10335
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 8º ano > Geometria

Plano de aula - Lugar Geométrico, bissetriz e resolução de problemas.

Plano de aula de Matemática com atividades para 8º ano do Fundamental sobre Utilizar o conceito de bissetriz de um segmento na resolução de problemas

Plano 04 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Edinalva Rodrigues Ferreira

ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Edinalva Rodrigues Ferreira

Mentor: Fabrício Ferreira

Especialista da área: Priscilla Cerqueira

Habilidade da BNCC

EF08MA14- Aplicar conceito de mediatriz e bissetriz como lugares geométricos na resolução de problemas.

Objetivo específico

Utilizar o conceito de bissetriz de um segmento na resolução de problemas

Conceito-chave

Bissetriz de um ângulo e lugar geométrico

Recursos necessários

  • Régua;
  • Transferidor;
  • Compasso;
  • Lápis;
  • Atividade impressa;
  • Folha com desenho de campo de futebol.
  • 6 botões para representar jogadores.

Tempo sugerido: 2 min

Orientação: Exponha aos alunos o propósito da aula deixando claro o que se espera que eles aprendam com o desenvolvimentos das atividades.

Propósito: Apresentar aos alunos o que se espera que eles aprendam em relação ao tema da aula.

Discuta com a turma: Pode-se fazer perguntas do tipo:

O que você já ouviu falar sobre bissetriz?

Você tem alguma ideia de alguma situação do cotidiano em que se aplica conhecimentos de bissetriz?

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 min

Orientação: Entregue a folha com o desenho do campo e 6 botões, sendo 4 para formar a barreira, 1 para goleiro e 1 para o “batedor”. Peça que os alunos meçam os ângulos. Aproveite para investigar o que eles sabem sobre bissetriz de um ângulo.

Propósito: Motivar, envolver e ambientalizar o aluno para o desenvolvimento do tema da aula.

Discuta com a turma:

A posição do seu goleiro está igual à do seu colega?

O que tem de diferente?

Atividade principal (Slides 4 e 5) select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido:15 min (Slides 4 e 5)

Orientação: Organize a sala em duplas, entregue a folha impressa e peça que os alunos leiam o roteiro da atividade antes de começar o desenho. Circule entre os alunos na sala e perceba quais as dificuldades e os comportamentos eles apresentam enquanto fazem a atividade. É importante que as dúvidas em relação à atividade sejam esclarecidas para que o aluno não desista do processo de construção. No entanto, nas intervenções deve -se ter o cuidado para não fornecer respostas “prontas” e privar o aluno da reflexão e descoberta.

Propósito: Fazer com que os alunos compreendam o conceito de bissetriz de um ângulo e ampliem seus conhecimentos, aplicando-o na resolução de problemas.

Discuta com a turma:

Vocês compreenderam a comanda da atividade?

Tem alguma palavra desconhecida ou que você não saiba o significado?

Materiais complementares:

Atividade principal

Resolução da atividade principal

Guia de intervenções

Atividade principal (Slides 4 e 5) select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido:15 min (Slides 4 e 5)

Orientação: Organize a sala em duplas, entregue a folha impressa e peça que os alunos leiam o roteiro da atividade antes de começar o desenho. Circule entre os alunos na sala e perceba quais as dificuldades e os comportamentos eles apresentam enquanto fazem a atividade. É importante que as dúvidas em relação à atividade sejam esclarecidas para que o aluno não desista do processo de construção. No entanto, nas intervenções deve -se ter o cuidado para não fornecer respostas “prontas” e privar o aluno da reflexão e descoberta.

Propósito: Fazer com que os alunos compreendam o conceito de bissetriz de um ângulo e ampliem seus conhecimentos, aplicando-o na resolução de problemas.

Discuta com a turma:

Vocês compreenderam a comanda da atividade?

Tem alguma palavra desconhecida ou que você não saiba o significado?

Discussão da Solução (Slides 6 e 7) select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 min. (Slides 6 e 7)

Orientação: Faça a pergunta e peça que um aluno exponha sua solução. Pergunte se alguém teve um procedimento diferente e se tiver, peça que também exponha sua solução. A ideia é que as discussões conduzam os alunos à compreensão do conceito. Que eles percebam que para resolver o problema, eles utilizaram, entre outros, conhecimentos de bissetriz de um ângulo e suas propriedades, congruência de ângulos e segmentos, mediatriz de um segmento e lugar geométrico. Observe as respostas dadas pelos alunos e, se necessário, faça as esclarecimentos para que não haja dúvidas de conceituais.

Propósito: Ajustar o entendimento dos alunos em relação ao tema desenvolvido na aula.

Discuta com a turma:

Você percebe algo em relação à reta que passa pelos jogadores A, F e G? O quê você percebe?

Alguém saberia me dizer o nome da reta que divide o ângulo DAE em dois ângulos congruentes?

Em relação aos jogadores representados pelos pontos D e E, qual(is) foi(ram) o(os) procedimento(os) que você utilizou para determinar o lugar destes pontos?

Qual a relação dos ângulos DAC e DAE?

Qual a propriedade da reta que passa pelos pontos A e D?

E o ponto G? Como você procedeu para localizar sua posição? Qual a relação deste ponto com os pontos B e C?

Seguindo as mesmas instruções do técnico, é possível que os mesmos jogadores ( pontos) ocupem outras posições?

Discussão da Solução (Slides 6 e 7) select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 min. (Slides 6 e 7)

Orientação: Faça a pergunta e peça que um aluno exponha sua solução. Pergunte se alguém teve um procedimento diferente e se tiver, peça que também exponha sua solução. A ideia é que as discussões conduzam os alunos à compreensão do conceito. Que eles percebam que para resolver o problema, eles utilizaram, entre outros, conhecimentos de bissetriz de um ângulo e suas propriedades, congruência de ângulos e segmentos, mediatriz de um segmento e lugar geométrico. Observe as respostas dadas pelos alunos e, se necessário, faça as esclarecimentos para que não haja dúvidas de conceituais.

Propósito: Ajustar o entendimento dos alunos em relação ao tema desenvolvido na aula.

Discuta com a turma:

Você percebe algo em relação à reta que passa pelos jogadores A, F e G? O quê você percebe?

Alguém saberia me dizer o nome da reta que divide o ângulo DAE em dois ângulos congruentes?

Em relação aos jogadores representados pelos pontos D e E, qual(is) foi(ram) o(os) procedimento(os) que você utilizou para determinar o lugar destes pontos?

Qual a relação dos ângulos DAC e DAE?

Qual a propriedade da reta que passa pelos pontos A e D?

E o ponto G? Como você procedeu para localizar sua posição? Qual a relação deste ponto com os pontos B e C?

Seguindo as mesmas instruções do técnico, é possível que os mesmos jogadores ( pontos) ocupem outras posições?

Encerramento da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 min

Orientação: Faça uma síntese das atividades realizadas na aula para que os alunos percebam a trajetória percorrida na aula.Você pode construir este resumo junto com os alunos, ajustando os procedimentos ao conceito em estudo.

Propósito: Apresentar uma síntese do percurso das atividades.

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 min

Orientação: Distribua a folha impressa, peça que os alunos façam a leitura da atividade, circule entre os alunos e observe se todos compreenderam a comanda da atividade. Veja se estão com dúvidas, faça intervenções que auxiliem o desenvolvimento da habilidade, sem dar respostas diretas aos questionamentos.

Propósito: Verificar se o aluno teve compreensão do conceito de bissetriz de um ângulo e conseguem aplicá-lo na resolução de problemas.

Discuta com a turma:

Quais foram as estratégias utilizadas para resolução da atividade?

Quais as facilidades e dificuldades encontradas na atividade?

Materiais complementares:

Atividade raio x

Atividades complementares

Resolução do raio x

Resolução das atividades complementares

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 min

Orientação: Exponha aos alunos o propósito da aula deixando claro o que se espera que eles aprendam com o desenvolvimentos das atividades.

Propósito: Apresentar aos alunos o que se espera que eles aprendam em relação ao tema da aula.

Discuta com a turma: Pode-se fazer perguntas do tipo:

O que você já ouviu falar sobre bissetriz?

Você tem alguma ideia de alguma situação do cotidiano em que se aplica conhecimentos de bissetriz?


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Edinalva Rodrigues Ferreira

Mentor: Fabrício Ferreira

Especialista da área: Priscilla Cerqueira

Habilidade da BNCC

EF08MA14- Aplicar conceito de mediatriz e bissetriz como lugares geométricos na resolução de problemas.

Objetivo específico

Utilizar o conceito de bissetriz de um segmento na resolução de problemas

Conceito-chave

Bissetriz de um ângulo e lugar geométrico

Recursos necessários

  • Régua;
  • Transferidor;
  • Compasso;
  • Lápis;
  • Atividade impressa;
  • Folha com desenho de campo de futebol.
  • 6 botões para representar jogadores.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 min

Orientação: Entregue a folha com o desenho do campo e 6 botões, sendo 4 para formar a barreira, 1 para goleiro e 1 para o “batedor”. Peça que os alunos meçam os ângulos. Aproveite para investigar o que eles sabem sobre bissetriz de um ângulo.

Propósito: Motivar, envolver e ambientalizar o aluno para o desenvolvimento do tema da aula.

Discuta com a turma:

A posição do seu goleiro está igual à do seu colega?

O que tem de diferente?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido:15 min (Slides 4 e 5)

Orientação: Organize a sala em duplas, entregue a folha impressa e peça que os alunos leiam o roteiro da atividade antes de começar o desenho. Circule entre os alunos na sala e perceba quais as dificuldades e os comportamentos eles apresentam enquanto fazem a atividade. É importante que as dúvidas em relação à atividade sejam esclarecidas para que o aluno não desista do processo de construção. No entanto, nas intervenções deve -se ter o cuidado para não fornecer respostas “prontas” e privar o aluno da reflexão e descoberta.

Propósito: Fazer com que os alunos compreendam o conceito de bissetriz de um ângulo e ampliem seus conhecimentos, aplicando-o na resolução de problemas.

Discuta com a turma:

Vocês compreenderam a comanda da atividade?

Tem alguma palavra desconhecida ou que você não saiba o significado?

Materiais complementares:

Atividade principal

Resolução da atividade principal

Guia de intervenções

Slide Plano Aula

Tempo sugerido:15 min (Slides 4 e 5)

Orientação: Organize a sala em duplas, entregue a folha impressa e peça que os alunos leiam o roteiro da atividade antes de começar o desenho. Circule entre os alunos na sala e perceba quais as dificuldades e os comportamentos eles apresentam enquanto fazem a atividade. É importante que as dúvidas em relação à atividade sejam esclarecidas para que o aluno não desista do processo de construção. No entanto, nas intervenções deve -se ter o cuidado para não fornecer respostas “prontas” e privar o aluno da reflexão e descoberta.

Propósito: Fazer com que os alunos compreendam o conceito de bissetriz de um ângulo e ampliem seus conhecimentos, aplicando-o na resolução de problemas.

Discuta com a turma:

Vocês compreenderam a comanda da atividade?

Tem alguma palavra desconhecida ou que você não saiba o significado?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 min. (Slides 6 e 7)

Orientação: Faça a pergunta e peça que um aluno exponha sua solução. Pergunte se alguém teve um procedimento diferente e se tiver, peça que também exponha sua solução. A ideia é que as discussões conduzam os alunos à compreensão do conceito. Que eles percebam que para resolver o problema, eles utilizaram, entre outros, conhecimentos de bissetriz de um ângulo e suas propriedades, congruência de ângulos e segmentos, mediatriz de um segmento e lugar geométrico. Observe as respostas dadas pelos alunos e, se necessário, faça as esclarecimentos para que não haja dúvidas de conceituais.

Propósito: Ajustar o entendimento dos alunos em relação ao tema desenvolvido na aula.

Discuta com a turma:

Você percebe algo em relação à reta que passa pelos jogadores A, F e G? O quê você percebe?

Alguém saberia me dizer o nome da reta que divide o ângulo DAE em dois ângulos congruentes?

Em relação aos jogadores representados pelos pontos D e E, qual(is) foi(ram) o(os) procedimento(os) que você utilizou para determinar o lugar destes pontos?

Qual a relação dos ângulos DAC e DAE?

Qual a propriedade da reta que passa pelos pontos A e D?

E o ponto G? Como você procedeu para localizar sua posição? Qual a relação deste ponto com os pontos B e C?

Seguindo as mesmas instruções do técnico, é possível que os mesmos jogadores ( pontos) ocupem outras posições?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 min. (Slides 6 e 7)

Orientação: Faça a pergunta e peça que um aluno exponha sua solução. Pergunte se alguém teve um procedimento diferente e se tiver, peça que também exponha sua solução. A ideia é que as discussões conduzam os alunos à compreensão do conceito. Que eles percebam que para resolver o problema, eles utilizaram, entre outros, conhecimentos de bissetriz de um ângulo e suas propriedades, congruência de ângulos e segmentos, mediatriz de um segmento e lugar geométrico. Observe as respostas dadas pelos alunos e, se necessário, faça as esclarecimentos para que não haja dúvidas de conceituais.

Propósito: Ajustar o entendimento dos alunos em relação ao tema desenvolvido na aula.

Discuta com a turma:

Você percebe algo em relação à reta que passa pelos jogadores A, F e G? O quê você percebe?

Alguém saberia me dizer o nome da reta que divide o ângulo DAE em dois ângulos congruentes?

Em relação aos jogadores representados pelos pontos D e E, qual(is) foi(ram) o(os) procedimento(os) que você utilizou para determinar o lugar destes pontos?

Qual a relação dos ângulos DAC e DAE?

Qual a propriedade da reta que passa pelos pontos A e D?

E o ponto G? Como você procedeu para localizar sua posição? Qual a relação deste ponto com os pontos B e C?

Seguindo as mesmas instruções do técnico, é possível que os mesmos jogadores ( pontos) ocupem outras posições?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 min

Orientação: Faça uma síntese das atividades realizadas na aula para que os alunos percebam a trajetória percorrida na aula.Você pode construir este resumo junto com os alunos, ajustando os procedimentos ao conceito em estudo.

Propósito: Apresentar uma síntese do percurso das atividades.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 min

Orientação: Distribua a folha impressa, peça que os alunos façam a leitura da atividade, circule entre os alunos e observe se todos compreenderam a comanda da atividade. Veja se estão com dúvidas, faça intervenções que auxiliem o desenvolvimento da habilidade, sem dar respostas diretas aos questionamentos.

Propósito: Verificar se o aluno teve compreensão do conceito de bissetriz de um ângulo e conseguem aplicá-lo na resolução de problemas.

Discuta com a turma:

Quais foram as estratégias utilizadas para resolução da atividade?

Quais as facilidades e dificuldades encontradas na atividade?

Materiais complementares:

Atividade raio x

Atividades complementares

Resolução do raio x

Resolução das atividades complementares

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Geometria do 8º ano :

Com o plano de aula sobre geometria os alunos aprendem congruência de triângulos, propriedades dos quadriláteros, construções geométricas e lugar geométrico.

MAIS AULAS DE Matemática do 8º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF08MA17 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano