17439
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Geografia > 7º ano > Unidade

Plano de aula - Unidades de Conservação

Plano de aula de Geografia com atividades para 7° ano do Fundamental sobre Analisar a manutenção de Unidades de Conservação no Brasil validando sua importância para além da preservação ambiental

Plano 04 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Rodrigo Ferrari Baglini

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF07GE12) de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

A habilidade contida neste plano será desenvolvida por meio da comparação de diferentes Unidades de Conservação do Brasil junto às suas responsabilidades na preservação da biodiversidade e manutenção de comunidades e povos tradicionais que muito sofrem com o avanço desenfreado do mercado capitalista.

Materiais necessários: Cartolinas; canetinhas; lápis de cor; tesouras; colas e post-its.

Material complementar:

Atividade de antecipação de conteúdo (Tema da Aula): https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/eP2FsXRnmr3fKjgKqrNnXH8kb2hb48y8nCEvrbQwbNWb35yn3duVgAB5yX5e/geo7-12und04-atividade-tema-de-aula.pdf

Organização da sala (Problematização): https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/m8kDrRAZz8spAhxzwspvejTDhJfhAF2uDm2YXrPVhE8dwPZndDA7XY6nSH8N/geo7-12und04-organizacao-da-sala-contextualizacao.pdf

Imagens (Contextualização): https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/RXSJdx7uhEKs8TGAHt9rPQyRVWyUfezhaUmFzvuXGAfZzn8h9SdQwKtV3yR2/geo7-12und04-imagens-problematizacao.pdf

Sugestão de organização da atividade: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/BTyazAdaYMHgtH6Ks9bta5yZHCAfEKehYTEH7Zw7HSGV5R8bXESk2R8C5jpX/geo7-12und04-sugestao-de-organizacao-da-atividade.pdf

Link para os mapas:

Mapa mudo do Brasil: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/pdWXtsZHXAExcJvvc28QFwjRcdFyGv9TYQBygzgBVZZ4mkK5HUftW8QzreCA/geo7-12und04-mapa-mudo.pdf

Mapa (contextualização):

https://docs.google.com/document/d/1vMMUveiJ9l5uAHpmq_IrBNDcPxIWB8IPOqP0KuFeu60/edit

Para você saber mais:

Unidades de conservação são áreas naturais delimitadas pelo poder público que tem como objetivo preservar os recursos ambientais inseridos dentro do território demarcado, inclusive águas jurisdicionais que estão sob a tutela do Estado. As Unidades de Conservação são reguladas pela lei nº 9.985, de 2000 que instituiu o Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC). O SNUC organizou as UC em duas categorias:

  • UC de proteção integral- voltadas para a manutenção integral do território, sendo o acesso apenas voltado para pesquisas;
  • UC de uso sustentável- voltadas para o uso sustentável do espaço. Normalmente estas UC’s são destinadas a comunidades locais e ou atividades educativas.

As Unidades de Conservação além de criar uma dinâmica de manutenção da biodiversidade, institui a preservação de povos e comunidades tradicionais. O decreto de número 6040 reconhece esses povos como elementos de identidade própria que utilizam os espaços florestais do Brasil como bases de sua sobrevivência cultural. Ainda assim eles estão submetidos às regulações do governo federal, podendo explorar apenas as áreas que são demarcadas como Unidades de Conservação de Uso Sustentável.

Material didático:

Cadastro Nacional de Unidades de Conservação (Mapas). Ministério do Meio Ambiente. Disponível em: <http://www.mma.gov.br/areas-protegidas/cadastro-nacional-de-ucs/mapas>. Acesso em 20 fev 2019.

Mapas Temáticos e Dados Geoestatísticos das Unidades de Conservação Federais. Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade. Disponível em: <http://www.icmbio.gov.br/portal/geoprocessamentos/51-menu-servicos/4004-downloads-mapa-tematico-e-dados-geoestatisticos-das-uc-s>. Acesso em 27 fev 2019.

Nova Cartografia Social da Amazônia. Disponível em: <http://novacartografiasocial.com.br/fasciculos/povos-e-comunidades-tradicionais-do-brasil/>. Acesso em 02 mar 2019.

Povos e Comunidades Tradicionais. Ministério do Meio Ambiente. Disponível em: <http://www.mma.gov.br/desenvolvimento-rural/terras-ind%C3%ADgenas,-povos-e-comunidades-tradicionais>. Acesso em 27 fev 2019.

Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC). Ministério do Meio Ambiente. Disponível em: <http://www.mma.gov.br/areas-protegidas/unidades-de-conservacao/sistema-nacional-de-ucs-snuc.html>. Acesso em 27 fev 2019.

Material acadêmico

VIANNA, Lucila Pinsard. De invisíveis a protagonistas Disponível em: <http://www.dan.unb.br/images/pdf/anuario_antropologico/Separatas%202002-2003/2002-2003_paullittle.pdf>. Acesso em: 01 mar 2019.

Contextos prévios: Para o pleno desenvolvimento desta aula é necessário que os alunos já tenham conhecimento sobre a localização dos estados brasileiros e o professor ter trabalhado minimamente Unidades de Conservação, assim como indicado no slide 2.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Para a realização desta aula é necessário que os alunos realizem de maneira antecipada a atividade a seguir: https://drive.google.com/file/d/1q6ytGs7z8Vwyfys72wQGFhzW5woZllvv/view?usp=sharing.

A realização da atividade será de extrema importância na condução da aula. A atividade visa valorizar o desenvolvimento prévio do conteúdo por meio de uma antecipação dos estudos.

Projete, escreva no quadro ou comente com os alunos que hoje vocês irão conversar sobre o papel das Unidades de Conservação na preservação de povos e comunidades tradicionais e que irão utilizar a atividade que eles fizeram em casa, por isso todos devem estar com a atividade realizada.

Organize os alunos em trios

Fonte da imagem:

VAN DEN HEUVEL, Maarten. Guayaquil Ecuador. Unsplash Photos. Disponível em: <https://unsplash.com/photos/zqR4Fpi6Lyo>. Acesso em: 04 mai 2019.

Como adequar à sua realidade: A atividade sugerida para casa compreende alguns povos e comunidades tradicionais do Brasil (ribeirinhos, quebradeiras de coco babaçu,indígenas e seringueiros). No entanto,a fim de contextualizar o conteúdo com a realidade dos alunos e tornar a aula mais significativa, exemplifique na atividade de casa ou peça para os alunos pesquisarem sobre alguma comunidade/povos tradicionais da região.

O site abaixo traz um levantamento de inúmeros povos e comunidades tradicionais espalhados pelo Brasil com material para download: http://novacartografiasocial.com.br/fasciculos/povos-e-comunidades-tradicionais-do-brasil/

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Projete ou entregue as imagens (disponíveis abaixo) para os grupos. Ajude os alunos a entenderem as imagens, contextualizando-as da seguinte forma:

1- O que conseguimos perceber na imagem com a colheitadeira?

2- O que as pessoas estão fazendo na segunda imagem?

Num primeiro instante, é natural que os alunos descrevam as imagens sem pensar em sua contextualização com a temática da aula. Nesse momento, comente que a primeira imagem é uma plantação mecanizada que, em decorrência de sua atividade, um bioma (ou parte dele) teve que ser destruído, enquanto que na segunda imagem vemos quebradeiras de coco desenvolvendo extrativismo vegetal de uma maneira sustentável. Diante disso, é essencial que o aluno perceba que as duas fotos demonstram, mesmo que de uma forma inferida, espaços preservados e não preservados. Logo em seguida apresente o mapa contido no slide 4, que apresenta um mapa das Unidades de Conservação focadas na região norte brasileira. Nele podemos observar diversos tipos de UCs, de acordo com suas finalidades e objetivos. Diga aos alunos que as UCs de proteção integral visam uma proteção permanente, sem a presença de populações tradicionais. Já as UCs de uso sustentável preveem a presença das comunidades tradicionais locais e suas atividades extrativistas. É importante destacar que as terras indígenas, de uma certa forma, cumprem os dois papeis das UCs apresentadas, na qual os índios protegem integralmente as terras e a utilizam para seu sustento, de uma forma sustentável, através do extrativismo natural, a caça e a pesca. É esperado que os alunos comecem a entender as diferentes UCs, através da comparação de suas finalidades e objetivos, tanto observando as imagens como o mapa.

Material complementar

Imagens (Contextualização): https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/RXSJdx7uhEKs8TGAHt9rPQyRVWyUfezhaUmFzvuXGAfZzn8h9SdQwKtV3yR2/geo7-12und04-imagens-problematizacao.pdf

Mapa (contextualização)

https://docs.google.com/document/d/1vMMUveiJ9l5uAHpmq_IrBNDcPxIWB8IPOqP0KuFeu60/edit

Fonte das imagens:

BUSTI, Edoardo. The green thresher. Unsplash photos. Disponível em: <https://unsplash.com/photos/5ofKC-FQK3Q>. Acesso em: 04 mai 2019.

CAVALLARI, Marcelo. Attalea speciosa. Wikimedia commons. Disponível em: <https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=42693156>. Acesso em: 04 mai 2019.

PIETRO, J. Quebradeiras de Côco. Wikimedia Commons. Disponível em: <https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=60003129>. Acesso em: 04 mai 2019.

Como adequar à sua realidade: Se necessário utilize imagens de povos ou comunidades tradicionais de sua região, apresentando algum problema de ordem socioeconômica que possa construir uma discussão junto aos alunos.

Para você saber mais:

Unidades de conservação são áreas naturais delimitadas pelo poder público que tem como objetivo preservar os recursos ambientais inseridos dentro do território demarcado, inclusive águas jurisdicionais que estão sob a tutela do Estado. As Unidades de Conservação são reguladas pela lei nº 9.985, de 2000 que instituiu o Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC). O SNUC organizou as UC em duas categorias:

  • UC de proteção integral - voltadas para a manutenção integral do território, sendo o acesso apenas voltado para pesquisas;
  • UC de uso sustentável - voltadas para o uso sustentável do espaço. Normalmente estas UC’s são destinadas a comunidades locais e ou atividades educativas.

As Unidades de Conservação além de criar uma dinâmica de manutenção da biodiversidade, institui a preservação de povos e comunidades tradicionais. O decreto de número 6040 reconhece esses povos como elementos de identidade própria que utilizam os espaços florestais do Brasil como bases de sua sobrevivência cultural. Ainda assim eles estão submetidos às regulações do governo federal, podendo explorar apenas as áreas que são demarcadas como Unidades de Conservação de Uso Sustentável.

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Projete ou entregue as imagens (disponíveis abaixo) para os grupos. Ajude os alunos a entenderem as imagens, contextualizando-as da seguinte forma:

1- O que conseguimos perceber na imagem com a colheitadeira?

2- O que as pessoas estão fazendo na segunda imagem?

Num primeiro instante, é natural que os alunos descrevam as imagens sem pensar em sua contextualização com a temática da aula. Nesse momento, comente que a primeira imagem é uma plantação mecanizada que, em decorrência de sua atividade, um bioma (ou parte dele) teve que ser destruído, enquanto que na segunda imagem vemos quebradeiras de coco desenvolvendo extrativismo vegetal de uma maneira sustentável. Diante disso, é essencial que o aluno perceba que as duas fotos demonstram, mesmo que de uma forma inferida, espaços preservados e não preservados. Logo em seguida apresente o mapa contido no slide 4, que apresenta um mapa das Unidades de Conservação focadas na região norte brasileira. Nele podemos observar diversos tipos de UCs, de acordo com suas finalidades e objetivos. Diga aos alunos que as UCs de proteção integral visam uma proteção permanente, sem a presença de populações tradicionais. Já as UCs de uso sustentável preveem a presença das comunidades tradicionais locais e suas atividades extrativistas. É importante destacar que as terras indígenas, de uma certa forma, cumprem os dois papeis das UCs apresentadas, na qual os índios protegem integralmente as terras e a utilizam para seu sustento, de uma forma sustentável, através do extrativismo natural, a caça e a pesca. É esperado que os alunos comecem a entender as diferentes UCs, através da comparação de suas finalidades e objetivos, tanto observando as imagens como o mapa.

Material complementar

Imagens (Contextualização): https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/RXSJdx7uhEKs8TGAHt9rPQyRVWyUfezhaUmFzvuXGAfZzn8h9SdQwKtV3yR2/geo7-12und04-imagens-problematizacao.pdf

Mapa (contextualização)

https://docs.google.com/document/d/1vMMUveiJ9l5uAHpmq_IrBNDcPxIWB8IPOqP0KuFeu60/edit

Fonte das imagens:

BUSTI, Edoardo. The green thresher. Unsplash photos. Disponível em: <https://unsplash.com/photos/5ofKC-FQK3Q>. Acesso em: 04 mai 2019.

CAVALLARI, Marcelo. Attalea speciosa. Wikimedia commons. Disponível em: <https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=42693156>. Acesso em: 04 mai 2019.

PIETRO, J. Quebradeiras de Côco. Wikimedia Commons. Disponível em: <https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=60003129>. Acesso em: 04 mai 2019.

Como adequar à sua realidade: Se necessário utilize imagens de povos ou comunidades tradicionais de sua região, apresentando algum problema de ordem socioeconômica que possa construir uma discussão junto aos alunos.

Para você saber mais:

Unidades de conservação são áreas naturais delimitadas pelo poder público que tem como objetivo preservar os recursos ambientais inseridos dentro do território demarcado, inclusive águas jurisdicionais que estão sob a tutela do Estado. As Unidades de Conservação são reguladas pela lei nº 9.985, de 2000 que instituiu o Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC). O SNUC organizou as UC em duas categorias:

  • UC de proteção integral - voltadas para a manutenção integral do território, sendo o acesso apenas voltado para pesquisas;
  • UC de uso sustentável - voltadas para o uso sustentável do espaço. Normalmente estas UC’s são destinadas a comunidades locais e ou atividades educativas.

As Unidades de Conservação além de criar uma dinâmica de manutenção da biodiversidade, institui a preservação de povos e comunidades tradicionais. O decreto de número 6040 reconhece esses povos como elementos de identidade própria que utilizam os espaços florestais do Brasil como bases de sua sobrevivência cultural. Ainda assim eles estão submetidos às regulações do governo federal, podendo explorar apenas as áreas que são demarcadas como Unidades de Conservação de Uso Sustentável.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Projete, escreva no quadro ou comente com os alunos as provocações a seguir:

  • Qual o papel das Unidades de Conservação?
  • Por que elas são importantes para povos e comunidades tradicionais?
  • Caso não houvessem Unidades de Conservação ainda existiriam algumas comunidades tradicionais?

Solicite para os trios conversarem entre eles sobre o que compreenderam da atividade de casa (se for preciso retome a atividade e readeque seu tempo de aula) e das discussões realizadas. No entanto um integrante do grupo não participará da discussão de maneiras oral, pois ele ficará incubido de anotar a conversa/reflexão dos outros dois integrante do grupo. O esquema a seguir demonstra como ficará organizada a sala na dinâmica apresentada: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/m8kDrRAZz8spAhxzwspvejTDhJfhAF2uDm2YXrPVhE8dwPZndDA7XY6nSH8N/geo7-12und04-organizacao-da-sala-contextualizacao.pdf

Procure circular entre os grupos para intermediar as discussões

Fonte da imagem:

NIKHITA, S. Human, people, person, india. Unsplash photos. Disponível em: <https://unsplash.com/photos/NsPDiPFTp4c>. Acesso em: 04 mai 2019.

Ação Propositiva select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Entregue para os alunos uma cartolina, um mapa mudo do Brasil (disponível abaixo) e peça para identificarem ao menos duas Unidades de Conservação que estão sobre territórios de povos ou comunidades tradicionais. Garanta que sejam contempladas Ucs de proteção integral e de uso sustentável. Proponha também que identifiquem uma terra indígena. Para isso, terão que utilizar a tarefa de casa (já feita) e o mapa do slide 4.

Solicite que cada grupo apresente as características principais das Unidades de Conservação e construa reflexões sobre os povos/comunidades tradicionais que compõem a UC.

Os alunos terão que identificar as UCs e terra indígena no mapa mudo, utilizando cores ou mesmo símbolos que as identifiquem, Na sequência, proponha que produzam o cartaz, utilizando o mapa mudo preenchido e adornado da maneira que o aluno achar pertinente, como indicado no exemplo abaixo:

Sugestão de organização da atividade: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/BTyazAdaYMHgtH6Ks9bta5yZHCAfEKehYTEH7Zw7HSGV5R8bXESk2R8C5jpX/geo7-12und04-sugestao-de-organizacao-da-atividade.pdf

Mapa mudo:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/pdWXtsZHXAExcJvvc28QFwjRcdFyGv9TYQBygzgBVZZ4mkK5HUftW8QzreCA/geo7-12und04-mapa-mudo.pdf

Como adequar à sua realidade: Se necessário desenvolva a atividade utilizando alguma comunidade ou povo tradicional de sua região, no item Para Você Saber Mais, encontra-se um link com diversos documentos de inúmeras comunidades tradicionais espalhadas pelo Brasil.

Para você saber mais:

Unidades de conservação são áreas naturais delimitadas pelo poder público que tem como objetivo preservar os recursos ambientais inseridos dentro do território demarcado, inclusive águas jurisdicionais que estão sob a tutela do Estado. As Unidades de Conservação são reguladas pela lei nº 9.985, de 2000 que instituiu o Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC). O SNUC organizou as UC em duas categorias:

  • UC de proteção integral- voltadas para a manutenção integral do território, sendo o acesso apenas voltado para pesquisas
  • UC de uso sustentável- voltadas para o uso sustentável do espaço. Normalmente estas UC’s são destinadas a comunidades locais e ou atividades educativas.

As Unidades de Conservação além de criar uma dinâmica de manutenção da biodiversidade, institui a preservação de povos e comunidades tradicionais. O decreto de número 6040 reconhece esses povos como elementos de identidade própria que utilizam os espaços florestais do Brasil como bases de sua sobrevivência cultural. Ainda assim eles estão submetidos às regulações do governo federal, podendo explorar apenas as áreas que são demarcadas como Unidades de Conservação de Uso Sustentável.

Cadastro Nacional de Unidades de Conservação (Mapas). Ministério do Meio Ambiente. Disponível em: <http://www.mma.gov.br/areas-protegidas/cadastro-nacional-de-ucs/mapas>. Acesso em 20 fev 2019.

Mapas Temáticos e Dados Geoestatísticos das Unidades de Conservação Federais. Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade. Disponível em: <http://www.icmbio.gov.br/portal/geoprocessamentos/51-menu-servicos/4004-downloads-mapa-tematico-e-dados-geoestatisticos-das-uc-s>. Acesso em 27 fev 2019.

Nova Cartografia Social da Amazônia. Disponível em: <http://novacartografiasocial.com.br/fasciculos/povos-e-comunidades-tradicionais-do-brasil/>. Acesso em 02 mar 2019.

Povos e Comunidades Tradicionais. Ministério do Meio Ambiente. Disponível em: <http://www.mma.gov.br/desenvolvimento-rural/terras-ind%C3%ADgenas,-povos-e-comunidades-tradicionais>. Acesso em 27 fev 2019.

Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC). Ministério do Meio Ambiente. Disponível em: <http://www.mma.gov.br/areas-protegidas/unidades-de-conservacao/sistema-nacional-de-ucs-snuc.html>. Acesso em 27 fev 2019.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Cada grupo, representado por um integrante, irá apresentar para a turma a produção do material. Antes de cada apresentação o professor escolhe um aluno da turma de maneira aleatória para fazer a pergunta ao colega, para cada apresentação um aluno diferente pergunta. É esperado que o aluno compreenda a importância de uma UCs, assim como uma terra indígena na questão da preservação do meio ambiente, através da comparação entre os diferentes objetivos e finalidades das Unidades de Conservação abordadas em sala de aula.

Fonte da imagem:

KOSINSKA, Joanna. Minimal pencils on yellow. Unsplash photos. Disponível em: <https://unsplash.com/photos/1_CMoFsPfso>. Acesso em: 04 mai 2019.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF07GE12) de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

A habilidade contida neste plano será desenvolvida por meio da comparação de diferentes Unidades de Conservação do Brasil junto às suas responsabilidades na preservação da biodiversidade e manutenção de comunidades e povos tradicionais que muito sofrem com o avanço desenfreado do mercado capitalista.

Materiais necessários: Cartolinas; canetinhas; lápis de cor; tesouras; colas e post-its.

Material complementar:

Atividade de antecipação de conteúdo (Tema da Aula): https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/eP2FsXRnmr3fKjgKqrNnXH8kb2hb48y8nCEvrbQwbNWb35yn3duVgAB5yX5e/geo7-12und04-atividade-tema-de-aula.pdf

Organização da sala (Problematização): https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/m8kDrRAZz8spAhxzwspvejTDhJfhAF2uDm2YXrPVhE8dwPZndDA7XY6nSH8N/geo7-12und04-organizacao-da-sala-contextualizacao.pdf

Imagens (Contextualização): https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/RXSJdx7uhEKs8TGAHt9rPQyRVWyUfezhaUmFzvuXGAfZzn8h9SdQwKtV3yR2/geo7-12und04-imagens-problematizacao.pdf

Sugestão de organização da atividade: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/BTyazAdaYMHgtH6Ks9bta5yZHCAfEKehYTEH7Zw7HSGV5R8bXESk2R8C5jpX/geo7-12und04-sugestao-de-organizacao-da-atividade.pdf

Link para os mapas:

Mapa mudo do Brasil: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/pdWXtsZHXAExcJvvc28QFwjRcdFyGv9TYQBygzgBVZZ4mkK5HUftW8QzreCA/geo7-12und04-mapa-mudo.pdf

Mapa (contextualização):

https://docs.google.com/document/d/1vMMUveiJ9l5uAHpmq_IrBNDcPxIWB8IPOqP0KuFeu60/edit

Para você saber mais:

Unidades de conservação são áreas naturais delimitadas pelo poder público que tem como objetivo preservar os recursos ambientais inseridos dentro do território demarcado, inclusive águas jurisdicionais que estão sob a tutela do Estado. As Unidades de Conservação são reguladas pela lei nº 9.985, de 2000 que instituiu o Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC). O SNUC organizou as UC em duas categorias:

  • UC de proteção integral- voltadas para a manutenção integral do território, sendo o acesso apenas voltado para pesquisas;
  • UC de uso sustentável- voltadas para o uso sustentável do espaço. Normalmente estas UC’s são destinadas a comunidades locais e ou atividades educativas.

As Unidades de Conservação além de criar uma dinâmica de manutenção da biodiversidade, institui a preservação de povos e comunidades tradicionais. O decreto de número 6040 reconhece esses povos como elementos de identidade própria que utilizam os espaços florestais do Brasil como bases de sua sobrevivência cultural. Ainda assim eles estão submetidos às regulações do governo federal, podendo explorar apenas as áreas que são demarcadas como Unidades de Conservação de Uso Sustentável.

Material didático:

Cadastro Nacional de Unidades de Conservação (Mapas). Ministério do Meio Ambiente. Disponível em: <http://www.mma.gov.br/areas-protegidas/cadastro-nacional-de-ucs/mapas>. Acesso em 20 fev 2019.

Mapas Temáticos e Dados Geoestatísticos das Unidades de Conservação Federais. Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade. Disponível em: <http://www.icmbio.gov.br/portal/geoprocessamentos/51-menu-servicos/4004-downloads-mapa-tematico-e-dados-geoestatisticos-das-uc-s>. Acesso em 27 fev 2019.

Nova Cartografia Social da Amazônia. Disponível em: <http://novacartografiasocial.com.br/fasciculos/povos-e-comunidades-tradicionais-do-brasil/>. Acesso em 02 mar 2019.

Povos e Comunidades Tradicionais. Ministério do Meio Ambiente. Disponível em: <http://www.mma.gov.br/desenvolvimento-rural/terras-ind%C3%ADgenas,-povos-e-comunidades-tradicionais>. Acesso em 27 fev 2019.

Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC). Ministério do Meio Ambiente. Disponível em: <http://www.mma.gov.br/areas-protegidas/unidades-de-conservacao/sistema-nacional-de-ucs-snuc.html>. Acesso em 27 fev 2019.

Material acadêmico

VIANNA, Lucila Pinsard. De invisíveis a protagonistas Disponível em: <http://www.dan.unb.br/images/pdf/anuario_antropologico/Separatas%202002-2003/2002-2003_paullittle.pdf>. Acesso em: 01 mar 2019.

Contextos prévios: Para o pleno desenvolvimento desta aula é necessário que os alunos já tenham conhecimento sobre a localização dos estados brasileiros e o professor ter trabalhado minimamente Unidades de Conservação, assim como indicado no slide 2.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Para a realização desta aula é necessário que os alunos realizem de maneira antecipada a atividade a seguir: https://drive.google.com/file/d/1q6ytGs7z8Vwyfys72wQGFhzW5woZllvv/view?usp=sharing.

A realização da atividade será de extrema importância na condução da aula. A atividade visa valorizar o desenvolvimento prévio do conteúdo por meio de uma antecipação dos estudos.

Projete, escreva no quadro ou comente com os alunos que hoje vocês irão conversar sobre o papel das Unidades de Conservação na preservação de povos e comunidades tradicionais e que irão utilizar a atividade que eles fizeram em casa, por isso todos devem estar com a atividade realizada.

Organize os alunos em trios

Fonte da imagem:

VAN DEN HEUVEL, Maarten. Guayaquil Ecuador. Unsplash Photos. Disponível em: <https://unsplash.com/photos/zqR4Fpi6Lyo>. Acesso em: 04 mai 2019.

Como adequar à sua realidade: A atividade sugerida para casa compreende alguns povos e comunidades tradicionais do Brasil (ribeirinhos, quebradeiras de coco babaçu,indígenas e seringueiros). No entanto,a fim de contextualizar o conteúdo com a realidade dos alunos e tornar a aula mais significativa, exemplifique na atividade de casa ou peça para os alunos pesquisarem sobre alguma comunidade/povos tradicionais da região.

O site abaixo traz um levantamento de inúmeros povos e comunidades tradicionais espalhados pelo Brasil com material para download: http://novacartografiasocial.com.br/fasciculos/povos-e-comunidades-tradicionais-do-brasil/

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Projete ou entregue as imagens (disponíveis abaixo) para os grupos. Ajude os alunos a entenderem as imagens, contextualizando-as da seguinte forma:

1- O que conseguimos perceber na imagem com a colheitadeira?

2- O que as pessoas estão fazendo na segunda imagem?

Num primeiro instante, é natural que os alunos descrevam as imagens sem pensar em sua contextualização com a temática da aula. Nesse momento, comente que a primeira imagem é uma plantação mecanizada que, em decorrência de sua atividade, um bioma (ou parte dele) teve que ser destruído, enquanto que na segunda imagem vemos quebradeiras de coco desenvolvendo extrativismo vegetal de uma maneira sustentável. Diante disso, é essencial que o aluno perceba que as duas fotos demonstram, mesmo que de uma forma inferida, espaços preservados e não preservados. Logo em seguida apresente o mapa contido no slide 4, que apresenta um mapa das Unidades de Conservação focadas na região norte brasileira. Nele podemos observar diversos tipos de UCs, de acordo com suas finalidades e objetivos. Diga aos alunos que as UCs de proteção integral visam uma proteção permanente, sem a presença de populações tradicionais. Já as UCs de uso sustentável preveem a presença das comunidades tradicionais locais e suas atividades extrativistas. É importante destacar que as terras indígenas, de uma certa forma, cumprem os dois papeis das UCs apresentadas, na qual os índios protegem integralmente as terras e a utilizam para seu sustento, de uma forma sustentável, através do extrativismo natural, a caça e a pesca. É esperado que os alunos comecem a entender as diferentes UCs, através da comparação de suas finalidades e objetivos, tanto observando as imagens como o mapa.

Material complementar

Imagens (Contextualização): https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/RXSJdx7uhEKs8TGAHt9rPQyRVWyUfezhaUmFzvuXGAfZzn8h9SdQwKtV3yR2/geo7-12und04-imagens-problematizacao.pdf

Mapa (contextualização)

https://docs.google.com/document/d/1vMMUveiJ9l5uAHpmq_IrBNDcPxIWB8IPOqP0KuFeu60/edit

Fonte das imagens:

BUSTI, Edoardo. The green thresher. Unsplash photos. Disponível em: <https://unsplash.com/photos/5ofKC-FQK3Q>. Acesso em: 04 mai 2019.

CAVALLARI, Marcelo. Attalea speciosa. Wikimedia commons. Disponível em: <https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=42693156>. Acesso em: 04 mai 2019.

PIETRO, J. Quebradeiras de Côco. Wikimedia Commons. Disponível em: <https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=60003129>. Acesso em: 04 mai 2019.

Como adequar à sua realidade: Se necessário utilize imagens de povos ou comunidades tradicionais de sua região, apresentando algum problema de ordem socioeconômica que possa construir uma discussão junto aos alunos.

Para você saber mais:

Unidades de conservação são áreas naturais delimitadas pelo poder público que tem como objetivo preservar os recursos ambientais inseridos dentro do território demarcado, inclusive águas jurisdicionais que estão sob a tutela do Estado. As Unidades de Conservação são reguladas pela lei nº 9.985, de 2000 que instituiu o Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC). O SNUC organizou as UC em duas categorias:

  • UC de proteção integral - voltadas para a manutenção integral do território, sendo o acesso apenas voltado para pesquisas;
  • UC de uso sustentável - voltadas para o uso sustentável do espaço. Normalmente estas UC’s são destinadas a comunidades locais e ou atividades educativas.

As Unidades de Conservação além de criar uma dinâmica de manutenção da biodiversidade, institui a preservação de povos e comunidades tradicionais. O decreto de número 6040 reconhece esses povos como elementos de identidade própria que utilizam os espaços florestais do Brasil como bases de sua sobrevivência cultural. Ainda assim eles estão submetidos às regulações do governo federal, podendo explorar apenas as áreas que são demarcadas como Unidades de Conservação de Uso Sustentável.

Slide Plano Aula

Orientações: Projete ou entregue as imagens (disponíveis abaixo) para os grupos. Ajude os alunos a entenderem as imagens, contextualizando-as da seguinte forma:

1- O que conseguimos perceber na imagem com a colheitadeira?

2- O que as pessoas estão fazendo na segunda imagem?

Num primeiro instante, é natural que os alunos descrevam as imagens sem pensar em sua contextualização com a temática da aula. Nesse momento, comente que a primeira imagem é uma plantação mecanizada que, em decorrência de sua atividade, um bioma (ou parte dele) teve que ser destruído, enquanto que na segunda imagem vemos quebradeiras de coco desenvolvendo extrativismo vegetal de uma maneira sustentável. Diante disso, é essencial que o aluno perceba que as duas fotos demonstram, mesmo que de uma forma inferida, espaços preservados e não preservados. Logo em seguida apresente o mapa contido no slide 4, que apresenta um mapa das Unidades de Conservação focadas na região norte brasileira. Nele podemos observar diversos tipos de UCs, de acordo com suas finalidades e objetivos. Diga aos alunos que as UCs de proteção integral visam uma proteção permanente, sem a presença de populações tradicionais. Já as UCs de uso sustentável preveem a presença das comunidades tradicionais locais e suas atividades extrativistas. É importante destacar que as terras indígenas, de uma certa forma, cumprem os dois papeis das UCs apresentadas, na qual os índios protegem integralmente as terras e a utilizam para seu sustento, de uma forma sustentável, através do extrativismo natural, a caça e a pesca. É esperado que os alunos comecem a entender as diferentes UCs, através da comparação de suas finalidades e objetivos, tanto observando as imagens como o mapa.

Material complementar

Imagens (Contextualização): https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/RXSJdx7uhEKs8TGAHt9rPQyRVWyUfezhaUmFzvuXGAfZzn8h9SdQwKtV3yR2/geo7-12und04-imagens-problematizacao.pdf

Mapa (contextualização)

https://docs.google.com/document/d/1vMMUveiJ9l5uAHpmq_IrBNDcPxIWB8IPOqP0KuFeu60/edit

Fonte das imagens:

BUSTI, Edoardo. The green thresher. Unsplash photos. Disponível em: <https://unsplash.com/photos/5ofKC-FQK3Q>. Acesso em: 04 mai 2019.

CAVALLARI, Marcelo. Attalea speciosa. Wikimedia commons. Disponível em: <https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=42693156>. Acesso em: 04 mai 2019.

PIETRO, J. Quebradeiras de Côco. Wikimedia Commons. Disponível em: <https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=60003129>. Acesso em: 04 mai 2019.

Como adequar à sua realidade: Se necessário utilize imagens de povos ou comunidades tradicionais de sua região, apresentando algum problema de ordem socioeconômica que possa construir uma discussão junto aos alunos.

Para você saber mais:

Unidades de conservação são áreas naturais delimitadas pelo poder público que tem como objetivo preservar os recursos ambientais inseridos dentro do território demarcado, inclusive águas jurisdicionais que estão sob a tutela do Estado. As Unidades de Conservação são reguladas pela lei nº 9.985, de 2000 que instituiu o Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC). O SNUC organizou as UC em duas categorias:

  • UC de proteção integral - voltadas para a manutenção integral do território, sendo o acesso apenas voltado para pesquisas;
  • UC de uso sustentável - voltadas para o uso sustentável do espaço. Normalmente estas UC’s são destinadas a comunidades locais e ou atividades educativas.

As Unidades de Conservação além de criar uma dinâmica de manutenção da biodiversidade, institui a preservação de povos e comunidades tradicionais. O decreto de número 6040 reconhece esses povos como elementos de identidade própria que utilizam os espaços florestais do Brasil como bases de sua sobrevivência cultural. Ainda assim eles estão submetidos às regulações do governo federal, podendo explorar apenas as áreas que são demarcadas como Unidades de Conservação de Uso Sustentável.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Projete, escreva no quadro ou comente com os alunos as provocações a seguir:

  • Qual o papel das Unidades de Conservação?
  • Por que elas são importantes para povos e comunidades tradicionais?
  • Caso não houvessem Unidades de Conservação ainda existiriam algumas comunidades tradicionais?

Solicite para os trios conversarem entre eles sobre o que compreenderam da atividade de casa (se for preciso retome a atividade e readeque seu tempo de aula) e das discussões realizadas. No entanto um integrante do grupo não participará da discussão de maneiras oral, pois ele ficará incubido de anotar a conversa/reflexão dos outros dois integrante do grupo. O esquema a seguir demonstra como ficará organizada a sala na dinâmica apresentada: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/m8kDrRAZz8spAhxzwspvejTDhJfhAF2uDm2YXrPVhE8dwPZndDA7XY6nSH8N/geo7-12und04-organizacao-da-sala-contextualizacao.pdf

Procure circular entre os grupos para intermediar as discussões

Fonte da imagem:

NIKHITA, S. Human, people, person, india. Unsplash photos. Disponível em: <https://unsplash.com/photos/NsPDiPFTp4c>. Acesso em: 04 mai 2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Entregue para os alunos uma cartolina, um mapa mudo do Brasil (disponível abaixo) e peça para identificarem ao menos duas Unidades de Conservação que estão sobre territórios de povos ou comunidades tradicionais. Garanta que sejam contempladas Ucs de proteção integral e de uso sustentável. Proponha também que identifiquem uma terra indígena. Para isso, terão que utilizar a tarefa de casa (já feita) e o mapa do slide 4.

Solicite que cada grupo apresente as características principais das Unidades de Conservação e construa reflexões sobre os povos/comunidades tradicionais que compõem a UC.

Os alunos terão que identificar as UCs e terra indígena no mapa mudo, utilizando cores ou mesmo símbolos que as identifiquem, Na sequência, proponha que produzam o cartaz, utilizando o mapa mudo preenchido e adornado da maneira que o aluno achar pertinente, como indicado no exemplo abaixo:

Sugestão de organização da atividade: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/BTyazAdaYMHgtH6Ks9bta5yZHCAfEKehYTEH7Zw7HSGV5R8bXESk2R8C5jpX/geo7-12und04-sugestao-de-organizacao-da-atividade.pdf

Mapa mudo:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/pdWXtsZHXAExcJvvc28QFwjRcdFyGv9TYQBygzgBVZZ4mkK5HUftW8QzreCA/geo7-12und04-mapa-mudo.pdf

Como adequar à sua realidade: Se necessário desenvolva a atividade utilizando alguma comunidade ou povo tradicional de sua região, no item Para Você Saber Mais, encontra-se um link com diversos documentos de inúmeras comunidades tradicionais espalhadas pelo Brasil.

Para você saber mais:

Unidades de conservação são áreas naturais delimitadas pelo poder público que tem como objetivo preservar os recursos ambientais inseridos dentro do território demarcado, inclusive águas jurisdicionais que estão sob a tutela do Estado. As Unidades de Conservação são reguladas pela lei nº 9.985, de 2000 que instituiu o Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC). O SNUC organizou as UC em duas categorias:

  • UC de proteção integral- voltadas para a manutenção integral do território, sendo o acesso apenas voltado para pesquisas
  • UC de uso sustentável- voltadas para o uso sustentável do espaço. Normalmente estas UC’s são destinadas a comunidades locais e ou atividades educativas.

As Unidades de Conservação além de criar uma dinâmica de manutenção da biodiversidade, institui a preservação de povos e comunidades tradicionais. O decreto de número 6040 reconhece esses povos como elementos de identidade própria que utilizam os espaços florestais do Brasil como bases de sua sobrevivência cultural. Ainda assim eles estão submetidos às regulações do governo federal, podendo explorar apenas as áreas que são demarcadas como Unidades de Conservação de Uso Sustentável.

Cadastro Nacional de Unidades de Conservação (Mapas). Ministério do Meio Ambiente. Disponível em: <http://www.mma.gov.br/areas-protegidas/cadastro-nacional-de-ucs/mapas>. Acesso em 20 fev 2019.

Mapas Temáticos e Dados Geoestatísticos das Unidades de Conservação Federais. Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade. Disponível em: <http://www.icmbio.gov.br/portal/geoprocessamentos/51-menu-servicos/4004-downloads-mapa-tematico-e-dados-geoestatisticos-das-uc-s>. Acesso em 27 fev 2019.

Nova Cartografia Social da Amazônia. Disponível em: <http://novacartografiasocial.com.br/fasciculos/povos-e-comunidades-tradicionais-do-brasil/>. Acesso em 02 mar 2019.

Povos e Comunidades Tradicionais. Ministério do Meio Ambiente. Disponível em: <http://www.mma.gov.br/desenvolvimento-rural/terras-ind%C3%ADgenas,-povos-e-comunidades-tradicionais>. Acesso em 27 fev 2019.

Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC). Ministério do Meio Ambiente. Disponível em: <http://www.mma.gov.br/areas-protegidas/unidades-de-conservacao/sistema-nacional-de-ucs-snuc.html>. Acesso em 27 fev 2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Cada grupo, representado por um integrante, irá apresentar para a turma a produção do material. Antes de cada apresentação o professor escolhe um aluno da turma de maneira aleatória para fazer a pergunta ao colega, para cada apresentação um aluno diferente pergunta. É esperado que o aluno compreenda a importância de uma UCs, assim como uma terra indígena na questão da preservação do meio ambiente, através da comparação entre os diferentes objetivos e finalidades das Unidades de Conservação abordadas em sala de aula.

Fonte da imagem:

KOSINSKA, Joanna. Minimal pencils on yellow. Unsplash photos. Disponível em: <https://unsplash.com/photos/1_CMoFsPfso>. Acesso em: 04 mai 2019.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Unidade do 7º ano :

MAIS AULAS DE Geografia do 7º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF07GE12 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano