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Plano de aula > História > 8º ano > O Brasil no século XIX

Plano de aula - A Constituição de 1824 e o poder do imperador

Plano de aula de História com atividades para 8º ano do EF sobre A Constituição de 1824 e o poder do imperador

Plano 01 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Gabriel Amato Bruno De Lima

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Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade HIS8_15UND01, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários:

– Cópias impressas das fontes (imagens e textos) ou data show para a sua projeção.

– Material para a produção de um meme (papel, caneta, reproduções de típicas de memes ou, caso possível, a sala de informática).

Material complementar:

Meme sobre a Constituição: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/gnBNYvP5grnshn82r3R5XwPGjuzzqejZWgs7vvMCxJMcUzwgaSmbjZmMb2tC/his8-15und01--meme-sobre-constituicao.pdf

Trecho do texto “A vida política”, por Lúcia Bastos Pereira das Neves:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/gDCZ9PGwjCcEA2QV6JAHCBNmFHbPbpcXnzA4NtybjUBsYT9uVBHEX3NqZwFW/his8-15und01--trecho-do-texto-a-vida-politica--por-lucia-bastos.pdf

Trecho da Constituição de 1824:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/acmegPzfZPxRv2SCSeeBg2DhZvgp6WFHCHdQb8HV8n9YJ2ZmQcm46BNRBRZe/his8-15und01--trechos-da-constituicao-de-1824.pdf

Pintura Dom Pedro I, por Manuel de Araújo Porto Alegre (1826):

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/8qBgnCbqcbb5vMMXUTu5t8jrmvAHcVYSW8cXpctVa8GvANM7pMyvruur9rdy/his8-15und01--dom-pedro-i.pdf

Para você saber mais:

RIBEIRO, Carolina. O que é meme? TechTudo, 13/4/2012. Disponível em: <https://www.techtudo.com.br/artigos/noticia/2012/04/o-que-e-meme.html>. Acesso em: 15 mar. 2019.

O que é a Constituição?, por Advocacia Geral da União. Vídeo (1m51s). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=lNmMzbxf15M>.
Acesso em: 15 mar. 2019.

Constitute: the world's Constitutions to read, search, and compare. Disponível em: <https://www.constituteproject.org>. Acesso em: 15 mar. 2019.

Composição da Constituinte de 1823. Atlas Histórico do Brasil, Fundação Getulio Vargas. Disponível em: <https://atlas.fgv.br/marcos/assembleia-constituinte-e-constituicao-de-1824/mapas/composicao-da-constituinte-de-1823>. Acesso em: 14 mar. 2019.

RODRIGUES, Léo. Entende o que é uma Constituinte. EBC Brasil, 25/6/2013. Disponível em: <http://www.ebc.com.br/noticias/politica/2013/06/entenda-o-que-e-uma-constituinte>. Acesso em: 15 mar. 2019.

LEÃO, Diogo Abreu. O que é uma Assembleia Constituinte. Politize, 16/1/2018. Disponível em: <https://www.politize.com.br/assembleia-constituinte/>. Acesso em: 15 mar. 2019.

NOGUEIRA, Octaciano. 1824. Coleção Constituições Brasileira, vol. 1. Brasília: Senado Federal, 2011. Disponível em: <https://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/137569/Constituicoes_Brasileiras_v1_1824.pdf>. Acesso em: 14 mar. 2019.

Sobre Manuel de Araújo Porto Alegre. Instituto Moreira Salles. Disponível em: <https://ims.com.br/2017/06/01/sobre-manuel-de-araujo-porto-alegre/>. Acesso em: 1º abr. 2019.

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Apresente o objetivo aos alunos, escrevendo-o no quadro ou lendo-o para a turma. Se estiver fazendo uso de projetor, apresente este slide
e faça uma leitura coletiva. Lembre-se de não antecipar as reflexões da aula neste momento, pois a intenção é que os estudantes construam o raciocínio apenas com a sua mediação.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Para iniciar a discussão sobre o que é uma Constituição e qual o seu papel na regulação da vida dos cidadãos sob um Estado, apresente um meme sobre o assunto para os alunos. Ele está disponível no link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/gnBNYvP5grnshn82r3R5XwPGjuzzqejZWgs7vvMCxJMcUzwgaSmbjZmMb2tC/his8-15und01--meme-sobre-constituicao.pdf

Peça a um aluno que leia a fonte e a descreva para a turma. Depois disso, pergunte:

Segundo o meme, o que a Constituição conta sobre o Brasil? Por quê? Levantem hipóteses.

– Quais informações estão presentes na Constituição de um país que permitem saber sobre o seu futuro?

– Quando há um conflito entre pessoas ou um crime é cometido, quais documentos definem como ele será resolvido?

Por que o meme é engraçado (ou como ele pretende provocar o humor em quem o lê)?

Espera-se que a interpretação do meme leve os estudantes a se perguntar sobre o conteúdo da Constituição brasileira bem como sua função no tempo presente. Neste momento, o objetivo principal é levar os alunos a entender que, num regime constitucional, há uma previsibilidade das normas e regras graças à escrita das leis na Constituição. Este documento define as normas e regras centrais de funcionamento de um Estado. Por isso, o efeito de humor deste meme: como a Constituição prevê como os conflitos entre os cidadãos serão resolvidos, ela “prevê” o futuro.

Para você saber mais:

RIBEIRO, Carolina. O que é meme? TechTudo, 13/4/2012. Disponível em: <https://www.techtudo.com.br/artigos/noticia/2012/04/o-que-e-meme.html>. Acesso em: 15 mar. 2019.

O que é a Constituição?, por Advocacia Geral da União. Vídeo (1m51s). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=lNmMzbxf15M>.
Acesso em: 15 mar. 2019.

Constitute: the world's Constitutions to read, search, and compare. Disponível em: <https://www.constituteproject.org>. Acesso em: 15 mar. 2019.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 23 minutos.

Orientações: Apresente aos estudantes um trecho do texto “A vida política”, da historiadora Lúcia Bastos Pereira das Neves. Ele está disponível no link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/gDCZ9PGwjCcEA2QV6JAHCBNmFHbPbpcXnzA4NtybjUBsYT9uVBHEX3NqZwFW/his8-15und01--trecho-do-texto-a-vida-politica--por-lucia-bastos.pdf

Peça a um aluno que leia o texto para a turma. Na medida em que a leitura for acontecendo, esclareça dúvidas de vocabulário com a ajuda do Glossário presente na fonte.

O objetivo, neste momento, é levar os estudantes a identificar as principais forças políticas em conflito no recém-criado Estado do Brasil, em 1823. Para promover esta discussão, faça perguntas como:

Segundo a autora, quem recebeu a missão de elaborar uma Constituição para o Brasil logo depois da Independência?

– Como d. Pedro reagiu ao fato de que haveria uma Constituição no Império do Brasil? Por que ele reagiu assim?

– Qual era a questão mais polêmica a ser discutida pela Assembleia?

Quais eram os dois grupos de opinião entre os deputados na Assembleia Constituinte de 1823?

– O que cada um destes grupos defendia?

– Qual a justificativa dada por d. Pedro para fechar a Assembleia Constituinte?

Espera-se que os alunos consigam identificar, na leitura do texto, que uma Assembleia foi convocada para elaborar a Constituição. D. Pedro I se mostrou autoritário diante dela, pois disse que só se submeteria a uma Carta Constitucional se ela expressasse os seus interesses. A questão mais polêmica a ser discutida neste momento da História do Brasil era a soberania, o que envolvia definir as possibilidades e os limites para os poderes Legislativo (deputados) e Executivo (imperador). Durante os debates da Assembleia Constituinte de 1823, surgiram dois grupos de opinião: os coimbrãos, defensores da centralização do poder político nas mãos do imperador, e os brasilienses, que defendiam limitações para o poder do governante. D. Pedro I justificou o encerramento forçado da Assembleia Constituinte justamente pelo clima de debate e divisão entre essas duas correntes de opinião, clamando pela unidade nacional.

Para auxiliar na discussão, apresente a capa da Constituição Federal de 1824. Ela está disponível no link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/5sw6Aax8HDX84c6T3eq5TVEKmdeJGsMvwrUxWrymVw68AnttBjkDNwaPFcvz/his8-15und01--capa-da-cf-1824.pdf Neste momento, pergunte aos alunos quais os símbolos do poder imperial estão presentes na capa. Espera-se que eles sejam capazes de relacionar a coroa com a figura do imperador.

Para você saber mais:

Composição da Constituinte de 1823. Atlas Histórico do Brasil, Fundação Getulio Vargas. Disponível em: <https://atlas.fgv.br/marcos/assembleia-constituinte-e-constituicao-de-1824/mapas/composicao-da-constituinte-de-1823>. Acesso em: 14 mar. 2019.

RODRIGUES, Léo. Entenda o que é uma Constituinte. EBC Brasil, 25/6/2013. Disponível em: <http://www.ebc.com.br/noticias/politica/2013/06/entenda-o-que-e-uma-constituinte>. Acesso em: 15 mar. 2019.

LEÃO, Diogo Abreu. O que é uma Assembleia Constituinte. Politize, 16/1/2018. Disponível em: <https://www.politize.com.br/assembleia-constituinte/>. Acesso em: 15 mar. 2019.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Apresente aos estudantes um trecho selecionado da Constituição brasileira de 1824. Ele está disponível no link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/acmegPzfZPxRv2SCSeeBg2DhZvgp6WFHCHdQb8HV8n9YJ2ZmQcm46BNRBRZe/his8-15und01--trechos-da-constituicao-de-1824.pdf

Peça a um aluno que leia o texto para a turma. Na medida em que a leitura for acontecendo, esclareça dúvidas de vocabulário com a ajuda do Glossário presente na fonte.

Neste momento da aula, a intenção é provocar uma reflexão sobre as relações entre os poderes do Estado brasileiro com base nas definições da primeira Constituição do Império. Além disso, pretende-se continuar a análise do processo histórico que possibilitou a elaboração de uma Constituição nos moldes da outorgada por dom Pedro I em 1824. Para isso, faça perguntas como:

Segundo a fonte, quem elaborou e quem aprovou a Constituição de 1824?

– Quais eram os poderes políticos do Estado brasileiro?

– O que era o Poder Moderador?

Quem exercia o Poder Moderador?

– A existência do Poder Moderador criava um poder centralizado ou descentralizado no Brasil recém-independente?

Espera-se que os alunos consigam identificar que foi o Conselho de Estado criado pelo imperador, e não os deputados da Assembleia Constituinte, que elaboraram a primeira Constituição do país. Espera-se também que eles consigam identificar a existência de quatro poderes políticos no Império a partir de 1824: Executivo, Legislativo, Judiciário e Moderador. Este último era exercido pelo imperador, o que criava um poder centralizado no Brasil deste contexto.

Para você saber mais:

NOGUEIRA, Octaciano. 1824. Coleção Constituições Brasileiras, vol. 1. Brasília: Senado Federal, 2011. Disponível em: <https://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/137569/Constituicoes_Brasileiras_v1_1824.pdf>. Acesso em 14 mar. 2019.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Para a terceira parte da problematização, apresente aos estudantes a pintura Dom Pedro I, produzida por Manuel de Araújo Porto Alegre em 1826. Ela está disponível no link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/8qBgnCbqcbb5vMMXUTu5t8jrmvAHcVYSW8cXpctVa8GvANM7pMyvruur9rdy/his8-15und01--dom-pedro-i.pdf

Peça a um aluno que leia as informações de produção da fonte (título, autor, suporte, data) e a outro que descreva a imagem para a turma.

Depois, questione a turma:

Quem é o personagem representado na pintura?

– Qual livro está presente na imagem?

– Como a Constituição de 1824 aparece na imagem?

Qual o significado do fato de D. Pedro estar em trajes militares, segurando uma espada com a sua mão em cima da Constituição?

– Podemos perceber alguma referência ao exercício do Poder Moderador na imagem?

– Por que podemos dizer que essa é uma imagem oficial do imperador?

