17650
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > História > 3º ano > A noção de espaço público e privado

Plano de aula - Agricultura Familiar

Plano de aula de História com atividades para 3º ano do EF sobre Agricultura Familiar

Plano 04 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Ana Flávia Nazaré Vilhena

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF03HI11) de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Lápis e borracha.

Material complementar:

  • Folha de atividade da Sistematização:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/BAYkakK4faZ5r3kyRTjmKYqzjjVbn48fHd73yPk8tWjQ6Nw7TxVA2BVyRyF2/his3-11und04-folha-de-atividade-da-sistematizacao.pdf

Para você saber mais:

Vídeo: Youtube. Quintal (música infantil) - Música Sobre Agricultura Familiar - Turminha do Tio Marcelo.

Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=JqchbSxvwNs Acesso em : 11/04/2019

De David, Cesar Antropologia das populações rurais [recurso eletrônico] / Cesar De David. – 1. ed. – Santa Maria, RS : UFSM, NTE, UAB, 2017. 1 e-book

Disponível em:

https://nte.ufsm.br/images/identidade_visual/MD_Antropologia_Cesar_Final.pdf Acesso em: 14/04/2019

SILVA.Camila Marques Viana; VALENTE. Ana Lúcia Eduarda Farah. Agricultura familiar, gênero e dinâmicas sociais: um estudo sobre a construção territorial do assentamento Nova Lagoa Rica. Rev. Econ. Sociol. Rural vol.51 no.2 Brasília Apr./June 2013

Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-20032013000200010 Acesso em: 14/04/2019

DANTAS. Thaís da Silva. Desafios da agricultura familiar camponesa e estratégias de resistência territorial na Comunidade São Pedro de Cima. Juiz de Fora- 2011.

Disponível em:

http://www.ufjf.br/latur/files/2011/07/Monografia-Tha%C3%ADs-em-pdf3.pdf Acesso em: 14/04/2019

NETTO. Marcos Mergarejo. A AGRICULTURA FAMILIAR E SUA ORGANIZAÇÃO. Capa > v. 2, n. 4 (2008) >NETTO

Disponível em:

https://revista.ufrr.br/actageo/article/view/194 Acesso em: 14/04/2019

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 min

Orientações: Apresente aos alunos o objetivo desta aula.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Nesta etapa deve ser preparado uma mini feira com imagens de frutas e verduras para contextualizar a conversa sobre o que eles preferem comer entre esses alimentos.

No slide acima está montada uma feira de hortifruti para ser apresentada aos alunos. Abaixo há um roteiro sugestivo de conversa com as crianças:

  • Peça aos alunos para olharem com atenção as imagens do slide.
  • Pergunte do que se trata as imagens.
  • Pergunte quais as frutas e verduras que eles mais gostam de comer.
  • Agora pergunte como eles acham que as verduras e frutas são produzidas e como elas chegam aos supermercados e feiras (provavelmente as crianças dirão que são plantadas e chegam aos postos de venda em caminhões.)
  • Convide a turma para conhecer o trabalho de agricultores familiares.

Ilustração. Feirinha. Banco de Imagens Nova Escola. Acesso em: 09/04/2019

A sugestão de montar uma feira de hortifruti poderá ser realizada de acordo com as condições da escola. Se ficar mais viável basta projetar o slide acima, porém as imagens estão disponíveis para impressão caso você não possa projetar e decida produzir um cartaz. Também é possível levar as frutas e verduras para sala de aula o que exigirá uma tempo maior para que as crianças possam manusear os itens.

O roteiro de perguntas poderá ser alterado de acordo com a dinâmica da turma.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Continue a aula explicando aos alunos que hoje eles conhecerão o trabalho de agricultor que são pessoas que plantam frutas, verduras e grãos. Para conhecer mais sobre esse tipo de trabalho, eles assistirão um vídeo de uma música agricultura familiar. Este vídeo será a fonte histórica desta aula e após assistirem conversão sobre as principais característica deste tipo de trabalho.

Para seguir com esta etapa siga o roteiro proposto abaixo:

  • Reúna os alunos em equipes e explique que eles assistirão a um pequeno vídeo sobre um grupo de agricultores que cultivam frutas e verduras orgânicas.
  • Explique para as crianças que cada grupo tem um desafio que consiste em responder a pergunta abaixo.
  • Dê a cada grupo uma das perguntas e repita o vídeo conforme a necessidade de cada grupo.

  • O que é a agricultura familiar?
  • Quem trabalha na agricultura familiar?
  • Por que a agricultura é importante para o nosso país?
  • Quais os principais alimentos que vem da agricultura familiar ?

  • Após os grupos debaterem entre si peça que cada grupo socialize o que conversaram.

Vídeo: Youtube. O que é agricultura familiar.

Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=7c9fsoS0rDo Acesso em : 14/04/2019

Como adequar à sua realidade:

  • A fonte histórica poderá ser outra caso você disponha e julgue atender melhor às necessidades dos seus alunos. Se na sua localidade há a presença de agricultores familiares e principalmente se você tem alunos cuja as famílias vivem da agricultura adeque a fonte para trabalhar diretamente a realidade do seu lugar. Como exemplo você poderá usar relatos orais, fotografias das famílias e reportagens.

  • O roteiro de perguntas poderá ser alterado conforme as necessidades dos alunos.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Para conclusão desta aula propõem-se como atividade de sistematização a qual os alunos em duplas criarão uma legenda em cada imagem que retrata os aspectos do trabalho de um agricultor familiar.

  • Organize os alunos em duplas.
  • Entregue a folha de atividade e explique o que deve ser feito.
  • Após a conclusão dos trabalhos socialize o trabalho dos alunos expondo no mural da sala.
  • Folha de atividade da Sistematização:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/BAYkakK4faZ5r3kyRTjmKYqzjjVbn48fHd73yPk8tWjQ6Nw7TxVA2BVyRyF2/his3-11und04-folha-de-atividade-da-sistematizacao.pdf

Se não for possível entregar para cada dupla uma folha de atividade da sistematização peça para os alunos desenharem o dia-a-dia de um agricultor.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF03HI11) de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Lápis e borracha.

Material complementar:

  • Folha de atividade da Sistematização:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/BAYkakK4faZ5r3kyRTjmKYqzjjVbn48fHd73yPk8tWjQ6Nw7TxVA2BVyRyF2/his3-11und04-folha-de-atividade-da-sistematizacao.pdf

Para você saber mais:

Vídeo: Youtube. Quintal (música infantil) - Música Sobre Agricultura Familiar - Turminha do Tio Marcelo.

Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=JqchbSxvwNs Acesso em : 11/04/2019

De David, Cesar Antropologia das populações rurais [recurso eletrônico] / Cesar De David. – 1. ed. – Santa Maria, RS : UFSM, NTE, UAB, 2017. 1 e-book

Disponível em:

https://nte.ufsm.br/images/identidade_visual/MD_Antropologia_Cesar_Final.pdf Acesso em: 14/04/2019

SILVA.Camila Marques Viana; VALENTE. Ana Lúcia Eduarda Farah. Agricultura familiar, gênero e dinâmicas sociais: um estudo sobre a construção territorial do assentamento Nova Lagoa Rica. Rev. Econ. Sociol. Rural vol.51 no.2 Brasília Apr./June 2013

Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-20032013000200010 Acesso em: 14/04/2019

DANTAS. Thaís da Silva. Desafios da agricultura familiar camponesa e estratégias de resistência territorial na Comunidade São Pedro de Cima. Juiz de Fora- 2011.

Disponível em:

http://www.ufjf.br/latur/files/2011/07/Monografia-Tha%C3%ADs-em-pdf3.pdf Acesso em: 14/04/2019

NETTO. Marcos Mergarejo. A AGRICULTURA FAMILIAR E SUA ORGANIZAÇÃO. Capa > v. 2, n. 4 (2008) >NETTO

Disponível em:

https://revista.ufrr.br/actageo/article/view/194 Acesso em: 14/04/2019

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 min

Orientações: Apresente aos alunos o objetivo desta aula.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Nesta etapa deve ser preparado uma mini feira com imagens de frutas e verduras para contextualizar a conversa sobre o que eles preferem comer entre esses alimentos.

No slide acima está montada uma feira de hortifruti para ser apresentada aos alunos. Abaixo há um roteiro sugestivo de conversa com as crianças:

  • Peça aos alunos para olharem com atenção as imagens do slide.
  • Pergunte do que se trata as imagens.
  • Pergunte quais as frutas e verduras que eles mais gostam de comer.
  • Agora pergunte como eles acham que as verduras e frutas são produzidas e como elas chegam aos supermercados e feiras (provavelmente as crianças dirão que são plantadas e chegam aos postos de venda em caminhões.)
  • Convide a turma para conhecer o trabalho de agricultores familiares.

Ilustração. Feirinha. Banco de Imagens Nova Escola. Acesso em: 09/04/2019

A sugestão de montar uma feira de hortifruti poderá ser realizada de acordo com as condições da escola. Se ficar mais viável basta projetar o slide acima, porém as imagens estão disponíveis para impressão caso você não possa projetar e decida produzir um cartaz. Também é possível levar as frutas e verduras para sala de aula o que exigirá uma tempo maior para que as crianças possam manusear os itens.

O roteiro de perguntas poderá ser alterado de acordo com a dinâmica da turma.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Continue a aula explicando aos alunos que hoje eles conhecerão o trabalho de agricultor que são pessoas que plantam frutas, verduras e grãos. Para conhecer mais sobre esse tipo de trabalho, eles assistirão um vídeo de uma música agricultura familiar. Este vídeo será a fonte histórica desta aula e após assistirem conversão sobre as principais característica deste tipo de trabalho.

Para seguir com esta etapa siga o roteiro proposto abaixo:

  • Reúna os alunos em equipes e explique que eles assistirão a um pequeno vídeo sobre um grupo de agricultores que cultivam frutas e verduras orgânicas.
  • Explique para as crianças que cada grupo tem um desafio que consiste em responder a pergunta abaixo.
  • Dê a cada grupo uma das perguntas e repita o vídeo conforme a necessidade de cada grupo.

  • O que é a agricultura familiar?
  • Quem trabalha na agricultura familiar?
  • Por que a agricultura é importante para o nosso país?
  • Quais os principais alimentos que vem da agricultura familiar ?

  • Após os grupos debaterem entre si peça que cada grupo socialize o que conversaram.

Vídeo: Youtube. O que é agricultura familiar.

Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=7c9fsoS0rDo Acesso em : 14/04/2019

Como adequar à sua realidade:

  • A fonte histórica poderá ser outra caso você disponha e julgue atender melhor às necessidades dos seus alunos. Se na sua localidade há a presença de agricultores familiares e principalmente se você tem alunos cuja as famílias vivem da agricultura adeque a fonte para trabalhar diretamente a realidade do seu lugar. Como exemplo você poderá usar relatos orais, fotografias das famílias e reportagens.

  • O roteiro de perguntas poderá ser alterado conforme as necessidades dos alunos.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Para conclusão desta aula propõem-se como atividade de sistematização a qual os alunos em duplas criarão uma legenda em cada imagem que retrata os aspectos do trabalho de um agricultor familiar.

  • Organize os alunos em duplas.
  • Entregue a folha de atividade e explique o que deve ser feito.
  • Após a conclusão dos trabalhos socialize o trabalho dos alunos expondo no mural da sala.
  • Folha de atividade da Sistematização:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/BAYkakK4faZ5r3kyRTjmKYqzjjVbn48fHd73yPk8tWjQ6Nw7TxVA2BVyRyF2/his3-11und04-folha-de-atividade-da-sistematizacao.pdf

Se não for possível entregar para cada dupla uma folha de atividade da sistematização peça para os alunos desenharem o dia-a-dia de um agricultor.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE A noção de espaço público e privado do 3º ano :

3º ano / História / A noção de espaço público e privado

3º ano / História / A noção de espaço público e privado

3º ano / História / A noção de espaço público e privado

MAIS AULAS DE História do 3º ano:

3º ano / História / As pessoas e os grupos que compõem a cidade e o município

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF03HI11 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano