17248
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Geografia > 8º ano > O sujeito e seu lugar no mundo

Plano de aula - Pacto Global para Migração

Plano de aula de Geografia com atividades para 8º ano do Fundamental sobre compreender os principais objetivos do Pacto Global para Migração e as reações governamentais dos EUA e do Brasil.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Leandro Campelo

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
WhatsApp

Valor trabalhado
Desigualdade social

Apresentação do tema da aula
Professor, grave um áudio e explique para os alunos que o objetivo deste plano é compreender os principais objetivos do Pacto Global (Mundial) para Migração. Comente que, em dezembro de 2018, aconteceu em Marraquexe, no Marrocos, um encontro em que 164 países assinaram o Pacto Global para Migração. Esse evento foi planejado pela Organização das Nações Unidas (ONU). O documento foi aprovado com 152 votos a favor, 12 abstenções e 5 votos contrários — dos Estados Unidos, Israel, Hungria, República Tcheca e Polônia —; vinte e quatro países não votaram. Explique que a motivação para a criação desse pacto se deve à crise migratória que o mundo enfrenta atualmente. Segundo a ONU, em todo o mundo, cerca de 258 milhões de pessoas estão deslocadas ou são migrantes. Isso representa cerca de 3,4% da população mundial. Dados mais recentes divulgados pela agência das Nações Unidas para Migração mostram que, em 2018, cerca de 3.323 pessoas morreram ou desapareceram em rotas migratórias pelo mundo, a maioria no Mar Mediterrâneo, onde milhares continuam a tentar a travessia para a Europa. Você pode obter mais informações sobre o tema no link disponível aqui. Caso não seja possível usar o WhatsApp, procure adaptar toda a aula para o e-mail. Tempo estimado: 15 minutos.

Contextualização
Professor, envie aos alunos os títulos das reportagens disponíveis aqui. Eles devem reflitir sobre a posição do Brasil e dos EUA sobre esse Pacto. Grave um áudio ou um vídeo curto e pergunte se alguém já ouviu falar do Pacto Global (Mundial) para a Migração. Incentive-os a enviarem áudios curtos ou textos para o grupo da sala. Se os alunos conhecerem o assunto, peça para explicarem o que sabem. Caso os alunos não conheçam o tema, peça para fazerem uma pequena pesquisa para entendê-lo melhor. Tempo estimado: 20 minutos.

Problematização
Envie o mapa da problematização, disponível aqui. Peça para os alunos comentarem as cores vermelha e azul no mapa. Após algumas respostas, envie um áudio ou um vídeo curto e explique que os países de cor azul assinaram o Pacto Global da Migração em dezembro de 2018, e os países de cor vermelha não assinaram. Comente que o Brasil assinou (ex-presidente Michel Temer), mas Jair Bolsonaro revogou o acordo em janeiro de 2019; portanto, o Brasil não faz mais parte do pacto. Aproveite para questionar os alunos sobre a saída do Brasil do Pacto. Peça para pesquisarem por que alguns países não aceitaram o Pacto. Depois, eles devem enviar suas conclusões para o WhatsApp da turma. Tempo estimado: 25 minutos.

Ação propositiva
Vamos trabalhar com a metodologia ativa de rotação por estações. Serão criadas 3 estações, e cada estação irá durar cerca de 20 minutos. Converse com os alunos para que marquem um horário para os grupos trabalharem juntos. Cada grupo deve ter entre 4 e 7 alunos. Se você tiver uma sala com 42 alunos, pode repetir as estações (2x a estação 1, 2x a estação 2 e 2x a estação 3, por exemplo); assim, você teria 6 estações com 7 alunos cada. Planeje de acordo com a sua realidade. Grave um áudio ou um vídeo curto e explique tudo para os alunos. Na primeira estação, eles lerão alguns objetivos do Pacto Global para Migração. O grupo deve analisar e criar mais um objetivo, ou eliminar um objetivo que julgue desnecessário. Independentemente da escolha, o grupo deve justificar sua ação. Utilize como material para a Estação 1 o arquivo disponível aqui. Na segunda estação, os alunos devem assistir a uma reportagem que trata da posição do governo brasileiro ao abandonar o Pacto. A seguir, os alunos devem debater e produzir um parágrafo que expresse a ideia do grupo sobre a posição do governo brasileiro. O material para a Estação 2 está disponível aqui. Na terceira estação, os alunos devem analisar duas fotos de imigrantes na América e responder à pergunta: "O que é possível fazer na América para diminuir a migração no continente?". O material para a Estação 3 está disponível aqui. Todos os grupos devem passar pelas 3 estações. Tempo estimado: 80 minutos.

Sistematização
Volte ao objetivo de aprendizagem e pergunte aos grupos o que eles acham da posição dos governos brasileiro e estadunidense em relação a não participação no Pacto Global para Migração. Deixe que alguns alunos expliquem o que pensam. Incentive-os a enviar suas produções para o grupo de WhatsApp, junto com comentários e áudios curtos. Finalize a aula explicando que a desigualdade social é um dos motivos que levam as pessoas a migrarem para outros países. Tempo estimado: 15 minutos.

Convite às famílias
Professor, convide os pais para assistirem com seus filhos à conversa da TV Cultura sobre as imigrações no Brasil, disponível aqui.

Sugestão Enviada Por: Leandro Campelo


Código: GEO8_01UND05

(EF08GE01) Descrever as rotas de dispersão da população humana pelo planeta e os principais fluxos migratórios em diferentes períodos da história, discutindo os fatores históricos e condicionantes físico-naturais associados à distribuição da população humana pelos continentes.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE O sujeito e seu lugar no mundo do 8º ano:

MAIS AULAS DE Geografia do 8º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas