Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 min
Orientação: Exponha aos alunos o tema da aula e o que se espera que ele aprenda com o desenvolvimento da atividade.
Propósito: Tornar o aluno ciente do conceito que será desenvolvido na atividade da aula.
Discuta com a turma: Faça algumas perguntas para perceber o que os alunos já conhecem sobre o tema que será trabalhado na aula. Por exemplo:
O que você entende quando falamos de mediatriz de um segmento? E bissetriz de um ângulo?
E lugar geométrico, já ouviu falar ou já estudou algo sobre isso?
Aquecimento
Tempo sugerido: 7 min
Orientação: Exponha as figuras aos alunos ou se preferir, utilize tabuleiro de dama e peça que eles organizem as peças. Faça as perguntas propostas no slide. A ideia é que o aluno perceba a distância das pedras vermelhas em relação às brancas nas duas figuras.
Propósito: Motivar os alunos para o envolvimento na atividade e assimilação do conceito de mediatriz de um segmento como lugar geométrico.
Discuta com a turma:
Qual o nome que damos à reta que divide o ângulo em dois ângulos congruentes?
Você consegue perceber a medida dos ângulos formados pelas duas retas na figura 2?
Atividade principal
Tempo sugerido: 15 min
Orientação: Distribua a folha da impressa com a atividade, peça que os alunos leiam as instruções e verifique se eles compreenderam o que deve ser feito. Durante a atividade circule entre os alunos, observe os comportamentos e as conversas para detectar as possíveis dificuldades e fazer intervenções necessárias.
Propósito: Apresentar as orientações para realização da atividade da aula.
Discuta com a turma: Qual é a principal informação para a construção do ponto que representa a placa? E para plantação dos pinheiros?
Materiais complementares:
Atividade principal
Resolução da atividade principal
Guia de intervenções
Discussão da solução. ( Slides 5 ao 9)
Tempo sugerido: 10 min ( Slides 5 ao 9)
Orientação:Escolha algumas resoluções feitas pelos alunos e faça as perguntas sobre os procedimentos que utilizaram para determinar o local da placa e as posições dos pinheiros. A partir das respostas, faça direcionamentos para que não haja dúvidas conceituais.
Propósito: Ajustar o entendimento dos alunos em relação ao tema desenvolvido na aula.
Discuta com a turma:
Em relação ao ponto que representa a placa, qual foi o procedimento utilizado para encontrá-lo? O que se pode observar sobre o lugar deste ponto?
Há possibilidade de colocar placas em outro lugar da estrada, mantendo a mesma distância entre as cidades? E fora da estrada, há possibilidade de outros locais para fixar a placa?
Sobre o local que serão plantados os pinheiros, qual foi o procedimento utilizado para determiná-lo? Qual a relação do local de plantação dos pinheiros, as cidades e a estrada?
Qual a característica da mediatriz de um segmento?
Qual a característica da bissetriz de um ângulo?
O que podemos concluir sobre o Lugar Geométrico?
Discussão da solução. ( Slides 5 ao 9)
Tempo sugerido: 10 min ( Slides 5 ao 9)
Orientação:Escolha algumas resoluções feitas pelos alunos e faça as perguntas sobre os procedimentos que utilizaram para determinar o local da placa e as posições dos pinheiros. A partir das respostas, faça direcionamentos para que não haja dúvidas conceituais.
Propósito: Ajustar o entendimento dos alunos em relação ao tema desenvolvido na aula.
Discuta com a turma:
Em relação ao ponto que representa a placa, qual foi o procedimento utilizado para encontrá-lo? O que se pode observar sobre o lugar deste ponto?
Há possibilidade de colocar placas em outro lugar da estrada, mantendo a mesma distância entre as cidades? E fora da estrada, há possibilidade de outros locais para fixar a placa?
Sobre o local que serão plantados os pinheiros, qual foi o procedimento utilizado para determiná-lo? Qual a relação do local de plantação dos pinheiros, as cidades e a estrada?
Qual a característica da mediatriz de um segmento?
Qual a característica da bissetriz de um ângulo?
O que podemos concluir sobre o Lugar Geométrico?
Discussão da solução. ( Slides 5 ao 9)
Tempo sugerido: 10 min ( Slides 5 ao 9)
Orientação:Escolha algumas resoluções feitas pelos alunos e faça as perguntas sobre os procedimentos que utilizaram para determinar o local da placa e as posições dos pinheiros. A partir das respostas, faça direcionamentos para que não haja dúvidas conceituais.
Propósito: Ajustar o entendimento dos alunos em relação ao tema desenvolvido na aula.
Discuta com a turma:
Em relação ao ponto que representa a placa, qual foi o procedimento utilizado para encontrá-lo? O que se pode observar sobre o lugar deste ponto?
Há possibilidade de colocar placas em outro lugar da estrada, mantendo a mesma distância entre as cidades? E fora da estrada, há possibilidade de outros locais para fixar a placa?
Sobre o local que serão plantados os pinheiros, qual foi o procedimento utilizado para determiná-lo? Qual a relação do local de plantação dos pinheiros, as cidades e a estrada?
Qual a característica da mediatriz de um segmento?
Qual a característica da bissetriz de um ângulo?
O que podemos concluir sobre o Lugar Geométrico?
Discussão da solução. ( Slides 5 ao 9)
Tempo sugerido: 10 min ( Slides 5 ao 9)
Orientação:Escolha algumas resoluções feitas pelos alunos e faça as perguntas sobre os procedimentos que utilizaram para determinar o local da placa e as posições dos pinheiros. A partir das respostas, faça direcionamentos para que não haja dúvidas conceituais.
Propósito: Ajustar o entendimento dos alunos em relação ao tema desenvolvido na aula.
Discuta com a turma:
Em relação ao ponto que representa a placa, qual foi o procedimento utilizado para encontrá-lo? O que se pode observar sobre o lugar deste ponto?
Há possibilidade de colocar placas em outro lugar da estrada, mantendo a mesma distância entre as cidades? E fora da estrada, há possibilidade de outros locais para fixar a placa?
Sobre o local que serão plantados os pinheiros, qual foi o procedimento utilizado para determiná-lo? Qual a relação do local de plantação dos pinheiros, as cidades e a estrada?
Qual a característica da mediatriz de um segmento?
Qual a característica da bissetriz de um ângulo?
O que podemos concluir sobre o Lugar Geométrico?
Discussão da solução. ( Slides 5 ao 9)
Tempo sugerido: 10 min ( Slides 5 ao 9)
Orientação:Escolha algumas resoluções feitas pelos alunos e faça as perguntas sobre os procedimentos que utilizaram para determinar o local da placa e as posições dos pinheiros. A partir das respostas, faça direcionamentos para que não haja dúvidas conceituais.
Propósito: Ajustar o entendimento dos alunos em relação ao tema desenvolvido na aula.
Discuta com a turma:
Em relação ao ponto que representa a placa, qual foi o procedimento utilizado para encontrá-lo? O que se pode observar sobre o lugar deste ponto?
Há possibilidade de colocar placas em outro lugar da estrada, mantendo a mesma distância entre as cidades? E fora da estrada, há possibilidade de outros locais para fixar a placa?
Sobre o local que serão plantados os pinheiros, qual foi o procedimento utilizado para determiná-lo? Qual a relação do local de plantação dos pinheiros, as cidades e a estrada?
Qual a característica da mediatriz de um segmento?
Qual a característica da bissetriz de um ângulo?
O que podemos concluir sobre o Lugar Geométrico?
Encerramento
Tempo sugerido: 5 min
Orientação:Faça um resumo do desenvolvimento das atividades realizadas na aula para que os alunos percebam a trajetória percorrida na aula. Você pode construir este resumo junto com os alunos, pedindo que eles descrevam o que fizeram.
Propósito: Apresentar uma síntese da trajetória da aula.
Discuta com a turma:
O que você aprendeu com a atividade?
Raio x
Tempo sugerido: 10 min
Orientação: Durante a atividade, circule entre os alunos e observe se todos compreenderam a comanda da atividade. Veja se estão com dúvidas, faça intervenções que auxiliem o desenvolvimento da habilidade, sem dar respostas diretas aos questionamentos.
Propósito: Verificar se o aluno consegue aplicar os conceitos de mediatriz, bissetriz e lugar geométrico para resolver problemas.
Discuta com a turma:
Quais foram as estratégias utilizadas para resolução da atividade?
Quais as facilidades e dificuldades encontradas na atividade?
Materiais complementares:
Atividade complementar
Atividade Raio X
Resolução da atividade complementar
Resolução do Raio X