Espera-se que os alunos consigam identificar que o homem representado na pintura é dom Pedro I – como está presente no título do quadro e na inscrição ao lado direito da imagem (PI = Pedro I) – e que o livro que está embaixo da sua mão é a Constituição. Além disso, espera que os estudantes, ao analisar a imagem depois da discussão sobre o processo de elaboração do texto constitucional, consigam perceber que o autor da pintura chama a atenção para a centralização do poder nas mãos do imperador – fato consagrado pela existência do Poder Moderador. Em pose e trajes militares, segurando a Constituição, Pedro I aparece, em suporte iconográfico, como o imperador do país.

Para você saber mais:

Sobre Manuel de Araújo Porto Alegre. Instituto Moreira Salles. Disponível em: <https://ims.com.br/2017/06/01/sobre-manuel-de-araujo-porto-alegre/>. Acesso em: 1º abr. 2019.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: Separe a turma em trios e distribua o material da atividade de Sistematização (papel, canetas, lápis, impressão de imagens usadas em memes etc.). Em seguida diga que eles deverão produzir um meme com base nos debates sobre o processo de elaboração da Constituição de 1824 e o Poder Moderador realizados durante a aula.

O tema a ser tratado no meme pode variar: é possível abordar a dissolução da Assembleia Constituinte de 1823 como um ato autoritário de dom Pedro I; a elaboração de uma Constituição pelo Conselho de Estado escolhido pelo imperador; a instituição do Poder Moderador e seu funcionamento; a centralização do poder permitida pelo texto constitucional. Lembre os alunos das características específicas deste tipo de produção: linguagem direta e econômica, efeito de humor, possibilidade de usar abreviações adequadas para o ambiente virtual como “vc” ou “q”.

Um modelo possível de meme sobre o assunto, que pode servir de referência para o trabalho dos alunos, está disponível no link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ghugPrb46unpxzaMCgUG5w9G4geNEBbakDc6ygYwnrPzTf9E5Jh7f46V7cvZ/his8-15und01-modelo-de-meme.pdf

Quando os estudantes finalizarem os seus memes, peça que um integrante de cada trio apresente e explique o trabalho para a turma.

Como adequar à sua realidade: Caso a escolha tenha um laboratório de informática, é possível elaborar os memes diretamente no computador.
Neste caso, uma ferramenta que pode auxiliar no trabalho é o site Meme Generator: https://memegenerator.net

Resumo da aula

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Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade HIS8_15UND01, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários:

– Cópias impressas das fontes (imagens e textos) ou data show para a sua projeção.

– Material para a produção de um meme (papel, caneta, reproduções de típicas de memes ou, caso possível, a sala de informática).

Material complementar:

Meme sobre a Constituição: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/gnBNYvP5grnshn82r3R5XwPGjuzzqejZWgs7vvMCxJMcUzwgaSmbjZmMb2tC/his8-15und01--meme-sobre-constituicao.pdf

Trecho do texto “A vida política”, por Lúcia Bastos Pereira das Neves:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/gDCZ9PGwjCcEA2QV6JAHCBNmFHbPbpcXnzA4NtybjUBsYT9uVBHEX3NqZwFW/his8-15und01--trecho-do-texto-a-vida-politica--por-lucia-bastos.pdf

Trecho da Constituição de 1824:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/acmegPzfZPxRv2SCSeeBg2DhZvgp6WFHCHdQb8HV8n9YJ2ZmQcm46BNRBRZe/his8-15und01--trechos-da-constituicao-de-1824.pdf

Pintura Dom Pedro I, por Manuel de Araújo Porto Alegre (1826):

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/8qBgnCbqcbb5vMMXUTu5t8jrmvAHcVYSW8cXpctVa8GvANM7pMyvruur9rdy/his8-15und01--dom-pedro-i.pdf

Para você saber mais:

RIBEIRO, Carolina. O que é meme? TechTudo, 13/4/2012. Disponível em: <https://www.techtudo.com.br/artigos/noticia/2012/04/o-que-e-meme.html>. Acesso em: 15 mar. 2019.

O que é a Constituição?, por Advocacia Geral da União. Vídeo (1m51s). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=lNmMzbxf15M>.
Acesso em: 15 mar. 2019.

Constitute: the world's Constitutions to read, search, and compare. Disponível em: <https://www.constituteproject.org>. Acesso em: 15 mar. 2019.

Composição da Constituinte de 1823. Atlas Histórico do Brasil, Fundação Getulio Vargas. Disponível em: <https://atlas.fgv.br/marcos/assembleia-constituinte-e-constituicao-de-1824/mapas/composicao-da-constituinte-de-1823>. Acesso em: 14 mar. 2019.

RODRIGUES, Léo. Entende o que é uma Constituinte. EBC Brasil, 25/6/2013. Disponível em: <http://www.ebc.com.br/noticias/politica/2013/06/entenda-o-que-e-uma-constituinte>. Acesso em: 15 mar. 2019.

LEÃO, Diogo Abreu. O que é uma Assembleia Constituinte. Politize, 16/1/2018. Disponível em: <https://www.politize.com.br/assembleia-constituinte/>. Acesso em: 15 mar. 2019.

NOGUEIRA, Octaciano. 1824. Coleção Constituições Brasileira, vol. 1. Brasília: Senado Federal, 2011. Disponível em: <https://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/137569/Constituicoes_Brasileiras_v1_1824.pdf>. Acesso em: 14 mar. 2019.

Sobre Manuel de Araújo Porto Alegre. Instituto Moreira Salles. Disponível em: <https://ims.com.br/2017/06/01/sobre-manuel-de-araujo-porto-alegre/>. Acesso em: 1º abr. 2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Apresente o objetivo aos alunos, escrevendo-o no quadro ou lendo-o para a turma. Se estiver fazendo uso de projetor, apresente este slide
e faça uma leitura coletiva. Lembre-se de não antecipar as reflexões da aula neste momento, pois a intenção é que os estudantes construam o raciocínio apenas com a sua mediação.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Para iniciar a discussão sobre o que é uma Constituição e qual o seu papel na regulação da vida dos cidadãos sob um Estado, apresente um meme sobre o assunto para os alunos. Ele está disponível no link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/gnBNYvP5grnshn82r3R5XwPGjuzzqejZWgs7vvMCxJMcUzwgaSmbjZmMb2tC/his8-15und01--meme-sobre-constituicao.pdf

Peça a um aluno que leia a fonte e a descreva para a turma. Depois disso, pergunte:

Segundo o meme, o que a Constituição conta sobre o Brasil? Por quê? Levantem hipóteses.

– Quais informações estão presentes na Constituição de um país que permitem saber sobre o seu futuro?

– Quando há um conflito entre pessoas ou um crime é cometido, quais documentos definem como ele será resolvido?

Por que o meme é engraçado (ou como ele pretende provocar o humor em quem o lê)?

Espera-se que a interpretação do meme leve os estudantes a se perguntar sobre o conteúdo da Constituição brasileira bem como sua função no tempo presente. Neste momento, o objetivo principal é levar os alunos a entender que, num regime constitucional, há uma previsibilidade das normas e regras graças à escrita das leis na Constituição. Este documento define as normas e regras centrais de funcionamento de um Estado. Por isso, o efeito de humor deste meme: como a Constituição prevê como os conflitos entre os cidadãos serão resolvidos, ela “prevê” o futuro.

Para você saber mais:

RIBEIRO, Carolina. O que é meme? TechTudo, 13/4/2012. Disponível em: <https://www.techtudo.com.br/artigos/noticia/2012/04/o-que-e-meme.html>. Acesso em: 15 mar. 2019.

O que é a Constituição?, por Advocacia Geral da União. Vídeo (1m51s). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=lNmMzbxf15M>.
Acesso em: 15 mar. 2019.

Constitute: the world's Constitutions to read, search, and compare. Disponível em: <https://www.constituteproject.org>. Acesso em: 15 mar. 2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 23 minutos.

Orientações: Apresente aos estudantes um trecho do texto “A vida política”, da historiadora Lúcia Bastos Pereira das Neves. Ele está disponível no link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/gDCZ9PGwjCcEA2QV6JAHCBNmFHbPbpcXnzA4NtybjUBsYT9uVBHEX3NqZwFW/his8-15und01--trecho-do-texto-a-vida-politica--por-lucia-bastos.pdf

Peça a um aluno que leia o texto para a turma. Na medida em que a leitura for acontecendo, esclareça dúvidas de vocabulário com a ajuda do Glossário presente na fonte.

O objetivo, neste momento, é levar os estudantes a identificar as principais forças políticas em conflito no recém-criado Estado do Brasil, em 1823. Para promover esta discussão, faça perguntas como:

Segundo a autora, quem recebeu a missão de elaborar uma Constituição para o Brasil logo depois da Independência?

– Como d. Pedro reagiu ao fato de que haveria uma Constituição no Império do Brasil? Por que ele reagiu assim?

– Qual era a questão mais polêmica a ser discutida pela Assembleia?

Quais eram os dois grupos de opinião entre os deputados na Assembleia Constituinte de 1823?

– O que cada um destes grupos defendia?

– Qual a justificativa dada por d. Pedro para fechar a Assembleia Constituinte?

Espera-se que os alunos consigam identificar, na leitura do texto, que uma Assembleia foi convocada para elaborar a Constituição. D. Pedro I se mostrou autoritário diante dela, pois disse que só se submeteria a uma Carta Constitucional se ela expressasse os seus interesses. A questão mais polêmica a ser discutida neste momento da História do Brasil era a soberania, o que envolvia definir as possibilidades e os limites para os poderes Legislativo (deputados) e Executivo (imperador). Durante os debates da Assembleia Constituinte de 1823, surgiram dois grupos de opinião: os coimbrãos, defensores da centralização do poder político nas mãos do imperador, e os brasilienses, que defendiam limitações para o poder do governante. D. Pedro I justificou o encerramento forçado da Assembleia Constituinte justamente pelo clima de debate e divisão entre essas duas correntes de opinião, clamando pela unidade nacional.

Para auxiliar na discussão, apresente a capa da Constituição Federal de 1824. Ela está disponível no link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/5sw6Aax8HDX84c6T3eq5TVEKmdeJGsMvwrUxWrymVw68AnttBjkDNwaPFcvz/his8-15und01--capa-da-cf-1824.pdf Neste momento, pergunte aos alunos quais os símbolos do poder imperial estão presentes na capa. Espera-se que eles sejam capazes de relacionar a coroa com a figura do imperador.

Para você saber mais:

Composição da Constituinte de 1823. Atlas Histórico do Brasil, Fundação Getulio Vargas. Disponível em: <https://atlas.fgv.br/marcos/assembleia-constituinte-e-constituicao-de-1824/mapas/composicao-da-constituinte-de-1823>. Acesso em: 14 mar. 2019.

RODRIGUES, Léo. Entenda o que é uma Constituinte. EBC Brasil, 25/6/2013. Disponível em: <http://www.ebc.com.br/noticias/politica/2013/06/entenda-o-que-e-uma-constituinte>. Acesso em: 15 mar. 2019.

LEÃO, Diogo Abreu. O que é uma Assembleia Constituinte. Politize, 16/1/2018. Disponível em: <https://www.politize.com.br/assembleia-constituinte/>. Acesso em: 15 mar. 2019.

Slide Plano Aula

Orientações: Apresente aos estudantes um trecho selecionado da Constituição brasileira de 1824. Ele está disponível no link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/acmegPzfZPxRv2SCSeeBg2DhZvgp6WFHCHdQb8HV8n9YJ2ZmQcm46BNRBRZe/his8-15und01--trechos-da-constituicao-de-1824.pdf

Peça a um aluno que leia o texto para a turma. Na medida em que a leitura for acontecendo, esclareça dúvidas de vocabulário com a ajuda do Glossário presente na fonte.

Neste momento da aula, a intenção é provocar uma reflexão sobre as relações entre os poderes do Estado brasileiro com base nas definições da primeira Constituição do Império. Além disso, pretende-se continuar a análise do processo histórico que possibilitou a elaboração de uma Constituição nos moldes da outorgada por dom Pedro I em 1824. Para isso, faça perguntas como:

Segundo a fonte, quem elaborou e quem aprovou a Constituição de 1824?

– Quais eram os poderes políticos do Estado brasileiro?

– O que era o Poder Moderador?

Quem exercia o Poder Moderador?

– A existência do Poder Moderador criava um poder centralizado ou descentralizado no Brasil recém-independente?

Espera-se que os alunos consigam identificar que foi o Conselho de Estado criado pelo imperador, e não os deputados da Assembleia Constituinte, que elaboraram a primeira Constituição do país. Espera-se também que eles consigam identificar a existência de quatro poderes políticos no Império a partir de 1824: Executivo, Legislativo, Judiciário e Moderador. Este último era exercido pelo imperador, o que criava um poder centralizado no Brasil deste contexto.

Para você saber mais:

NOGUEIRA, Octaciano. 1824. Coleção Constituições Brasileiras, vol. 1. Brasília: Senado Federal, 2011. Disponível em: <https://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/137569/Constituicoes_Brasileiras_v1_1824.pdf>. Acesso em 14 mar. 2019.

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Orientações: Para a terceira parte da problematização, apresente aos estudantes a pintura Dom Pedro I, produzida por Manuel de Araújo Porto Alegre em 1826. Ela está disponível no link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/8qBgnCbqcbb5vMMXUTu5t8jrmvAHcVYSW8cXpctVa8GvANM7pMyvruur9rdy/his8-15und01--dom-pedro-i.pdf

Peça a um aluno que leia as informações de produção da fonte (título, autor, suporte, data) e a outro que descreva a imagem para a turma.

Depois, questione a turma:

Quem é o personagem representado na pintura?

– Qual livro está presente na imagem?

– Como a Constituição de 1824 aparece na imagem?

Qual o significado do fato de D. Pedro estar em trajes militares, segurando uma espada com a sua mão em cima da Constituição?

– Podemos perceber alguma referência ao exercício do Poder Moderador na imagem?

– Por que podemos dizer que essa é uma imagem oficial do imperador?

Espera-se que os alunos consigam identificar que o homem representado na pintura é dom Pedro I – como está presente no título do quadro e na inscrição ao lado direito da imagem (PI = Pedro I) – e que o livro que está embaixo da sua mão é a Constituição. Além disso, espera que os estudantes, ao analisar a imagem depois da discussão sobre o processo de elaboração do texto constitucional, consigam perceber que o autor da pintura chama a atenção para a centralização do poder nas mãos do imperador – fato consagrado pela existência do Poder Moderador. Em pose e trajes militares, segurando a Constituição, Pedro I aparece, em suporte iconográfico, como o imperador do país.

Para você saber mais:

Sobre Manuel de Araújo Porto Alegre. Instituto Moreira Salles. Disponível em: <https://ims.com.br/2017/06/01/sobre-manuel-de-araujo-porto-alegre/>. Acesso em: 1º abr. 2019.

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Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: Separe a turma em trios e distribua o material da atividade de Sistematização (papel, canetas, lápis, impressão de imagens usadas em memes etc.). Em seguida diga que eles deverão produzir um meme com base nos debates sobre o processo de elaboração da Constituição de 1824 e o Poder Moderador realizados durante a aula.

O tema a ser tratado no meme pode variar: é possível abordar a dissolução da Assembleia Constituinte de 1823 como um ato autoritário de dom Pedro I; a elaboração de uma Constituição pelo Conselho de Estado escolhido pelo imperador; a instituição do Poder Moderador e seu funcionamento; a centralização do poder permitida pelo texto constitucional. Lembre os alunos das características específicas deste tipo de produção: linguagem direta e econômica, efeito de humor, possibilidade de usar abreviações adequadas para o ambiente virtual como “vc” ou “q”.

Um modelo possível de meme sobre o assunto, que pode servir de referência para o trabalho dos alunos, está disponível no link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ghugPrb46unpxzaMCgUG5w9G4geNEBbakDc6ygYwnrPzTf9E5Jh7f46V7cvZ/his8-15und01-modelo-de-meme.pdf

Quando os estudantes finalizarem os seus memes, peça que um integrante de cada trio apresente e explique o trabalho para a turma.

Como adequar à sua realidade: Caso a escolha tenha um laboratório de informática, é possível elaborar os memes diretamente no computador.
Neste caso, uma ferramenta que pode auxiliar no trabalho é o site Meme Generator: https://memegenerator.net

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