Slide da Contextualização
Plano de Aula
Plano de aula: Salve, salve, Natureza!
Plano 5 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Modos de vida na cidade e no campo
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF3HIS08 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Impressão da atividade da Sistematização (ampliada), aparelho multimídia, lápis de escrever, borracha.
Material complementar:
- Documento que disponibiliza o slide da Contextualização: HIS3_08UND05 - Slide da Contextualização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/jJdsW33SBenENyGXsWTqrCK9u57bEds6AdXNaCkwj6GJqxJnUt9PRwx8GGFq/his3-08und05-slide-da-contextualizacao.pdf
- Documento que disponibiliza o slide da Problematização: HIS3_08UND05 Slide da Problematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Q2FM8keUr6zrGbSUYqKwJH7BZj78muvmTxC99XB5x4ZyNQBjEvQyw3ztQ7zQ/his3-08und05-slide-da-problematizacao.pdf
- Fonte de mídia que retrata como os indígenas Pataxós compreendem a relação com a natureza: https://www.youtube.com/watch?v=v3bdxs_j_uA. Acesso em: 11 de março de 2019.
- Documento que disponibiliza o slide da Sistematização: HIS3_08UND05 - Slide da Sistematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/g3pDRQmHVzH8hNSvBry7Qc7r3PX9CRQeQt2nCmYmMNsXxHeG6MeVAQkFtzUf/his3-08und05-slide-da-sistematizacao.pdf
- Documento contendo um modelo para o jogo de tabuleiro: HIS3_08UND05 - Tabuleiro: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/BMNqFUAWkJ55tNe5K4nACFm2QpxsgNePfPNbDhE9VnRPtXcZGTzZWgxrasqE/his3-08und05-tabuleiro.pdf
Para você saber mais:
Acesse aqui mais conteúdos sobre as relações que os povos indígenas e o meio urbano mantêm com a natureza, para você se preparar para a aula:
- Os povos indígenas e suas relações com a natureza. Disponível em: http://www.museudoindio.gov.br/educativo/pesquisa-escolar/242-os-povos-indigenas-e-suas-relacoes-com-a-natureza. Acesso em: 11 de março de 2019.
- Como os indígenas convivem com a natureza e suas lições para uma vida sustentável. Disponível em: https://www.pensamentoverde.com.br/meio-ambiente/indios-convivem-natureza-licoes-vida-sustentavel/. Acesso em: 11 de março de 2019.
- Povos Indígenas no Brasil Mirim. Disponível em: https://mirim.org/.Acesso em: 11 de março de 2019.
- Conheça o Brasil: população indígena. Disponível em: https://educa.ibge.gov.br/jovens/conheca-o-brasil/populacao/20506-indigenas.html.Acesso em: 11 de março de 2019.
- Meio ambiente urbano. Disponível em: http://www.aultimaarcadenoe.com.br/category/meio-ambiente/meio-ambiente-urbano/. Acesso em: 11 de março de 2019.
- Programa Cidades Sustentáveis. Disponível em: https://www.cidadessustentaveis.org.br/. Acesso em: 11 de março de 2019.
Objetivo
Tempo sugerido: 3 minutos
- Organize sua sala de forma que os alunos possam fazer a atividade de Sistematização em grupos.
- Faça a impressão do documento da Atividade de Sistematização ampliada e em quantidade suficiente para todos os grupos: HIS3_08UND05 - Tabuleiro: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/BMNqFUAWkJ55tNe5K4nACFm2QpxsgNePfPNbDhE9VnRPtXcZGTzZWgxrasqE/his3-08und05-tabuleiro.pdf
- Apresente o tema aos alunos escrevendo-o no quadro ou lendo-o para a turma. Se estiver fazendo uso de projetor, apresente este slide e faça uma leitura coletiva.
- Busque por meio de uma conversa introduzir o tema desta aula: as relações existentes entre a natureza e as comunidades indígenas e a natureza e o meio urbano.
Contexto
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
- Peça aos alunos para observarem com atenção as imagens do slide.
- Caso deseje, acesse o documento que disponibiliza este slide HIS3_08UND05 - Slide da Contextualização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/jJdsW33SBenENyGXsWTqrCK9u57bEds6AdXNaCkwj6GJqxJnUt9PRwx8GGFq/his3-08und05-slide-da-contextualizacao.pdf
- O que se deve perceber e analisar é como se dá a relação estabelecida entre as pessoas que estão nesses espaços e a natureza.
- Apresente essas informações sobre o meio ambiente pela visão dos indígenas:
“A relação que cada população estabelece com o lugar em que vive pode transformar o ambiente de diferentes formas. E os povos indígenas sempre souberam usar os recursos naturais sem colocar em risco os ecossistemas. Sabem que precisam do ambiente e de seus recursos para viver, por isso desenvolveram formas de manejo adequadas e que têm se mostrado muito importantes para a preservação das florestas no Brasil. É por isso que muita gente acha que os povos indígenas ajudam a conservar o meio ambiente; isso acontece porque eles conhecem a fundo os ambientes em que vivem! Os povos indígenas ajudam a ampliar a diversidade da fauna e da flora local porque têm formas únicas de viver e ocupar um lugar.”(Ambiente com gente dentro. Disponível em: https://mirim.org/onde-estao/ambiente-com-gente-dentro. Acesso em: 11 de março de 2019.)
- Peça aos alunos para dizerem o que conseguem perceber desta relação entre os indígenas e a natureza.
- Apresente essas informações sobre o meio ambiente pela visão da população que vive no meio urbano:
“Com a urbanização o ser humano transformou ambientes naturais, criando outros artificialmente em uma complexa teia de obras para atender todas as suas necessidades como ser social, e isto implica em problemas relacionados ao ambiente, sua conservação e qualidade, sendo importante estudar e conhecer profundamente o então criado meio ambiente urbano, para que se possa melhorar a qualidade de vida dentro das aglomerações urbanas.” (Meio ambiente urbano. Disponível em: http://www.aultimaarcadenoe.com.br/meio-ambiente-urbano/. Acesso em: 11 de março de 2019.)
- Peça aos alunos para dizerem o que conseguem perceber desta relação entre as pessoas que moram nas cidades e a natureza.
- Pergunte aos alunos se eles acham possível que todos os povos possam viver em harmonia com a natureza.
Fonte da imagem:
- Banco de Imagens Nova Escola. Acesso em: 11 de março de 2019.
Problematização
Tempo sugerido: 12 minutos
Orientações:
- Apresente o slide para iniciar a atividade.
- Caso deseje, acesse o documento que disponibiliza esse slide: HIS3_08UND05 Slide da Problematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Q2FM8keUr6zrGbSUYqKwJH7BZj78muvmTxC99XB5x4ZyNQBjEvQyw3ztQ7zQ/his3-08und05-slide-da-problematizacao.pdf
- Deixe que os alunos pensem e respondam a pergunta.
- Diga que muitas iniciativas de ONG’s, Associações de bairros e o Poder Público buscam formas para tornar o meio ambiente urbano equilibrado e sustentável, protegendo, preservando e assegurando o acesso equilibrado aos bens naturais comuns.
- Aprecie uma fonte de mídia que retrata como os indígenas Pataxós compreendem a relação que deve-se ter com a natureza: https://www.youtube.com/watch?v=v3bdxs_j_uA. Acesso em: 11 de março de 2019.
- Após assistirem ao vídeo faça a seguinte pergunta aos alunos: O que esse vídeo quer nos dizer?
- Deixe que os alunos pensem e respondam a pergunta.
- É importante esclarecer que as comunidades indígenas possuem peculiaridades que as caracterizam perante outros povos. Assim, é preciso explicitar aos alunos que os indígenas podem apresentar diferentes formas de se portar, se vestir, inclusive se qualificando profissionalmente fora das comunidades, possuindo uma vida integrada aos demais grupos sociais.
Fonte da imagem:
- Eco Cartoon. Disponível em: https://portaldapartes.files.wordpress.com/2016/01/6c5af-agnelo_cartaz-721739.jpg. Acesso em: 11 de março de 2019.
Sistematização
Tempo sugerido: 25 minutos
Orientações:
- Projete (escreva no quadro ou leia) o slide para finalizar esta aula.
- Caso deseje, acesse o documento que disponibiliza este slide HIS3_08UND05 - Slide da Sistematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/g3pDRQmHVzH8hNSvBry7Qc7r3PX9CRQeQt2nCmYmMNsXxHeG6MeVAQkFtzUf/his3-08und05-slide-da-sistematizacao.pdf
- Proponha aos alunos a criação de um jogo de tabuleiro com regras relacionadas aos elementos da natureza e a forma de utilização e conservação pelos indígenas ou pelos moradores do meio urbano.
- Caso sinta necessidade, acesse o documento contendo um modelo para o jogo de tabuleiro: HIS3_08UND05 - Tabuleiro: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/BMNqFUAWkJ55tNe5K4nACFm2QpxsgNePfPNbDhE9VnRPtXcZGTzZWgxrasqE/his3-08und05-tabuleiro.pdf. (Você deverá ampliar a imagem contida no documento para que ela ocupe o espaço de uma folha A3).
- Entregue para cada grupo um tabuleiro e os oriente com relação a elaboração das regras. Leia o texto abaixo com a sugestão para esta elaboração e determine, também, para quais casas do tabuleiro deverá ser definida uma pergunta sobre os elementos da natureza e a forma de utilização e conservação pelos indígenas ou pelos moradores do meio urbano. (Exemplos: Casa 5: Qual é a relação dos indígenas com o meio ambiente?; Casa 11: O que pode ser feito para que o meio urbano tenha mais espaços verdes?).
- Peça que escrevam as regras na parte de trás do jogo.
- Após finalizarem os alunos poderão jogar uma partida.
- Estes tabuleiros poderão fazer parte da brinquedoteca da turma, onde todos os alunos poderão usar quaisquer dos tabuleiros construídos.
Para você saber mais:
- “Os jogos de tabuleiro são ótimos para trabalhar a atenção, a concentração, despertar a curiosidade e a imaginação, além de, algumas vezes, possibilitar ao jogador conhecer a cultura de diferentes lugares. A origem dos jogos de tabuleiro é muito antiga. Especula-se que as civilizações egípcia, grega e romana, e até povos mais antigos, utilizavam tabuleiros para jogar.
[Um modelo de regras para um jogo de tabuleiro:] Instruções: Como Jogar • O jogador que tirar o maior número no dado será o primeiro a jogar. O próximo a jogar será o jogador à sua esquerda. • Após jogar o dado cada jogador andará com a tampinha, casa a casa, o número sorteado. • Quando o jogador terminar seu movimento em uma casa onde existe uma ilustração, sua chapinha pode subir ou descer a ladeira. Para conferir o porquê do movimento é só conferir no texto da carta com a ilustração idêntica. Se a ação é contra o desperdício o jogador avança ladeira acima, mas se a ação representa um desperdício, ele volta algumas casas ladeira abaixo. • Dois jogadores ou mais podem ocupar a mesma casa simultaneamente.” (Coleção Giramundo. Disponível em: http://www.multirio.rj.gov.br/index.php?option=com_mr_chamada_materia&task=download&format=raw&id=3242. Acesso em: 11 de março de 2019.).
Fonte da imagem:
- Banco de Imagens Nova Escola. Acesso em: 11 de março de 2019.
Materiais complementares
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: Whatsapp, PDF ou Print.
- Optativas: Google Meet, Google Classroom, Kahoot, Padlet e Youtube.
Contexto
Neste plano, o objetivo é comparar as relações existentes entre natureza e comunidades indígenas, natureza e meio urbano. Se dispuser de momento síncrono, organize uma sala no Google Classroom (veja aqui como utilizá-lo) ou no Google Meet (como criar uma reunião online). Solicite aos estudantes que acessem o arquivo de contextualização ou envie prints das imagens para eles. Peça para perceberem e analisarem como se dá a relação estabelecida entre as pessoas que estão nesses espaços e a natureza. Você pode usar um pequeno texto de orientação que o plano traz.
Em seguida, solicite que os estudantes elaborem um pequeno texto para comparar o modo de vida apresentado nas fotografias e o modo de vida dos estudantes. O texto deve ser compartilhado no grupo da escola.
Problematização
Compartilhe com os estudantes o vídeo “Série Resistir”. Em seguida, peça para produzirem um desenho ilustrando a vida na comunidade retratada. Os desenhos devem ser compartilhados no grupo da escola ou postados no Padlet (veja aqui como fazer um).
Sistematização
Envie, via texto, áudio ou vídeo, as orientações que estão no plano, para que os estudantes produzam um jogo de tabuleiro, cujo modelo está disponível aqui. Você pode acompanhar as produções enviando pequenas orientações via áudios ou vídeos, esclarecendo dúvidas e chamando a atenção para informações presentes. Também pode agendar um momento síncrono, para que os alunos possam compartilhar as respostas com você e com o restante da turma.
Convite às famílias
As famílias podem ajudar os estudantes acessando e assistindo juntos a alguns vídeos como, por exemplo, “Criança indígena”, “Pintura indígena” e “Crianças e jovens indígenas”.
Outras sugestões
A habilidade trabalhada neste plano possui conexão com outras. Promova o diálogo desta aula com as aulas das habilidades EF02HI10, EF02HI11, EF04HI03 e EF04HI06.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Maria Teresa Pimenta
Mentor: Alessandra Bremm
Especialista: Danielle Ferreira
Assessor pedagógico: Oldimar Cardoso
Ano: 3º ano do Ensino Fundamental
Unidade temática: O lugar em que vive.
Objeto (s) de conhecimento: A produção dos marcos da memória: a cidade e o campo, aproximações e diferenças.
Habilidade(s) da BNCC: (EF03HI08) Identificar modos de vida na cidade e no campo no presente, comparando-os com os do passado.
Palavras-Chave: Natureza; Meio ambiente urbano; Indígena; Meio urbano.
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