17237
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Geografia > 2º ano > Formas de representação e pensamento espacial

Plano de aula - Representação espacial com maquete

Plano de aula de Geografia com atividades para 2° ano do Fundamental sobre Elaborar representação espacial em três dimensões a partir de observação do espaço (pátio escolar)

Plano 05 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Aline Pereira Ramirez Barbosa

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade de Geografia EF02GE10: Aplicar princípios de localização e posição de objetos (referenciais espaciais, como frente e atrás, esquerda e direita, em cima e embaixo, dentro e fora) por meio de representações espaciais da sala de aula e da escola, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Para o desenvolvimento desta aula você utilizará as dependências da sala de aula e pátio da escola.

Materiais necessários: Material reciclável: caixas de diferentes formatos e tamanhos (sapato, remédio, perfumes, pasta de dentes, sabonetes), tampinha de refrigerante descartável, papelão (para a base), cola, lápis de cor.

Contextos prévios: Para realizar a representação dos lugares utilizando a maquete é necessário que os alunos já tenham desenvolvidos alguns conceitos referentes à localização espacial: noção de esquerda, direita, embaixo, em cima, bem como tenham a compreensão dos diferentes pontos de vista para um mesmo objeto: visão frontal oblíqua e vertical. Se desejar você poderá trabalhar esses conceitos previamente a partir da execução dos planos “Pontos de vista frontal, oblíquo, vertical e a observação do espaço”, e “ Orientação espacial: a localização a partir de pistas”, disponíveis no site da Revista Nova Escola.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos

Orientações: Projete este slide ou escreva o tema no quadro. Permita que os alunos leiam e digam o que imaginam que farão na aula de hoje. É bem provável que digam que irão desenhar (fazer o mapa mental) o pátio da escola. Informe-os que neste dia conhecerão uma nova forma de representação dos lugares.

Como adequar à sua realidade: Neste plano sugerimos a observação do pátio da escola, mas você poderá adequar a sua realidade solicitando que os alunos observem outros lugares da escola para posterior representação com a maquete.

Para você saber mais:

Artigo “A geografia escolar e os recursos didáticos: o uso das maquetes no ensino-aprendizagem da geografia” disponível em http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/117

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Apresente este slide aos alunos, contextualize dizendo que Davi (o menino da imagem) gosta muito de trens de verdade e pediu um aos seus pais como presente de aniversário. Contudo, ficou decepcionado com o presente que recebeu. Questione:

  • Por que o menino ficou triste?
  • O que ele imaginava ganhar? E o que ele ganhou?

Ouça com atenção a turma, não antecipe respostas. As observações dessa situação devem permitir perceber que o Davi recebeu um objeto de brinquedo que imita o real.

Como adequar à sua realidade: Você poderá imprimir este slide e apresentar à turma, ou mostrar duas imagens (trem real e trem de brinquedo) e contextualizá-la a partir da história do menino Davi.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos

Orientações: Apresente o slide ou escreva o questionamento no quadro. Permita que os alunos leiam e dê respostas ao comando. Se necessário exemplifique:

  • Qual objeto poderíamos usar para representar a mesa da nossa sala de aula?

É bem provável que os alunos digam que é possível realizar as representações e citem alguns exemplos. Diga a eles que dando continuidade a esta problematização será dado início a próxima atividade.

Ação Propositiva select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 35 minutos

Orientações: Explique aos alunos que neste momento eles sairão em grupo até o pátio da escola. Deverão percorrer todo o entorno do local, ser muito observadores e prestar atenção em todos os elementos que estão verificando. Diga que quando voltarem pensarão em objetos para representar os elementos observados no pátio e assim reproduzir de forma reduzida este espaço da escola. Essas observações não deverão ultrapassar 10 minutos.

Retorne a sala de aula, projete a tabela do slide ou a faça no quadro. Peça aos alunos que relatem o que observaram no pátio: mesas, cadeiras, bebedouro, vasos de plantas, etc. Anote esses itens na coluna “Objeto a ser representado”.

Apresente à turma os materiais recicláveis que poderão utilizar para representar os elementos do pátio da escola: caixas de diferentes formatos e tamanhos (sapato, remédio, perfumes, pasta de dentes, sabonetes), tampinha de refrigerante descartável, etc. Na tabela, no campo “material utilizado para representação” com auxílio da turma preencha qual material poderá ser usado para a representação do objeto real.

Separe os alunos em pequenos grupos de acordo com a quantidade de objetos a ser representado. Solicite que eles peguem os materiais previamente estipulados por toda a turma e deem início a pintura e montagem daquilo que irão representar.

Definida a etapa acima, coloque um pedaço médio de papelão no centro da sala para ser a base (chão) do pátio. Informe a turma que o nome dado a uma representação em miniatura da realidade é maquete e que neste momento construirão uma. Solicite aos grupos que coloquem os materiais criados nos respectivos lugares assim como estão dispostos no pátio real.

Solicite que observem o trabalho quase pronto (falta colar), questione se todos os elementos do lugar real (pátio) foram contemplados, se fariam alguma mudança, etc. Informe-os que não precisam representar todos os objetos do pátio nessa maquete e que a representação pode ser parcial ou completa. Terminada essa etapa cole os itens da maquete.

Como adequar à sua realidade: Previamente você poderá solicitar a turma que traga à escola materiais recicláveis para a realização desta atividade.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos

Orientações: Projete este slide ou escreva no quadro. Realize uma leitura coletiva. Solicite aos alunos que completem a frase indicando o que devemos nos atentar antes e durante a realização de uma maquete, sendo esperado que apresentem as possíveis respostas:

  • Observar com atenção o local e os elementos que a ele pertencem;
  • Procurar materiais que tenham o formato semelhante aquilo que querem representar;
  • Adequar o tamanho dos objetos ao tamanho do item real;
  • Posicionar corretamente os objetos de acordo com o local que estão representando.

Deixe a maquete criada pela turma em um espaço da sala de aula. Ela poderá ser utilizada em outras aulas de Geografia ou atreladas aos conteúdos de Matemática que também exploram representação, localização espacial e até mesmo formas geométricas.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade de Geografia EF02GE10: Aplicar princípios de localização e posição de objetos (referenciais espaciais, como frente e atrás, esquerda e direita, em cima e embaixo, dentro e fora) por meio de representações espaciais da sala de aula e da escola, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Para o desenvolvimento desta aula você utilizará as dependências da sala de aula e pátio da escola.

Materiais necessários: Material reciclável: caixas de diferentes formatos e tamanhos (sapato, remédio, perfumes, pasta de dentes, sabonetes), tampinha de refrigerante descartável, papelão (para a base), cola, lápis de cor.

Contextos prévios: Para realizar a representação dos lugares utilizando a maquete é necessário que os alunos já tenham desenvolvidos alguns conceitos referentes à localização espacial: noção de esquerda, direita, embaixo, em cima, bem como tenham a compreensão dos diferentes pontos de vista para um mesmo objeto: visão frontal oblíqua e vertical. Se desejar você poderá trabalhar esses conceitos previamente a partir da execução dos planos “Pontos de vista frontal, oblíquo, vertical e a observação do espaço”, e “ Orientação espacial: a localização a partir de pistas”, disponíveis no site da Revista Nova Escola.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos

Orientações: Projete este slide ou escreva o tema no quadro. Permita que os alunos leiam e digam o que imaginam que farão na aula de hoje. É bem provável que digam que irão desenhar (fazer o mapa mental) o pátio da escola. Informe-os que neste dia conhecerão uma nova forma de representação dos lugares.

Como adequar à sua realidade: Neste plano sugerimos a observação do pátio da escola, mas você poderá adequar a sua realidade solicitando que os alunos observem outros lugares da escola para posterior representação com a maquete.

Para você saber mais:

Artigo “A geografia escolar e os recursos didáticos: o uso das maquetes no ensino-aprendizagem da geografia” disponível em http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/117

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Apresente este slide aos alunos, contextualize dizendo que Davi (o menino da imagem) gosta muito de trens de verdade e pediu um aos seus pais como presente de aniversário. Contudo, ficou decepcionado com o presente que recebeu. Questione:

  • Por que o menino ficou triste?
  • O que ele imaginava ganhar? E o que ele ganhou?

Ouça com atenção a turma, não antecipe respostas. As observações dessa situação devem permitir perceber que o Davi recebeu um objeto de brinquedo que imita o real.

Como adequar à sua realidade: Você poderá imprimir este slide e apresentar à turma, ou mostrar duas imagens (trem real e trem de brinquedo) e contextualizá-la a partir da história do menino Davi.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos

Orientações: Apresente o slide ou escreva o questionamento no quadro. Permita que os alunos leiam e dê respostas ao comando. Se necessário exemplifique:

  • Qual objeto poderíamos usar para representar a mesa da nossa sala de aula?

É bem provável que os alunos digam que é possível realizar as representações e citem alguns exemplos. Diga a eles que dando continuidade a esta problematização será dado início a próxima atividade.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 35 minutos

Orientações: Explique aos alunos que neste momento eles sairão em grupo até o pátio da escola. Deverão percorrer todo o entorno do local, ser muito observadores e prestar atenção em todos os elementos que estão verificando. Diga que quando voltarem pensarão em objetos para representar os elementos observados no pátio e assim reproduzir de forma reduzida este espaço da escola. Essas observações não deverão ultrapassar 10 minutos.

Retorne a sala de aula, projete a tabela do slide ou a faça no quadro. Peça aos alunos que relatem o que observaram no pátio: mesas, cadeiras, bebedouro, vasos de plantas, etc. Anote esses itens na coluna “Objeto a ser representado”.

Apresente à turma os materiais recicláveis que poderão utilizar para representar os elementos do pátio da escola: caixas de diferentes formatos e tamanhos (sapato, remédio, perfumes, pasta de dentes, sabonetes), tampinha de refrigerante descartável, etc. Na tabela, no campo “material utilizado para representação” com auxílio da turma preencha qual material poderá ser usado para a representação do objeto real.

Separe os alunos em pequenos grupos de acordo com a quantidade de objetos a ser representado. Solicite que eles peguem os materiais previamente estipulados por toda a turma e deem início a pintura e montagem daquilo que irão representar.

Definida a etapa acima, coloque um pedaço médio de papelão no centro da sala para ser a base (chão) do pátio. Informe a turma que o nome dado a uma representação em miniatura da realidade é maquete e que neste momento construirão uma. Solicite aos grupos que coloquem os materiais criados nos respectivos lugares assim como estão dispostos no pátio real.

Solicite que observem o trabalho quase pronto (falta colar), questione se todos os elementos do lugar real (pátio) foram contemplados, se fariam alguma mudança, etc. Informe-os que não precisam representar todos os objetos do pátio nessa maquete e que a representação pode ser parcial ou completa. Terminada essa etapa cole os itens da maquete.

Como adequar à sua realidade: Previamente você poderá solicitar a turma que traga à escola materiais recicláveis para a realização desta atividade.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos

Orientações: Projete este slide ou escreva no quadro. Realize uma leitura coletiva. Solicite aos alunos que completem a frase indicando o que devemos nos atentar antes e durante a realização de uma maquete, sendo esperado que apresentem as possíveis respostas:

  • Observar com atenção o local e os elementos que a ele pertencem;
  • Procurar materiais que tenham o formato semelhante aquilo que querem representar;
  • Adequar o tamanho dos objetos ao tamanho do item real;
  • Posicionar corretamente os objetos de acordo com o local que estão representando.

Deixe a maquete criada pela turma em um espaço da sala de aula. Ela poderá ser utilizada em outras aulas de Geografia ou atreladas aos conteúdos de Matemática que também exploram representação, localização espacial e até mesmo formas geométricas.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Formas de representação e pensamento espacial do 2º ano :

MAIS AULAS DE Geografia do 2º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF02GE10 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano