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Plano de aula > Geografia > 6º ano > Conexões e escalas

Plano de aula - Massas de ar

Plano de aula de Geografia com atividades para 6º ano do Fundamental sobre compreender a circulação das massas de ar, suas características e influências no Brasil.

Plano 08 de 12 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Mariana Soares Domingues

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Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF06GE03 que procura descrever os movimentos do planeta e sua relação com a circulação geral da atmosfera, o tempo atmosférico e os padrões climáticos. Como esta habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. A longo prazo você pode trabalhar com a habilidade EF06GE05 que busca, entre outras coisas relacionar padrões climáticos, associando-os às massas de ar desse tema.

Assim, esse plano de aula busca a compreensão da circulação das massas de ar, suas características e influências no Brasil através da contextualização do conceito de ventos. Após entenderem como se originam, como circulam e que possuem características do local de origem, os alunos deverão associar a atuação das principais massas de ar no território brasileiro. A ideia é que, em duplas, coloquem no mapa do Brasil as 5 massas de ar e seus locais de atuação, escrevendo no final suas conclusões. Dessa forma, você precisará imprimir a imagem do mapa mudo do Brasil (disponível no material complementar) para cada dupla de alunos que irá se formar.

Materiais necessários: Imagens de cenas de ventos (parapente e coqueiros ao vento); mapa mudo do Brasil; lápis de cor.

Material complementar:

Imagens e Mapa Mudo: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/UvcM9TCzEP27nZbyBA6463cfbvYuH4J5FBpwegegFdr4ZPkkzmyES5apvTZx/geo6-03und08-imagens-e-mapa-mudo.pdf

Link para os mapas:

Mapa mudo. IBGE. Disponível em: <https://mapas.ibge.gov.br/escolares/mapas-mudos.html>. Acesso em 19 abr 2019.

Para você saber mais:

DE JESUS, Fernando Soares. Massas de ar que atuam no Brasil. Geografia Opinativa. Disponível em: <https://www.geografiaopinativa.com.br/2016/03/massas-de-ar-que-atuam-no-brasi.html>. Acesso em: 19 abr 2019.

FARIA, Caroline. Massas de Ar. InfoEscola. Disponível em: <https://www.infoescola.com/meteorologia/massas-de-ar/>. Acesso em: 19 abr 2019.

FRANCISCO, Wagner de Cerqueira e. Massas de Ar. Brasil Escola. Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/geografia/massas-ar.htm>. Acesso em: 19 abr 2019.

Massas de Ar. Só Geografia. Disponível em: <https://www.sogeografia.com.br/Conteudos/GeografiaFisica/Clima/massas.php>. Acesso em: 19 abr 2019.

Ventos. Wikipedia. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Vento>. Acesso em: 19 abr 2019.

Contextos prévios: Para o desenvolvimento desse plano de aula é importante que os alunos tenham conhecimento sobre os conceitos de clima e seus principais elementos ( temperatura, umidade e pressão) e fatores (principalmente massas de ar).

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Leia o slide em voz alta.

Comente com os alunos que irão compreender a circulação das massas de ar e sua influência no Brasil a partir do conceito de ventos.

Como adequar à sua realidade: Como o objetivo final desse plano é compreender a ação das 5 principais massas de ar no território brasileiro e suas características, analise com os alunos quais serão mais atuantes no estado em que vivem.

Para você saber mais:

DE JESUS, Fernando Soares. Massas de ar que atuam no Brasil. Geografia Opinativa. Disponível em: <https://www.geografiaopinativa.com.br/2016/03/massas-de-ar-que-atuam-no-brasi.html>. Acesso em: 19 abr 2019.

FARIA, Caroline. Massas de Ar. InfoEscola. Disponível em: <https://www.infoescola.com/meteorologia/massas-de-ar/>. Acesso em: 19 abr 2019.

FRANCISCO, Wagner de Cerqueira e. Massas de Ar. Brasil Escola. Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/geografia/massas-ar.htm>. Acesso em: 19 abr 2019.

Massas de Ar. Só Geografia. Disponível em: <https://www.sogeografia.com.br/Conteudos/GeografiaFisica/Clima/massas.php>. Acesso em: 19 abr 2019.

Ventos. Wikipedia. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Vento>. Acesso em: 19 abr 2019.

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Leia o enunciado e interprete as imagens com os alunos. Na 1ªimagem observa-se o vôo de um parapente no Pico do Urubu em Mogi das Cruzes, no estado de São Paulo. Na 2ª imagem, verifica-se coqueiros ao vento. Em ambas, a ideia do vento é subjetiva já que não podemos enxergá-lo. Deixe que os alunos sugiram possíveis ideias de formação e criação de ventos. Depois repasse para os slides posteriores e leia-os em voz alta para compreensão do conceito e associação com a ideia de massas de ar.

Como adequar à sua realidade: Você pode perguntar a respeito de ventos na sua cidades, se são comuns e onde ocorrem com mais frequência.

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Leia o enunciado e interprete as imagens com os alunos. Na 1ªimagem observa-se o vôo de um parapente no Pico do Urubu em Mogi das Cruzes, no estado de São Paulo. Na 2ª imagem, verifica-se coqueiros ao vento. Em ambas, a ideia do vento é subjetiva já que não podemos enxergá-lo. Deixe que os alunos sugiram possíveis ideias de formação e criação de ventos. Depois repasse para os slides posteriores e leia-os em voz alta para compreensão do conceito e associação com a ideia de massas de ar.

Como adequar à sua realidade: Você pode perguntar a respeito de ventos na sua cidades, se são comuns e onde ocorrem com mais frequência.

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Leia o enunciado e interprete as imagens com os alunos. Na 1ªimagem observa-se o vôo de um parapente no Pico do Urubu em Mogi das Cruzes, no estado de São Paulo. Na 2ª imagem, verifica-se coqueiros ao vento. Em ambas, a ideia do vento é subjetiva já que não podemos enxergá-lo. Deixe que os alunos sugiram possíveis ideias de formação e criação de ventos. Depois repasse para os slides posteriores e leia-os em voz alta para compreensão do conceito e associação com a ideia de massas de ar.

Como adequar à sua realidade: Você pode perguntar a respeito de ventos na sua cidades, se são comuns e onde ocorrem com mais frequência.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Apresente as massas de ar que circulam no Brasil. A partir do nomes dessas e com base no slide anterior devem interpretar quais são suas características. Eles podem se orientar no slide 5 que mostra as características das massas tropicais, equatoriais, polares, continentais e marítimas. Se necessário, volte ao slide 5 para que eles interpretem as respostas que devem ser:

  • Equatorial Atlântica (mEa) = quente e úmida.
  • Equatorial Continental (mEc) = quente e úmida.
  • Tropical Atlântica (mTa) = quente e úmida.
  • Tropical Continental (mTc) = quente e seca.
  • Polar Atlântica (mPa) = fria e úmida.

Como adequar à sua realidade: Se acertarem essa etapa, questione-os quais seriam as massas que atuariam sobre o estado em que vivem.

Para você saber mais:

DE JESUS, Fernando Soares. Massas de ar que atuam no Brasil. Geografia Opinativa. Disponível em: <https://www.geografiaopinativa.com.br/2016/03/massas-de-ar-que-atuam-no-brasi.html>. Acesso em: 19 abr 2019.

Massas de Ar. Só Geografia. Disponível em: <https://www.sogeografia.com.br/Conteudos/GeografiaFisica/Clima/massas.php>. Acesso em: 19 abr 2019.

Ação Propositiva select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Após as discussões anteriores, oriente-os a dividirem-se em duplas para a atividade. Distribua uma cópia de um mapa mudo do Brasil para cada dupla. Com base no slide anterior eles devem desenhar as massas de ar atuantes no país. Quanto à região de atuação, estão associadas ao local de origem (polos, trópico de Capricórnio e linha do Equador). Assim, a massa polar atlântica (mPa) deve vir de sul e do Oceano Atlântico, as massas tropicais com atuação próximas aos Trópico de Capricórnio sendo continental provindas do continente (mTc) e atlântica do Oceano Atlântico (mTa); e as equatoriais atuarem na Linha do Equador, tanto vinda do continente (mEc) quanto do mar (mEa).

Solicite que usem setas para indicar de onde elas vem e para onde vão. Oriente-os a usar lápis de cor e fazer legenda para o mapa. Se achar conveniente, solicite que busquem no livro didático ou atlas informações sobre o assunto, que devem estar no capítulo referente aos climas do Brasil.

Para você saber mais:

DE JESUS, Fernando Soares. Massas de ar que atuam no Brasil. Geografia Opinativa. Disponível em: <https://www.geografiaopinativa.com.br/2016/03/massas-de-ar-que-atuam-no-brasi.html>. Acesso em: 19 abr 2019.

Massas de Ar. Só Geografia. Disponível em: <https://www.sogeografia.com.br/Conteudos/GeografiaFisica/Clima/massas.php>. Acesso em: 19 abr 2019.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos

Orientações: Solicite às duplas que apresentem seus mapas e leiam em voz alta suas conclusões. Compare-a entre eles e complete as respostas quando necessário. Se achar necessário, acesse um dos links sugeridos no “Para saber mais” e projete aos alunos os mapas apresentados com a atuação das massas de ar no território do país.

No final, devem escrever as conclusões do local de atuação e características das massas. Espera-se que os alunos cheguem às seguintes conclusões a respeito da atuação e características das massas de ar:

  • Equatorial Atlântica (mEa) = quente e úmida. Atua no litoral nordestino.
  • Equatorial Continental (mEc) = quente e úmida. Atua no norte e nordeste.
  • Tropical Atlântica (mTa) = quente e úmida. Atua nos estados do sudeste e sul.
  • Tropical Continental (mTc) = quente e seca. Atua nos estados do centro-oeste e sudeste
  • Polar Atlântica (mPa) = fria e úmida. Atua nos estados do sul, sudeste e centro-oeste. Com maior intensidade no inverno às vezes atinge a região Norte provocando fenômeno conhecido como friagem.

Como adequar à sua realidade: Você pode identificar nos mapas dos alunos as principais massas de ar atuantes em seu Estado e as características que possuem.

Para você saber mais:

DE JESUS, Fernando Soares. Massas de ar que atuam no Brasil. Geografia Opinativa. Disponível em: <https://www.geografiaopinativa.com.br/2016/03/massas-de-ar-que-atuam-no-brasi.html>. Acesso em: 19 abr 2019.

Massas de Ar. Só Geografia. Disponível em: <https://www.sogeografia.com.br/Conteudos/GeografiaFisica/Clima/massas.php>. Acesso em: 19 abr 2019.

Resumo da aula

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Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF06GE03 que procura descrever os movimentos do planeta e sua relação com a circulação geral da atmosfera, o tempo atmosférico e os padrões climáticos. Como esta habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. A longo prazo você pode trabalhar com a habilidade EF06GE05 que busca, entre outras coisas relacionar padrões climáticos, associando-os às massas de ar desse tema.

Assim, esse plano de aula busca a compreensão da circulação das massas de ar, suas características e influências no Brasil através da contextualização do conceito de ventos. Após entenderem como se originam, como circulam e que possuem características do local de origem, os alunos deverão associar a atuação das principais massas de ar no território brasileiro. A ideia é que, em duplas, coloquem no mapa do Brasil as 5 massas de ar e seus locais de atuação, escrevendo no final suas conclusões. Dessa forma, você precisará imprimir a imagem do mapa mudo do Brasil (disponível no material complementar) para cada dupla de alunos que irá se formar.

Materiais necessários: Imagens de cenas de ventos (parapente e coqueiros ao vento); mapa mudo do Brasil; lápis de cor.

Material complementar:

Imagens e Mapa Mudo: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/UvcM9TCzEP27nZbyBA6463cfbvYuH4J5FBpwegegFdr4ZPkkzmyES5apvTZx/geo6-03und08-imagens-e-mapa-mudo.pdf

Link para os mapas:

Mapa mudo. IBGE. Disponível em: <https://mapas.ibge.gov.br/escolares/mapas-mudos.html>. Acesso em 19 abr 2019.

Para você saber mais:

DE JESUS, Fernando Soares. Massas de ar que atuam no Brasil. Geografia Opinativa. Disponível em: <https://www.geografiaopinativa.com.br/2016/03/massas-de-ar-que-atuam-no-brasi.html>. Acesso em: 19 abr 2019.

FARIA, Caroline. Massas de Ar. InfoEscola. Disponível em: <https://www.infoescola.com/meteorologia/massas-de-ar/>. Acesso em: 19 abr 2019.

FRANCISCO, Wagner de Cerqueira e. Massas de Ar. Brasil Escola. Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/geografia/massas-ar.htm>. Acesso em: 19 abr 2019.

Massas de Ar. Só Geografia. Disponível em: <https://www.sogeografia.com.br/Conteudos/GeografiaFisica/Clima/massas.php>. Acesso em: 19 abr 2019.

Ventos. Wikipedia. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Vento>. Acesso em: 19 abr 2019.

Contextos prévios: Para o desenvolvimento desse plano de aula é importante que os alunos tenham conhecimento sobre os conceitos de clima e seus principais elementos ( temperatura, umidade e pressão) e fatores (principalmente massas de ar).

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Leia o slide em voz alta.

Comente com os alunos que irão compreender a circulação das massas de ar e sua influência no Brasil a partir do conceito de ventos.

Como adequar à sua realidade: Como o objetivo final desse plano é compreender a ação das 5 principais massas de ar no território brasileiro e suas características, analise com os alunos quais serão mais atuantes no estado em que vivem.

Para você saber mais:

DE JESUS, Fernando Soares. Massas de ar que atuam no Brasil. Geografia Opinativa. Disponível em: <https://www.geografiaopinativa.com.br/2016/03/massas-de-ar-que-atuam-no-brasi.html>. Acesso em: 19 abr 2019.

FARIA, Caroline. Massas de Ar. InfoEscola. Disponível em: <https://www.infoescola.com/meteorologia/massas-de-ar/>. Acesso em: 19 abr 2019.

FRANCISCO, Wagner de Cerqueira e. Massas de Ar. Brasil Escola. Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/geografia/massas-ar.htm>. Acesso em: 19 abr 2019.

Massas de Ar. Só Geografia. Disponível em: <https://www.sogeografia.com.br/Conteudos/GeografiaFisica/Clima/massas.php>. Acesso em: 19 abr 2019.

Ventos. Wikipedia. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Vento>. Acesso em: 19 abr 2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Leia o enunciado e interprete as imagens com os alunos. Na 1ªimagem observa-se o vôo de um parapente no Pico do Urubu em Mogi das Cruzes, no estado de São Paulo. Na 2ª imagem, verifica-se coqueiros ao vento. Em ambas, a ideia do vento é subjetiva já que não podemos enxergá-lo. Deixe que os alunos sugiram possíveis ideias de formação e criação de ventos. Depois repasse para os slides posteriores e leia-os em voz alta para compreensão do conceito e associação com a ideia de massas de ar.

Como adequar à sua realidade: Você pode perguntar a respeito de ventos na sua cidades, se são comuns e onde ocorrem com mais frequência.

Slide Plano Aula

Orientações: Leia o enunciado e interprete as imagens com os alunos. Na 1ªimagem observa-se o vôo de um parapente no Pico do Urubu em Mogi das Cruzes, no estado de São Paulo. Na 2ª imagem, verifica-se coqueiros ao vento. Em ambas, a ideia do vento é subjetiva já que não podemos enxergá-lo. Deixe que os alunos sugiram possíveis ideias de formação e criação de ventos. Depois repasse para os slides posteriores e leia-os em voz alta para compreensão do conceito e associação com a ideia de massas de ar.

Como adequar à sua realidade: Você pode perguntar a respeito de ventos na sua cidades, se são comuns e onde ocorrem com mais frequência.

Slide Plano Aula

Orientações: Leia o enunciado e interprete as imagens com os alunos. Na 1ªimagem observa-se o vôo de um parapente no Pico do Urubu em Mogi das Cruzes, no estado de São Paulo. Na 2ª imagem, verifica-se coqueiros ao vento. Em ambas, a ideia do vento é subjetiva já que não podemos enxergá-lo. Deixe que os alunos sugiram possíveis ideias de formação e criação de ventos. Depois repasse para os slides posteriores e leia-os em voz alta para compreensão do conceito e associação com a ideia de massas de ar.

Como adequar à sua realidade: Você pode perguntar a respeito de ventos na sua cidades, se são comuns e onde ocorrem com mais frequência.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Apresente as massas de ar que circulam no Brasil. A partir do nomes dessas e com base no slide anterior devem interpretar quais são suas características. Eles podem se orientar no slide 5 que mostra as características das massas tropicais, equatoriais, polares, continentais e marítimas. Se necessário, volte ao slide 5 para que eles interpretem as respostas que devem ser:

  • Equatorial Atlântica (mEa) = quente e úmida.
  • Equatorial Continental (mEc) = quente e úmida.
  • Tropical Atlântica (mTa) = quente e úmida.
  • Tropical Continental (mTc) = quente e seca.
  • Polar Atlântica (mPa) = fria e úmida.

Como adequar à sua realidade: Se acertarem essa etapa, questione-os quais seriam as massas que atuariam sobre o estado em que vivem.

Para você saber mais:

DE JESUS, Fernando Soares. Massas de ar que atuam no Brasil. Geografia Opinativa. Disponível em: <https://www.geografiaopinativa.com.br/2016/03/massas-de-ar-que-atuam-no-brasi.html>. Acesso em: 19 abr 2019.

Massas de Ar. Só Geografia. Disponível em: <https://www.sogeografia.com.br/Conteudos/GeografiaFisica/Clima/massas.php>. Acesso em: 19 abr 2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Após as discussões anteriores, oriente-os a dividirem-se em duplas para a atividade. Distribua uma cópia de um mapa mudo do Brasil para cada dupla. Com base no slide anterior eles devem desenhar as massas de ar atuantes no país. Quanto à região de atuação, estão associadas ao local de origem (polos, trópico de Capricórnio e linha do Equador). Assim, a massa polar atlântica (mPa) deve vir de sul e do Oceano Atlântico, as massas tropicais com atuação próximas aos Trópico de Capricórnio sendo continental provindas do continente (mTc) e atlântica do Oceano Atlântico (mTa); e as equatoriais atuarem na Linha do Equador, tanto vinda do continente (mEc) quanto do mar (mEa).

Solicite que usem setas para indicar de onde elas vem e para onde vão. Oriente-os a usar lápis de cor e fazer legenda para o mapa. Se achar conveniente, solicite que busquem no livro didático ou atlas informações sobre o assunto, que devem estar no capítulo referente aos climas do Brasil.

Para você saber mais:

DE JESUS, Fernando Soares. Massas de ar que atuam no Brasil. Geografia Opinativa. Disponível em: <https://www.geografiaopinativa.com.br/2016/03/massas-de-ar-que-atuam-no-brasi.html>. Acesso em: 19 abr 2019.

Massas de Ar. Só Geografia. Disponível em: <https://www.sogeografia.com.br/Conteudos/GeografiaFisica/Clima/massas.php>. Acesso em: 19 abr 2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos

Orientações: Solicite às duplas que apresentem seus mapas e leiam em voz alta suas conclusões. Compare-a entre eles e complete as respostas quando necessário. Se achar necessário, acesse um dos links sugeridos no “Para saber mais” e projete aos alunos os mapas apresentados com a atuação das massas de ar no território do país.

No final, devem escrever as conclusões do local de atuação e características das massas. Espera-se que os alunos cheguem às seguintes conclusões a respeito da atuação e características das massas de ar:

  • Equatorial Atlântica (mEa) = quente e úmida. Atua no litoral nordestino.
  • Equatorial Continental (mEc) = quente e úmida. Atua no norte e nordeste.
  • Tropical Atlântica (mTa) = quente e úmida. Atua nos estados do sudeste e sul.
  • Tropical Continental (mTc) = quente e seca. Atua nos estados do centro-oeste e sudeste
  • Polar Atlântica (mPa) = fria e úmida. Atua nos estados do sul, sudeste e centro-oeste. Com maior intensidade no inverno às vezes atinge a região Norte provocando fenômeno conhecido como friagem.

Como adequar à sua realidade: Você pode identificar nos mapas dos alunos as principais massas de ar atuantes em seu Estado e as características que possuem.

Para você saber mais:

DE JESUS, Fernando Soares. Massas de ar que atuam no Brasil. Geografia Opinativa. Disponível em: <https://www.geografiaopinativa.com.br/2016/03/massas-de-ar-que-atuam-no-brasi.html>. Acesso em: 19 abr 2019.

Massas de Ar. Só Geografia. Disponível em: <https://www.sogeografia.com.br/Conteudos/GeografiaFisica/Clima/massas.php>. Acesso em: 19 abr 2019.

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