17350
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Geografia > 5º ano > Mundo do trabalho

Plano de aula - Importância dos tipos de vias de transporte

Plano de aula de Geografia com atividades para 5º ano do Fundamental sobre compreender as relações entre os tipos de vias de transporte e a circulação de mercadorias.

Plano 03 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Cristiane Bassani

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF05GEO5_06) de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Material complementar:

Reportagem da BBC: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ccm9sWcDE4ays4ypEr3uRKueSdTnrJtpaGPnhMUPQa4BXDc23kHxBtFv7ppn/geo5-06und03-contextualizacao-reportagem-bbc.pdf

Para você saber mais:

https://www.bbc.com/portuguese/brasil-44302137 - texto com a cronologia da greve dos caminhoneiros ocorrida em 2018.

https://www.bbc.com/portuguese/brasil-44247460 - texto, contextualizado na greve dos caminhoneiros de 2018, que aborda a dependência brasileira em relação ao transporte rodoviário.

https://jornal.usp.br/atualidades/mudancas-vividas-por-caminhoneiros-tem-impacto-negativo-na-classe/ - detalhes do movimento de greve dos caminhoneiros, em 2018.

https://www.nexojornal.com.br/expresso/2018/05/25/Por-que-o-Brasil-abriu-m%C3%A3o-do-trem-e-ficou-dependente-do-caminh%C3%A3o - aprofundamento sobre a situação da malha ferroviária brasileira, que a impediu de ser utilizada como opção, durante a greve dos caminhoneiros de 2018.

Conceitos prévios: Vias de Transporte

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Projete, ou escreva no quadro o tema da aula. Especifique que abordará a influência que as vias de transporte trazem para nosso cotidiano.

Conceitos prévios: Vias de transporte

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos

Orientações: Projete, cole no quadro ou entregue aos alunos a manchete sobre a greve dos caminhoneiros de 2018. Peça que se dividam em grupos e analisem os elementos da manchete (título, subtítulo, foto, legenda). Questione sobre o que eles conseguiram descobrir: houve uma greve? De quem? O que ocorreu? Caso os alunos não saibam o que é uma greve, ou desconheçam esse evento, especificamente, procure fazer uma síntese, para contextualizá-los com o evento.

Materiais complementares:

Link do texto: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ccm9sWcDE4ays4ypEr3uRKueSdTnrJtpaGPnhMUPQa4BXDc23kHxBtFv7ppn/geo5-06und03-contextualizacao-reportagem-bbc.pdf - texto sobre a cronologia da greve dos caminhoneiros de 2018.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Projete ou escreva a questão no quadro. Leia a questão e peça para cada grupo de alunos discutirem entre si, para respondê-la. Ouça as respostas dos grupos. Como expectativa de resposta, têm-se o levantamento de situações relativas ao deslocamento (“ninguém mais consegue andar nelas”). Procure direcionar a discussão para o fato de que se “ninguém consegue andar nelas”, o transporte de mercadorias e combustíveis também não acontecerá.

Ação Propositiva select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 14 minutos

Orientações: Nessa etapa, a ideia é articular o fenômeno estudado (greve dos caminhoneiros) com o espaço geográfico e sua transformação. Mais especificamente, compreender o investimento nacional focado nas rodovias, com a dependência gerada com os meios de transporte que as utilizam. Assim, o professor projeta, ou escreve no quadro o questionamento mostrado no slide. A partir daí, pede aos alunos, divididos em grupos, que discutam e identifiquem, entre si, ações que poderiam ser desenvolvidas, para minimizar os danos, no caso de uma nova greve dos caminhoneiros. A expectativa de resposta sugere que os estudantes relacionem a malha rodoviária brasileira com o fenômeno, pois esta sofreu um considerável aumento nas últimas décadas, sendo, portanto, uma das vias de transporte mais importantes do Brasil, motivo que fez com que a greve dos caminhoneiros tivesse um grande impacto no abastecimento nacional. Como possíveis ações, espera-se sugestões acerca de investimento em novos meios de transporte, como o ferroviário.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo Sugerido: 15 minutos

Orientações: Organize, coletivamente com a sala de aula, um cartaz, em papel craft, ou no próprio quadro, com as sugestões dadas pelos grupos, na ação propositiva. Socialize as ideias encontradas entre os grupos.

Para você saber mais:

https://www.bbc.com/portuguese/brasil-44247460,acessado em 02 de dezembro de 2018. Texto explicando a dependência brasileira em relação ao transporte rodoviário

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF05GEO5_06) de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Material complementar:

Reportagem da BBC: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ccm9sWcDE4ays4ypEr3uRKueSdTnrJtpaGPnhMUPQa4BXDc23kHxBtFv7ppn/geo5-06und03-contextualizacao-reportagem-bbc.pdf

Para você saber mais:

https://www.bbc.com/portuguese/brasil-44302137 - texto com a cronologia da greve dos caminhoneiros ocorrida em 2018.

https://www.bbc.com/portuguese/brasil-44247460 - texto, contextualizado na greve dos caminhoneiros de 2018, que aborda a dependência brasileira em relação ao transporte rodoviário.

https://jornal.usp.br/atualidades/mudancas-vividas-por-caminhoneiros-tem-impacto-negativo-na-classe/ - detalhes do movimento de greve dos caminhoneiros, em 2018.

https://www.nexojornal.com.br/expresso/2018/05/25/Por-que-o-Brasil-abriu-m%C3%A3o-do-trem-e-ficou-dependente-do-caminh%C3%A3o - aprofundamento sobre a situação da malha ferroviária brasileira, que a impediu de ser utilizada como opção, durante a greve dos caminhoneiros de 2018.

Conceitos prévios: Vias de Transporte

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Projete, ou escreva no quadro o tema da aula. Especifique que abordará a influência que as vias de transporte trazem para nosso cotidiano.

Conceitos prévios: Vias de transporte

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos

Orientações: Projete, cole no quadro ou entregue aos alunos a manchete sobre a greve dos caminhoneiros de 2018. Peça que se dividam em grupos e analisem os elementos da manchete (título, subtítulo, foto, legenda). Questione sobre o que eles conseguiram descobrir: houve uma greve? De quem? O que ocorreu? Caso os alunos não saibam o que é uma greve, ou desconheçam esse evento, especificamente, procure fazer uma síntese, para contextualizá-los com o evento.

Materiais complementares:

Link do texto: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ccm9sWcDE4ays4ypEr3uRKueSdTnrJtpaGPnhMUPQa4BXDc23kHxBtFv7ppn/geo5-06und03-contextualizacao-reportagem-bbc.pdf - texto sobre a cronologia da greve dos caminhoneiros de 2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Projete ou escreva a questão no quadro. Leia a questão e peça para cada grupo de alunos discutirem entre si, para respondê-la. Ouça as respostas dos grupos. Como expectativa de resposta, têm-se o levantamento de situações relativas ao deslocamento (“ninguém mais consegue andar nelas”). Procure direcionar a discussão para o fato de que se “ninguém consegue andar nelas”, o transporte de mercadorias e combustíveis também não acontecerá.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 14 minutos

Orientações: Nessa etapa, a ideia é articular o fenômeno estudado (greve dos caminhoneiros) com o espaço geográfico e sua transformação. Mais especificamente, compreender o investimento nacional focado nas rodovias, com a dependência gerada com os meios de transporte que as utilizam. Assim, o professor projeta, ou escreve no quadro o questionamento mostrado no slide. A partir daí, pede aos alunos, divididos em grupos, que discutam e identifiquem, entre si, ações que poderiam ser desenvolvidas, para minimizar os danos, no caso de uma nova greve dos caminhoneiros. A expectativa de resposta sugere que os estudantes relacionem a malha rodoviária brasileira com o fenômeno, pois esta sofreu um considerável aumento nas últimas décadas, sendo, portanto, uma das vias de transporte mais importantes do Brasil, motivo que fez com que a greve dos caminhoneiros tivesse um grande impacto no abastecimento nacional. Como possíveis ações, espera-se sugestões acerca de investimento em novos meios de transporte, como o ferroviário.

Slide Plano Aula

Tempo Sugerido: 15 minutos

Orientações: Organize, coletivamente com a sala de aula, um cartaz, em papel craft, ou no próprio quadro, com as sugestões dadas pelos grupos, na ação propositiva. Socialize as ideias encontradas entre os grupos.

Para você saber mais:

https://www.bbc.com/portuguese/brasil-44247460,acessado em 02 de dezembro de 2018. Texto explicando a dependência brasileira em relação ao transporte rodoviário

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Mundo do trabalho do 5º ano :

MAIS AULAS DE Geografia do 5º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF05GE06 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano