17539
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > História > 7º ano > O mundo moderno e a conexão entre sociedades africanas, americanas e europeias

Plano de aula - O ouro antes dos europeus

Plano de aula de História com atividades para 7º ano do EF sobre O ouro antes dos europeus

Plano 02 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Luís Antônio de Castro Morais

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF07HI01, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Pincel ou giz, atividades impressas, folhas.

Material complementar:

Contextualização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/SHxZ8bxp3UmZnBZTwdPGx8pxyp4ZKxW3jMKnAk5gxfAS6sHwmmRkNFGUJZ39/contextualizacao.pdf

Atividade - Problematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/suWZdWfhZnRYx9SwKUTCpbHcuy5ayyaCfzj7WRqgbhBhtgB7v6C7vGzy6GsE/atividade-problematizacao.pdf

Sistematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/bDtg37SUJdUv4QH5JWgvPXYR7mn7RE3atNJ7ndBDCx74NUNZxbBnyEgPSpqT/sistematizacao.pdf

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Neste momento você deve apresentar aos alunos o objetivo da aula, deste modo eles terão consciência do que você está propondo a eles e o que deverão ter compreendido no fim da aula. Apresente o tema escrevendo-o no quadro ou lendo-o para toda turma. Se sua escola contar com o auxílio de projetor, apresente este slide fazendo uma leitura coletiva.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações: Você deve dividir a sala em grupos de quatro pessoas (dependendo do número de alunos de sua classe você pode aumentar ou diminuir o número de integrantes, atentando para que os grupos não fiquem muito grandes e sejam heterogêneos, pois, deste modo, os alunos poderão se ajudar nas atividades e você consegue fomentar o convívio social da sala. Estes grupos permanecerão até o fim da aula). Com a sala em grupos, exiba o meme (caso sua escola não conte com equipamento multimídia, imprima a imagem) para os alunos e, para incentivar o protagonismo, você não deve dar respostas que tragam as respostas claramente.

Faça algumas perguntas para os grupos sobre o meme apresentado. Pergunte sobre o que a imagem está tratando, chame a atenção para a frase do meme: “Meio milhão de reais em barras de ouro, que valem mais do que dinheiro”; problematize com os alunos: Qual a importância disso? Pergunte também se conhecem alguma sociedade ou alguém que foi muito rico no passado por causa do ouro.

Outra questão interessante que você pode explorar é a respeito da ornamentação com produtos de ouro: colares, brincos, pulseiras, relógios, dentes etc.

É esperado que os alunos reconheçam que o homem presente no meme é Silvio Santos, conhecido, além de seus programas de auditório, por ser um homem muito rico e que distribui dinheiro em seus programas. A frase contida na imagem é um bordão do programa Show do Milhão, onde o participante tinha que responder perguntas e, conforme seus acertos, ia ganhando prêmios maiores até chegar ao maior e último prêmio: um milhão de reais.
O apresentador sempre frisava que o prêmio era pago em barras de ouro e que valem mais que dinheiro.

Algumas sugestões de perguntas que você pode fazer para incentivar o debate:

  • Do que a imagem está tratando?
  • Vocês conhecem quem é o homem mostrado no meme?
  • Qual a relação deste homem com dinheiro?
  • Vocês conhecem algum programa que dá como prêmio barras de ouro para os participantes?
  • Vocês sabem de alguma sociedade/alguém que tenha ficado rico com ouro?
  • Hoje em dia o ouro é usado com qual finalidade?

Para finalizar, peça para que cada grupo comente o que foi discutido e faça um apanhado de todas as respostas.

Caso precise imprimir a imagem: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/SHxZ8bxp3UmZnBZTwdPGx8pxyp4ZKxW3jMKnAk5gxfAS6sHwmmRkNFGUJZ39/contextualizacao.pdf

Como adequar à sua realidade: Caso exista em sua região algum tipo de loteria que utilize premiação em barras de ouro, pode substituir o meme pelo bilhete ou cartaz que ilustre o debate inicial.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos.

Orientações: Com a sala dividida em grupos (a mesma formação da etapa anterior, com quatro integrantes por grupo), entregue a folha de atividade para que os grupos possam fazer a leitura, discutir e responder as perguntas.

A atividade é composta de três textos. Dois deles tratam do comércio e da economia do ouro no Mali, África; o outro é uma fonte histórica, escrita por Colombo no ano da chegada ao continente americano e trata sobre o modo que os nativos se ornamentavam com o metal e mostra a vontade do espanhol de chegar às fontes de ouro.

É importante você salientar com a turma para que percebam que o metal já era amplamente utilizado e comercializado, ao modo de cada sociedade, mesmo antes da chegada dos europeus.

Reserve 10 minutos para fazer a correção e socialização do exercício. Durante a correção estimule a participação de todos os grupos e o debate entre a sala.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Como forma de encerrar a aula e verificar o entendimento dos alunos você deve, primeiramente, verificar se a quantidade de grupos formados é par. Se for um número ímpar, você deve desmembrar um dos grupos e realocar os integrantes em outro, para que fique um número par.

A atividade proposta é um jogo de perguntas e respostas. Cada grupo deve elaborar duas questões que relacionem o objetivo, a contextualização e a atividade feita na sala de aula. Você deve juntar dois grupos para disputar o jogo (cada hora um faz a pergunta). Atente para que toda a sala consiga
escutar a pergunta que está sendo feita; se o grupo não souber responder, você deve abrir para que outros alunos possam responder.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF07HI01, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Pincel ou giz, atividades impressas, folhas.

Material complementar:

Contextualização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/SHxZ8bxp3UmZnBZTwdPGx8pxyp4ZKxW3jMKnAk5gxfAS6sHwmmRkNFGUJZ39/contextualizacao.pdf

Atividade - Problematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/suWZdWfhZnRYx9SwKUTCpbHcuy5ayyaCfzj7WRqgbhBhtgB7v6C7vGzy6GsE/atividade-problematizacao.pdf

Sistematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/bDtg37SUJdUv4QH5JWgvPXYR7mn7RE3atNJ7ndBDCx74NUNZxbBnyEgPSpqT/sistematizacao.pdf

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Neste momento você deve apresentar aos alunos o objetivo da aula, deste modo eles terão consciência do que você está propondo a eles e o que deverão ter compreendido no fim da aula. Apresente o tema escrevendo-o no quadro ou lendo-o para toda turma. Se sua escola contar com o auxílio de projetor, apresente este slide fazendo uma leitura coletiva.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações: Você deve dividir a sala em grupos de quatro pessoas (dependendo do número de alunos de sua classe você pode aumentar ou diminuir o número de integrantes, atentando para que os grupos não fiquem muito grandes e sejam heterogêneos, pois, deste modo, os alunos poderão se ajudar nas atividades e você consegue fomentar o convívio social da sala. Estes grupos permanecerão até o fim da aula). Com a sala em grupos, exiba o meme (caso sua escola não conte com equipamento multimídia, imprima a imagem) para os alunos e, para incentivar o protagonismo, você não deve dar respostas que tragam as respostas claramente.

Faça algumas perguntas para os grupos sobre o meme apresentado. Pergunte sobre o que a imagem está tratando, chame a atenção para a frase do meme: “Meio milhão de reais em barras de ouro, que valem mais do que dinheiro”; problematize com os alunos: Qual a importância disso? Pergunte também se conhecem alguma sociedade ou alguém que foi muito rico no passado por causa do ouro.

Outra questão interessante que você pode explorar é a respeito da ornamentação com produtos de ouro: colares, brincos, pulseiras, relógios, dentes etc.

É esperado que os alunos reconheçam que o homem presente no meme é Silvio Santos, conhecido, além de seus programas de auditório, por ser um homem muito rico e que distribui dinheiro em seus programas. A frase contida na imagem é um bordão do programa Show do Milhão, onde o participante tinha que responder perguntas e, conforme seus acertos, ia ganhando prêmios maiores até chegar ao maior e último prêmio: um milhão de reais.
O apresentador sempre frisava que o prêmio era pago em barras de ouro e que valem mais que dinheiro.

Algumas sugestões de perguntas que você pode fazer para incentivar o debate:

  • Do que a imagem está tratando?
  • Vocês conhecem quem é o homem mostrado no meme?
  • Qual a relação deste homem com dinheiro?
  • Vocês conhecem algum programa que dá como prêmio barras de ouro para os participantes?
  • Vocês sabem de alguma sociedade/alguém que tenha ficado rico com ouro?
  • Hoje em dia o ouro é usado com qual finalidade?

Para finalizar, peça para que cada grupo comente o que foi discutido e faça um apanhado de todas as respostas.

Caso precise imprimir a imagem: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/SHxZ8bxp3UmZnBZTwdPGx8pxyp4ZKxW3jMKnAk5gxfAS6sHwmmRkNFGUJZ39/contextualizacao.pdf

Como adequar à sua realidade: Caso exista em sua região algum tipo de loteria que utilize premiação em barras de ouro, pode substituir o meme pelo bilhete ou cartaz que ilustre o debate inicial.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos.

Orientações: Com a sala dividida em grupos (a mesma formação da etapa anterior, com quatro integrantes por grupo), entregue a folha de atividade para que os grupos possam fazer a leitura, discutir e responder as perguntas.

A atividade é composta de três textos. Dois deles tratam do comércio e da economia do ouro no Mali, África; o outro é uma fonte histórica, escrita por Colombo no ano da chegada ao continente americano e trata sobre o modo que os nativos se ornamentavam com o metal e mostra a vontade do espanhol de chegar às fontes de ouro.

É importante você salientar com a turma para que percebam que o metal já era amplamente utilizado e comercializado, ao modo de cada sociedade, mesmo antes da chegada dos europeus.

Reserve 10 minutos para fazer a correção e socialização do exercício. Durante a correção estimule a participação de todos os grupos e o debate entre a sala.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Como forma de encerrar a aula e verificar o entendimento dos alunos você deve, primeiramente, verificar se a quantidade de grupos formados é par. Se for um número ímpar, você deve desmembrar um dos grupos e realocar os integrantes em outro, para que fique um número par.

A atividade proposta é um jogo de perguntas e respostas. Cada grupo deve elaborar duas questões que relacionem o objetivo, a contextualização e a atividade feita na sala de aula. Você deve juntar dois grupos para disputar o jogo (cada hora um faz a pergunta). Atente para que toda a sala consiga
escutar a pergunta que está sendo feita; se o grupo não souber responder, você deve abrir para que outros alunos possam responder.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE O mundo moderno e a conexão entre sociedades africanas, americanas e europeias do 7º ano :

7º ano / História / O mundo moderno e a conexão entre sociedades africanas, americanas e europeias

MAIS AULAS DE História do 7º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF07HI03 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano