17925
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Geografia > 5º ano > O sujeito e seu lugar no mundo

Plano de aula - Etnias e o povo brasileiro

Plano de aula de Geografia com atividades para 5º ano do Fundamental sobre reconhecer diferentes aspectos étnico-raciais da população brasileira.

Plano 02 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Tiego Da Silva Cruz

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF05GE02 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Projetor, impressora, papel A4, cartolina, pincéis.

Para você saber mais:

A composição étnica da população brasileira

https://educador.brasilescola.uol.com.br/estrategias-ensino/a-composicao-etnica-populacao-brasileira.htm

A composição étnica do povo brasileiro

https://alunosonline.uol.com.br/geografia/composicao-etnica-do-povo-brasileiro.html

Contextos prévios: Etnia, raça, colonização.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Inicie sua aula lendo o tema em voz alta ou solicitando que os alunos façam a leitura em conjunto do tema. Em seguida, faça alguns questionamentos: Vocês conhecem algo sobre os povos no Brasil? Quem são os povos brasileiros? Quem são as pessoas que compõem o Brasil? É importante que um país tenha um povo diversificado? As pessoas no Brasil são idênticas ou diferentes umas das outras?

Para você saber mais:

Os povos no Brasil - miscigenação

https://www.coladaweb.com/historia-do-brasil/os-povos-no-brasil-miscigenacao

Diversidade étnico-racial: um ensino de várias cores

https://novaescola.org.br/conteudo/1545/diversidade-etnico-racial-por-um-ensino-de-varias-cores

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos

Orientações: Solicite aos alunos e alunas que façam a leitura em conjunto do trecho do texto acima. Após isso, faça questionamentos sobre o título do texto, qual o tema e sobre qual assunto o texto aborda. Dialogue com os alunos sobre as diversas etnias e raças no Brasil, assim como sobre a diferença entre elas e como a nossa sociedade se formou a partir dessa mistura e da chegada dos colonizadores portugueses nas terras do atual Brasil.

Link para texto completo:

https://www.estudokids.com.br/o-que-e-etnia/

Para você saber mais:

A importância de promover um ensino contra o racismo

https://novaescola.org.br/conteudo/15468/a-importancia-de-promover-um-ensino-contra-o-racismo

A educação das relações étnico-raciais

https://www.youtube.com/watch?v=PWsQ6Yelrfg

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações: Nesta etapa, os alunos e alunas deverão refletir e pensar sobre a diversidade étnico-racial

brasileira no local onde eles residem. A ideia é que eles reflitam a partir do texto lido anteriormente, o qual fala sobre o assunto. Pergunte: Como a diversidade étnico-racial brasileira pode ser verificada no seu lugar de viver?

Para você saber mais:

Diversidades - Diversidade étnico-racial

https://www.youtube.com/watch?v=_S7BGkp2cSw

Diversidade e relações étnico-raciais na escola

https://www.youtube.com/watch?v=ZYbclrZyEx0

Ação Propositiva select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 17 minutos

Orientações: Inicie esta etapa pedindo para que a turma visualize o desenho do slide. Faça perguntas como: O que vocês veem na imagem? Esta imagem representa algum mapa? O que esta imagem tenta nos transmitir? Você consegue observar que na imagem as pessoas são iguais ou diferentes? O que significa isso? Após isso, divida a turma em grupos com cinco componentes e peça aos alunos e alunas para desenvolverem um cartaz com um desenho e uma frase que represente a diversidade étnico-racial brasileira.

Para você saber mais:

As etnias no Brasil

https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/as-etnias-no-brasil.htm

Os desafios para implementar história e cultura afro-brasileira e africana nas escolas

https://novaescola.org.br/conteudo/12692/os-desafios-para-implementar-historia-e-cultura-afro-brasileira-e-africana-nas-escolas

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Nesta etapa, você deverá pedir aos grupos de alunos e alunas que apresentem suas produções. As produções deverão ser feitas oralmente. Peça aos alunos para que façam uma explicação sobre o desenho e sobre a frase elaborada por eles sobre a diversidade étnico-racial brasileira.

Para você saber mais:

Geografia - População - População brasileira

https://www.youtube.com/watch?v=9CDtMsfkAuY

Identidades nacionais - étnico-raciais e diferenças culturais

https://meuartigo.brasilescola.uol.com.br/sociologia/identidades-nacionais-etnico-raciais-diferencas-culturais.htm

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF05GE02 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Projetor, impressora, papel A4, cartolina, pincéis.

Para você saber mais:

A composição étnica da população brasileira

https://educador.brasilescola.uol.com.br/estrategias-ensino/a-composicao-etnica-populacao-brasileira.htm

A composição étnica do povo brasileiro

https://alunosonline.uol.com.br/geografia/composicao-etnica-do-povo-brasileiro.html

Contextos prévios: Etnia, raça, colonização.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Inicie sua aula lendo o tema em voz alta ou solicitando que os alunos façam a leitura em conjunto do tema. Em seguida, faça alguns questionamentos: Vocês conhecem algo sobre os povos no Brasil? Quem são os povos brasileiros? Quem são as pessoas que compõem o Brasil? É importante que um país tenha um povo diversificado? As pessoas no Brasil são idênticas ou diferentes umas das outras?

Para você saber mais:

Os povos no Brasil - miscigenação

https://www.coladaweb.com/historia-do-brasil/os-povos-no-brasil-miscigenacao

Diversidade étnico-racial: um ensino de várias cores

https://novaescola.org.br/conteudo/1545/diversidade-etnico-racial-por-um-ensino-de-varias-cores

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos

Orientações: Solicite aos alunos e alunas que façam a leitura em conjunto do trecho do texto acima. Após isso, faça questionamentos sobre o título do texto, qual o tema e sobre qual assunto o texto aborda. Dialogue com os alunos sobre as diversas etnias e raças no Brasil, assim como sobre a diferença entre elas e como a nossa sociedade se formou a partir dessa mistura e da chegada dos colonizadores portugueses nas terras do atual Brasil.

Link para texto completo:

https://www.estudokids.com.br/o-que-e-etnia/

Para você saber mais:

A importância de promover um ensino contra o racismo

https://novaescola.org.br/conteudo/15468/a-importancia-de-promover-um-ensino-contra-o-racismo

A educação das relações étnico-raciais

https://www.youtube.com/watch?v=PWsQ6Yelrfg

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações: Nesta etapa, os alunos e alunas deverão refletir e pensar sobre a diversidade étnico-racial

brasileira no local onde eles residem. A ideia é que eles reflitam a partir do texto lido anteriormente, o qual fala sobre o assunto. Pergunte: Como a diversidade étnico-racial brasileira pode ser verificada no seu lugar de viver?

Para você saber mais:

Diversidades - Diversidade étnico-racial

https://www.youtube.com/watch?v=_S7BGkp2cSw

Diversidade e relações étnico-raciais na escola

https://www.youtube.com/watch?v=ZYbclrZyEx0

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 17 minutos

Orientações: Inicie esta etapa pedindo para que a turma visualize o desenho do slide. Faça perguntas como: O que vocês veem na imagem? Esta imagem representa algum mapa? O que esta imagem tenta nos transmitir? Você consegue observar que na imagem as pessoas são iguais ou diferentes? O que significa isso? Após isso, divida a turma em grupos com cinco componentes e peça aos alunos e alunas para desenvolverem um cartaz com um desenho e uma frase que represente a diversidade étnico-racial brasileira.

Para você saber mais:

As etnias no Brasil

https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/as-etnias-no-brasil.htm

Os desafios para implementar história e cultura afro-brasileira e africana nas escolas

https://novaescola.org.br/conteudo/12692/os-desafios-para-implementar-historia-e-cultura-afro-brasileira-e-africana-nas-escolas

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Nesta etapa, você deverá pedir aos grupos de alunos e alunas que apresentem suas produções. As produções deverão ser feitas oralmente. Peça aos alunos para que façam uma explicação sobre o desenho e sobre a frase elaborada por eles sobre a diversidade étnico-racial brasileira.

Para você saber mais:

Geografia - População - População brasileira

https://www.youtube.com/watch?v=9CDtMsfkAuY

Identidades nacionais - étnico-raciais e diferenças culturais

https://meuartigo.brasilescola.uol.com.br/sociologia/identidades-nacionais-etnico-raciais-diferencas-culturais.htm

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE O sujeito e seu lugar no mundo do 5º ano :

MAIS AULAS DE Geografia do 5º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF05GE02 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano