17711
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > História > 9º ano > A história recente

Plano de aula - Meio ambiente e sociedade, e produção da tecnologia

Plano de aula de História com atividades para 9º ano do EF sobre Meio ambiente e sociedade, e produção da tecnologia

Plano 04 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Monaquelly Carmo De Jesus

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF09HI33, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Impressão ou projeção das imagens do Contexto. Impressão das atividades e imagens da Problematização.

Material complementar:

Imagens do Contexto

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/AJFEQWa3geguksyNMmHtCtEUGKBsuUmJdnEm8MpVtnQBvhwUFf2H37knTP2r/his9-33und04-contexto.pdf

Texto sobre Responsabilidade socioambiental

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/eh7rTwsgM5wz4S6wfbH7GAGENnSbaubeZW6fNm9ETbKbsMghPzSZ8WKX5V3h/his9-33und04-contexto-2-responsabilidade-socioambiental.pdf

Texto da Problematização para imprimir

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/KcpM8WBhsZAATgQACM4tEAHbfsMgvCEh6uBV94hHZ3FZCQYfXjY22zr2kxe9/his9-33und04-problematizacao.pdf

Para você saber mais:

Artigo: CABESTRÉ, Sonia; GRAZIADEI, Tânia; POLESEL FILHO, Pedro. Comunicação estratégica, sustentabilidade e responsabilidade socioambiental: um estudo destacando os aspectos teórico-conceituais e práticos

http://ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/view/151

Como escrever um estatuto

https://novaescola.org.br/plano-de-aula/4573/escrevendo-um-estatuto-a-partir-de-uma-lista-de-regras-de-convivencia

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Projete, escreva no quadro ou leia o objetivo da aula para a turma. É muito importante começar com a apresentação do objetivo para que os estudantes entendam o que farão e compreendam aonde se quer chegar no fim da aula. Contudo, tome cuidado para, ao fazer isso, não antecipar respostas desde o começo. É necessário sempre garantir que os alunos construam o raciocínio por conta própria. O objetivo dessa aula é que os alunos possam compreender os conceitos de responsabilidade socioambiental e tecnologia sustentável.

Materiais necessários:

Impressão ou projeção das imagens do Contexto.

Impressão das atividades e imagens da Problematização.

Material complementar:

Imagens do Contexto

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/AJFEQWa3geguksyNMmHtCtEUGKBsuUmJdnEm8MpVtnQBvhwUFf2H37knTP2r/his9-33und04-contexto.pdf

Texto sobre Responsabilidade socioambiental

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/eh7rTwsgM5wz4S6wfbH7GAGENnSbaubeZW6fNm9ETbKbsMghPzSZ8WKX5V3h/his9-33und04-contexto-2-responsabilidade-socioambiental.pdf

Texto da Problematização para imprimir

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/KcpM8WBhsZAATgQACM4tEAHbfsMgvCEh6uBV94hHZ3FZCQYfXjY22zr2kxe9/his9-33und04-problematizacao.pdf

Para você saber mais:

Artigo:CABESTRÉ, Sonia; GRAZIADEI, Tânia; POLESEL FILHO, Pedro. Comunicação estratégica, sustentabilidade e responsabilidade socioambiental: um estudo destacando os aspectos teórico-conceituais e práticos

http://ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/view/151

Como escrever um estatuto

https://novaescola.org.br/plano-de-aula/4573/escrevendo-um-estatuto-a-partir-de-uma-lista-de-regras-de-convivencia

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: Divida a turma em equipes. Mostre a primeira imagem. Pergunte se alguém sabe o que é responsabilidade socioambiental. Se alguém disser que sabe, deixe que se expresse. Pergunte se mais alguém quer acrescentar à fala do colega ou se discorda. Deixe outros alunos participem, se for possível. Acertando ou não a resposta, peça que os alunos tentem entender o conceito por meio das imagens. À medida que os comentários forem se esgotando ou forem suficientes, passe para a próxima imagem.

Na primeira imagem, é provável que percebam que o desenho se trata de uma fábrica de cuja chaminé está saindo um galho de uma planta, no lugar de fumaça. O que isso simboliza? Como o texto da imagem se harmoniza com o desenho? Na segunda, pergunte o que significam as mãos ao redor do planeta Terra. Espera-se que digam algo como “Todos devem se unir para cuidar do planeta”. Na terceira imagem, o texto facilita a compreensão da foto ao deixar claro que o dinheiro representa os bancos, de onde deve surgir a responsabilidade socioambiental, que é representada em forma de uma folha que cresce em meio às moedas.

Em seguida, distribua entre os grupos o texto sobre Responsabilidade socioambiental e faça uma leitura compartilhada. Peça que comentem.

Material complementar:

Imagens do Contexto

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/AJFEQWa3geguksyNMmHtCtEUGKBsuUmJdnEm8MpVtnQBvhwUFf2H37knTP2r/his9-33und04-contexto.pdf

Texto sobre Responsabilidade socioambiental

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/eh7rTwsgM5wz4S6wfbH7GAGENnSbaubeZW6fNm9ETbKbsMghPzSZ8WKX5V3h/his9-33und04-contexto-2-responsabilidade-socioambiental.pdf

Para você saber mais:

Artigo:CABESTRÉ, Sonia; GRAZIADEI, Tânia; POLESEL FILHO, Pedro. Comunicação estratégica, sustentabilidade e responsabilidade socioambiental: um estudo destacando os aspectos teórico-conceituais e práticos

http://ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/view/151

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Divida a turma em equipes. Mostre a primeira imagem. Pergunte se alguém sabe o que é responsabilidade socioambiental. Se alguém disser que sabe, deixe que se expresse. Pergunte se mais alguém quer acrescentar à fala do colega ou se discorda. Deixe que outros alunos participem, se for possível. Acertando ou não a resposta, peça que os alunos tentem entender o conceito por meio das imagens. À medida que os comentários forem se esgotando ou forem suficientes, passe para a próxima imagem.

Na primeira imagem, é provável que percebam que o desenho se trata de uma fábrica de cuja chaminé está saindo um galho de uma planta no lugar de fumaça. O que isso simboliza? Como o texto da imagem se harmoniza com o desenho? Na segunda, pergunte o que significam as mãos ao redor do planeta Terra. Espera-se que digam algo como “Todos devem se unir para cuidar do planeta”. Na terceira imagem, o texto facilita a compreensão da foto, ao deixar claro que o dinheiro representa os bancos, de onde deve surgir a responsabilidade socioambiental, que é representada em forma de uma folha que cresce em meio às moedas.

Em seguida, distribua entre os grupos o texto sobre Responsabilidade socioambiental e faça uma leitura compartilhada. Peça que comentem.

Material complementar:

Imagens do Contexto

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/AJFEQWa3geguksyNMmHtCtEUGKBsuUmJdnEm8MpVtnQBvhwUFf2H37knTP2r/his9-33und04-contexto.pdf

Texto sobre Responsabilidade socioambiental

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/eh7rTwsgM5wz4S6wfbH7GAGENnSbaubeZW6fNm9ETbKbsMghPzSZ8WKX5V3h/his9-33und04-contexto-2-responsabilidade-socioambiental.pdf

Para você saber mais:

Artigo: CABESTRÉ, Sonia; GRAZIADEI, Tânia; POLESEL FILHO, Pedro. Comunicação estratégica, sustentabilidade e responsabilidade socioambiental: um estudo destacando os aspectos teórico-conceituais e práticos

http://ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/view/151

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Divida a turma em equipes. Mostre a primeira imagem. Pergunte se alguém sabe o que é responsabilidade socioambiental. Se alguém disser que sabe, deixe que se expresse. Pergunte se mais alguém quer acrescentar à fala do colega ou se discorda. Deixe outros alunos participem, se for possível. Acertando ou não a resposta, peça que os alunos tentem entender o conceito por meio das imagens. À medida que os comentários forem se esgotando ou forem suficientes, passe para a próxima imagem.

Na primeira imagem, é provável que percebam que o desenho se trata de uma fábrica, de cuja chaminé está saindo um galho de uma planta, no lugar de fumaça. O que isso simboliza? Como o texto da imagem se harmoniza com o desenho? Na segunda, pergunte o que significam as mãos ao redor do planeta Terra. Espera-se que digam algo como “Todos devem se unir para cuidar do planeta”. Na terceira imagem, o texto facilita a compreensão da foto, ao deixar claro que o dinheiro representa os bancos, de onde deve surgir a responsabilidade socioambiental, que é representada em forma de uma folha que cresce em meio às moedas.

Em seguida, distribua entre os grupos o texto sobre Responsabilidade socioambiental e faça uma leitura compartilhada. Peça que comentem.

Material complementar:

Imagens do Contexto

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/AJFEQWa3geguksyNMmHtCtEUGKBsuUmJdnEm8MpVtnQBvhwUFf2H37knTP2r/his9-33und04-contexto.pdf

Texto sobre Responsabilidade socioambiental

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/eh7rTwsgM5wz4S6wfbH7GAGENnSbaubeZW6fNm9ETbKbsMghPzSZ8WKX5V3h/his9-33und04-contexto-2-responsabilidade-socioambiental.pdf

Para você saber mais:

Artigo:CABESTRÉ, Sonia; GRAZIADEI, Tânia; POLESEL FILHO, Pedro. Comunicação estratégica, sustentabilidade e responsabilidade socioambiental: um estudo destacando os aspectos teórico-conceituais e práticos

http://ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/view/151

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Divida a turma em equipes. Mostre a primeira imagem. Pergunte se alguém sabe o que é responsabilidade socioambiental. Se alguém disser que sabe, deixe que se expresse. Pergunte se mais alguém quer acrescentar à fala do colega ou se discorda. Deixe outros alunos participem, se for possível. Acertando ou não a resposta, peça que os alunos tentem entender o conceito por meio das imagens. À medida que os comentários forem se esgotando ou forem suficientes, passe para a próxima imagem.

Na primeira imagem, é provável que percebam que o desenho se trata de uma fábrica, de cuja chaminé está saindo um galho de uma planta, no lugar de fumaça. O que isso simboliza? Como o texto da imagem se harmoniza com o desenho? Na segunda, pergunte o que significam as mãos ao redor do planeta Terra. Espera-se que digam algo como “todos devem se unir para cuidar do planeta”. Na terceira imagem, o texto facilita a compreensão da foto, ao deixar claro que o dinheiro representa os bancos, de onde deve surgir a responsabilidade socioambiental, que é representada em forma de uma folha que cresce em meio às moedas.

Em seguida, distribua entre os grupos o texto sobre Responsabilidade socioambiental e faça uma leitura compartilhada. Peça que comentem.

Material complementar:

Imagens do Contexto

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/AJFEQWa3geguksyNMmHtCtEUGKBsuUmJdnEm8MpVtnQBvhwUFf2H37knTP2r/his9-33und04-contexto.pdf

Texto sobre Responsabilidade socioambiental

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/eh7rTwsgM5wz4S6wfbH7GAGENnSbaubeZW6fNm9ETbKbsMghPzSZ8WKX5V3h/his9-33und04-contexto-2-responsabilidade-socioambiental.pdf

Para você saber mais:

Artigo:CABESTRÉ, Sonia; GRAZIADEI, Tânia; POLESEL FILHO, Pedro. Comunicação estratégica, sustentabilidade e responsabilidade socioambiental: um estudo destacando os aspectos teórico-conceituais e práticos

http://ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/view/151

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos.

Orientações: Explique que tecnologias sustentáveis são tecnologias que buscam diminuir ou eliminar os impactos ambientais, de modo a proteger o planeta para as gerações futuras. As pessoas, organizações ou empresas preocupadas com a responsabilidade socioambiental procuram utilizar tecnologias sustentáveis.

Entregue a cada equipe um exemplo de tecnologia sustentável. Peça que o grupo responda duas perguntas:

1 - Qual é a principal diferença entre esta tecnologia e a sua versão não sustentável?

2 - O que acha desta tecnologia? Usaria? Por quê?

Dê às equipes 5 minutos para responder e depois chame cada equipe para falar sobre a tecnologia sustentável pela qual ficou responsável e mostrar a imagem para os colegas.

Material complementar:

Texto da Problematização para imprimir

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/KcpM8WBhsZAATgQACM4tEAHbfsMgvCEh6uBV94hHZ3FZCQYfXjY22zr2kxe9/his9-33und04-problematizacao.pdf

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: Incentive todos os alunos a refletir sobre o seu papel no cuidado com o planeta e com as pessoas que nele vivem com base na produção de um estatuto da responsabilidade socioambiental. Diga que este estatuto deve ser cumprido por todos os alunos da sala, no âmbito da escola, mas que eles são incentivados a utilizar essas práticas também na sua vida diária.

Comece com uma lista de regras, que depois será utilizada para escrever o texto do estatuto. Peça que os alunos sugiram o que deve entrar no estatuto e deixe que discutam sobre a viabilidade ou não da sugestão.

Para você saber mais:

Como escrever um estatuto

https://novaescola.org.br/plano-de-aula/4573/escrevendo-um-estatuto-a-partir-de-uma-lista-de-regras-de-convivencia

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF09HI33, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Impressão ou projeção das imagens do Contexto. Impressão das atividades e imagens da Problematização.

Material complementar:

Imagens do Contexto

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/AJFEQWa3geguksyNMmHtCtEUGKBsuUmJdnEm8MpVtnQBvhwUFf2H37knTP2r/his9-33und04-contexto.pdf

Texto sobre Responsabilidade socioambiental

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/eh7rTwsgM5wz4S6wfbH7GAGENnSbaubeZW6fNm9ETbKbsMghPzSZ8WKX5V3h/his9-33und04-contexto-2-responsabilidade-socioambiental.pdf

Texto da Problematização para imprimir

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/KcpM8WBhsZAATgQACM4tEAHbfsMgvCEh6uBV94hHZ3FZCQYfXjY22zr2kxe9/his9-33und04-problematizacao.pdf

Para você saber mais:

Artigo: CABESTRÉ, Sonia; GRAZIADEI, Tânia; POLESEL FILHO, Pedro. Comunicação estratégica, sustentabilidade e responsabilidade socioambiental: um estudo destacando os aspectos teórico-conceituais e práticos

http://ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/view/151

Como escrever um estatuto

https://novaescola.org.br/plano-de-aula/4573/escrevendo-um-estatuto-a-partir-de-uma-lista-de-regras-de-convivencia

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Projete, escreva no quadro ou leia o objetivo da aula para a turma. É muito importante começar com a apresentação do objetivo para que os estudantes entendam o que farão e compreendam aonde se quer chegar no fim da aula. Contudo, tome cuidado para, ao fazer isso, não antecipar respostas desde o começo. É necessário sempre garantir que os alunos construam o raciocínio por conta própria. O objetivo dessa aula é que os alunos possam compreender os conceitos de responsabilidade socioambiental e tecnologia sustentável.

Materiais necessários:

Impressão ou projeção das imagens do Contexto.

Impressão das atividades e imagens da Problematização.

Material complementar:

Imagens do Contexto

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/AJFEQWa3geguksyNMmHtCtEUGKBsuUmJdnEm8MpVtnQBvhwUFf2H37knTP2r/his9-33und04-contexto.pdf

Texto sobre Responsabilidade socioambiental

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/eh7rTwsgM5wz4S6wfbH7GAGENnSbaubeZW6fNm9ETbKbsMghPzSZ8WKX5V3h/his9-33und04-contexto-2-responsabilidade-socioambiental.pdf

Texto da Problematização para imprimir

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/KcpM8WBhsZAATgQACM4tEAHbfsMgvCEh6uBV94hHZ3FZCQYfXjY22zr2kxe9/his9-33und04-problematizacao.pdf

Para você saber mais:

Artigo:CABESTRÉ, Sonia; GRAZIADEI, Tânia; POLESEL FILHO, Pedro. Comunicação estratégica, sustentabilidade e responsabilidade socioambiental: um estudo destacando os aspectos teórico-conceituais e práticos

http://ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/view/151

Como escrever um estatuto

https://novaescola.org.br/plano-de-aula/4573/escrevendo-um-estatuto-a-partir-de-uma-lista-de-regras-de-convivencia

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: Divida a turma em equipes. Mostre a primeira imagem. Pergunte se alguém sabe o que é responsabilidade socioambiental. Se alguém disser que sabe, deixe que se expresse. Pergunte se mais alguém quer acrescentar à fala do colega ou se discorda. Deixe outros alunos participem, se for possível. Acertando ou não a resposta, peça que os alunos tentem entender o conceito por meio das imagens. À medida que os comentários forem se esgotando ou forem suficientes, passe para a próxima imagem.

Na primeira imagem, é provável que percebam que o desenho se trata de uma fábrica de cuja chaminé está saindo um galho de uma planta, no lugar de fumaça. O que isso simboliza? Como o texto da imagem se harmoniza com o desenho? Na segunda, pergunte o que significam as mãos ao redor do planeta Terra. Espera-se que digam algo como “Todos devem se unir para cuidar do planeta”. Na terceira imagem, o texto facilita a compreensão da foto ao deixar claro que o dinheiro representa os bancos, de onde deve surgir a responsabilidade socioambiental, que é representada em forma de uma folha que cresce em meio às moedas.

Em seguida, distribua entre os grupos o texto sobre Responsabilidade socioambiental e faça uma leitura compartilhada. Peça que comentem.

Material complementar:

Imagens do Contexto

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/AJFEQWa3geguksyNMmHtCtEUGKBsuUmJdnEm8MpVtnQBvhwUFf2H37knTP2r/his9-33und04-contexto.pdf

Texto sobre Responsabilidade socioambiental

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/eh7rTwsgM5wz4S6wfbH7GAGENnSbaubeZW6fNm9ETbKbsMghPzSZ8WKX5V3h/his9-33und04-contexto-2-responsabilidade-socioambiental.pdf

Para você saber mais:

Artigo:CABESTRÉ, Sonia; GRAZIADEI, Tânia; POLESEL FILHO, Pedro. Comunicação estratégica, sustentabilidade e responsabilidade socioambiental: um estudo destacando os aspectos teórico-conceituais e práticos

http://ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/view/151

Slide Plano Aula

Orientações: Divida a turma em equipes. Mostre a primeira imagem. Pergunte se alguém sabe o que é responsabilidade socioambiental. Se alguém disser que sabe, deixe que se expresse. Pergunte se mais alguém quer acrescentar à fala do colega ou se discorda. Deixe que outros alunos participem, se for possível. Acertando ou não a resposta, peça que os alunos tentem entender o conceito por meio das imagens. À medida que os comentários forem se esgotando ou forem suficientes, passe para a próxima imagem.

Na primeira imagem, é provável que percebam que o desenho se trata de uma fábrica de cuja chaminé está saindo um galho de uma planta no lugar de fumaça. O que isso simboliza? Como o texto da imagem se harmoniza com o desenho? Na segunda, pergunte o que significam as mãos ao redor do planeta Terra. Espera-se que digam algo como “Todos devem se unir para cuidar do planeta”. Na terceira imagem, o texto facilita a compreensão da foto, ao deixar claro que o dinheiro representa os bancos, de onde deve surgir a responsabilidade socioambiental, que é representada em forma de uma folha que cresce em meio às moedas.

Em seguida, distribua entre os grupos o texto sobre Responsabilidade socioambiental e faça uma leitura compartilhada. Peça que comentem.

Material complementar:

Imagens do Contexto

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/AJFEQWa3geguksyNMmHtCtEUGKBsuUmJdnEm8MpVtnQBvhwUFf2H37knTP2r/his9-33und04-contexto.pdf

Texto sobre Responsabilidade socioambiental

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/eh7rTwsgM5wz4S6wfbH7GAGENnSbaubeZW6fNm9ETbKbsMghPzSZ8WKX5V3h/his9-33und04-contexto-2-responsabilidade-socioambiental.pdf

Para você saber mais:

Artigo: CABESTRÉ, Sonia; GRAZIADEI, Tânia; POLESEL FILHO, Pedro. Comunicação estratégica, sustentabilidade e responsabilidade socioambiental: um estudo destacando os aspectos teórico-conceituais e práticos

http://ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/view/151

Slide Plano Aula

Orientações: Divida a turma em equipes. Mostre a primeira imagem. Pergunte se alguém sabe o que é responsabilidade socioambiental. Se alguém disser que sabe, deixe que se expresse. Pergunte se mais alguém quer acrescentar à fala do colega ou se discorda. Deixe outros alunos participem, se for possível. Acertando ou não a resposta, peça que os alunos tentem entender o conceito por meio das imagens. À medida que os comentários forem se esgotando ou forem suficientes, passe para a próxima imagem.

Na primeira imagem, é provável que percebam que o desenho se trata de uma fábrica, de cuja chaminé está saindo um galho de uma planta, no lugar de fumaça. O que isso simboliza? Como o texto da imagem se harmoniza com o desenho? Na segunda, pergunte o que significam as mãos ao redor do planeta Terra. Espera-se que digam algo como “Todos devem se unir para cuidar do planeta”. Na terceira imagem, o texto facilita a compreensão da foto, ao deixar claro que o dinheiro representa os bancos, de onde deve surgir a responsabilidade socioambiental, que é representada em forma de uma folha que cresce em meio às moedas.

Em seguida, distribua entre os grupos o texto sobre Responsabilidade socioambiental e faça uma leitura compartilhada. Peça que comentem.

Material complementar:

Imagens do Contexto

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/AJFEQWa3geguksyNMmHtCtEUGKBsuUmJdnEm8MpVtnQBvhwUFf2H37knTP2r/his9-33und04-contexto.pdf

Texto sobre Responsabilidade socioambiental

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/eh7rTwsgM5wz4S6wfbH7GAGENnSbaubeZW6fNm9ETbKbsMghPzSZ8WKX5V3h/his9-33und04-contexto-2-responsabilidade-socioambiental.pdf

Para você saber mais:

Artigo:CABESTRÉ, Sonia; GRAZIADEI, Tânia; POLESEL FILHO, Pedro. Comunicação estratégica, sustentabilidade e responsabilidade socioambiental: um estudo destacando os aspectos teórico-conceituais e práticos

http://ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/view/151

Slide Plano Aula

Orientações: Divida a turma em equipes. Mostre a primeira imagem. Pergunte se alguém sabe o que é responsabilidade socioambiental. Se alguém disser que sabe, deixe que se expresse. Pergunte se mais alguém quer acrescentar à fala do colega ou se discorda. Deixe outros alunos participem, se for possível. Acertando ou não a resposta, peça que os alunos tentem entender o conceito por meio das imagens. À medida que os comentários forem se esgotando ou forem suficientes, passe para a próxima imagem.

Na primeira imagem, é provável que percebam que o desenho se trata de uma fábrica, de cuja chaminé está saindo um galho de uma planta, no lugar de fumaça. O que isso simboliza? Como o texto da imagem se harmoniza com o desenho? Na segunda, pergunte o que significam as mãos ao redor do planeta Terra. Espera-se que digam algo como “todos devem se unir para cuidar do planeta”. Na terceira imagem, o texto facilita a compreensão da foto, ao deixar claro que o dinheiro representa os bancos, de onde deve surgir a responsabilidade socioambiental, que é representada em forma de uma folha que cresce em meio às moedas.

Em seguida, distribua entre os grupos o texto sobre Responsabilidade socioambiental e faça uma leitura compartilhada. Peça que comentem.

Material complementar:

Imagens do Contexto

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/AJFEQWa3geguksyNMmHtCtEUGKBsuUmJdnEm8MpVtnQBvhwUFf2H37knTP2r/his9-33und04-contexto.pdf

Texto sobre Responsabilidade socioambiental

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/eh7rTwsgM5wz4S6wfbH7GAGENnSbaubeZW6fNm9ETbKbsMghPzSZ8WKX5V3h/his9-33und04-contexto-2-responsabilidade-socioambiental.pdf

Para você saber mais:

Artigo:CABESTRÉ, Sonia; GRAZIADEI, Tânia; POLESEL FILHO, Pedro. Comunicação estratégica, sustentabilidade e responsabilidade socioambiental: um estudo destacando os aspectos teórico-conceituais e práticos

http://ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/view/151

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos.

Orientações: Explique que tecnologias sustentáveis são tecnologias que buscam diminuir ou eliminar os impactos ambientais, de modo a proteger o planeta para as gerações futuras. As pessoas, organizações ou empresas preocupadas com a responsabilidade socioambiental procuram utilizar tecnologias sustentáveis.

Entregue a cada equipe um exemplo de tecnologia sustentável. Peça que o grupo responda duas perguntas:

1 - Qual é a principal diferença entre esta tecnologia e a sua versão não sustentável?

2 - O que acha desta tecnologia? Usaria? Por quê?

Dê às equipes 5 minutos para responder e depois chame cada equipe para falar sobre a tecnologia sustentável pela qual ficou responsável e mostrar a imagem para os colegas.

Material complementar:

Texto da Problematização para imprimir

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/KcpM8WBhsZAATgQACM4tEAHbfsMgvCEh6uBV94hHZ3FZCQYfXjY22zr2kxe9/his9-33und04-problematizacao.pdf

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: Incentive todos os alunos a refletir sobre o seu papel no cuidado com o planeta e com as pessoas que nele vivem com base na produção de um estatuto da responsabilidade socioambiental. Diga que este estatuto deve ser cumprido por todos os alunos da sala, no âmbito da escola, mas que eles são incentivados a utilizar essas práticas também na sua vida diária.

Comece com uma lista de regras, que depois será utilizada para escrever o texto do estatuto. Peça que os alunos sugiram o que deve entrar no estatuto e deixe que discutam sobre a viabilidade ou não da sugestão.

Para você saber mais:

Como escrever um estatuto

https://novaescola.org.br/plano-de-aula/4573/escrevendo-um-estatuto-a-partir-de-uma-lista-de-regras-de-convivencia

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE A história recente do 9º ano :

MAIS AULAS DE História do 9º ano:

9º ano / História / Modernização, ditadura civil-militar e redemocratização: o Brasil após 1946

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF09HI33 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano