17711
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > História > 9º ano > A história recente

Plano de aula - Meio ambiente e sociedade, e produção da tecnologia

Plano de aula de História com atividades para 9º ano do EF sobre Meio ambiente e sociedade, e produção da tecnologia

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Monaquelly Carmo De Jesus

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
- Essenciais:PDF com documentos de texto, imagem, áudio ou vídeo com orientações do professor.
- Optativas: Google Sala de Aula, Google Drive, Google Meet, Padlet.

Contexto
Nesta aula você pode propor que os alunos trabalhem agrupados ou individualmente. Para trabalharem agrupados, podem se comunicar por meio de Whatsapp, e-mail, Facebook ou qualquer outra ferramenta. O importante é que troquem informações e se auxiliem na análise das fontes. Você pode deixar que se agrupem livremente ou pode separá-los em duplas, trios ou grupos produtivos, de acordo com o seu conhecimento sobre a turma.

Encaminhe, primeiramente, o objetivo da aula, o documento com as imagens da etapa e alguns questionamentos para orientar a análise. Utilize a ferramenta que considerar mais acessível: e-mail, WhatsApp, Google Sala de Aula ou outro meio de comunicação.

- Você sabe o que é responsabilidade socioambiental?

Na primeira imagem, o desenho mostra um galho de uma planta saindo da chaminé de uma fábrica, ao invés de fumaça.
- O que isso simboliza?
- Como o texto da imagem se harmoniza com o desenho?

Com base na segunda imagem, responda:
- O que significam as mãos ao redor do planeta Terra?

Com base na terceira imagem, responda:
- O que pode significar a folha que cresce em meio às moedas?

Peça para que os alunos reflitam e enviem as respostas. Eles podem fazer isso no próprio grupo da sala, escrevendo ou mandando pequenos áudios ou vídeos. Você pode encaminhar um pequeno áudio, vídeo ou texto esclarecendo dúvidas e acrescentando informações que achar necessárias.

Em seguida, encaminhe o documento com o texto sobre responsabilidade socioambiental e peça para que os alunos ou grupos respondam:
- O que é Responsabilidade Socioambiental, de acordo com o texto?

Dê um prazo para que façam as respostas, que podem ser enviadas no próprio grupo da sala, através de texto, áudio ou vídeo.

Problematização
Nesta etapa da aula, os alunos podem continuar trabalhando agrupados ou individualmente.

A proposta, neste momento, é que você distribua os 4 exemplos de tecnologia sustentável entre a turma, de forma que cada aluno ou grupo receba um texto e imagem junto com os questionamentos, apresentando um dos exemplos.

No Google Sala de Aula, é possível criar 4 atividades diferentes, uma com cada um dos exemplos e as questões, e destiná-las para os alunos de maneira bastante simples. Você também pode fazer isso através de e-mail e Whatsapp, entre outros.

Também é possível enviar os 4 exemplos para todos os alunos ou grupos e pedir para que respondam as mesmas perguntas para cada um dos exemplos.

- Qual é a principal diferença entre esta tecnologia e a sua versão tradicional não sustentável?
- O que você acha dessa tecnologia? Usaria? Por quê?

Estabeleça um prazo para que os alunos/grupos possam refletir, debater e responder às questões. Você pode encaminhar pequenos textos, áudios ou vídeos esclarecendo dúvidas, chamando a atenção para informações presentes na fonte que os alunos possam não ter percebido e acrescentando outras que achar necessárias.

Se optar por dividir os exemplos entre os estudantes, os alunos ou grupos podem enviar um texto, áudio ou vídeo apresentando o exemplo que recebeu para o restante da turma.

Uma alternativa para este momento pode ser agendar um momento síncrono com a turma, para que respondam ou apresentem os exemplos para os colegas, e você possa fazer correções e acrescentar informações.

Sistematização
Nesta etapa, os alunos podem continuar trabalhando agrupados ou individualmente. Encaminhe as orientações para que  produzam um Estatuto da Responsabilidade Social.

Se estiverem trabalhando agrupados, cada grupo pode escrever o próprio estatuto e depois enviar para que o restante da turma possa ver, ou a turma toda pode escrever um coletivamente. Neste caso, os alunos podem mandar as sugestões para o grupo da sala no Whatsapp, Facebook, Google Sala de Aula etc. e depois votar para escolher as melhores opções e incluir no estatuto.

Um ou mais alunos podem ficar responsáveis por serem os escribas que irão escrever a versão final do estatuto.

Se você optar por marcar um momento síncrono ao final da problematização, pode utilizar este momento para fazer uma assembleia com a turma e escolher os artigos do estatuto.

Os alunos podem compartilhar o estatuto pronto nas redes sociais, usando uma hashtag para divulgá-lo para o restante da escola e da comunidade.

Convite às famílias
Incentive os estudantes a compartilharem as criações com familiares e amigos através das redes sociais.

As famílias podem conhecer um pouco mais sobre responsabilidade socioambiental no site do Ministério do Meio Ambiente (disponível aqui).

Tutoriais sobre as ferramentas propostas neste plano
Google Sala de Aula (como criar e postar atividades):disponível aqui.
Google Sala de Aula (como criar uma turma): disponível aqui.
Google Drive (como organizar pastas): disponível aqui.
Google Meet (como criar uma reunião online): disponível aqui.
Hashtags (como usar): disponível aqui.

Sugestão Enviada Por: Chayene Medeiros


Código: HIS9_33UND04

(EF09HI33) Analisar as transformações nas relações políticas locais e globais geradas pelo desenvolvimento das tecnologias digitais de informação e comunicação.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE A história recente do 9º ano:

MAIS AULAS DE História do 9º ano:

9º ano / História / Modernização, ditadura civil-militar e redemocratização: o Brasil após 1946

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas