17498
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > História > 7º ano > Humanismos, Renascimentos e o Novo Mundo

Plano de aula - A Ásia que era América

Plano de aula de História com atividades para 7º ano do EF sobre A Ásia que era América

Plano 04 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Luís Antônio de Castro Morais

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF07HI06, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Pincel ou giz e atividades impressas.

Material complementar:

Contextualização - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/MW4jy4C4rJwtmB5h7sCHSet8d3SHxRrZh3vKmpCEw6pCjFaCY5dcFvEAxjYJ/his7-06und04-contextualizacao.pdf

Problematização - Atividade “Chegada às Antilhas” - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/GZRKpzjMBmbdR8AuMAtXCbGNPbJGhgpWdfXxbdENCHZxsz3vUeG7k39C5Zd8/his7-06und04-atividade-chegada-as-antilhas.pdf

Problematização - Atividade “Contrato com os reis católicos” - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/UvnfVazYFZ3c3TSzuN89WGfz9wGacYNtuTJWFErzEGC92ngzTM8x87BCpFrE/his7-06und04-atividade-contrato-com-os-reis-catolicos.pdf

Problematização - Atividade “Cinco razões da direção da viagem” - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/CUnmURMpuwpPgXZsp4YtNtQFbaR3vk2kWNpCsnf7WWvDVnXwR82WzFv63aS2/his7-06und04-atividade-cinco-razoes-da-direcao-da-viagem.pdf

Sistematização Imagens - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/V3FCQRGaY7tbmkF3Dj7QYwwjNnqwV5MwPF3JZndAqN979u9NQ76bgSsU3N2a/his7-06und04-sistematizacao-imagens.pdf

Para você saber mais: Artigo sobre as viagens de Colombo - https://nationalgeographic.sapo.pt/historia/grandes-reportagens/1589-cristovao-colombo-o-navegador?showall=1

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Neste momento você deve apresentar aos alunos o objetivo da aula. Deste modo eles terão consciência do que você está propondo a eles e o que deverão ter compreendido no fim da aula. Apresente o tema escrevendo-o no quadro ou lendo-o para toda turma. Se sua escola contar com o auxílio de projetor, apresente este slide fazendo uma leitura coletiva.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos.

Orientações: Como forma de Contextualização, você deve propor algumas rápidas questões aos alunos. O intuito desta etapa é aproximar o conteúdo a ser estudado da realidade do aluno; deste modo, você deverá problematizar com eles o caminho que fazem para ir à escola, ao mercado, para a casa de alguém etc.

Será utilizado um fato da expedição de Colombo: a chegada às Antilhas. Isso servirá de base para a reflexão dos alunos. O navegador acreditou ter chegado às Índias, no entanto havia chegado ao “novo” continente. O objetivo destas perguntas é, como já dito, aproximar os alunos do conteúdo e mostrar que a escolha de Colombo, ao navegar para o Ocidente, rendeu-lhe a chegada a outro continente.

Para iniciar a Contextualização, proponha os seguintes passos aos alunos:

  • Pensem num local que vocês sabem o caminho para chegar até lá.

Diga que pode ser a casa de alguém, mercado, padaria, escola, outra cidade etc. Mas o importante é que saibam como chegar.

  • Você está acostumado a fazer o mesmo caminho sempre ou faz um caminho com maior frequência?

É esperado que os alunos digam que fazem o mesmo caminho sempre ou que têm um caminho que utilizam com maior frequência.

  • Você conhece outros caminhos para chegar a este destino?

Resposta pessoal.

Para finalizar esta etapa, peça para que alguns alunos relatem suas experiências sobre os caminhos que pensaram. Diga a eles que na aula estudarão a expedição de Cristóvão Colombo, navegador que liderou uma expedição marítima sob a ordem da coroa hispânica e que chegou ao continente americano achando que tinha chegado à Ásia.

Se precisar imprimir o slide: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/MW4jy4C4rJwtmB5h7sCHSet8d3SHxRrZh3vKmpCEw6pCjFaCY5dcFvEAxjYJ/his7-06und04-contextualizacao.pdf

Como adequar à sua realidade: Se sua escola possuir um equipamento onde possa projetar o slide com as perguntas, você pode utilizar esta ferramenta, caso contrário, escreva as perguntas no quadro para que todos os alunos possam vê-las.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 32 minutos.

Orientações: Nesta etapa, você deverá dividir a turma em grupos de seis pessoas. Serão três fontes/atividades analisadas; o intuito de o grupo ter seis alunos é que você poderá subdividir o grupo em três duplas, cada uma ficará analisando uma atividade por vez. A sequência didática da atividade tem como objetivo apresentar aos trios algumas particularidades da expedição de Cristóvão Colombo e sua chegada à América. O intuito é que cada grupo discuta as três fontes e problematizem. Todos terão a oportunidade de pensar e realizar os exercícios propostos, para isso, peça aos alunos que respondam no caderno as questões.

Iniciam-se os trabalhos por meio da análise da primeira ficha, Chegada às Antilhas. O documento traz o relato de Colombo acreditando que chegou às Índias, mas, como é sabido, a expedição havia chegado ao continente americano.

A segunda ficha, intitulada Cinco razões da direção da viagem, apresenta as motivações pelas quais Colombo decidiu ir para às Índias navegando pelo Ocidente, entre elas é apresentada uma pequena discussão sobre a esfericidade do planeta, mostrando que Colombo já tinha se apropriado desta teoria.

Por fim, a última ficha da sequência didática, intitulada Contrato com os reis católicos, é baseada no contrato de Colombo com os reis, onde fica delimitado o que seria de cada um deles nos descobrimentos.

Os grupos terão 8 minutos para analisar e discutir cada atividade e você deverá reservar 8 minutos para a discussão com todos sobre as fontes.

Atividade “Chegada às Antilhas” - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/GZRKpzjMBmbdR8AuMAtXCbGNPbJGhgpWdfXxbdENCHZxsz3vUeG7k39C5Zd8/his7-06und04-atividade-chegada-as-antilhas.pdf

Atividade “Cinco razões da direção da viagem” - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/CUnmURMpuwpPgXZsp4YtNtQFbaR3vk2kWNpCsnf7WWvDVnXwR82WzFv63aS2/his7-06und04-atividade-cinco-razoes-da-direcao-da-viagem.pdf

Atividade “Contrato com os reis católicos” - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/UvnfVazYFZ3c3TSzuN89WGfz9wGacYNtuTJWFErzEGC92ngzTM8x87BCpFrE/his7-06und04-atividade-contrato-com-os-reis-catolicos.pdf

Peça para que leiam as atividades em seus trios (se achar conveniente, faça uma leitura comum) e discutam a temática dos textos e os principais pontos. Durante a atividade passe nos trios observando como estão construindo as respostas e se mostre aberto para sanar dúvidas.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Como forma de concluir esta aula, você deverá distribuir as imagens propostas (imagens e estátuas de Cristóvão Colombo) e pedir para que os alunos criem pequenas frases sobre a expedição de Colombo, como se fosse o próprio navegador dizendo. Estas frases devem retratar algo trabalhado na aula e que sintetize o conteúdo, de modo que todos alunos consigam compreender de qual fato se trata.

Os alunos podem, por exemplo, fazer frases cômicas sobre o fato de Colombo ter acreditado que chegou às Índias, mas tinha chegado a um “novo” continente.

Reserve 3 minutos para que os grupos possam socializar suas criações.

Para imprimir as imagens: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/V3FCQRGaY7tbmkF3Dj7QYwwjNnqwV5MwPF3JZndAqN979u9NQ76bgSsU3N2a/his7-06und04-sistematizacao-imagens.pdf

No próximo slide há um exemplo que você pode demonstrar para os alunos.

Como adequar à sua realidade: Caso prefira, você pode apenas mostrar as imagens aos alunos e pedir para que criem frases em seus cadernos. Deste modo a atividade poderá ser feita coletivamente e você pode pedir para que, a cada imagem, alguns alunos socializem suas frases.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Como forma de concluir esta aula, você deverá distribuir as imagens propostas (imagens e estátuas de Cristóvão Colombo) e pedir para que os alunos criem pequenas frases sobre a expedição de Colombo como se fosse o próprio navegador dizendo. Estas frases devem retratar algo trabalhado na aula e que sintetize o conteúdo, de modo que todos alunos consigam compreender de qual fato se trata.

Os alunos podem, por exemplo, fazer frases cômicas sobre o fato de Colombo ter acreditado que chegou às Índias, mas tinha
chegado a um “novo” continente.

Reserve 3 minutos para que os grupos possam socializar suas criações.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF07HI06, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Pincel ou giz e atividades impressas.

Material complementar:

Contextualização - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/MW4jy4C4rJwtmB5h7sCHSet8d3SHxRrZh3vKmpCEw6pCjFaCY5dcFvEAxjYJ/his7-06und04-contextualizacao.pdf

Problematização - Atividade “Chegada às Antilhas” - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/GZRKpzjMBmbdR8AuMAtXCbGNPbJGhgpWdfXxbdENCHZxsz3vUeG7k39C5Zd8/his7-06und04-atividade-chegada-as-antilhas.pdf

Problematização - Atividade “Contrato com os reis católicos” - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/UvnfVazYFZ3c3TSzuN89WGfz9wGacYNtuTJWFErzEGC92ngzTM8x87BCpFrE/his7-06und04-atividade-contrato-com-os-reis-catolicos.pdf

Problematização - Atividade “Cinco razões da direção da viagem” - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/CUnmURMpuwpPgXZsp4YtNtQFbaR3vk2kWNpCsnf7WWvDVnXwR82WzFv63aS2/his7-06und04-atividade-cinco-razoes-da-direcao-da-viagem.pdf

Sistematização Imagens - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/V3FCQRGaY7tbmkF3Dj7QYwwjNnqwV5MwPF3JZndAqN979u9NQ76bgSsU3N2a/his7-06und04-sistematizacao-imagens.pdf

Para você saber mais: Artigo sobre as viagens de Colombo - https://nationalgeographic.sapo.pt/historia/grandes-reportagens/1589-cristovao-colombo-o-navegador?showall=1

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Neste momento você deve apresentar aos alunos o objetivo da aula. Deste modo eles terão consciência do que você está propondo a eles e o que deverão ter compreendido no fim da aula. Apresente o tema escrevendo-o no quadro ou lendo-o para toda turma. Se sua escola contar com o auxílio de projetor, apresente este slide fazendo uma leitura coletiva.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos.

Orientações: Como forma de Contextualização, você deve propor algumas rápidas questões aos alunos. O intuito desta etapa é aproximar o conteúdo a ser estudado da realidade do aluno; deste modo, você deverá problematizar com eles o caminho que fazem para ir à escola, ao mercado, para a casa de alguém etc.

Será utilizado um fato da expedição de Colombo: a chegada às Antilhas. Isso servirá de base para a reflexão dos alunos. O navegador acreditou ter chegado às Índias, no entanto havia chegado ao “novo” continente. O objetivo destas perguntas é, como já dito, aproximar os alunos do conteúdo e mostrar que a escolha de Colombo, ao navegar para o Ocidente, rendeu-lhe a chegada a outro continente.

Para iniciar a Contextualização, proponha os seguintes passos aos alunos:

  • Pensem num local que vocês sabem o caminho para chegar até lá.

Diga que pode ser a casa de alguém, mercado, padaria, escola, outra cidade etc. Mas o importante é que saibam como chegar.

  • Você está acostumado a fazer o mesmo caminho sempre ou faz um caminho com maior frequência?

É esperado que os alunos digam que fazem o mesmo caminho sempre ou que têm um caminho que utilizam com maior frequência.

  • Você conhece outros caminhos para chegar a este destino?

Resposta pessoal.

Para finalizar esta etapa, peça para que alguns alunos relatem suas experiências sobre os caminhos que pensaram. Diga a eles que na aula estudarão a expedição de Cristóvão Colombo, navegador que liderou uma expedição marítima sob a ordem da coroa hispânica e que chegou ao continente americano achando que tinha chegado à Ásia.

Se precisar imprimir o slide: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/MW4jy4C4rJwtmB5h7sCHSet8d3SHxRrZh3vKmpCEw6pCjFaCY5dcFvEAxjYJ/his7-06und04-contextualizacao.pdf

Como adequar à sua realidade: Se sua escola possuir um equipamento onde possa projetar o slide com as perguntas, você pode utilizar esta ferramenta, caso contrário, escreva as perguntas no quadro para que todos os alunos possam vê-las.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 32 minutos.

Orientações: Nesta etapa, você deverá dividir a turma em grupos de seis pessoas. Serão três fontes/atividades analisadas; o intuito de o grupo ter seis alunos é que você poderá subdividir o grupo em três duplas, cada uma ficará analisando uma atividade por vez. A sequência didática da atividade tem como objetivo apresentar aos trios algumas particularidades da expedição de Cristóvão Colombo e sua chegada à América. O intuito é que cada grupo discuta as três fontes e problematizem. Todos terão a oportunidade de pensar e realizar os exercícios propostos, para isso, peça aos alunos que respondam no caderno as questões.

Iniciam-se os trabalhos por meio da análise da primeira ficha, Chegada às Antilhas. O documento traz o relato de Colombo acreditando que chegou às Índias, mas, como é sabido, a expedição havia chegado ao continente americano.

A segunda ficha, intitulada Cinco razões da direção da viagem, apresenta as motivações pelas quais Colombo decidiu ir para às Índias navegando pelo Ocidente, entre elas é apresentada uma pequena discussão sobre a esfericidade do planeta, mostrando que Colombo já tinha se apropriado desta teoria.

Por fim, a última ficha da sequência didática, intitulada Contrato com os reis católicos, é baseada no contrato de Colombo com os reis, onde fica delimitado o que seria de cada um deles nos descobrimentos.

Os grupos terão 8 minutos para analisar e discutir cada atividade e você deverá reservar 8 minutos para a discussão com todos sobre as fontes.

Atividade “Chegada às Antilhas” - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/GZRKpzjMBmbdR8AuMAtXCbGNPbJGhgpWdfXxbdENCHZxsz3vUeG7k39C5Zd8/his7-06und04-atividade-chegada-as-antilhas.pdf

Atividade “Cinco razões da direção da viagem” - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/CUnmURMpuwpPgXZsp4YtNtQFbaR3vk2kWNpCsnf7WWvDVnXwR82WzFv63aS2/his7-06und04-atividade-cinco-razoes-da-direcao-da-viagem.pdf

Atividade “Contrato com os reis católicos” - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/UvnfVazYFZ3c3TSzuN89WGfz9wGacYNtuTJWFErzEGC92ngzTM8x87BCpFrE/his7-06und04-atividade-contrato-com-os-reis-catolicos.pdf

Peça para que leiam as atividades em seus trios (se achar conveniente, faça uma leitura comum) e discutam a temática dos textos e os principais pontos. Durante a atividade passe nos trios observando como estão construindo as respostas e se mostre aberto para sanar dúvidas.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Como forma de concluir esta aula, você deverá distribuir as imagens propostas (imagens e estátuas de Cristóvão Colombo) e pedir para que os alunos criem pequenas frases sobre a expedição de Colombo, como se fosse o próprio navegador dizendo. Estas frases devem retratar algo trabalhado na aula e que sintetize o conteúdo, de modo que todos alunos consigam compreender de qual fato se trata.

Os alunos podem, por exemplo, fazer frases cômicas sobre o fato de Colombo ter acreditado que chegou às Índias, mas tinha chegado a um “novo” continente.

Reserve 3 minutos para que os grupos possam socializar suas criações.

Para imprimir as imagens: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/V3FCQRGaY7tbmkF3Dj7QYwwjNnqwV5MwPF3JZndAqN979u9NQ76bgSsU3N2a/his7-06und04-sistematizacao-imagens.pdf

No próximo slide há um exemplo que você pode demonstrar para os alunos.

Como adequar à sua realidade: Caso prefira, você pode apenas mostrar as imagens aos alunos e pedir para que criem frases em seus cadernos. Deste modo a atividade poderá ser feita coletivamente e você pode pedir para que, a cada imagem, alguns alunos socializem suas frases.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Como forma de concluir esta aula, você deverá distribuir as imagens propostas (imagens e estátuas de Cristóvão Colombo) e pedir para que os alunos criem pequenas frases sobre a expedição de Colombo como se fosse o próprio navegador dizendo. Estas frases devem retratar algo trabalhado na aula e que sintetize o conteúdo, de modo que todos alunos consigam compreender de qual fato se trata.

Os alunos podem, por exemplo, fazer frases cômicas sobre o fato de Colombo ter acreditado que chegou às Índias, mas tinha
chegado a um “novo” continente.

Reserve 3 minutos para que os grupos possam socializar suas criações.

Slide Plano Aula
Slide Plano Aula
Slide Plano Aula
Slide Plano Aula
Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Humanismos, Renascimentos e o Novo Mundo do 7º ano :

MAIS AULAS DE História do 7º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF07HI06 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano