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Plano de aula > História > 7º ano > A organização do poder e as dinâmicas do mundo colonial americano

Plano de aula - A busca por drogas do sertão à custa da exploração dos povos indígenas na América portuguesa

Plano de aula de História com atividades para 7º ano do EF sobre A busca por drogas do sertão à custa da exploração dos povos indígenas na América portuguesa

Plano 03 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Paulo Henrique Silva Pacheco

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Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF07HI11, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Envelopes.

Material complementar:

Convite para os investigadores

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/r6vdgFrwNcXjTjbNrE7VSuNhMwrHmaKDAXcjsfmSrpTSaFBrCyc5B4T3rNvd/his7-11und03-convite-para-os-investigadores.pdf

Mensagem que define e apresenta o tema aos alunos e faz o convite para a dinâmica que conduzirá a aula.

Pistas

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/GQ4nU8pZVeAz3Bz57HVQbf7cjkj4bpkr6CbrnxkQHH7VXsNTkZpcNtpbdjaG/his7-11und03-pistas.pdf

São quatro fontes que, por conta da dinâmica proposta para a aula, estão sendo chamadas de “pistas”. Se impressas, todas devem ser colocadas em envelopes e distribuídas entre os grupos. Todas estão relacionadas ao processo de extração das drogas do sertão e a função dos indígenas neste processo.

Para você saber mais:

DIANA, Daniela. Como fazer um relatório. In: Toda Matéria. Disponível em: https://www.todamateria.com.br/como-fazer-um-relatorio/.
Acesso em: 14 mar. 2019.

ESCOLA KIDS. Em que consiste a investigação histórica? In: Escola Kids. Disponível em: https://escolakids.uol.com.br/historia/em-que-consiste-a-investigacao-historica.htm. Acesso em: 14 mar. 2019.

CARDOSO, Fernando Henrique; MÜLLER, G. Amazônia: expansão do capitalismo. Rio de Janeiro: Centro Edelstein de Pesquisas Sociais, 2008. Disponível em: https://archive.org/details/9788599662731/page/n10?q=drogas+do+sert%C3%A3o. Acesso em: 13 mar. 2019.

GOMES, Carlos Valério A. Ciclos econômicos do extrativismo na Amazônia na visão dos viajantes naturalistas. ol. Mus. Para. Emílio Goeldi. Cienc. Hum., Belém, v. 13, n. 1, p. 129-146, jan.-abr. 2018. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/bgoeldi/v13n1/1981-8122-bgoeldi-13-1-0129.pdf.
Acesso em: 14 mar. 2019.

SAMPAIO, Francisco Xavier Ribeiro de. Diário de viagem (1774-1775). In: DOCUMENTS D’Origine Portugaise (Texte Portugaise). Deuxième Série. Paris, A. Lahure. 1903. Disponível em: https://archive.org/details/annexesdupremie01baragoog/page/n99?q=drogas+do+sert%C3%A3o.
Acesso em: 13 mar. 2019.

WEHLING, Arno; WEHLING, Maria José C. M. Formação do Brasil Colonial. 4. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2005.

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Apresente o tema aos alunos, pode ser projetado ou escrito no quadro, dependendo da possibilidade. Neste momento, os alunos precisam compreender que o período abordado trata da exploração das drogas do sertão relacionando com as missões jesuítas.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: A proposta inicial é estimular a turma ao exercício da investigação histórica. Para tal, organize a sala em grupos, sugere-se entre três e quatro alunos, e projete, escreva no quadro ou leia as duas perguntas estabelecendo uma conversa inicial com os alunos.

Espera-se que a turma responda que o investigador é aquele que encontra informações, que relaciona pistas, ou mesmo que resolve problemas. Caso algum aluno ou grupo apresentem dificuldades pergunte se eles conhecem o filme As aventuras de Tintim, ou os desenhos Scooby Doo e Inspetor Bugiganga.

Informe que, a partir de agora, cada aluno é um investigador e cada grupo constituirá uma equipe de investigação. Por fim, leia a mensagem para a turma.

Para você saber mais:

ESCOLA KIDS. Em que consiste a investigação histórica? In: Escola Kids. Disponível em: https://escolakids.uol.com.br/historia/em-que-consiste-a-investigacao-historica.htm. Acesso em: 14 mar. 2019.

LÍDER DETETIVES. 5 séries e desenhos de detetives que vão te deixar com vontade de ser um. In: Agência Líder. Disponível em: https://liderdetetives.com.br/series-de-detetives-inspiradores/. Acesso em: 14 mar. 2019.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Projete ou imprima e distribua entre os grupos o e-mail. Na impossibilidade do recurso, copie o texto no quadro. Caso opte por distribuir a versão impressa, informe que a leitura deverá ser feita entre os grupos, caso projete ou escreve no quadro, peça para que um aluno leia a mensagem em voz alta.

O arquivo para impressão está disponível aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/r6vdgFrwNcXjTjbNrE7VSuNhMwrHmaKDAXcjsfmSrpTSaFBrCyc5B4T3rNvd/his7-11und03-convite-para-os-investigadores.pdf

Pergunte aos alunos do que a mensagem trata e o que chama a atenção.

É esperado que os alunos apontem elementos como a região, o tempo, a exploração por produtos e os envolvidos. Caso isso não aconteça, leia a mensagem em partes e peça para eles identificarem os pontos mencionados.

Para você saber mais:

Artigo sobre a extração das drogas do sertão na visão dos viajantes naturalistas. Disponivel em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1981-81222018000100129&script=sci_abstract&tlng=pt. Acesso em: 12 de dez. de 2018.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Projete ou escreva no quadro o problema da aula para a turma, lendo-o em voz alta.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 11 minutos.

Orientações: Mantendo os grupos, distribua os envelopes com as pistas mencionadas na mensagem lida. Na impossibilidade de impressão e distribuição, copie opte por utilizar apenas os textos e copie-os no quadro.

O arquivo para a impressão das pistas está disponível aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/GQ4nU8pZVeAz3Bz57HVQbf7cjkj4bpkr6CbrnxkQHH7VXsNTkZpcNtpbdjaG/his7-11und03-pistas.pdf

Oriente os grupos que eles deverão ler as pistas e conversarem a respeito no tempo proposto. O professor deve circular pela sala e esclarecer possíveis dúvidas ou mesmo relembrar questões já trabalhadas. Todas as anotações deverão ser feitas no caderno.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Depois de lerem e conversarem a respeito, proponha que os grupos compartilhem as suas primeiras considerações. Explique que este momento é importante para que outras percepções sobre as pistas sejam feitas e que para isso é importante que todos se escutem o que o grupo da vez está falando.

Espera-se que os alunos consigam perceber que o processo de extração das drogas do sertão contribuiu para o povoamento da Região Norte do país, além da busca por nativos, seja pelos bandeirantes ou por missões religiosas, tendo a exploração destes povos como base da economia. A identificação destes elementos é uma estrutura possível para que os alunos sejam capazes de redigir o relatório. Se dificuldades forem identificadas, releia as fontes e pergunte qual o período que cada pista está tratando, qual delas foi escrita no período colonial, sobre o que cada uma delas tratam, como se relacionam e qual é a função da população indígena neste processo.

Como adequar à sua realidade:

Se o professor achar conveniente, pode tratar dos interesses que estavam envolvidos no processo de extração dos produtos, trabalhando as relações estabelecidas que as pistas iluminam.

Para você saber mais:

CARDOSO, Fernando Henrique; MÜLLER, G. Amazônia: expansão do capitalismo. Rio de Janeiro: Centro Edelstein de Pesquisas Sociais, 2008. Disponível em: https://archive.org/details/9788599662731/page/n10?q=drogas+do+sert%C3%A3o. Acesso em: 13 mar. 2019.

GOMES, Carlos Valério A. Ciclos econômicos do extrativismo na Amazônia na visão dos viajantes naturalistas. ol. Mus. Para. Emílio Goeldi. Cienc. Hum., Belém, v. 13, n. 1, p. 129-146, jan.-abr. 2018. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/bgoeldi/v13n1/1981-8122-bgoeldi-13-1-0129.pdf.
Acesso em: 14 mar. 2019.

SAMPAIO, Francisco Xavier Ribeiro de. Diário de viagem (1774-1775). In: DOCUMENTS D’Origine Portugaise (Texte Portugaise). Deuxième Série. Paris, A. Lahure. 1903. Disponível em: https://archive.org/details/annexesdupremie01baragoog/page/n99?q=drogas+do+sert%C3%A3o. Acesso em: 13 mar. 2019.

WEHLING, Arno; WEHLING, Maria José C. M. Formação do Brasil Colonial. 4. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2005.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: Mantendo a organização dos grupos, projete ou escreva a atividade de Sistematização no quadro. Peça para algum aluno ler e, se for o caso, explique que um relatório é uma espécie de redação que relata algo e no final emite uma decisão sobre o que foi tratado. Lembre os alunos que, neste caso, o relatório pedido trata da processo de exploração da população indígena no Norte do país em função da extração das drogas do sertão, entre os séculos XVII e XVIII.

É esperado que os relatórios sintetizem as informações das pistas de forma lógica. Uma possibilidade é a descrição do que o termo “drogas do sertão” se refere às razões, consequências, modo e os responsáveis pela sua extração, para então esclarecer como os nativos serviram de mão de obra para esta prática exploratória.

Caso os alunos demonstrem dificuldades, peça para que retomem as pistas ou as anotações que fizeram no caderno. Com base em uma nova leitura, pergunte a que o termo se refere, qual foi a sua importância para a expansão colonial, quem administrou este empreendimento e como os indígenas participaram dele. Solicite que todas as respostas sejam escritas no caderno e que o relatório seja feito com base nelas.

Caso disponha de tempo, sugira que os grupos apresentem os seus resultados, aponta diferenças e semelhanças dos apontamentos e no final pergunte como os alunos poderiam melhorá-lo.

Como adequar à sua realidade:

A produção deste relatório pode ser realizado junto com o professor de Redação de ou Língua Portuguesa. Se você atua em uma das regiões mencionadas na aula, planeje uma aula em que as duas disciplinas trabalhem em conjunto na intenção de tratar dos efeitos da prática exploratória destes recursos ou como os produtos que um dia foram tão ambicionados hoje fazem parte dos hábitos alimentares dos brasileiros.

Outra possibilidade, ainda pensando na produção de relatório relacionando Redação e História, é promover uma visita à feira ou mercado municipal, onde os alunos poderão conhecer, experimentar e ver o valor dos produtos que, no período colonial, eram as “drogas do sertão”.

Para você saber mais:

DIANA, Daniela. Como fazer um relatório. In: Toda Matéria. Disponível em: https://www.todamateria.com.br/como-fazer-um-relatorio/.
Acesso em: 14 mar. 2019.

Resumo da aula

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Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF07HI11, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Envelopes.

Material complementar:

Convite para os investigadores

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/r6vdgFrwNcXjTjbNrE7VSuNhMwrHmaKDAXcjsfmSrpTSaFBrCyc5B4T3rNvd/his7-11und03-convite-para-os-investigadores.pdf

Mensagem que define e apresenta o tema aos alunos e faz o convite para a dinâmica que conduzirá a aula.

Pistas

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/GQ4nU8pZVeAz3Bz57HVQbf7cjkj4bpkr6CbrnxkQHH7VXsNTkZpcNtpbdjaG/his7-11und03-pistas.pdf

São quatro fontes que, por conta da dinâmica proposta para a aula, estão sendo chamadas de “pistas”. Se impressas, todas devem ser colocadas em envelopes e distribuídas entre os grupos. Todas estão relacionadas ao processo de extração das drogas do sertão e a função dos indígenas neste processo.

Para você saber mais:

DIANA, Daniela. Como fazer um relatório. In: Toda Matéria. Disponível em: https://www.todamateria.com.br/como-fazer-um-relatorio/.
Acesso em: 14 mar. 2019.

ESCOLA KIDS. Em que consiste a investigação histórica? In: Escola Kids. Disponível em: https://escolakids.uol.com.br/historia/em-que-consiste-a-investigacao-historica.htm. Acesso em: 14 mar. 2019.

CARDOSO, Fernando Henrique; MÜLLER, G. Amazônia: expansão do capitalismo. Rio de Janeiro: Centro Edelstein de Pesquisas Sociais, 2008. Disponível em: https://archive.org/details/9788599662731/page/n10?q=drogas+do+sert%C3%A3o. Acesso em: 13 mar. 2019.

GOMES, Carlos Valério A. Ciclos econômicos do extrativismo na Amazônia na visão dos viajantes naturalistas. ol. Mus. Para. Emílio Goeldi. Cienc. Hum., Belém, v. 13, n. 1, p. 129-146, jan.-abr. 2018. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/bgoeldi/v13n1/1981-8122-bgoeldi-13-1-0129.pdf.
Acesso em: 14 mar. 2019.

SAMPAIO, Francisco Xavier Ribeiro de. Diário de viagem (1774-1775). In: DOCUMENTS D’Origine Portugaise (Texte Portugaise). Deuxième Série. Paris, A. Lahure. 1903. Disponível em: https://archive.org/details/annexesdupremie01baragoog/page/n99?q=drogas+do+sert%C3%A3o.
Acesso em: 13 mar. 2019.

WEHLING, Arno; WEHLING, Maria José C. M. Formação do Brasil Colonial. 4. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2005.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Apresente o tema aos alunos, pode ser projetado ou escrito no quadro, dependendo da possibilidade. Neste momento, os alunos precisam compreender que o período abordado trata da exploração das drogas do sertão relacionando com as missões jesuítas.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: A proposta inicial é estimular a turma ao exercício da investigação histórica. Para tal, organize a sala em grupos, sugere-se entre três e quatro alunos, e projete, escreva no quadro ou leia as duas perguntas estabelecendo uma conversa inicial com os alunos.

Espera-se que a turma responda que o investigador é aquele que encontra informações, que relaciona pistas, ou mesmo que resolve problemas. Caso algum aluno ou grupo apresentem dificuldades pergunte se eles conhecem o filme As aventuras de Tintim, ou os desenhos Scooby Doo e Inspetor Bugiganga.

Informe que, a partir de agora, cada aluno é um investigador e cada grupo constituirá uma equipe de investigação. Por fim, leia a mensagem para a turma.

Para você saber mais:

ESCOLA KIDS. Em que consiste a investigação histórica? In: Escola Kids. Disponível em: https://escolakids.uol.com.br/historia/em-que-consiste-a-investigacao-historica.htm. Acesso em: 14 mar. 2019.

LÍDER DETETIVES. 5 séries e desenhos de detetives que vão te deixar com vontade de ser um. In: Agência Líder. Disponível em: https://liderdetetives.com.br/series-de-detetives-inspiradores/. Acesso em: 14 mar. 2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Projete ou imprima e distribua entre os grupos o e-mail. Na impossibilidade do recurso, copie o texto no quadro. Caso opte por distribuir a versão impressa, informe que a leitura deverá ser feita entre os grupos, caso projete ou escreve no quadro, peça para que um aluno leia a mensagem em voz alta.

O arquivo para impressão está disponível aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/r6vdgFrwNcXjTjbNrE7VSuNhMwrHmaKDAXcjsfmSrpTSaFBrCyc5B4T3rNvd/his7-11und03-convite-para-os-investigadores.pdf

Pergunte aos alunos do que a mensagem trata e o que chama a atenção.

É esperado que os alunos apontem elementos como a região, o tempo, a exploração por produtos e os envolvidos. Caso isso não aconteça, leia a mensagem em partes e peça para eles identificarem os pontos mencionados.

Para você saber mais:

Artigo sobre a extração das drogas do sertão na visão dos viajantes naturalistas. Disponivel em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1981-81222018000100129&script=sci_abstract&tlng=pt. Acesso em: 12 de dez. de 2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Projete ou escreva no quadro o problema da aula para a turma, lendo-o em voz alta.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 11 minutos.

Orientações: Mantendo os grupos, distribua os envelopes com as pistas mencionadas na mensagem lida. Na impossibilidade de impressão e distribuição, copie opte por utilizar apenas os textos e copie-os no quadro.

O arquivo para a impressão das pistas está disponível aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/GQ4nU8pZVeAz3Bz57HVQbf7cjkj4bpkr6CbrnxkQHH7VXsNTkZpcNtpbdjaG/his7-11und03-pistas.pdf

Oriente os grupos que eles deverão ler as pistas e conversarem a respeito no tempo proposto. O professor deve circular pela sala e esclarecer possíveis dúvidas ou mesmo relembrar questões já trabalhadas. Todas as anotações deverão ser feitas no caderno.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Depois de lerem e conversarem a respeito, proponha que os grupos compartilhem as suas primeiras considerações. Explique que este momento é importante para que outras percepções sobre as pistas sejam feitas e que para isso é importante que todos se escutem o que o grupo da vez está falando.

Espera-se que os alunos consigam perceber que o processo de extração das drogas do sertão contribuiu para o povoamento da Região Norte do país, além da busca por nativos, seja pelos bandeirantes ou por missões religiosas, tendo a exploração destes povos como base da economia. A identificação destes elementos é uma estrutura possível para que os alunos sejam capazes de redigir o relatório. Se dificuldades forem identificadas, releia as fontes e pergunte qual o período que cada pista está tratando, qual delas foi escrita no período colonial, sobre o que cada uma delas tratam, como se relacionam e qual é a função da população indígena neste processo.

Como adequar à sua realidade:

Se o professor achar conveniente, pode tratar dos interesses que estavam envolvidos no processo de extração dos produtos, trabalhando as relações estabelecidas que as pistas iluminam.

Para você saber mais:

CARDOSO, Fernando Henrique; MÜLLER, G. Amazônia: expansão do capitalismo. Rio de Janeiro: Centro Edelstein de Pesquisas Sociais, 2008. Disponível em: https://archive.org/details/9788599662731/page/n10?q=drogas+do+sert%C3%A3o. Acesso em: 13 mar. 2019.

GOMES, Carlos Valério A. Ciclos econômicos do extrativismo na Amazônia na visão dos viajantes naturalistas. ol. Mus. Para. Emílio Goeldi. Cienc. Hum., Belém, v. 13, n. 1, p. 129-146, jan.-abr. 2018. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/bgoeldi/v13n1/1981-8122-bgoeldi-13-1-0129.pdf.
Acesso em: 14 mar. 2019.

SAMPAIO, Francisco Xavier Ribeiro de. Diário de viagem (1774-1775). In: DOCUMENTS D’Origine Portugaise (Texte Portugaise). Deuxième Série. Paris, A. Lahure. 1903. Disponível em: https://archive.org/details/annexesdupremie01baragoog/page/n99?q=drogas+do+sert%C3%A3o. Acesso em: 13 mar. 2019.

WEHLING, Arno; WEHLING, Maria José C. M. Formação do Brasil Colonial. 4. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2005.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: Mantendo a organização dos grupos, projete ou escreva a atividade de Sistematização no quadro. Peça para algum aluno ler e, se for o caso, explique que um relatório é uma espécie de redação que relata algo e no final emite uma decisão sobre o que foi tratado. Lembre os alunos que, neste caso, o relatório pedido trata da processo de exploração da população indígena no Norte do país em função da extração das drogas do sertão, entre os séculos XVII e XVIII.

É esperado que os relatórios sintetizem as informações das pistas de forma lógica. Uma possibilidade é a descrição do que o termo “drogas do sertão” se refere às razões, consequências, modo e os responsáveis pela sua extração, para então esclarecer como os nativos serviram de mão de obra para esta prática exploratória.

Caso os alunos demonstrem dificuldades, peça para que retomem as pistas ou as anotações que fizeram no caderno. Com base em uma nova leitura, pergunte a que o termo se refere, qual foi a sua importância para a expansão colonial, quem administrou este empreendimento e como os indígenas participaram dele. Solicite que todas as respostas sejam escritas no caderno e que o relatório seja feito com base nelas.

Caso disponha de tempo, sugira que os grupos apresentem os seus resultados, aponta diferenças e semelhanças dos apontamentos e no final pergunte como os alunos poderiam melhorá-lo.

Como adequar à sua realidade:

A produção deste relatório pode ser realizado junto com o professor de Redação de ou Língua Portuguesa. Se você atua em uma das regiões mencionadas na aula, planeje uma aula em que as duas disciplinas trabalhem em conjunto na intenção de tratar dos efeitos da prática exploratória destes recursos ou como os produtos que um dia foram tão ambicionados hoje fazem parte dos hábitos alimentares dos brasileiros.

Outra possibilidade, ainda pensando na produção de relatório relacionando Redação e História, é promover uma visita à feira ou mercado municipal, onde os alunos poderão conhecer, experimentar e ver o valor dos produtos que, no período colonial, eram as “drogas do sertão”.

Para você saber mais:

DIANA, Daniela. Como fazer um relatório. In: Toda Matéria. Disponível em: https://www.todamateria.com.br/como-fazer-um-relatorio/.
Acesso em: 14 mar. 2019.

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