17282
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > História > 8º ano > Configurações do mundo no século XIX

Plano de aula - O indígena e a atualidade: tribos como espaços de resistência

Plano de aula de História com atividades para 8º ano do EF sobre O indígena e a atualidade: tribos como espaços de resistência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Daniela Reis De Moraes

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
- Essenciais: PDF com documentos de texto, imagem, áudio ou vídeo com orientações do professor.
- Optativas: Google Sala de Aula, Google Drive, Google Meet, Padlet.

Contexto
Nesta aula você pode propor que os alunos trabalhem agrupados ou individualmente. Para trabalharem agrupados, podem se comunicar por meio de Whatsapp, e-mail, Facebook ou qualquer outra ferramenta. O importante é que troquem informações e se auxiliem na análise das fontes. Você pode deixar que se agrupem livremente ou pode separá-los em duplas, trios ou grupos produtivos, de acordo com o seu conhecimento sobre a turma.

Encaminhe o objetivo da aula, o documento do contexto com as fontes propostas e o questionamento. Se preferir, você pode enviar o link para que os alunos possam assistir ao vídeo “Menos Preconceito, Mais Índio”, do canal Instituto Socioambiental no Youtube (disponível aqui). Utilize a ferramenta que considerar mais acessível: e-mail, WhatsApp, Google Sala de Aula ou outro meio de comunicação.

Peça para que os alunos reflitam sobre as questões, discutam com os colegas e respondam. Eles podem fazer isso no próprio grupo da sala, escrevendo ou mandando pequenos áudios ou vídeos. Se estiverem trabalhando individualmente, peça para que reflitam ou  discutam com os familiares e, então, respondam. Você pode encaminhar um pequeno áudio, vídeo ou texto esclarecendo dúvidas e acrescentando informações que achar necessárias.

Problematização
Nesta etapa da aula, os alunos podem continuar trabalhando agrupados ou individualmente.

Encaminhe o documento da problematização com as fontes propostas e os questionamentos.

Para facilitar a interpretação das fontes pelos estudantes de forma autônoma, algumas questões propostas no plano original podem ter sido alteradas ou excluídas, e novas incluídas neste material. Faça uso dos questionamentos da maneira que considerar mais eficiente para a turma.

- De acordo com a Fundação Nacional do Índio, quais são os critérios utilizados para a definição da identidade indígena?
- Por que a produção artesanal indígena é apontada como uma fonte para “restituir ao índio uma qualidade de vida”?
- De que maneiras a comercialização de artefatos artesanais contribui para a qualidade de vida dos povos indígenas?

Estabeleça um prazo para que os alunos/grupos possam refletir, debater e responder à questão. Você pode encaminhar pequenos textos, áudios ou vídeos esclarecendo dúvidas, chamando a atenção para informações presentes nas fontes que os alunos possam não ter percebido e acrescentando outras que achar necessárias.

Sistematização
Nesta etapa, os alunos podem continuar trabalhando agrupados ou individualmente. Encaminhe as orientações para que produzam histórias em quadrinhos sobre como é ser indígena atualmente no Brasil. Eles podem fazer as histórias em quadrinhos no caderno e enviar fotos, ou fazer a atividade no computador ou smartphone, utilizando aplicativos e softwares que permitem edição de imagens e texto, como o Google Apresentações. Eles podem utilizar imagens da internet para ilustrar as histórias em quadrinhos ou fazer desenhos.

Você pode criar um mural no Padlet, para que os alunos postem as HQs, ou eles podem enviá-las por Whatsapp, Facebook ou Google Sala de Aula.
De qualquer forma, incentive-os a compartilharem as produções com colegas e comentarem as atividades uns dos outros.

Convite às famílias
Incentive os estudantes a compartilharem as criações com familiares e amigos através das redes sociais.

As famílias podem assistir ao vídeo “Menos Preconceito, Mais Índio” do canal Instituto Socioambiental no Youtube (disponível aqui) e ao vídeo “Índios Somos Nós”, do canal da TV Brasil no Youtube (disponível aqui).

Tutoriais sobre as ferramentas propostas neste plano
Google Sala de Aula (como criar e postar atividades):disponível aqui.
Google Sala de Aula (como criar uma turma): disponível aqui.
Google Drive (como organizar pastas): disponível aqui.
Google Meet (como criar uma reunião online): disponível aqui.
Google Apresentações (como usar): disponível aqui.
Padlet (como usar): disponível aqui.

Sugestão Enviada Por: Chayene Medeiros


Código: HIS8_27UND05

(EF08HI27) Identificar as tensões e os significados dos discursos civilizatórios, avaliando seus impactos negativos para os povos indígenas originários e as populações negras nas Américas.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Configurações do mundo no século XIX do 8º ano:

MAIS AULAS DE História do 8º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas