17346
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Geografia > 5º ano > Mundo do trabalho

Plano de aula - A modernização da indústria ao longo do tempo

Plano de aula de Geografia com atividades para 5º ano do Fundamental sobre identificar e comparar transformações na indústria ao longo do tempo

Plano 03 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Tiego Da Silva Cruz

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF05GE05 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Para você saber mais:

A modernização da indústria

https://www.jcnet.com.br/editorias_noticias.php?codigo=234910

Industrialização

https://www.infoescola.com/historia/industrializacao/

Contextos prévios: Atividades econômicas, indústria.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Inicie a aula lendo o tema para a turma e questione-os se eles sabem do que se trata esse tema. Pergunte a eles o que é modernização, o que é indústria e o que é modernização da indústria. Fique atento às respostas, uma vez que alguns podem ter conhecimento prévio acerca do assunto, já outros talvez não. Sua mediação é importante neste momento, pois você está apresentando o tema de sua aula para a turma, situe-os.

Para você saber mais:

Os desafios da indústria brasileira

https://www.cartacapital.com.br/economia/os-desafios-da-industria-brasileira

05 benefícios que justificam a modernização da indústria

http://www.blsistemas.com.br/05-beneficios-que-justificam-a-modernizacao-da-industria/

Contextos prévios: É interessante que a turma tenha conhecimento prévio acerca de modernização, indústria, avanços tecnológicos.

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Inicie esta etapa fazendo alguns questionamentos aos alunos: Turma, o que vocês veem na imagem? O que esta imagem representa? Esta indústria utiliza maquinários avançados? Esta empresa utiliza novas tecnologias? Essa indústria é moderna?

Converse com os alunos sobre a modernização da indústria, relatando que, na atualidade, as empresas conseguem produzir grandes quantidades de produtos em pouco tempo graças às transformações que a modernização possibilitou. Assim como é importante também relatar que esse processo foi possível graças aos avanços tecnológicos de máquinas e equipamentos, assim como do processo de produção. Você pode buscar apoio no tópico “Para você saber mais”, assim como utilizar textos do livro didático de sua turma.

Para você saber mais:

O caminho para a modernização

http://patrocinados.estadao.com.br/o-que-o-brasil-quer/futuro-da-industria/o-caminho-para-a-modernizacao/

Tecnologia e modernização da indústria

http://www.data.com.br/tecnologia-e-modernizacao-na-industria/

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Pergunte aos alunos como eles percebem as mudanças e transformações que a modernização da indústria trouxe. Faça perguntas como: Vocês acham que as indústrias sempre foram como são nos dias de hoje? Como vocês imaginam que eram as indústrias antes? E o processo de produção de um produto? Era demorado? Quem fazia esses serviços, homens ou máquinas? E agora, como está?

Relate sobre como era a indústria antigamente, falando, por exemplo, na quantidade de pessoas que eram contratadas para produzir os produtos, assim como sobre a demora no processo de produção, para que os alunos consigam fazer comparativos sobre as transformações que a indústria sofreu ao longo dos anos. Você pode buscar apoio no tópico “Para você saber mais”, assim como utilizar textos do livro didático de sua turma.

Para você saber mais:

Inovação é fundamental para modernização e aumento da competitividade da indústria

https://www.fiern.org.br/inovacao-e-fundamental-para-modernizacao-e-aumento-da-competitividade-da-industria-diz-presidente-da-cni/

Modernização da indústria

https://www.jornaldocomercio.com/_conteudo/colunas/observador/2019/02/671583-modernizacao-da-industria.html

Ação Propositiva select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Oriente os alunos a observarem as imagens sobre indústrias da atualidade e indústrias antigas. Peça que eles apontem quais imagens são sobre indústrias modernas e porquê e quais imagens são sobre indústrias antigas e porquê. Peça para que façam comparativos a partir de perguntas como: Comparando as imagens e as transformações nas indústrias, vocês acham que o número de trabalhadores entre elas é igual? Qual tipo de indústria precisa de mais trabalhadores, a moderna ou a antiga? Como é a mão de obra dessas indústrias? As pessoas trabalham menos ou mais na indústria antiga? E na moderna? Qual modelo de indústria utiliza informática e robôs?

Após isso, oriente a turma para que, individualmente, pensem sobre quais avanços e transformações a modernização trouxe para as indústrias. As respostas devem ser escritas no caderno dos alunos em forma de texto ou lista. Você deve fazer observações dos registros dos alunos enquanto eles produzem para fazer as intervenções necessárias.

Para você saber mais:

Revolução Industrial

https://escolakids.uol.com.br/historia/revolucao-industrial.htm

Resumo de História: Revolução Industrial

https://youtu.be/PBJ4nDMIu7o

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Nesta etapa, organize a turma em círculo para que dialoguem sobre os transformações que a indústria sofreu ao longo dos anos com base no que escreveram a partir da Ação Propositiva. Instigue-os a fazerem comparativos sobre as mudanças ocorridas no decorrer do tempo, para que identifiquem transformações na indústria. Logo após, questione-os sobre como percebem o fato de os avanços tecnológicos estarem cada vez mais presentes ou sobre como a indústria produz com mais rapidez atualmente e qual a importância de aspectos como este para as empresas. É importante ressaltar na sistematização o fato de que algumas indústrias, embora haja modernização, ainda usam de práticas antigas, como linha de produção com grande quantidade de trabalhadores não qualificados, longas jornadas de trabalho e produção manual.

Faça as mediações necessárias, observando os argumentos dos alunos e respeitando a faixa etária. Lembre-se sempre de pedir que justifiquem as respostas, caso o momento seja compartilhado em turma.

Para você saber mais:

Revolução Industrial - Parte 1 - Brasil Escola

https://youtu.be/9Y1wYtNM90s

Revolução Industrial - Parte 2 - Brasil Escola

https://youtu.be/BK81SHfBpBE

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF05GE05 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Para você saber mais:

A modernização da indústria

https://www.jcnet.com.br/editorias_noticias.php?codigo=234910

Industrialização

https://www.infoescola.com/historia/industrializacao/

Contextos prévios: Atividades econômicas, indústria.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Inicie a aula lendo o tema para a turma e questione-os se eles sabem do que se trata esse tema. Pergunte a eles o que é modernização, o que é indústria e o que é modernização da indústria. Fique atento às respostas, uma vez que alguns podem ter conhecimento prévio acerca do assunto, já outros talvez não. Sua mediação é importante neste momento, pois você está apresentando o tema de sua aula para a turma, situe-os.

Para você saber mais:

Os desafios da indústria brasileira

https://www.cartacapital.com.br/economia/os-desafios-da-industria-brasileira

05 benefícios que justificam a modernização da indústria

http://www.blsistemas.com.br/05-beneficios-que-justificam-a-modernizacao-da-industria/

Contextos prévios: É interessante que a turma tenha conhecimento prévio acerca de modernização, indústria, avanços tecnológicos.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Inicie esta etapa fazendo alguns questionamentos aos alunos: Turma, o que vocês veem na imagem? O que esta imagem representa? Esta indústria utiliza maquinários avançados? Esta empresa utiliza novas tecnologias? Essa indústria é moderna?

Converse com os alunos sobre a modernização da indústria, relatando que, na atualidade, as empresas conseguem produzir grandes quantidades de produtos em pouco tempo graças às transformações que a modernização possibilitou. Assim como é importante também relatar que esse processo foi possível graças aos avanços tecnológicos de máquinas e equipamentos, assim como do processo de produção. Você pode buscar apoio no tópico “Para você saber mais”, assim como utilizar textos do livro didático de sua turma.

Para você saber mais:

O caminho para a modernização

http://patrocinados.estadao.com.br/o-que-o-brasil-quer/futuro-da-industria/o-caminho-para-a-modernizacao/

Tecnologia e modernização da indústria

http://www.data.com.br/tecnologia-e-modernizacao-na-industria/

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Pergunte aos alunos como eles percebem as mudanças e transformações que a modernização da indústria trouxe. Faça perguntas como: Vocês acham que as indústrias sempre foram como são nos dias de hoje? Como vocês imaginam que eram as indústrias antes? E o processo de produção de um produto? Era demorado? Quem fazia esses serviços, homens ou máquinas? E agora, como está?

Relate sobre como era a indústria antigamente, falando, por exemplo, na quantidade de pessoas que eram contratadas para produzir os produtos, assim como sobre a demora no processo de produção, para que os alunos consigam fazer comparativos sobre as transformações que a indústria sofreu ao longo dos anos. Você pode buscar apoio no tópico “Para você saber mais”, assim como utilizar textos do livro didático de sua turma.

Para você saber mais:

Inovação é fundamental para modernização e aumento da competitividade da indústria

https://www.fiern.org.br/inovacao-e-fundamental-para-modernizacao-e-aumento-da-competitividade-da-industria-diz-presidente-da-cni/

Modernização da indústria

https://www.jornaldocomercio.com/_conteudo/colunas/observador/2019/02/671583-modernizacao-da-industria.html

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Oriente os alunos a observarem as imagens sobre indústrias da atualidade e indústrias antigas. Peça que eles apontem quais imagens são sobre indústrias modernas e porquê e quais imagens são sobre indústrias antigas e porquê. Peça para que façam comparativos a partir de perguntas como: Comparando as imagens e as transformações nas indústrias, vocês acham que o número de trabalhadores entre elas é igual? Qual tipo de indústria precisa de mais trabalhadores, a moderna ou a antiga? Como é a mão de obra dessas indústrias? As pessoas trabalham menos ou mais na indústria antiga? E na moderna? Qual modelo de indústria utiliza informática e robôs?

Após isso, oriente a turma para que, individualmente, pensem sobre quais avanços e transformações a modernização trouxe para as indústrias. As respostas devem ser escritas no caderno dos alunos em forma de texto ou lista. Você deve fazer observações dos registros dos alunos enquanto eles produzem para fazer as intervenções necessárias.

Para você saber mais:

Revolução Industrial

https://escolakids.uol.com.br/historia/revolucao-industrial.htm

Resumo de História: Revolução Industrial

https://youtu.be/PBJ4nDMIu7o

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Nesta etapa, organize a turma em círculo para que dialoguem sobre os transformações que a indústria sofreu ao longo dos anos com base no que escreveram a partir da Ação Propositiva. Instigue-os a fazerem comparativos sobre as mudanças ocorridas no decorrer do tempo, para que identifiquem transformações na indústria. Logo após, questione-os sobre como percebem o fato de os avanços tecnológicos estarem cada vez mais presentes ou sobre como a indústria produz com mais rapidez atualmente e qual a importância de aspectos como este para as empresas. É importante ressaltar na sistematização o fato de que algumas indústrias, embora haja modernização, ainda usam de práticas antigas, como linha de produção com grande quantidade de trabalhadores não qualificados, longas jornadas de trabalho e produção manual.

Faça as mediações necessárias, observando os argumentos dos alunos e respeitando a faixa etária. Lembre-se sempre de pedir que justifiquem as respostas, caso o momento seja compartilhado em turma.

Para você saber mais:

Revolução Industrial - Parte 1 - Brasil Escola

https://youtu.be/9Y1wYtNM90s

Revolução Industrial - Parte 2 - Brasil Escola

https://youtu.be/BK81SHfBpBE

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Mundo do trabalho do 5º ano :

MAIS AULAS DE Geografia do 5º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF05GE05 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano