17427
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Geografia > 8º ano > Unidade

Plano de aula - Como Cuba consegue índices de países desenvolvidos na saúde?

Plano de aula de Geografia com atividades para 8° ano do Fundamental sobre Interpretar e analisar os motivos que fazem de Cuba um país com bons indicadores de desenvolvimento na área da saúde, comparando com os dados dos EUA e do Brasil

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Juliana Maria Costa Fecher Winter

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
WhatsApp ou e-mail, e Google Jamboard ou Padlet

Valor trabalhado
Desigualdadel social

Apresentação do tema da aula
O objetivo desta aula é interpretar e analisar os motivos que fazem de Cuba um país com bons indicadores de desenvolvimento na área da saúde, comparando-os com os dados dos EUA e do Brasil. Os alunos, em duplas, irão analisar dados em gráficos e tabelas referentes aos indicadores socioeconômicos da área da saúde, e compará-los com o Brasil e os Estados Unidos. Após a análise das informações, será proposta a construção de um quadro comparativo que demonstre as principais diferenças socioeconômica entre os países no que tange o setor da saúde. Caso a turma ainda não tenha um grupo, crie um no WhatsApp. A aula será organizada pelo aplicativo, mas você pode adaptá-la para o e-mail. Nesta aula a questão da desigualdade social estará presente. Tempo estimado: 5 minutos.

Contextualização
Envie aos alunos o arquivo disponível aqui. Grave um áudio para a turma e pergunte se eles tinham conhecimento dos bons índices que Cuba apresenta em relação à saúde da população. É possível que os alunos se surpreendam ao saber que os dados socioeconômicos são superiores aos do Brasil. Pergunte aos alunos como Cuba conseguiu tanto êxito na saúde pública com tantas adversidades econômicas. Vale comentar com a turma que, no ano de 2017, o país registrou a taxa de mortalidade infantil mais baixa de sua história. Tempo estimado: 10 minutos.

Problematização
Envie aos alunos o arquivo disponível aqui. Divida a turma em duplas. Grave um áudio e apresente os investimentos em saúde, por habitante, em Cuba, no Brasil e nos Estados Unidos. Ao comparar os gastos, como podemos explicar o fato de Cuba ter o menor investimento em saúde por habitante e ainda assim possuir melhores índices de saúde que o Brasil, por exemplo? Incentive-os a participar por WhatsApp. Tempo estimado: 10 minutos.

Ação propositiva
Envie o arquivo disponível aqui. Com base nos dados apresentados nas etapas anteriores (contextualização e problematização), peça às duplas que organizem os dados socioeconômicos dos países com a finalidade de apresentá-los em um quadro comparativo. A ideia é usar o Google Jamboard ou, se preferir, o Padlet; na falta desses recursos tecnológicos, os alunos podem fazer no papel. Estimule os alunos a confeccionarem seus quadros comparativos personalizados com desenhos ou mesmo recortes de revistas. Tempo estimado: 40 minutos.

Sistematização
Solicite que os alunos enviem suas produções a toda a turma, pelo WhatsApp. Envie aos alunos a rubrica de avaliação, disponível aqui. Explique que farão uma autoavaliação do desafio apresentado na aula. Para cada critério, o aluno deverá escolher a opção que melhor representa seu desempenho ou conhecimento. Explique que as nomenclaturas escolhidas - “especialista”, “mestre” e “aprendiz” - apresentam um número. Oriente os alunos a avaliarem e contarem os pontos, e depois apresentá-los aos times, que somarão os resultados de todos e os apresentarão para o professor. Retome o objetivo de aprendizagem e finalize a aula. Tempo estimado: 20 minutos.

Convite às famílias
Convide os pais a assistirem à reportagem sobre Cuba disponível aqui. Assim, eles podem ajudar seus filhos na discussão sobre o tema.

Sugestão Enviada Por: Leandro Campelo


Código: GEO8_14UND02

(EF08GE14) Analisar os processos de desconcentração, descentralização e recentralização das atividades econômicas a partir do capital estadunidense e chinês em diferentes regiões no mundo, com destaque para o Brasil.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Unidade do 8º ano:

MAIS AULAS DE Geografia do 8º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas