17919
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Geografia > 8º ano > Formas de representação e pensamento espacial

Plano de aula - Mapas no Google Earth

Plano de aula de Geografia com atividades para 8° ano do Fundamental sobre Analisar elementos da ocupação do solo em áreas urbanas de 3 países da América com o apoio do Google Earth

Plano 03 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Leandro Campelo

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF08GE18 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. O objetivo desta aula é analisar elementos da ocupação do solo, considerado como parte do ordenamento territorial em países da América com o apoio do Google Earth.

Para realizar essa atividade, será preciso instalar nos computadores da escola o Google Earth PRO (clique no link para fazer o download do instalador https://www.google.com.br/earth/download/gep/agree.html). Outra opção é usar a versão web do programa, disponível em https://earth.google.com/web/.

Materiais necessários: Laboratório de informática com acesso à internet e o programa Google Earth PRO instalado (ou versão web).

Material complementar:

Contextualização (https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/HzQqVUVxEwNH4d58zdwevDUWk9FM5JBzxPqrDKfcycrJ7DpSNvRqJQ66yHEm/geo8-18und03-contextualizacao-imagens.pdf)

Problematização (https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/pdENB68KZNbm7duat2eJuXsZ47bW7t62GUXPbUuM2StJ5h5yqQD2zMhDUapT/geo8-18und03-problematizacao-imagem.pdf)

Ação Propositiva. Passo a Passo (https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/N2PuVNZgZ9nbcskRwxFVXPwtWnXgFyVrsRkvSMe3deDpsR5jtACk5R9W3nSP/geo8-18und03-acao-propositiva-passo-a-passo.pdf)

Para você saber mais:

- Ordenamento territorial consiste na gestão da relação entre o ser humano e o espaço natural. Por exemplo, os órgãos públicos devem gerenciar a ocupação das áreas no município evitando moradias em lugares que podem ocorrer um deslizamento de encosta, indicando qual é a melhor área para se construir novas moradias.

- Para conhecer mais sobre ordenamento territorial acesse o site do Ministério do Meio Ambiente.

Disponível em: http://www.mma.gov.br/biomas/mata-atl%C3%A2ntica_emdesenvolvimento/ordenamento-territorial. Acesso em: 5 de abril de 2019.

- Cidade do México e São Paulo em contraste

Disponível em: http://www.iea.usp.br/noticias/spcmentrevista.html. Acesso em: 6 de abril de 2019.

- Para aprofundar mais no tema, leia o artigo

Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/mercator/v13n3/1676-8329-mercator-13-03-0063.pdf. Acesso em: 7 de abril de 2019.

Contextos prévios: Conhecimentos prévios de cartografia e urbanização.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Projete o tema aos alunos, escreva no quadro ou fale para a turma. Comente que nesta aula o tema será sobre a ocupação do solo, que dá subsídios para para entendermos o ordenamento territorial de determinadas regiões. Explique para os alunos o que é ordenamento territorial.

Como adequar à sua realidade: Você pode imprimir fotos da sua cidade de áreas muito urbanizadas e de bairros com menos pessoas. Analise com os alunos a ocupação dessas duas áreas, pensando na disponibilidade de serviços, como saúde, educação, transporte público, etc.

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Projete ou imprima as imagens para a turma e pergunte para eles se já leram ou escutaram algo relacionado à ocupação do solo e ao ordenamento territorial. Ouça os alunos e depois explique que está relacionado com a ocupação do espaço geográfico. Comente que o ordenamento territorial e planejamento de ocupação do solo podem tornar-se instrumento valioso na organização da cidade, estado ou país, e, consequentemente na implementação de políticas públicas. Converse com a turma sobre as imagens de La Paz e Cidade do México, pergunte se eles acham que teve um planejamento para ocupar estas áreas.

Material complementar

Contextualização (https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/HzQqVUVxEwNH4d58zdwevDUWk9FM5JBzxPqrDKfcycrJ7DpSNvRqJQ66yHEm/geo8-18und03-contextualizacao-imagens.pdf)

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Projete ou imprima as imagens para a turma e pergunte para eles se já leram ou escutaram algo relacionado à ocupação do solo e ao ordenamento territorial. Ouça os alunos e depois explique que está relacionado com a ocupação do espaço geográfico. Comente que o ordenamento territorial e planejamento de ocupação do solo podem tornar-se instrumento valioso na organização da cidade, estado ou país, e, consequentemente na implementação de políticas públicas. Converse com a turma sobre as imagens de La Paz e Cidade do México, pergunte se eles acham que teve um planejamento para ocupar estas áreas.

Material complementar

Contextualização (https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/HzQqVUVxEwNH4d58zdwevDUWk9FM5JBzxPqrDKfcycrJ7DpSNvRqJQ66yHEm/geo8-18und03-contextualizacao-imagens.pdf)

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Projete ou imprima a imagem. Explique para a turma que as áreas de risco são regiões onde é recomendada que não se construa casas ou moradias, pois são muito expostas a desastres naturais, como os desabamentos. Essas regiões vêm aumentando nos últimos anos, principalmente devido à ocupação de áreas inadequadas. Comente que no Brasil, vêm sendo realizados projetos no sentido de reestruturação de algumas áreas, conscientização da população, etc. As principais áreas de risco são aquelas sob encostas de morros inclinados ou à beira de rios. A principal instituição responsável pelo monitoramento das áreas de risco é a Defesa Civil. Exponha para a turma que a prevenção aos desastres naturais é fundamental. Algumas medidas podem ser adotadas, como: o as estruturais e o as não estruturais. As de maior eficiência, sem dúvida, estão nas tomadas de decisões estruturais, entretanto, a maioria inviabilizada pelo seu alto custo, já que são necessárias execução de obras difíceis e que exigem muito dinheiro.

Materiais complementares

Problematização (https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/pdENB68KZNbm7duat2eJuXsZ47bW7t62GUXPbUuM2StJ5h5yqQD2zMhDUapT/geo8-18und03-problematizacao-imagem.pdf)

Ação Propositiva select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 33 minutos

Orientações: Na sala de informática separe os alunos em grupos (procure deixar no máximo 3 por computador, mas faça adaptações para a sua turma em relação ao número de computadores disponíveis na sua escola). Será necessário instalar o programa antes da aula (clique no link para fazer o download do instalador https://www.google.com.br/earth/download/gep/agree.html), outra opção é usar a versão web do programa, disponível em https://earth.google.com/web/.

Treine bem o passo a passo antes da aula. Durante a aula o ideal é que você faça e projete sua tela, dessa forma os alunos vão fazendo juntos, por isto a importância de um projetor no laboratório de informática.

Abra o Google Earth PRO e siga os passos (imprima uma cópia do arquivo Ação Propositiva - Passo a Passo, se julgar necessário).

1- Abra o Google Earth Pro (ou a versão web do programa).

2 - Feche a janela "Navegar no Google Earth".

3 - No canto superior esquerdo digite "La Paz" e clique em Pesquisar, você será direcionado para a capital da Bolívia. Comente com os alunos que o relevo na região é montanhoso, eles vão perceber bem isto.

4 - Agora digite: "Villa El Carmen, La Paz, Bolívia". Observe que essa região de La Paz ficará mais nítida.

5 - Clique nos sinais de + e - no lado direito da tela do programa, para ampliar ou diminuir o zoom, respectivamente.

6 - Clique no sinal de menos (até conseguir visualizar as vertentes/encostas) e mostre aos alunos que a Villa El Carmen está num vale (observe as vertentes no entorno).

7 - Clique no botão Adicionar Marcador na parte superior da tela do programa.

8- Um marcador aparecerá no centro da tela piscando, arraste para uma das vertentes da região. Na janela que está aberta, no campo Nome, digite Vertente1 e clique em ok.

9 - Repita os passos do item 8 e crie mais um marcador chamado Vertente2 e posicione em outra vertente da região.

10 - Agora vamos gerar um arquivo PDF com este mapa. Clique no botão imprimir. Na janela Mapa sem título, escreva Mapa Villa El Carmen. Clique na Legenda e deixe ativo apenas a opção Villa El Carmen. Observe que no canto inferior direito aparecerá a escala (criada automaticamente) e o sinal apontando o Norte, arraste o N para onde desejar.

11 - Para finalizar clique em Salvar em PDF, escolha um local no seu computador e dê um nome para o arquivo.

12 - Se tiver tempo amplie e reduza o zoom para visualizar melhor a região e navegue, observe que na parte superior há vários botões, como Mostrar a luz do sol na paisagem; Mostra imagens históricas, etc.

Uma proposta alternativa para escolas que não possuam laboratório de informática é fazer um croqui de uma área de ocupação irregular em morros na sua cidade ou região. Assista à vídeoaula "Como fazer um croqui", disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=u4r7NEpN2zc. Acesso em: 8 de abril de 2019.

Material complementar

Ação Propositiva. Passo a Passo (https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/N2PuVNZgZ9nbcskRwxFVXPwtWnXgFyVrsRkvSMe3deDpsR5jtACk5R9W3nSP/geo8-18und03-acao-propositiva-passo-a-passo.pdf)

Como adequar à sua realidade: Você pode seguir o passo a passo e criar um mapa da sua cidade, escolha áreas que mostrem a importância do ordenamento territorial.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Solicite que os alunos andem pelo laboratório de informática para visualizar os mapas criados pelos amigos. Aproveite para finalizar a aula voltando ao objetivo de aprendizagem analisar a ocupação do solo e o ordenamento territorial em e áreas urbanas de países da América com o apoio do Google Earth. Comente que a ONU (Organização das Nações Unidas), em Assembléia Geral realizada em 1989, aprovou uma Resolução, que considerou 1990 como início da Década Internacional para Redução dos Desastres Naturais (DIRDN), cuja principal finalidade é a de reduzir perdas de vidas, danos e transtornos socioeconômicos nos países emergentes, provocados por desastres naturais como escorregamentos, terremotos, erupções vulcânicas, inundações, seca e desertificação,etc. Vale ressaltar que todos os anos milhares de vidas são ceifadas por falta de um ordenamento territorial planejado.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF08GE18 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. O objetivo desta aula é analisar elementos da ocupação do solo, considerado como parte do ordenamento territorial em países da América com o apoio do Google Earth.

Para realizar essa atividade, será preciso instalar nos computadores da escola o Google Earth PRO (clique no link para fazer o download do instalador https://www.google.com.br/earth/download/gep/agree.html). Outra opção é usar a versão web do programa, disponível em https://earth.google.com/web/.

Materiais necessários: Laboratório de informática com acesso à internet e o programa Google Earth PRO instalado (ou versão web).

Material complementar:

Contextualização (https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/HzQqVUVxEwNH4d58zdwevDUWk9FM5JBzxPqrDKfcycrJ7DpSNvRqJQ66yHEm/geo8-18und03-contextualizacao-imagens.pdf)

Problematização (https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/pdENB68KZNbm7duat2eJuXsZ47bW7t62GUXPbUuM2StJ5h5yqQD2zMhDUapT/geo8-18und03-problematizacao-imagem.pdf)

Ação Propositiva. Passo a Passo (https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/N2PuVNZgZ9nbcskRwxFVXPwtWnXgFyVrsRkvSMe3deDpsR5jtACk5R9W3nSP/geo8-18und03-acao-propositiva-passo-a-passo.pdf)

Para você saber mais:

- Ordenamento territorial consiste na gestão da relação entre o ser humano e o espaço natural. Por exemplo, os órgãos públicos devem gerenciar a ocupação das áreas no município evitando moradias em lugares que podem ocorrer um deslizamento de encosta, indicando qual é a melhor área para se construir novas moradias.

- Para conhecer mais sobre ordenamento territorial acesse o site do Ministério do Meio Ambiente.

Disponível em: http://www.mma.gov.br/biomas/mata-atl%C3%A2ntica_emdesenvolvimento/ordenamento-territorial. Acesso em: 5 de abril de 2019.

- Cidade do México e São Paulo em contraste

Disponível em: http://www.iea.usp.br/noticias/spcmentrevista.html. Acesso em: 6 de abril de 2019.

- Para aprofundar mais no tema, leia o artigo

Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/mercator/v13n3/1676-8329-mercator-13-03-0063.pdf. Acesso em: 7 de abril de 2019.

Contextos prévios: Conhecimentos prévios de cartografia e urbanização.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Projete o tema aos alunos, escreva no quadro ou fale para a turma. Comente que nesta aula o tema será sobre a ocupação do solo, que dá subsídios para para entendermos o ordenamento territorial de determinadas regiões. Explique para os alunos o que é ordenamento territorial.

Como adequar à sua realidade: Você pode imprimir fotos da sua cidade de áreas muito urbanizadas e de bairros com menos pessoas. Analise com os alunos a ocupação dessas duas áreas, pensando na disponibilidade de serviços, como saúde, educação, transporte público, etc.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Projete ou imprima as imagens para a turma e pergunte para eles se já leram ou escutaram algo relacionado à ocupação do solo e ao ordenamento territorial. Ouça os alunos e depois explique que está relacionado com a ocupação do espaço geográfico. Comente que o ordenamento territorial e planejamento de ocupação do solo podem tornar-se instrumento valioso na organização da cidade, estado ou país, e, consequentemente na implementação de políticas públicas. Converse com a turma sobre as imagens de La Paz e Cidade do México, pergunte se eles acham que teve um planejamento para ocupar estas áreas.

Material complementar

Contextualização (https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/HzQqVUVxEwNH4d58zdwevDUWk9FM5JBzxPqrDKfcycrJ7DpSNvRqJQ66yHEm/geo8-18und03-contextualizacao-imagens.pdf)

Slide Plano Aula

Orientações: Projete ou imprima as imagens para a turma e pergunte para eles se já leram ou escutaram algo relacionado à ocupação do solo e ao ordenamento territorial. Ouça os alunos e depois explique que está relacionado com a ocupação do espaço geográfico. Comente que o ordenamento territorial e planejamento de ocupação do solo podem tornar-se instrumento valioso na organização da cidade, estado ou país, e, consequentemente na implementação de políticas públicas. Converse com a turma sobre as imagens de La Paz e Cidade do México, pergunte se eles acham que teve um planejamento para ocupar estas áreas.

Material complementar

Contextualização (https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/HzQqVUVxEwNH4d58zdwevDUWk9FM5JBzxPqrDKfcycrJ7DpSNvRqJQ66yHEm/geo8-18und03-contextualizacao-imagens.pdf)

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Projete ou imprima a imagem. Explique para a turma que as áreas de risco são regiões onde é recomendada que não se construa casas ou moradias, pois são muito expostas a desastres naturais, como os desabamentos. Essas regiões vêm aumentando nos últimos anos, principalmente devido à ocupação de áreas inadequadas. Comente que no Brasil, vêm sendo realizados projetos no sentido de reestruturação de algumas áreas, conscientização da população, etc. As principais áreas de risco são aquelas sob encostas de morros inclinados ou à beira de rios. A principal instituição responsável pelo monitoramento das áreas de risco é a Defesa Civil. Exponha para a turma que a prevenção aos desastres naturais é fundamental. Algumas medidas podem ser adotadas, como: o as estruturais e o as não estruturais. As de maior eficiência, sem dúvida, estão nas tomadas de decisões estruturais, entretanto, a maioria inviabilizada pelo seu alto custo, já que são necessárias execução de obras difíceis e que exigem muito dinheiro.

Materiais complementares

Problematização (https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/pdENB68KZNbm7duat2eJuXsZ47bW7t62GUXPbUuM2StJ5h5yqQD2zMhDUapT/geo8-18und03-problematizacao-imagem.pdf)

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 33 minutos

Orientações: Na sala de informática separe os alunos em grupos (procure deixar no máximo 3 por computador, mas faça adaptações para a sua turma em relação ao número de computadores disponíveis na sua escola). Será necessário instalar o programa antes da aula (clique no link para fazer o download do instalador https://www.google.com.br/earth/download/gep/agree.html), outra opção é usar a versão web do programa, disponível em https://earth.google.com/web/.

Treine bem o passo a passo antes da aula. Durante a aula o ideal é que você faça e projete sua tela, dessa forma os alunos vão fazendo juntos, por isto a importância de um projetor no laboratório de informática.

Abra o Google Earth PRO e siga os passos (imprima uma cópia do arquivo Ação Propositiva - Passo a Passo, se julgar necessário).

1- Abra o Google Earth Pro (ou a versão web do programa).

2 - Feche a janela "Navegar no Google Earth".

3 - No canto superior esquerdo digite "La Paz" e clique em Pesquisar, você será direcionado para a capital da Bolívia. Comente com os alunos que o relevo na região é montanhoso, eles vão perceber bem isto.

4 - Agora digite: "Villa El Carmen, La Paz, Bolívia". Observe que essa região de La Paz ficará mais nítida.

5 - Clique nos sinais de + e - no lado direito da tela do programa, para ampliar ou diminuir o zoom, respectivamente.

6 - Clique no sinal de menos (até conseguir visualizar as vertentes/encostas) e mostre aos alunos que a Villa El Carmen está num vale (observe as vertentes no entorno).

7 - Clique no botão Adicionar Marcador na parte superior da tela do programa.

8- Um marcador aparecerá no centro da tela piscando, arraste para uma das vertentes da região. Na janela que está aberta, no campo Nome, digite Vertente1 e clique em ok.

9 - Repita os passos do item 8 e crie mais um marcador chamado Vertente2 e posicione em outra vertente da região.

10 - Agora vamos gerar um arquivo PDF com este mapa. Clique no botão imprimir. Na janela Mapa sem título, escreva Mapa Villa El Carmen. Clique na Legenda e deixe ativo apenas a opção Villa El Carmen. Observe que no canto inferior direito aparecerá a escala (criada automaticamente) e o sinal apontando o Norte, arraste o N para onde desejar.

11 - Para finalizar clique em Salvar em PDF, escolha um local no seu computador e dê um nome para o arquivo.

12 - Se tiver tempo amplie e reduza o zoom para visualizar melhor a região e navegue, observe que na parte superior há vários botões, como Mostrar a luz do sol na paisagem; Mostra imagens históricas, etc.

Uma proposta alternativa para escolas que não possuam laboratório de informática é fazer um croqui de uma área de ocupação irregular em morros na sua cidade ou região. Assista à vídeoaula "Como fazer um croqui", disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=u4r7NEpN2zc. Acesso em: 8 de abril de 2019.

Material complementar

Ação Propositiva. Passo a Passo (https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/N2PuVNZgZ9nbcskRwxFVXPwtWnXgFyVrsRkvSMe3deDpsR5jtACk5R9W3nSP/geo8-18und03-acao-propositiva-passo-a-passo.pdf)

Como adequar à sua realidade: Você pode seguir o passo a passo e criar um mapa da sua cidade, escolha áreas que mostrem a importância do ordenamento territorial.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Solicite que os alunos andem pelo laboratório de informática para visualizar os mapas criados pelos amigos. Aproveite para finalizar a aula voltando ao objetivo de aprendizagem analisar a ocupação do solo e o ordenamento territorial em e áreas urbanas de países da América com o apoio do Google Earth. Comente que a ONU (Organização das Nações Unidas), em Assembléia Geral realizada em 1989, aprovou uma Resolução, que considerou 1990 como início da Década Internacional para Redução dos Desastres Naturais (DIRDN), cuja principal finalidade é a de reduzir perdas de vidas, danos e transtornos socioeconômicos nos países emergentes, provocados por desastres naturais como escorregamentos, terremotos, erupções vulcânicas, inundações, seca e desertificação,etc. Vale ressaltar que todos os anos milhares de vidas são ceifadas por falta de um ordenamento territorial planejado.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Formas de representação e pensamento espacial do 8º ano :

8º ano / Geografia / Formas de representação e pensamento espacial

MAIS AULAS DE Geografia do 8º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF08GE18 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano