Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF09HI33, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários:
impressão dos textos ou projeção
Material complementar:
Textos para a problematização
Para você saber mais:
Mídias sociais: conceito e definição. Disponível em: <https://www.internetinnovation.com.br/blog/midias-sociais-conceito-e-definicao> Acesso em: 06 mai. 2019
https://exame.abril.com.br/tecnologia/na-primavera-arabe-internet-e-faca-de-dois-gumes/
SOUZA, Rogério; COSTA, Débora. A revolta digital: impacto das redes sociais da internet nos protestos de rua dos países árabes em 2011. Disponível em: http://revistas.unifoa.edu.br/index.php/cadernos/article/download/1100/956. Acesso em: 07 abr. 2019
TAVARES, Viviane. O Papel das Redes Sociais na Primavera Árabe de 2011: implicações para a ordem internacional. Disponível em: <https://www.mundorama.net/?p=10624> Acesso em: 07 abr. 2019
Objetivo
Tempo sugerido: 1 minuto
Orientações: Projete, escreva no quadro ou leia o objetivo da aula para a turma. É muito importante começar com a apresentação do objetivo para que os estudantes entendam o que farão e compreendam onde se quer chegar ao fim da aula. Contudo, tome cuidado para, ao fazer isso, não antecipar respostas desde o começo. É necessário sempre garantir que os alunos construam o raciocínio por conta própria.
O objetivo dessa aula é que os alunos possam identificar de que maneiras as mídias sociais transformaram as relações entre governos e cidadãos.
Materiais necessários:
impressão dos textos ou projeção
Material complementar:
Textos para a problematização
Para você saber mais:
Mídias sociais: conceito e definição. Disponível em: <https://www.internetinnovation.com.br/blog/midias-sociais-conceito-e-definicao> Acesso em: 06 mai. 2019
https://exame.abril.com.br/tecnologia/na-primavera-arabe-internet-e-faca-de-dois-gumes/
SOUZA, Rogério; COSTA, Débora. A revolta digital: impacto das redes sociais da internet nos protestos de rua dos países árabes em 2011. Disponível em: http://revistas.unifoa.edu.br/index.php/cadernos/article/download/1100/956. Acesso em: 07 abr. 2019
TAVARES, Viviane. O Papel das Redes Sociais na Primavera Árabe de 2011: implicações para a ordem internacional. Disponível em: <https://www.mundorama.net/?p=10624> Acesso em: 07 abr. 2019
Contexto
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Peça que os alunos comentem sobre o uso que fazem das redes sociais: quem possui conta em alguma rede social, quais redes sociais, para que utiliza, o que acha da ferramenta. Depois desses comentários, pergunte se eles já presenciaram o uso ou se já usaram as redes sociais para fins políticos.
Para saber mais:
Mídias sociais: conceito e definição. Disponível em: <https://www.internetinnovation.com.br/blog/midias-sociais-conceito-e-definicao> Acesso em: 06 mai. 2019
Problematização
Tempo sugerido: 29 minutos
Orientações: Projete ou distribua entre os alunos os textos relacionados à primavera árabe. Leia ou peça que algum aluno leia o primeiro trecho em voz alta, e peça que os alunos comentem que motivos levaram ao movimento da primavera árabe. Depois de lido o trecho 2, pergunte que mudanças as redes sociais provocaram nas relações entre governos e população, no caso dos países árabes nos movimentos de 2011.
Espera-se que os alunos citem a diminuição do controle dos governos sobre a população, com o aumento do acesso à informação. Sobre o trecho 3, pergunte de que maneira cada rede social dentre as mais famosas contribuiu para o movimento. E sobre o trecho 4, pergunte que malefício pode surgir a partir do uso das redes sociais para fins políticos.
Ao fim da discussão dos textos, deixe claro que a Primavera Árabe foi apenas um exemplo, e que essas mesmas mudanças nas relações que ficaram claras naquela ocasião permanecem nas relações entre governos e população ao redor do mundo.
Material Complementar:
Textos para a problematização
Para você saber mais:
https://exame.abril.com.br/tecnologia/na-primavera-arabe-internet-e-faca-de-dois-gumes/
SOUZA, Rogério; COSTA, Débora. A revolta digital: impacto das redes sociais da internet nos protestos de rua dos países árabes em 2011. Disponível em: http://revistas.unifoa.edu.br/index.php/cadernos/article/download/1100/956. Acesso em: 07 abr. 2019
TAVARES, Viviane. O Papel das Redes Sociais na Primavera Árabe de 2011: implicações para a ordem internacional. Disponível em: <https://www.mundorama.net/?p=10624> Acesso em: 07 abr. 2019
title> Problematização
Tempo sugerido: 29 minutos
Orientações: Projete ou distribua entre os alunos os textos relacionados à primavera árabe. Leia ou peça que algum aluno leia o primeiro trecho em voz alta, e peça que os alunos comentem que motivos levaram ao movimento da primavera árabe. Depois de lido o trecho 2, pergunte que mudanças as redes sociais provocaram nas relações entre governos e população, no caso dos países árabes nos movimentos de 2011.
Espera-se que os alunos citem a diminuição do controle dos governos sobre a população, com o aumento do acesso à informação. Sobre o trecho 3, pergunte de que maneira cada rede social dentre as mais famosas contribuiu para o movimento. E sobre o trecho 4, pergunte que malefício pode surgir a partir do uso das redes sociais para fins políticos.
Ao fim da discussão dos textos, deixe claro que a Primavera Árabe foi apenas um exemplo, e que essas mesmas mudanças nas relações que ficaram claras naquela ocasião permanecem nas relações entre governos e população ao redor do mundo.
Material Complementar:
Textos para a problematização
Para você saber mais:
https://exame.abril.com.br/tecnologia/na-primavera-arabe-internet-e-faca-de-dois-gumes/
SOUZA, Rogério; COSTA, Débora. A revolta digital: impacto das redes sociais da internet nos protestos de rua dos países árabes em 2011. Disponível em: http://revistas.unifoa.edu.br/index.php/cadernos/article/download/1100/956. Acesso em: 07 abr. 2019
TAVARES, Viviane. O Papel das Redes Sociais na Primavera Árabe de 2011: implicações para a ordem internacional. Disponível em: <https://www.mundorama.net/?p=10624> Acesso em: 07 abr. 2019
title> Problematização
Tempo sugerido: 29 minutos
Orientações: Projete ou distribua entre os alunos os textos relacionados à primavera árabe. Leia ou peça que algum aluno leia o primeiro trecho em voz alta, e peça que os alunos comentem que motivos levaram ao movimento da primavera árabe. Depois de lido o trecho 2, pergunte que mudanças as redes sociais provocaram nas relações entre governos e população, no caso dos países árabes nos movimentos de 2011.
Espera-se que os alunos citem a diminuição do controle dos governos sobre a população, com o aumento do acesso à informação. Sobre o trecho 3, pergunte de que maneira cada rede social dentre as mais famosas contribuiu para o movimento. E sobre o trecho 4, pergunte que malefício pode surgir a partir do uso das redes sociais para fins políticos.
Ao fim da discussão dos textos, deixe claro que a Primavera Árabe foi apenas um exemplo, e que essas mesmas mudanças nas relações que ficaram claras naquela ocasião permanecem nas relações entre governos e população ao redor do mundo.
Material Complementar:
Textos para a problematização
Para você saber mais:
https://exame.abril.com.br/tecnologia/na-primavera-arabe-internet-e-faca-de-dois-gumes/
SOUZA, Rogério; COSTA, Débora. A revolta digital: impacto das redes sociais da internet nos protestos de rua dos países árabes em 2011. Disponível em: http://revistas.unifoa.edu.br/index.php/cadernos/article/download/1100/956. Acesso em: 07 abr. 2019
TAVARES, Viviane. O Papel das Redes Sociais na Primavera Árabe de 2011: implicações para a ordem internacional. Disponível em: <https://www.mundorama.net/?p=10624> Acesso em: 07 abr. 2019
Problematização
Orientações: Projete ou distribua entre os alunos os textos relacionados à primavera árabe. Leia ou peça que algum aluno leia o primeiro trecho em voz alta, e peça que os alunos comentem que motivos levaram ao movimento da primavera árabe. Depois de lido o trecho 2, pergunte que mudanças as redes sociais provocaram nas relações entre governos e população, no caso dos países árabes nos movimentos de 2011. Espera-se que os alunos citem a diminuição do controle dos governos sobre a população, com o aumento do acesso à informação. Sobre o trecho 3, pergunte de que maneira cada rede social dentre as mais famosas contribuiu para o movimento. E sobre o trecho 4, pergunte que malefício pode surgir a partir do uso das redes sociais para fins políticos.
Ao fim da discussão dos textos, deixe claro que a Primavera Árabe foi apenas um exemplo, e que essas mesmas mudanças nas relações que ficaram claras naquela ocasião permanecem nas relaçoes entre governos e população ao redor do mundo.
Material Complementar:
Textos para a problematização
Para você saber mais:
https://exame.abril.com.br/tecnologia/na-primavera-arabe-internet-e-faca-de-dois-gumes/
SOUZA, Rogério; COSTA, Débora. A revolta digital: impacto das redes sociais da internet nos protestos de rua dos países árabes em 2011. Disponível em: http://revistas.unifoa.edu.br/index.php/cadernos/article/download/1100/956. Acesso em: 07 abr. 2019
TAVARES, Viviane. O Papel das Redes Sociais na Primavera Árabe de 2011: implicações para a ordem internacional. Disponível em: <https://www.mundorama.net/?p=10624> Acesso em: 07 abr. 2019
title> Problematização
Tempo sugerido: 29 minutos
Orientações: Projete ou distribua entre os alunos os textos relacionados à primavera árabe. Leia ou peça que algum aluno leia o primeiro trecho em voz alta, e peça que os alunos comentem que motivos levaram ao movimento da primavera árabe. Depois de lido o trecho 2, pergunte que mudanças as redes sociais provocaram nas relações entre governos e população, no caso dos países árabes nos movimentos de 2011.
Espera-se que os alunos citem a diminuição do controle dos governos sobre a população, com o aumento do acesso à informação. Sobre o trecho 3, pergunte de que maneira cada rede social dentre as mais famosas contribuiu para o movimento. E sobre o trecho 4, pergunte que malefício pode surgir a partir do uso das redes sociais para fins políticos.
Ao fim da discussão dos textos, deixe claro que a Primavera Árabe foi apenas um exemplo, e que essas mesmas mudanças nas relações que ficaram claras naquela ocasião permanecem nas relações entre governos e população ao redor do mundo.
Material Complementar:
Textos para a problematização
Para você saber mais:
https://exame.abril.com.br/tecnologia/na-primavera-arabe-internet-e-faca-de-dois-gumes/
SOUZA, Rogério; COSTA, Débora. A revolta digital: impacto das redes sociais da internet nos protestos de rua dos países árabes em 2011. Disponível em: http://revistas.unifoa.edu.br/index.php/cadernos/article/download/1100/956. Acesso em: 07 abr. 2019
TAVARES, Viviane. O Papel das Redes Sociais na Primavera Árabe de 2011: implicações para a ordem internacional. Disponível em: <https://www.mundorama.net/?p=10624> Acesso em: 07 abr. 2019
title> Problematização
Tempo sugerido: 29 minutos
Orientações: Projete ou distribua entre os alunos os textos relacionados à primavera árabe. Leia ou peça que algum aluno leia o primeiro trecho em voz alta, e peça que os alunos comentem que motivos levaram ao movimento da primavera árabe. Depois de lido o trecho 2, pergunte que mudanças as redes sociais provocaram nas relações entre governos e população, no caso dos países árabes nos movimentos de 2011.
Espera-se que os alunos citem a diminuição do controle dos governos sobre a população, com o aumento do acesso à informação. Sobre o trecho 3, pergunte de que maneira cada rede social dentre as mais famosas contribuiu para o movimento. E sobre o trecho 4, pergunte que malefício pode surgir a partir do uso das redes sociais para fins políticos.
Ao fim da discussão dos textos, deixe claro que a Primavera Árabe foi apenas um exemplo, e que essas mesmas mudanças nas relações que ficaram claras naquela ocasião permanecem nas relações entre governos e população ao redor do mundo.
Material Complementar:
Textos para a problematização
Para você saber mais:
https://exame.abril.com.br/tecnologia/na-primavera-arabe-internet-e-faca-de-dois-gumes/
SOUZA, Rogério; COSTA, Débora. A revolta digital: impacto das redes sociais da internet nos protestos de rua dos países árabes em 2011. Disponível em: http://revistas.unifoa.edu.br/index.php/cadernos/article/download/1100/956. Acesso em: 07 abr. 2019
TAVARES, Viviane. O Papel das Redes Sociais na Primavera Árabe de 2011: implicações para a ordem internacional. Disponível em: <https://www.mundorama.net/?p=10624> Acesso em: 07 abr. 2019
Sistematização
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Peça que os alunos criem um twitter ou post de facebook onde se peça a solução para uma demanda importante da comunidade. Deixe claro a diferença entre as duas plataformas. O texto para o twitter deve ser conciso e direto, enquanto que no facebook se pode explicar a questão mais detalhadamente.
Depois que tenham terminado, peça que alguns alunos apresentem a sua produção para que sejam conhecidas as suas demandas, e se elas seriam retwittadas ou curtidas pelos colegas, caso fossem postadas nas respectivas plataformas.
Sistematização
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Peça que os alunos criem um twitter ou post de facebook onde se peça a solução para uma demanda importante da comunidade. Deixe claro a diferença entre as duas plataformas. O texto para o twitter deve ser conciso e direto, enquanto que no facebook se pode explicar a questão mais detalhadamente.
Depois que tenham terminado, peça que alguns alunos apresentem a sua produção para que sejam conhecidas as suas demandas, e se elas seriam retwittadas ou curtidas pelos colegas, caso fossem postadas nas respectivas plataformas.