alunos.

É importante contextualizar para os alunos que parte dos problemas enfrentados hoje pela África é atribuído ao início da divisão das terras entre países europeus que aconteceu no passado, ainda no século XIX.

Por mais de 500 anos o mundo viveu forte influência política, econômica e também cultural de impérios, reinos e países europeus. Foi somente depois do fim da Segunda Guerra Mundial que a hegemonia da Europa diminuiu. Neste contexto o continente africano sofreu de maneira intensa com a supremacia imposta desde a Conferência de Berlim (entre novembro de 1884 e fevereiro de 1885), que separou o continente de acordo com interesses entre os países considerados potências da época: Alemanha, Bélgica, Espanha, França, Grã-Bretanha, Itália e Portugal. O posicionamento geográfico do continente africano, bem como suas reservas minerais sempre foram objeto de cobiça por parte dos europeus. Essa condição de domínio avançou pelo século XX quando a África continuou a ser utilizada como cenário para disputas, inclusive durante o período da Guerra Fria. As fronteiras impostas pelos europeus, principalmente, levaram a situações de conflitos que duram até hoje fazendo do continente um palco de guerra permanente.

Material complementar:

Contextualização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/SWGjRjpjZ6Amwbf3vufBuScvzkYqcvMgGgDBT9GP73EfwxbnpDMYdBvHZAys/contextualizacao-geo9-01und3.pdf

Como adequar à sua realidade:

É possível tecer considerações sobre a migração africana recente para o Brasil. Questione se no município que eles moram há migrantes africanos, e ainda se eles conhecem os motivos que os levaram a migrar.

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Projete ou faça uma cópia deste slide, não sendo possível leia o conteúdo para os alunos.

É importante contextualizar para os alunos que parte dos problemas enfrentados hoje pela África é atribuído ao início da divisão das terras entre países europeus que aconteceu no passado, ainda no século XIX.

Por mais de 500 anos o mundo viveu forte influência política, econômica e também cultural de impérios, reinos e países europeus. Foi somente depois do fim da Segunda Guerra Mundial que a hegemonia da Europa diminuiu. Neste contexto o continente africano sofreu de maneira intensa com a supremacia imposta desde a Conferência de Berlim (entre novembro de 1884 e fevereiro de 1885), que separou o continente de acordo com interesses entre os países considerados potências da época: Alemanha, Bélgica, Espanha, França, Grã-Bretanha, Itália e Portugal. O posicionamento geográfico do continente africano, bem como suas reservas minerais sempre foram objeto de cobiça por parte dos europeus. Essa condição de domínio avançou pelo século XX quando a África continuou a ser utilizada como cenário para disputas, inclusive durante o período da Guerra Fria. As fronteiras impostas pelos europeus, principalmente, levaram a situações de conflitos que duram até hoje fazendo do continente um palco de guerra permanente.

Material complementar:

Contextualização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/SWGjRjpjZ6Amwbf3vufBuScvzkYqcvMgGgDBT9GP73EfwxbnpDMYdBvHZAys/contextualizacao-geo9-01und3.pdf

Como adequar à sua realidade:

É possível tecer considerações sobre a migração africana recente para o Brasil. Questione se no município que eles moram há migrantes africanos, e ainda se eles conhecem os motivos que os levaram a migrar.

Fonte da imagem:

Wikimedia Commons. Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Colonial_Africa_1913_map.svg. Acesso em: 30 mar. 2019.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Projete ou faça uma cópia deste slide, não sendo possível, leia as questões para os alunos.

Esta etapa tem como objetivo levar o aluno a ponderar sobre os principais conflitos em países africanos na atualidade e os motivos que culminaram com esses embates.

Esta etapa tem o objetivo de instigá-los, portanto, deixe claro que não é para os alunos responderem os questionamentos, pois eles serão esclarecidos no decorrer das próximas etapas conforme eles desenvolverem a atividade e ao realizarem a apresentação dos trabalhos.

Material complementar:

Problematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/kTEYuudaQRbsn3XH8WSkQ39AZmkhvgTN2V626B9vwsgVDebDjzVZ6XxaJAWv/problematizacao-geo9-01und03.pdf

Ação Propositiva select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 28 minutos

Orientações: Projete ou faça uma cópia deste slide, não sendo possível, leia o conteúdo para a classe.

A temática é sobre os conflitos, decorrentes das mudanças territoriais - mudanças de fronteiras, que aconteceram no passado em quatro países da África: Sudão, Ruanda, Nigéria, e República Democrática do Congo.

Os alunos trabalharão em grupos (quatro) utilizando como subsídio os textos disponíveis no material complementar da etapa da ação propositiva. Caso sua escola tenha acesso a tecnologia, essa leitura pode ser feita por celular, tablet ou computador. Conhecedor de sua turma fica ao seu critério distribuir uma país de análise para cada grupo, ou permitir que eles escolham. Como nos inspiramos na “sala de aula de quebra-cabeça” para o desenvolvimento da ação propositiva, é pertinente que os grupos tenham alunos com habilidades diferenciadas. A “sala de aula de quebra-cabeça” é uma técnica de aprendizado cooperativo idealizada pelo professor universitário Elliot Aronson (EUA) no anos de 1970. Ela tem como pressuposto o entendimento que cada peça - cada aluno - é primordial para o desenvolvimento e compreensão do produto final. Sendo assim, o envolvimento e o trabalho cooperativo do grupo é fundamental para que a atividade seja desenvolvida.

É comum alunos não quererem fazer parte de um grupo na qual não estão acostumados e enturmados, portanto deixa claro os preceitos da técnica que nos baseamos nesta aula e enalteça a importância de trabalhar com diferentes pessoas, que possuem distintas habilidades.

Providencie e distribua o material relativo a cada país para o respectivo grupo, uma cópia do mapa-mudo da África e também uma cópia do quadro com as questões norteadoras. Caso sua unidade escolar tenha acesso à tecnologia, os alunos poderão também fazer consultas/pesquisa por celular e/ou computadores da escola.

O objetivo é montar também uma espécie de quebra-cabeça com informações de diferentes países da África que possuem em comum terem ainda no século XIX seu território repartidos por países europeus e na atualidade vivenciarem conflitos decorrentes dessa dominação.

Para realizarem a apresentação (etapa de sistematização) e poderem responder às questões realizadas na etapa de problematização, cada grupo deverá preencher o quadro com as questões norteadoras tendo como apoio os textos que constam no material complementar. Para a apresentação fica como sugestão também os alunos afixarem no quadro o mapa da África com o país que estão apresentando pintado.

Deixe claro que as apresentações deverão ser concisas, com aproximadamente 3 minutos de duração. Por ser uma apresentação rápida, na qual eles deverão evidenciar os pontos em comum, seria pertinente que escolhessem previamente um orador para a turma.

Link para o mapa:

https://mapas.ibge.gov.br/escolares/mapas-mudos.html

Material complementar:

Ação propositiva: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/fVyD2c4EqS2szhyXKtVyAUyVRQ5M442zWFjEatUqtpRnZtzWQHjNp6p9ENvV/geo9-01und03-acao-propositiva-atividade.pdf

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Projete ou faça uma cópia deste slide, não sendo possível, leia o conteúdo para a classe.

Esta etapa é dedicada às apresentações. Deixe claro que elas deverão ser concisas, com aproximadamente 3 minutos de duração para cada grupo. Por seu uma apresentação rápida é pertinente que escolham antecipadamente um orador que terá que respeitar o tempo estipulado e antes de iniciar a apresentação deverá afixar no quadro o mapa com a identificação de seu país de análise.

É esperado que o quadro com as questões norteadoras sejam todos preenchidos a partir da consulta e análise do material entregue para cada grupo. A questão 01 poderá ser respondida a partir da análise do mapa da África Colonial em 1913. As demais respostas podem ser encontradas no material relativo a cada país.

É esperado que os alunos pontuem que os conflitos no continente africano foram agravados no decorrer da história a partir da partilha que aconteceu após Conferência de Berlim. A cobiça europeia levou a África ter disputas territoriais devido ao forçado convívio de diferentes etnias e tribos no mesmo território decorrentes das diferenças culturais, incluindo, principalmente, a religiosa. As disputa pelos recursos minerais também em muito contribuiu para um cenário de guerra e disputas, muitas com subsisidos de países europeus.

Após as apresentações peça para que os grupos busquem responder ao questionamento efetuado na etapa de problematização que pergunta sobre possíveis caminhos para solucionar os conflitos. Uma das hipóteses levantadas diz respeito à participação proporcional e ativa de diferentes grupos étnicos existentes no governo em cada país. Mas deixe claro que essa possibilidade é muito difícil de ser implementada.

Material complementar:

Sistematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ZWM658abv4J58D59hBFXZyAcBaZKtxcMC5UA8SC87ywQNf7GXE4uE2G3779U/sistematizacao-geo9-01und03.pdf

Resumo da aula

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Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF09GE01 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Esta habilidade visa analisar criticamente a hegemonia europeia exercida no planeta. Em relação a esta aula especificamente, com enfoque na geopolítica, o objetivo é analisar situações de conflitos de quatro países africanos em decorrência do processo de imperialismo europeu iniciado no século XIX e que perduram até os dias atuais.

Esta habilidade pode ser associada a outra, como a EF09GE06 que aborda o critério de divisão do mundo em Ocidente e Oriente com o Sistema Colonial implantado pelas potências europeias, incluindo, portanto, a divisão do mundo entre essas potências.

Materiais necessários:

Esta aula foi preparada para ser projetada, caso sua unidade escolar não possua equipamento você deve providenciar cópia do material. Será necessário também:

- régua;

- lápis;

- lápis de cor;

- borracha;

- uma cópia do mapa mudo da África para cada grupo (poder ser obtido pelo link do IBGE);

- uma cópia do quadro com as questões norteadoras para cada grupo;

- uma cópia do material sobre cada país para cada grupo;

- uma cópia do mapa da África Colonial de 1913 para cada grupo - para responder a questão norteadora (país colonizador e colonizado);

- atlas - ou material de consulta para localização os países;

- fita adesiva para colagem do mapa no quadro.

Material complementar:

Contextualização

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/SWGjRjpjZ6Amwbf3vufBuScvzkYqcvMgGgDBT9GP73EfwxbnpDMYdBvHZAys/contextualizacao-geo9-01und3.pdf

Problematização

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/kTEYuudaQRbsn3XH8WSkQ39AZmkhvgTN2V626B9vwsgVDebDjzVZ6XxaJAWv/problematizacao-geo9-01und03.pdf

Ação propositiva

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/fVyD2c4EqS2szhyXKtVyAUyVRQ5M442zWFjEatUqtpRnZtzWQHjNp6p9ENvV/geo9-01und03-acao-propositiva-atividade.pdf

Sistematização

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ZWM658abv4J58D59hBFXZyAcBaZKtxcMC5UA8SC87ywQNf7GXE4uE2G3779U/sistematizacao-geo9-01und03.pdf

Link para o mapa:

https://mapas.ibge.gov.br/escolares/mapas-mudos.html

Para você saber mais:

A partilha ocorrida na África a partir do século XIX idealizada e implementada por países europeus, deixou marcas profundas no continente, seja pelos conflitos ainda existentes, seja pela forte influência cultural que é evidenciada de inúmeras formas, seja ainda pelo desejo/necessidade da população migrar em busca de melhores condições de trabalho e de vida, tendo como destino países da Europa. Para se inteirar sobre esse contexto deixamos como sugestão o material a seguir. Inserimos também um link atrelado à atividade que será desenvolvida na etapa da ação propositiva que é a sala de aula de quebra-cabeças.

“Acabassem as guerras no continente africano” de Renata de Gáspari Valdejão. Disponível em: https://super.abril.com.br/historia/acabassem-as-guerras-no-continente-africano/. Acesso em: 02 abr. 2019.

“A sala de aula Jigsaw” de Jigsaw Classroom. Disponível em: https://www.jigsaw.org/. Acesso em: 30 mar. 2019.

“Conflitos na África” de Rafaela Sousa. Disponível em: https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/os-conflitos-na-africa.htm. Acesso em: 28 mar. 2019.

“Neocolonialismo na África e a Conferência de Berlim” de Daniel Neves Silva. Disponível em: https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/historiageral/neocolonialismo-na-africa-e-a-conferencia-berlim.htm. Acesso em: 30 mar. 2019.

“O início da colonização na África” de Eduardo de Freitas. Disponível em: https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/o-inicio-colonizacao-na-africa.htm. Acesso em: 30 mar. 2019.

Contextos prévios:

Características gerais da importância, atuação e influência de impérios, civilizações e países europeus no decorrer da história no continente africano.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações: Fale para a turma que nesta aula eles trabalharão em grupos. A temática é sobre os conflitos em quatro países da África: Sudão, Ruanda, Nigéria, e República Democrática do Congo.

Como atividade os alunos preencherão um quadro com questões norteadoras a partir do material de consulta, farão a localização do país no mapa-mudo da África e ao final realizarão uma apresentação. Como cada grupo irá apresentar um país nos inspiramos na técnica da “sala de aula de quebra-cabeças” para compreender que as contextualização relatadas de desentendimentos, conflitos e forte influência europeia na verdade possuem uma origem em comum que é principalmente a colonização realizada a partir do século XIX quando aconteceu a Conferência de Berlim. Essa técnica visa também desenvolver uma atividade na qual cada aluno se utiliza de uma habilidade própria, sendo assim, o trabalho cooperativo entre os membros do grupo é essencial.

Caso sua escola possua acesso à internet deixamos a seguir sugestões de sites para pesquisa dos alunos que podem complementar a realização da atividade.

Sugestão de sites para pesquisa dos alunos:

CIA Países. Disponível em: https://www.cia.gov/library/publications/the-world-factbook/geos/xx.html. Acesso em: 06 abr. 2019.

“Conflitos na África” de Rafaela Sousa. Disponível em: https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/os-conflitos-na-africa.htm. Acesso em: 28 mar. 2019.

IBGE países. Disponível em: https://paises.ibge.gov.br/. Acesso em: 31 mar. 2019.

Este site apresenta de forma sucinta dados de várias fontes oficiais sobre os países do mundo.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos

Orientações: Projete ou faça uma cópia deste slide, não sendo possível leia o conteúdo para os alunos.

É importante contextualizar para os alunos que parte dos problemas enfrentados hoje pela África é atribuído ao início da divisão das terras entre países europeus que aconteceu no passado, ainda no século XIX.

Por mais de 500 anos o mundo viveu forte influência política, econômica e também cultural de impérios, reinos e países europeus. Foi somente depois do fim da Segunda Guerra Mundial que a hegemonia da Europa diminuiu. Neste contexto o continente africano sofreu de maneira intensa com a supremacia imposta desde a Conferência de Berlim (entre novembro de 1884 e fevereiro de 1885), que separou o continente de acordo com interesses entre os países considerados potências da época: Alemanha, Bélgica, Espanha, França, Grã-Bretanha, Itália e Portugal. O posicionamento geográfico do continente africano, bem como suas reservas minerais sempre foram objeto de cobiça por parte dos europeus. Essa condição de domínio avançou pelo século XX quando a África continuou a ser utilizada como cenário para disputas, inclusive durante o período da Guerra Fria. As fronteiras impostas pelos europeus, principalmente, levaram a situações de conflitos que duram até hoje fazendo do continente um palco de guerra permanente.

Material complementar:

Contextualização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/SWGjRjpjZ6Amwbf3vufBuScvzkYqcvMgGgDBT9GP73EfwxbnpDMYdBvHZAys/contextualizacao-geo9-01und3.pdf

Como adequar à sua realidade:

É possível tecer considerações sobre a migração africana recente para o Brasil. Questione se no município que eles moram há migrantes africanos, e ainda se eles conhecem os motivos que os levaram a migrar.

Slide Plano Aula

Orientações: Projete ou faça uma cópia deste slide, não sendo possível leia o conteúdo para os alunos.

É importante contextualizar para os alunos que parte dos problemas enfrentados hoje pela África é atribuído ao início da divisão das terras entre países europeus que aconteceu no passado, ainda no século XIX.

Por mais de 500 anos o mundo viveu forte influência política, econômica e também cultural de impérios, reinos e países europeus. Foi somente depois do fim da Segunda Guerra Mundial que a hegemonia da Europa diminuiu. Neste contexto o continente africano sofreu de maneira intensa com a supremacia imposta desde a Conferência de Berlim (entre novembro de 1884 e fevereiro de 1885), que separou o continente de acordo com interesses entre os países considerados potências da época: Alemanha, Bélgica, Espanha, França, Grã-Bretanha, Itália e Portugal. O posicionamento geográfico do continente africano, bem como suas reservas minerais sempre foram objeto de cobiça por parte dos europeus. Essa condição de domínio avançou pelo século XX quando a África continuou a ser utilizada como cenário para disputas, inclusive durante o período da Guerra Fria. As fronteiras impostas pelos europeus, principalmente, levaram a situações de conflitos que duram até hoje fazendo do continente um palco de guerra permanente.

Material complementar:

Contextualização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/SWGjRjpjZ6Amwbf3vufBuScvzkYqcvMgGgDBT9GP73EfwxbnpDMYdBvHZAys/contextualizacao-geo9-01und3.pdf

Como adequar à sua realidade:

É possível tecer considerações sobre a migração africana recente para o Brasil. Questione se no município que eles moram há migrantes africanos, e ainda se eles conhecem os motivos que os levaram a migrar.

Fonte da imagem:

Wikimedia Commons. Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Colonial_Africa_1913_map.svg. Acesso em: 30 mar. 2019.

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Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Projete ou faça uma cópia deste slide, não sendo possível, leia as questões para os alunos.

Esta etapa tem como objetivo levar o aluno a ponderar sobre os principais conflitos em países africanos na atualidade e os motivos que culminaram com esses embates.

Esta etapa tem o objetivo de instigá-los, portanto, deixe claro que não é para os alunos responderem os questionamentos, pois eles serão esclarecidos no decorrer das próximas etapas conforme eles desenvolverem a atividade e ao realizarem a apresentação dos trabalhos.

Material complementar:

Problematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/kTEYuudaQRbsn3XH8WSkQ39AZmkhvgTN2V626B9vwsgVDebDjzVZ6XxaJAWv/problematizacao-geo9-01und03.pdf

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 28 minutos

Orientações: Projete ou faça uma cópia deste slide, não sendo possível, leia o conteúdo para a classe.

A temática é sobre os conflitos, decorrentes das mudanças territoriais - mudanças de fronteiras, que aconteceram no passado em quatro países da África: Sudão, Ruanda, Nigéria, e República Democrática do Congo.

Os alunos trabalharão em grupos (quatro) utilizando como subsídio os textos disponíveis no material complementar da etapa da ação propositiva. Caso sua escola tenha acesso a tecnologia, essa leitura pode ser feita por celular, tablet ou computador. Conhecedor de sua turma fica ao seu critério distribuir uma país de análise para cada grupo, ou permitir que eles escolham. Como nos inspiramos na “sala de aula de quebra-cabeça” para o desenvolvimento da ação propositiva, é pertinente que os grupos tenham alunos com habilidades diferenciadas. A “sala de aula de quebra-cabeça” é uma técnica de aprendizado cooperativo idealizada pelo professor universitário Elliot Aronson (EUA) no anos de 1970. Ela tem como pressuposto o entendimento que cada peça - cada aluno - é primordial para o desenvolvimento e compreensão do produto final. Sendo assim, o envolvimento e o trabalho cooperativo do grupo é fundamental para que a atividade seja desenvolvida.

É comum alunos não quererem fazer parte de um grupo na qual não estão acostumados e enturmados, portanto deixa claro os preceitos da técnica que nos baseamos nesta aula e enalteça a importância de trabalhar com diferentes pessoas, que possuem distintas habilidades.

Providencie e distribua o material relativo a cada país para o respectivo grupo, uma cópia do mapa-mudo da África e também uma cópia do quadro com as questões norteadoras. Caso sua unidade escolar tenha acesso à tecnologia, os alunos poderão também fazer consultas/pesquisa por celular e/ou computadores da escola.

O objetivo é montar também uma espécie de quebra-cabeça com informações de diferentes países da África que possuem em comum terem ainda no século XIX seu território repartidos por países europeus e na atualidade vivenciarem conflitos decorrentes dessa dominação.

Para realizarem a apresentação (etapa de sistematização) e poderem responder às questões realizadas na etapa de problematização, cada grupo deverá preencher o quadro com as questões norteadoras tendo como apoio os textos que constam no material complementar. Para a apresentação fica como sugestão também os alunos afixarem no quadro o mapa da África com o país que estão apresentando pintado.

Deixe claro que as apresentações deverão ser concisas, com aproximadamente 3 minutos de duração. Por ser uma apresentação rápida, na qual eles deverão evidenciar os pontos em comum, seria pertinente que escolhessem previamente um orador para a turma.

Link para o mapa:

https://mapas.ibge.gov.br/escolares/mapas-mudos.html

Material complementar:

Ação propositiva: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/fVyD2c4EqS2szhyXKtVyAUyVRQ5M442zWFjEatUqtpRnZtzWQHjNp6p9ENvV/geo9-01und03-acao-propositiva-atividade.pdf

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Projete ou faça uma cópia deste slide, não sendo possível, leia o conteúdo para a classe.

Esta etapa é dedicada às apresentações. Deixe claro que elas deverão ser concisas, com aproximadamente 3 minutos de duração para cada grupo. Por seu uma apresentação rápida é pertinente que escolham antecipadamente um orador que terá que respeitar o tempo estipulado e antes de iniciar a apresentação deverá afixar no quadro o mapa com a identificação de seu país de análise.

É esperado que o quadro com as questões norteadoras sejam todos preenchidos a partir da consulta e análise do material entregue para cada grupo. A questão 01 poderá ser respondida a partir da análise do mapa da África Colonial em 1913. As demais respostas podem ser encontradas no material relativo a cada país.

É esperado que os alunos pontuem que os conflitos no continente africano foram agravados no decorrer da história a partir da partilha que aconteceu após Conferência de Berlim. A cobiça europeia levou a África ter disputas territoriais devido ao forçado convívio de diferentes etnias e tribos no mesmo território decorrentes das diferenças culturais, incluindo, principalmente, a religiosa. As disputa pelos recursos minerais também em muito contribuiu para um cenário de guerra e disputas, muitas com subsisidos de países europeus.

Após as apresentações peça para que os grupos busquem responder ao questionamento efetuado na etapa de problematização que pergunta sobre possíveis caminhos para solucionar os conflitos. Uma das hipóteses levantadas diz respeito à participação proporcional e ativa de diferentes grupos étnicos existentes no governo em cada país. Mas deixe claro que essa possibilidade é muito difícil de ser implementada.

Material complementar:

Sistematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ZWM658abv4J58D59hBFXZyAcBaZKtxcMC5UA8SC87ywQNf7GXE4uE2G3779U/sistematizacao-geo9-01und03.pdf

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