Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF05GEO5_06) de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Material complementar:
Reportagem da BBC: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ccm9sWcDE4ays4ypEr3uRKueSdTnrJtpaGPnhMUPQa4BXDc23kHxBtFv7ppn/geo5-06und03-contextualizacao-reportagem-bbc.pdf
Para você saber mais:
https://www.bbc.com/portuguese/brasil-44302137 - texto com a cronologia da greve dos caminhoneiros ocorrida em 2018.
https://www.bbc.com/portuguese/brasil-44247460 - texto, contextualizado na greve dos caminhoneiros de 2018, que aborda a dependência brasileira em relação ao transporte rodoviário.
https://jornal.usp.br/atualidades/mudancas-vividas-por-caminhoneiros-tem-impacto-negativo-na-classe/ - detalhes do movimento de greve dos caminhoneiros, em 2018.
https://www.nexojornal.com.br/expresso/2018/05/25/Por-que-o-Brasil-abriu-m%C3%A3o-do-trem-e-ficou-dependente-do-caminh%C3%A3o - aprofundamento sobre a situação da malha ferroviária brasileira, que a impediu de ser utilizada como opção, durante a greve dos caminhoneiros de 2018.
Conceitos prévios: Vias de Transporte
Tema da aula
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Projete, ou escreva no quadro o tema da aula. Especifique que abordará a influência que as vias de transporte trazem para nosso cotidiano.
Conceitos prévios: Vias de transporte
Contextualização
Tempo sugerido: 13 minutos
Orientações: Projete, cole no quadro ou entregue aos alunos a manchete sobre a greve dos caminhoneiros de 2018. Peça que se dividam em grupos e analisem os elementos da manchete (título, subtítulo, foto, legenda). Questione sobre o que eles conseguiram descobrir: houve uma greve? De quem? O que ocorreu? Caso os alunos não saibam o que é uma greve, ou desconheçam esse evento, especificamente, procure fazer uma síntese, para contextualizá-los com o evento.
Materiais complementares:
Link do texto: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ccm9sWcDE4ays4ypEr3uRKueSdTnrJtpaGPnhMUPQa4BXDc23kHxBtFv7ppn/geo5-06und03-contextualizacao-reportagem-bbc.pdf - texto sobre a cronologia da greve dos caminhoneiros de 2018.
Problematização
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Projete ou escreva a questão no quadro. Leia a questão e peça para cada grupo de alunos discutirem entre si, para respondê-la. Ouça as respostas dos grupos. Como expectativa de resposta, têm-se o levantamento de situações relativas ao deslocamento (“ninguém mais consegue andar nelas”). Procure direcionar a discussão para o fato de que se “ninguém consegue andar nelas”, o transporte de mercadorias e combustíveis também não acontecerá.
Ação Propositiva
Tempo sugerido: 14 minutos
Orientações: Nessa etapa, a ideia é articular o fenômeno estudado (greve dos caminhoneiros) com o espaço geográfico e sua transformação. Mais especificamente, compreender o investimento nacional focado nas rodovias, com a dependência gerada com os meios de transporte que as utilizam. Assim, o professor projeta, ou escreve no quadro o questionamento mostrado no slide. A partir daí, pede aos alunos, divididos em grupos, que discutam e identifiquem, entre si, ações que poderiam ser desenvolvidas, para minimizar os danos, no caso de uma nova greve dos caminhoneiros. A expectativa de resposta sugere que os estudantes relacionem a malha rodoviária brasileira com o fenômeno, pois esta sofreu um considerável aumento nas últimas décadas, sendo, portanto, uma das vias de transporte mais importantes do Brasil, motivo que fez com que a greve dos caminhoneiros tivesse um grande impacto no abastecimento nacional. Como possíveis ações, espera-se sugestões acerca de investimento em novos meios de transporte, como o ferroviário.
Sistematização
Tempo Sugerido: 15 minutos
Orientações: Organize, coletivamente com a sala de aula, um cartaz, em papel craft, ou no próprio quadro, com as sugestões dadas pelos grupos, na ação propositiva. Socialize as ideias encontradas entre os grupos.
Para você saber mais:
https://www.bbc.com/portuguese/brasil-44247460,acessado em 02 de dezembro de 2018. Texto explicando a dependência brasileira em relação ao transporte rodoviário