Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF03GE09) de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Para fins de agrupamento, divida a turma em grupos de até três alunos.
Materiais necessários: Papel de carta (ou papel do caderno), lápis, borracha, projetor multimídia, computador.
Material complementar:
Sugestão de texto para a problematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/TpKy2XECxf8xWFsBqMEJmqjfRqbBP3EEYhuHwEkwe8ZF6yqBqsKbS9epB8qt/geo3-09und01-problematizacao-texto.pdf
Para você saber mais:
Para aprofundamento no tema sobre uso consciente da água e sugestões de economia, sugerimos a leitura do texto Consumo consciente de água: uso correto evita desperdício”, disponível no link: https://www.ecycle.com.br/3646-consumo-consciente-de-agua Acesso em 20 de março de 2019.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Projete, escreva no quadro ou fale para a turma o tema da aula de hoje. Explique que vocês conversarão sobre a importância de conscientizar as pessoas a respeito do uso adequado da água. Explique também que os cuidados com a água são necessários em qualquer lugar que frequentamos, por isso devemos sempre estar atentos para que utilizemos esse recurso de maneira responsável.
Fonte da Imagem: Banco de Imagens Nova Escola.
Contextualização
Tempo Sugerido: 3 minutos
Orientações: Inicie a aula questionando aos alunos: “Vocês acham que a água pode acabar?”. Ouça as respostas e em seguida explique a eles que a água é um recurso natural renovável, ou seja, que se renova na natureza, especialmente a partir da chuva.
Explique aos alunos que apesar da água ser um recurso infinito, sua distribuição no mundo não é igual, pois em alguns lugares a quantidade de chuvas é inferior a outros, ou há a má utilização da água por parte das pessoas, seja na agricultura, na indústria ou nas casas. Projete ou desenhe no quadro o gráfico apresentado no slide, para que a turma possa ter uma noção da quantidade de água consumida pelos três segmentos anteriormente mencionados.
Explique também que o Brasil é o país que possui a maior quantidade de água doce no mundo, mas que dentro do país existem lugares que possuem muita água, enquanto outros apresentam longos períodos de seca ou escassez. Você pode inclusive chamar a atenção para o índice hídrico da localidade em que a sua escola está inserida. Esclareça também que, apesar do consumo doméstico ser responsável pelo menor índice de consumo da água doce, muitas pessoas desperdiçam esse recurso, e por isso é importante fazê-las refletir sobre melhores formas de utilizar a água doce de maneira consciente.
Fonte do gráfico: Elisabeth Araújo. Criação em 20 de março de 2019.
Como adequar à sua realidade: Tendo em vista que a porcentagem não é um conteúdo visto pelos alunos do 3º ano, você pode ajudá-los a fazer a leitura do gráfico a partir do tamanho das barras, demonstrando a proporcionalidade entre elas e a quantidade de água consumida por cada um dos setores apresentados.
Para você saber mais:
Sobre a quantidade água no Brasil, recomendamos a leitura do texto “Quantidade de água”, disponível em http://www3.ana.gov.br/portal/ANA/panorama-das-aguas/quantidade-da-agua Acesso em 20 de março de 2019.
Problematização
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientações: Entregue à turma o texto “O dia em que faltou água”. Faça a leitura coletiva. Solicite que os alunos comentem sobre experiências pessoais com o uso da água, em suas casas. Pergunte a eles se já passaram por situações de falta de água, quais os hábitos de consumo da família, etc.
Em seguida, proponha aos alunos a seguinte problematização inicial: Vamos pensar em quais ações podemos desempenhar no dia a dia para economizar água? A partir desse questionamento, avance para as questões a serem respondidas oralmente pelos alunos, de modo a problematizar o tema e o texto trabalhados. Ao final da leitura do texto, pergunte aos alunos: “Se você estudasse com Diana, quais ações você pensaria para que ela, sua família e seus vizinhos economizassem mais água”?
Materiais Complementares:
Texto para a problematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/TpKy2XECxf8xWFsBqMEJmqjfRqbBP3EEYhuHwEkwe8ZF6yqBqsKbS9epB8qt/geo3-09und01-problematizacao-texto.pdf
Ação Propositiva
Tempo sugerido: 25 minutos
Orientações: Solicite que em uma folha de papel, os alunos façam uma pequena lista com as atividades domésticas que dependem do uso da água para serem realizadas. Assim os alunos poderão refletir sobre como a água é consumida em sua casa. Quando escreverem a lista, peça que vejam em quais dessas atividades domésticas o uso da água pode ser reduzido, e em quais delas o modo de uso da água poderia ser substituído. Por exemplo: trocar a mangueira de água por um balde para lavar o carro.
Em seguida, proponha a eles a escrita de uma carta para Diana, dando a ela ideias de como ajudar sua família e seus vizinhos a economizarem. Você pode estimular os alunos a pensarem em estratégias, caso eles tenham dificuldade em elaborar sozinhos as ações. Incentive-os como perguntas como: “O pai de Diana deve ficar 15 minutos tomando banho? Ele vai gastar mais ou menos água se ele tomar um banho de apenas 5 minutos?”; “Os vizinhos de Diana podem utilizar outro objeto para lavar o carro e a calçada, que não seja a mangueira? Que objeto pode ser esse?”
Essas são apenas sugestões de incentivos. Caso os alunos apresentem as soluções que eles acharem pertinentes, estimule-os a escrevê-las nas cartas.
Fonte da Imagem: Banco de Imagens Nova Escola.
Sistematização
Tempo sugerido: 12 minutos
Orientações: Reúna os alunos em uma roda de conversa, e leia com eles as cartas produzidas para Diana. Reforce a ideia de que as sugestões dadas pelos alunos servirão não apenas para economizar água, mas também ajudarão a família de Diana a economizar dinheiro e poder utilizá-lo em outras atividades da família, especialmente voltadas ao lazer. Encerre a conversa questionando aos alunos se eles também aplicam essas sugestões no cotidiano, seja em casa ou na escola, e aborde a importância de fazermos a nossa parte no uso dos recursos naturais disponíveis.